Renault 1.9D - circuito de refrigeração

R4E

New member
Boas

Adquiri à pouco um R19 1.9D. O motor parece bastante saudavel, pega sempre à primeira, nada de fumos nem consumos de oleo nem água.

O problema que reside e que estou a tentar ainda descobrir é que o carro aquece, passo a explicar:

No dia da compra, mesmo em estrada, bastava levar o pé no acelerador, a temperatura subia e tinha que desacelerar, se não iria chegar ao máximo, assim que tirava o pé do acelerador, a temperatura começava a baixar para a temperatura normal de funcionamento.

Fiz uma limpeza ao circuito de refrigeração que apresentava bastante ferrugem e o tubo do retorno para o vaso de expansão quase obstruido.

Limpo isto, melhorou bastante, já não sobe tão rapidamente mas se acelerar um pouco, nem precisa de muita rotação, começa a subir novamente.

Então limpei o radiador várias vezes, sempre a sair ferrugem, a agua já corre mais livremente pelo radiador, o circuito é feito por completo, está tudo desentupido e troquei todos os tubos por novos.

Novamente melhorias, já consigo andar em cidade à vontade, mesmo um pouco acima da temperatura normal de funcionamento, mas basta apanhar uma subida que começa a aquecer, mais lentamente, mas aquece, assim que tiro pé do acelerador começa a temperatura a baixar, mais rapidamente que o que baixava antes.

Troquei também o termostato e foi tudo sangrado como deve ser, mesmo assim, além de estar muito melhor, o problema presiste.

Como o circuito está livre, embora ainda esteja desconfiado que o radiador além da agua passar ainda tenha algum entupimento falei com varios mecanicos e deram-me a possibilidade de a bomba de agua não estar a fazer a pressão devida no circuito e provocar o aquecimento.

Poderá ser da bomba de água? O tubo do retorno para o vaso de expansão corre agua ao relanti, embora pouca, mas quando acelero disseram-me que ele devia deitar um "jacto" e não o faz deita mais agua, mas sem pressão.

Além disso, com o reservatório aberto não borbulha, mesmo acelerando, não arrufa a agua para fora nem ha oleo na agua nem agua no oleo nem nada de fumos brancos, portanto tiro daí a hipotese da junta da cabeça.

Desculpem o testamento.

Opiniões?

Além disso, com o reservatório aberto não borbulha, mesmo acelerando, não arrufa a agua para fora nem ha oleo na agua nem agua no oleo nem nada de fumos brancos, portanto tiro daí a hipotese da junta da cabeça.

Desculpem o testamento.

Opiniões?

Tive esse motor montado num clio e fazia exactamente isso que referes - com o reservatório aberto e a acelerar jorrava a água toda fora, pelo que a ideia da bomba de água (e após veres tudo o resto) me faz sentido.

Sem termoestato aquece na mesma, embora quando arrefeça em vez de ficar na temperatura normal arrefece todo.Vou experimentar hoje a trocar a bomba de água.Cumps e obrigado

Boas. Já está sem termostato e com bomba de água nova e continua na mesma.

Resta-me trocar o radiador que parece-me estar menos quente na parte da frente do que na parte de traz, do lado da ventoinha.

Liquido de limpeza de radiador já experimentei.

Radiador da sucata não ponho, gastar dinheiro por gastar, meto novo, é o que vou fazer. Se não resultar só me resta a junta da cabeça.

Montar um carro novo? acredita que falta muita coisa até montar um carro novo ;)

Cumps

Liquido de limpeza de radiador já experimentei.

Radiador da sucata não ponho, gastar dinheiro por gastar, meto novo, é o que vou fazer. Se não resultar só me resta a junta da cabeça.

Montar um carro novo? acredita que falta muita coisa até montar um carro novo ;)

Cumps

Para o Energy 1.4 são 40€. [;)]

Pois, para o 1.9D estão-me a pedir *a volta dos 97€ já com IVA... mas vai ter que ser.
Experimenta contactar a J.Deus Radiadores que fica em Samora Correia, mas acho que têm loja em Lisboa.

J.Deus Thermal Systems

Já verificaste se o circuito tem alguma pressão depois de quente, em todos os tubos por igual? Se houver grandes diferenças, pode haver aí um entupimento, ou a bomba de água a falhar...

Última edição:
Boas.

Sensores de temperatura, valvulas de disparo já foi tudo trocado, bomba de água incluida.

A unica coisa que falta mudar é o radiador ou a junta da cabeça.

Vou tentar encontrar um radiador novo mais barato e vou dando novidades.

Cumps

Voltar
Superior