Renault 1.9D - circuito de refrigeração

Só liga quando atinge certa temperatura. Isso não explica o porquê de a temperatura sempre que se puxa por ele(subidas, etc..). Um radiador entupido responde a :
- falta de retorno de água
- subida de temperatura
- pressão no sistema

Claro que explica. Se quando chega a essa determinada temperatura, a ventoinha não ligar, o motor continua a aquecer. Nem sequer estou à espera que o R4D diga que não liga, porque é demasiado óbvio. Estou apenas a excluir essa hipótese, visto que ainda não vi nada sobre se ligava ou não.

Um radiador muito sujo também explicaria o aquecimento.
Era importante saber o estado do líquido de refrigeração e do óleo.

Estes motores têm apenas 1 sensor de temperatura? Não me recordo sinceramente. Se for mais que um, um deles pode estar marado.

Por ser um carro comprado recentemente, não descartava avarias mais dispendiosas...

Boas.

É obvio que a ventoinha liga, estando o carro a aquecer ao relanti, o problema é que ele aquece em andamento, mesmo em AE e aí mesmo que a ventoinha ligue não irá fazer grande coisa, pois já está a 'levar' com o vento de frente.

Não é preciso apertar muito para aquecer a subir, basta carregar um pouco mais no pedal para não perder velocidade. Desde a troca da bomba de água melhorou, mas mesmo assim ainda anda um pouco acima da temperatura normal (acima de um 1/4 no ponteiro) sendo que a subir, começa a passar a barreira da temperatura de disparar a ventoinha e é aí que paro para não deixar aquecer mais.

Btw, vou trocar o radiador pois é a unica coisa que me resta antes da junta da cabeça, que espero que não esteja queimada, até porque não há sintomas disso.

Cumps

Quanto ao oleo tem 2 mil km, foi mudado recentemente, também não era razão penso eu, para tal aquecimento.

Liquido de refrigeração para já não tem, tem água porque tenho andado a tirar ferrugem do circuito, só o vou colocar quando comprar o radiador novo.

Cumprimentos

esses motores , ou qualquer um dos actuais , não pode andar só com água , apodrecem por dentro com uma facilidade enorme , devias meter só liquido mesmo para mandar fora

Pois eu sei... Mas na proxima segunda feira já vou buscar o radiador e tenho ali um vaso de expansão e tampa novos também para colocar, espero que depois de tudo montado e bem sangrado resolva... Já esgotei as hipoteses... [s)]

Espero sinceramente que os canais onde circula a água dentro do motor não estejam entupidos de ferrugem também...

Normalmente são maiores do que os do radiador né...

jeff2.jpg

vs

auto-part-auto-radiator-nissan-radiator-z32.jpg

Ainda assim maiores que os milimétricos do radiador [:p]

Ó eblase, tu estás a falar como se soubesses o real estado das camisas de água daquele motor em particular... e se o resto está cheio de ferrugem, é porque de certeza que o carro andou com "evian del cano" em vez de glicol... Eu, pela minha parte, não ponho as mãos no fogo pelo que está dentro do bloco.

Boas.

Obrigado pela ajuda, o carro tem vindo a melhorar, mesmo sem mexer em nada, talvez esteja a desentupir...

Já mandei vir um radiador novo, está comigo quinta-feira. Vou montar, colocar vaso de expansão e a tampa novos e liquido de refrigeração. Espero que resolva.

Vou dando novidades.

Cumps

Boas.

Obrigado pela ajuda, o carro tem vindo a melhorar, mesmo sem mexer em nada, talvez esteja a desentupir...

Já mandei vir um radiador novo, está comigo quinta-feira. Vou montar, colocar vaso de expansão e a tampa novos e liquido de refrigeração. Espero que resolva.

Vou dando novidades.

Cumps

Bom dia.
Tenho um Suzuki Samurai com esse motor (renault 1.9 D) e ele está com os mesmos sintomas do seu renault.
Já foi substituido o líquido de refrigeração, o radiador, bomba de água, o termostato, a junta de cabeça e até um vaso de expansão com mais capacidade. Com a substituição deste último a situação melhorou, mas depois de rebentar um tubo do circuito a situação voltou ao antes.
Gostaria de saber se já resolveu o problema do seu carro?

Mau sangramento do circuito de água

Mau sangramento do circuito de água

Boas, digo-te uma coisa, o circuito foi mal sangrado, o circuito quando é sangrado normalmente tira-se o ringue (tampa preta) que está no termostato e quando colocas água no deposito da água, tira a tampinha que está no termostato e começa a sair agua tipo com ar e só quando a agua estiver a sair directa sem falhas é que está sangrado, isso foi o mau sangramento, o circuito ainda tem ar e o que acontece é que a agua não chega rapidamente, tem lá ar.

Epa epa, um tópico de 2012, eu já nem tenho o carro [:D]

Mas posso dizer que levou uma junta e fez mais 100 mil sem se queixar [:p]

Epa epa, um tópico de 2012, eu já nem tenho o carro [:D]

Mas posso dizer que levou uma junta e fez mais 100 mil sem se queixar [:p]

vens pedir ajuda mas depois não te dás ao trabalho de perder 20s a colocar a solução quando resolves mesmo tendo em conta que havia outro user com o mesmo problema...

Voltar
Superior