[Antevisão] Renault Alpine (2017)

E a marca Alpine nos EUA/Canada tem boa imagem? É que tenho ideia que as marcas francesas por lá, não são muito famosas.

A Alfa Romeo por lá também não fez muito sucesso com o 4C, mesmo com uma imagem de marca superior e apelidado de baby Ferrari...

E a marca Alpine nos EUA/Canada tem boa imagem? É que tenho ideia que as marcas francesas por lá, não são muito famosas.

A Alfa Romeo por lá também não fez muito sucesso com o 4C, mesmo com uma imagem de marca superior e apelidado de baby Ferrari...

As marcas generalistas não têm boa imagem mas o Alpine não é um carro francês normal e tem um público alvo muito específico por isso acredito que tivesse sucesso por lá tendo em conta todos os elogios que recebeu da imprensa.

A110 + rebarbadora[:D]

Não gozes...acho que vou acabar no Boxster, "a escolha óbvia", e ficar sempre a pensar no A110. :sh)

Mas está-me a custar comprar um carro destes e não poder andar descapotável.

Racionalemente o Boxster é imbatível na importação: imensa oferta Porsche Approved (a importar, só assim), já se encontram de 2018 a preços próximos a 50k.

O A110 nem um programa oficial de usados tem. Depois encontrar um PE com um preço decente é uma miragem. O setup mais agressivo do A110s não me interessa.

Mas ainda vou passar em Chelas pois não está descartado um A110 novo dependendo dos preços. Agora ando a trocar de casa e tenho a vida de pernas para o ar mas para o 1º trimestre 2021 conto estar a resolver esta crise de meia idade de 32 anos.

Já um A110 roadster ou targa, numa configuração PE, teria este efeito automático:

0f25ee2d869ef533343ffaed0b830712.jpg

A Renault é que não o lança. [:D]

Acho que nunca foi prevista uma versão targa.

Se tiver sido pensada em fase de projecto é mais simples. Pena eles não deixarem combinar o motor do S com o chassis do base.

P.S. se podes, resolve isso "agora" para depois não ficares com a espinha atravessada na garganta uns anos mais tarde...

Última edição:
Para o tipo de condutor que sou e o que vou fazer com o carro, o motor do base chega perfeitamente.

O A110 tem várias idiossincrasias de configuração, irritantes ao tutano.

Desde aquele padrão fabuloso nas portas e bancos que só o PE tinha e agora o Color Edition (nem o S o pode ter). Desde a Alcântara ter desaparecido dos Pure desde o ano passado e só existir agora no S e Color Edition. Passando pelos S terem que levar com o pesponto em laranja independentemente da cor exterior o que cria configurações bizarras. Ou não poderem ter inicialmente a tricolor francesa (já resolvido entretanto).

Por outro lado, para um tipo estranho como eu e com a sua simpática OCD, faz cada versão especial ser interessante. O Legend GT ganha logo outra pinta com o pormenor dos farolins cinzentos. Ou mesmo o Color Edition que tem a máscara dos faróis a negro. Elementos exclusivos.

De um ponto de vista do meu gosto, a configuração do Color Edition é a ideal após a PE. Mas não em amarelo. Porque um A110 tem que ser em azul alpine! [:)]

Para o tipo de condutor que sou e o que vou fazer com o carro, o motor do base chega perfeitamente.

O A110 tem várias idiossincrasias de configuração, irritantes ao tutano.

Desde aquele padrão fabuloso nas portas e bancos que só o PE tinha e agora o Color Edition (nem o S o pode ter). Desde a Alcântara ter desaparecido dos Pure desde o ano passado e só existir agora no S e Color Edition. Passando pelos S terem que levar com o pesponto em laranja independentemente da cor exterior o que cria configurações bizarras. Ou não poderem ter inicialmente a tricolor francesa (já resolvido entretanto).

Por outro lado, para um tipo estranho como eu e com a sua simpática OCD, faz cada versão especial ser interessante. O Legend GT ganha logo outra pinta com o pormenor dos farolins cinzentos. Ou mesmo o Color Edition que tem a máscara dos faróis a negro. Elementos exclusivos.

De um ponto de vista do meu gosto, a configuração do Color Edition é a ideal após a PE. Mas não em amarelo. Porque um A110 tem que ser em azul alpine! [:)]

A questão de ter um carro "irracional", não te leva a pensar numa oportunidade de ter já um 6 cilindros e com isso ter outras coisas como sonoridade / disponibilidade? ou são questões que não te dizem muito?

A mim o som tem uma extrema importância, infelizmente no meu tenho de andar em sport plus e de vidro aberto para ter um som bonito [:D] (e mesmo assim um som um pouco fake que sai das colunas).
Mas dizem que os novos M3/M4 ainda estão piores nesse aspecto, já para não falar dos novos M340xi que são uma vergonha!

Agora se a cilindrada não te diz muito e pretendes usufruir de dinamismo e de baixo peso, o Alpine é uma excelente escolha quanto mais não seja porque mal se veem pelas estradas. Seria a minha escolha, até porque não tens 50 anos (crise de meia idade) par andar de Porsche [;)][:cool:][:D]

Eu acho que o novo CEO vai resolver isso.

https://www.autocar.co.uk/car-news/new-cars/alpine-become-%E2%80%9Cmini-ferrari%E2%80%9D

Um roadmap claro de versões é importante para manter o efeito novidade.

Mas com esses detalhes todos, eu tentava sempre encontrar um PE e resolvia logo boa parte do problema

Parece que o plano é fazer versões mais desportivas dos Renault em nome da ALpine, basicamente fazer da Alpine a Cupra da Renault... Não me parece grande plano...

Não gosto de dizer isto mas acho que a Renault devia considerar seriamente o futuro da Alpine e vende-la ou até fechar a mesma...

Parece que o plano é fazer versões mais desportivas dos Renault em nome da ALpine, basicamente fazer da Alpine a Cupra da Renault... Não me parece grande plano...

Não gosto de dizer isto mas acho que a Renault devia considerar seriamente o futuro da Alpine e vende-la ou até fechar a mesma...

Julgo que esta decisão (a da Seat também) se prende com as possíveis multas de CO2 em excesso. Passando os modelos, mais desportivos e poluentes para uma marca nova, liberta a marca Renault para cumprir as metas impostas (marca com mais volume de vendas) e não ter multas pesadíssimas.
Sendo as possíveis multas numa marca de desportivos (com menor volume de vendas) são facilmente suportadas pelos compradores.

Nota: Não sei se funciona assim, sou eu a deduzir...

https://www.autofoco.pt/noticia/ver/864806

O diretor executivo do Grupo Renault, Luca De Meo, quer promover a Alpine a um patamar superior de marcas e construtores desportivos, quiçá elevando-a ao estatuto de uma pequena Ferrari.
A decisão de renomear a equipa Renault de F1 para Alpine, a partir da próxima temporada, pode ser visto como um sinal dessa pretensão do responsável máximo do construtor francês.

​
Na semana passada, Luca de Meo terá afirmado, em conversa informal com jornalistas, que o recurso à "coordenação de ensinamentos em engenharia de vanguarda proporcionados pelo envolvimento no programa de Fórmula 1 e o labor quase artesanal feito pela Alpine poderia resultar numa mini Ferrari", noticia a Autonews Europe.As vendas globais do Alpine A110 não têm sido particularmente relevantes desde 2017, atingindo apenas 4835 unidades no ano passado. De Meo deu mais dicas sobre o futuro da Alpine na semana passada, acrescentando que terá como missão "adicionar emoção" à futura gama elétrica da Renault.
"Não seria razoável pensar que podemos fazer 1 milhão de vendas com a Alpine", admitiu o CEO da Renault.

Vão fazer desportivos muito bons mas que ninguém vai comprar porque poucos conhecem a Alpine e porque só está presente na Europa. Tem tudo para correr bem... Já não basta o dinheiro que gastam na F1, mas aí até faz algum sentido porque têm História.

Faria pouco sentido num momento em que a equipa de F1 vai ficar precisamente com esse nome, no entanto, não é nada que não tenha sido já falado.[s)]

A questão de ter um carro "irracional", não te leva a pensar numa oportunidade de ter já um 6 cilindros e com isso ter outras coisas como sonoridade / disponibilidade? ou são questões que não te dizem muito?

A mim o som tem uma extrema importância, infelizmente no meu tenho de andar em sport plus e de vidro aberto para ter um som bonito [:D] (e mesmo assim um som um pouco fake que sai das colunas).
Mas dizem que os novos M3/M4 ainda estão piores nesse aspecto, já para não falar dos novos M340xi que são uma vergonha!

Agora se a cilindrada não te diz muito e pretendes usufruir de dinamismo e de baixo peso, o Alpine é uma excelente escolha quanto mais não seja porque mal se veem pelas estradas. Seria a minha escolha, até porque não tens 50 anos (crise de meia idade) par andar de Porsche [;)][:cool:][:D]

Essa é precisamente uma das razões pois o objectivo é ter um uso frequente e não apenas de fim de semana/garage queen. Não direi que daily a 100% mas a 50%. Como tal os custos de utilização são importantes. E aqui ponho também o IUC, não me estou a ver a viver bem com mais um IMI no longo prazo.

Idealmente queria um Boxster 6 cilindros e não um 718 mas os valores de importação são absurdos para um produto bem mais velho (os 981 mais novos têm 6 anos já).

TT RS não te diz nada? Como tem 5 cilindros e 2.5 cilindrada, o IUC é mais favorável.

O TT S é 4 cilindros e 2.0. Cá em PT têm ouro, na Alemanha são bem apetecíveis.

Andei a vê-los, mas depois tive de ir para um com 4 lugares "reais" (apesar de ser 3 portas).

Se calhar, para a tua utilização mais intensiva, será mais racional face ao Alpine / Boxter. Porque fica mais barato importar e porque deve consumir menos.

Em todo o caso, sem nunca ter conduzido nenhum dos 3, não posso dizer o que gosto + ou - . Mas baseando-me no que leio, optaria pelo Alpine ou pelo TT.

Voltar
Superior