religião

religião

• sou ateu

Votos: 44 44,9%
  • não sou ateu mas acredito em algo superior em que tenho fé

Votos: 39 39,8%
  • não sou ateu,aliás vou á missa

Votos: 15 15,3%

• Total de eleitores
    98
Bem, de qualquer forma, acredito que há qualquer entidade que não sei descrever, algo que até pode ser explicado por futuras leis físicas mas que presentemente não compreendo. Até lá chamo-lhe Deus, que parece ser o mais comum neste planeta.

Mas não acredito nas supostas representações terrenas dessas crenças (por exemplo, Igreja). No entanto respeito.

X2, acredito que exista algo mas não acredito nas suas representações da parte dos crentes---

hei de deixar-me disso por falta de tempo mas faltam catequistas na minha paróquia

a minha freguesia tem uns 15 a 20 000 habitantes

pois por ca nem p isso

ha bues de malta jovem, temos 2 centros a funcionar com 2 catequistas por volume em todos os volumes [:cool:][;)]

vamos "capturando" os k vao sendo crismados :P

e geralmente dps da primeira ja nao saem :P

alias.. a faixa etaria da maior parte dos catequistas de ca esta abaixo dos 30 [;)][:cool:]

mas apesar de ter saido sempre k me e solicitada ajuda eu vou..

ainda ontem andei c a Cruz [;)]

Eu nao acredito em nada disso, e quanto as religioes se acabassem com isso era um favor que faziam ao muitos milhoes de pessoas que morrem por causa de crenças ridiculas. A Humanidade ja tem "idade" suficiente para nao levar a serio religioes sejam elas quais forem. Felizmente esta nova geraçao ja esta de mente alerta e ja nao vai tanto nessas cantigas.

"Considero a religião como um brinquedo infantil, e acho que o único pecado é a ignorância" Marlowe, Christopher

Pois aí é que te enganas (na frase que eu assinalei a negrito). Eu já tive a oportunidade de conviver de perto com um grupo de amigos da IASD (igreja adventista do sétimo dia) e deixa-me dizer-te que a forma como eles se deixaram manipular por esta igreja assusta qualquer um, principalmente nas camadas mais jovens. E o mais incrível é observar a técnica tão dissimulada e gradual com que abordam as pessoas e lhes incutem a doutrina desde pequenos. A sua eficácia é de tal ordem que em idade adulta muitos são capazes de prescindir daquilo que o comum mortal não pondera sequer abdicar.
Acompanhei de perto a vivência de alguns membros dessa igreja e é incrível como tudo nas vidas deles depende da sua religião, desde o que comem, passando pela guarda sagrada do sábado, até às relações que estabelecem (ou não) com elementos fora da igreja. E deixa-me dizer-te que no seio daquela comunidade em especial há muitos elementos que, à partida, teriam uma mente mais "terra a terra", como docentes universitários de engenharias, médicos, etc... no entanto não são as ciências terrenas que lhes conferem mais bom senso.
E para mim, que consigo olhar para tudo aquilo com alguma isenção, vejo que vai dar tudo ao mesmo: cifrões e mais cifrões (ou não fosse o dízimo fazer parte da doutrina da igreja).

A igreja sempre foi e sempre será uma forma de movimentação de massas que gera milhões e milhões de euros... são uma máquina assustadora de fazer dinheiro que explora os medos mais primários da Humanidade. Não é em vão que a invocação e promessa duma vida melhor para além da morte está presente em todas elas, pois é dito pelos psicólogos que relembrar as pessoas da morte fá-las agir em grupo... e com um grupo liderado por alguém (pastor) bem "treinado" para moldar as mentes já de si fracas para o objectivo final de levar o famoso dízimo ao fim do mês, a máquina funciona tal qual um relógio suíço.

É à custa de igrejas como esta, e da forma manipuladora mas tão bem dissimulada de agir que por vezes penso que a liberdade religiosa e o direito à proliferação das diferentes "fés" religiosas deveria ser alvo de maior controlo e restrição do que é hoje em dia.

Se quiserem ter uma ideia do que se passa por ali, dêem um salto a este blog.

A grande “batalha” que está a acontecer na sociedade ocidental é precisamente entre o clero e os movimentos religiosos e o individuo que pretende expandir a sua consciência, aquele que pretende descobrir através de si próprio ou que opta por não querer aceitar religiões ou Deus. As religiões tornaram-se manipulativas e fonte de receita.

Há que desmantelar as religiões. Na própria bíblia passa claramente a mensagem de se encontrar Deus em todo o lado e combate-se a idolatria.

O que vemos nestas religiões é um controlo doentio do ser humano, a manipulação da sociedade, a adoração de imagens e de semi-deuses como os santos católicos e o bispo de Roma e o culto a Nossa Senhora que curiosamente tem semelhanças ao culto de determinadas divindades femininas egípcias com origem ainda mais recuada no Crescente Fértil como os Babilónios e a civilização Asiria.

imhotepmuseum11b.jpg

Isis

MBLiteracka01.jpg

Nossa Senhora

Nos EUA, na Europa cristã conservadora o gnosticismo e o agnosticismo bem como o ateísmo não são bem aceites, o individuo sem religião é potencialmente amoral e pouco confiável e grosso modo é visto como alguem exterior a comunidade, nos meios mais fechados e rurais pode ser mesmo vitima de discriminação e desprezo, por vezes até de hostilidade. No Islamismo é motivo para apedrejamento, chicoteamento ou condenação á morte.

A separação entre o Estado e a Igreja nos países católicos ainda não é efectiva, a sociedade é ainda regida por preconceitos religiosos, por sentimentos de culpa se não se cumprirem os mandamentos e os sacramentos da Igreja, em suma aquilo que a cultura e a tradição da sociedade nos imput@m desde a infância.

Quantos não repudiam a Igreja mas casam, baptizam os filhos e são enterrados em cerimónias da Igreja?

A religião a partir do momento em que se torna instituição complexa e geradora de capital está automaticamente conspurcada.

A irma Lúcia teve visões de religiosos a caírem por terra um por um... será que ela viu um futuro em que a religião católica enfrentará uma crise tal que irá mudar definitivamente ou extinguir-se?

O que dizer do caso Alberto Rivera, Jesuíta que quanto mais subia na escala de poder mais se indignava com a corrupção no seio da Igreja.

Rivera foi um dia convidado a um ritual secreto dos Jesuítas e revelou ao mundo que se praticavam missas negras, cerimónias ocultas em que se lê o evangelho de trás para a frente, em que se adora Lucifer...

Rivera a dada altura quando ia beijar a mão do "Papa Negro" reparou que ele tinha um anel com um compasso e uma régua formando um losango, eram maçons infiltrados na Igreja.

idfront.jpg

Mais... e os casos de pedófilia e abuso sexual de menores que mancham o clero desde tempos recuados? E a história da loja maçónica do Vaticano? A Propaganda Due P2?

http://pt.wikipedia.org/wiki/Loja_P2,_Propaganda_Dois

Leitura recomendada para o entendimento de muitas crenças enraizadas.

capa13.jpg

Esta é a segunda obra que os autores Fina d'Armada e Joaquim Fernandes dedicam às "aparições"que ocorreram em Fátima em 1917. Através dum cuidadoso estudo e criteriosa pesquisa uma nova luz está a surgir em torno destes acontecimentos que marcaram, para sempre, o nosso país e até o mundo. Segundo os autores torna-se evidente que existem duas "Fátimas":
A "Fátima 1", ainda cheia de incógnitas e desafios, para a pesquisa científica, mas que aponta para uma ocorrência de tipo "ovnilógico" .
A "Fátima 2" de cariz religioso e até social que segue os seus percursos peculiares - Uns, respeitáveis, como elementos de fé e de crença. Outros, menos respeitáveis, enquanto, deturpação e aproveitamento.
Na nossa opinião este acontecimento poderá ser mais uma achega, importante, ao movimento em curso de diálogo entre a Ciência e a Religião.

Eu ri-me, mas no satanismo há muito mais do que simplesmente o culto a uma entidade maligna.

Há principalmente o culto à força interior do indivíduo, e isso é, obviamente, algo de muito perigoso para o pastor do rebanho.

precisamente, mas normalmente as pessoas acham que o satanismo é o culto ao Diabo [:D] é uma confusao que se percebe por causa do nome, eu tambem nao sabia, mas nao ha nada como a informaçao lol
Citando um satanico assumido: "Every man who has born to be a king, becomes king, every man who has born to be a slave...doesn't know satan"

edit: agora é que me apercebi que tenho um nick muito giro para falar de religioes lol

Última edição:
Ateu.... a 100%....

A religião, a meu ver, foi algo criado outrora pelas pessoas para explicar o que não era explicável.

Actualmente a ciencia explica grande parte dessas questões, sendo que ainda existem questões sem resposta cientifica, dai a religião ser dificil de acabar.

Antigamente era do tipo: á está uma grande tempestade, deus está zangado com os homens!

Tudo o que tenha a ver com sexo, amor e erotismo é puramente achado como pecado e ultraje prós lados do diabo.... os animais fazem-o e também estão a pecar?

Não acredito em paraiso e inferno... todos morremos, animais racionais ou não, e todos vamos para de baixo do chão, enterradinhos e acabou-se! É o ciclo da vida! Ou as vacas e os cães também vão para o paraiso?

A meu ver com o aumento de conhecimento cientifico das pessoas, mais verificam que ambos(religião e ciencia) se contradizem.

Quem é que acredita que a terra foi feita em 7 dias? A ciencia tem provas visiveis de como tal não foi assim. E podemos ver o que acontece actualmente com a constante evolução humana...

E as pessoas que a inquisição matou? Sempre que se fala nisso a um padre, é nos logo contada outra versão da história....

O Vaticano, um dos estados mais ricos do mundo! E que tal se venderem essa riquesa e com esse dinheiro ajudar as crianças de africa! Não, estão a se borrifar, os politicos que ajam....

Cada vez que vejo o papa, dá-me uns enjoos... tanto ouro e luxúria com pessoas a morrer á fome... o tal de Jesus, não era humilde só com o seu manto? Porque estes gajos(papas, padres e afins) precisam de ouro, cajados com pedras preciosas e água benta?

Ainda me lembro sempre que perguntava algo a alguem idoso, ah e tal foi deus, ah e tal foi jesus.... tretas....

apr:)apr:)apr:)apr:)apr:)apr:) Faço das tuas as minhas palavras!
Não sou bem ateu.. Dificil explicar. Mas a igreja e tudo relacionado com ela dá-me vómitos. [:vm)] Pode haver uma "entidade superior" a nós, mas não acredito na tese da igreja. A igreja tá a precisar de fazer um up-date e lavar a sua cara, pois hoje em dia, segundo o que vejo e pelos meus amigos cada vez a igreja tem menos "adeptos". Ser católico não faz de mim melhor pessoa que X ou Y .. Vejo católicos a cometer as maiores barbaridades, tipo mentir, roubar, trair.. Contudo vão à missa ao Domingo.. Para quê esta hipocrisia? Vão à missa para o povo não pensar mal dessa pessoa? Deixem-se disso! Não é por irem à missa, que serão "perdoados" dos vossos pecados [8b]
Atenção.. não tou a generalizar.. Há pessoas com fé e que seguem rigorasamente a "regras" da igreja. A essas dou o meu respeito.. Agora hipócritas.. Deixem-se disso! Não vale a pena :sh)

Cumps

Sou católico, e acho engraçado que digam que os ateus são "perseguidos" quando hoje em dia há predominantemente uma mentalidade anti-cristã (e anti-Igreja, como aliás posso ver nos posts de vários membros).
Tenho consciência de que a Igreja tem muitos defeitos, já que é composta de pessoas que cometem erros, mas que tenta a cada momento aperfeiçoar-se do modelo que é Cristo (não, os santos não são ídolos, são exemplos de vida. Que outras pessoas tenham outras interpretações já é diferente...).
Não considero que perco a minha liberdade ao tentar seguir o estilo de vida cristão, até porque a liberdade perssupõe o exercício dessa mesma.
O egoísmo tem sido um estilo de vida desde há muitos milhares de anos (e sei que eu próprio sou egoísta, mas tento todos os dias ver se melhoro um pouco...), mas veio um homem, que eu acredito ser Deus, propor uma coisa totalmente diferente: servir e amar os outros.
Realmente é uma forma de viver muito mais dificil, mas acredito que compensa, a ajuda-nos a ser realmente felizes.
Se estamos sempre a pensar satisfazer-nos a nós próprios acabamos sempre insatisfeitos e a pedir mais, correndo o risco de nos tornarmos insuportáveis para os outros.
Peço desculpa pela resposta longa, mas fico triste ao ver tanta gente que faz cara de vómito e desprezo quando se fala da minha religião (e de todas as outras...)

ontem estava a dar um documentario no canal historia sobre a vida de jesus ou la o que era...

a maria esteve longe do jose 4 meses e apareceu gravida, disse que foi obra divina, que tinha recebido uma visita "divina", e assim começa uma religião...

eh pah... eu até andei na catequese, diz o crisma e tal mas acho isto tão ridiculo... acho que serve mais para transmitir valores do que outra coisa, mas com tanta palha de historias da carochinha e lunaticas que se ensinam na catequese que são tempo perdido, enfim...

ontem estava a dar um documentario no canal historia sobre a vida de jesus ou la o que era...

a maria esteve longe do jose 4 meses e apareceu gravida, disse que foi obra divina, que tinha recebido uma visita "divina", e assim começa uma religião...

eh pah... eu até andei na catequese, diz o crisma e tal mas acho isto tão ridiculo... acho que serve mais para transmitir valores do que outra coisa, mas com tanta palha de historias da carochinha e lunaticas que se ensinam na catequese que são tempo perdido, enfim...

Eu enquanto criança fui educado como católico, até ao momento em que comecei a raciocinar e rapidamente cheguei à conclusão que a religião católica era um enorme embuste. E não é preciso recuar 2000 anos para identificar essas tretas, veja-se o caso mais recente das "aparições de fátima".

No entanto, não deixei de praticar a maior parte dos valores morais do Cristianismo, que são puros e maravilhosos. E reconheço o papel essencial da religião para o bem estar da maior parte das pessoas. Sem a religião, essas pessoas sentiriam-se perdidas e com uma vida sem sentido.

Não sei bem se sou ateu ou agnóstico mas estou-me borrifando para essas tretas da religião.

O que não quer dizer que não goste de visitar igrejas, assistir a missas, vou algumas vezes a Fátima e tenho as minhas conversas particulares com a Nossa Senhora, e ela já me conhece de há muitos anos! "Olha lá vem o gajo que paga duas velas e leva quatro!"

Ela sabe que temos uma vida cúmplice desde há muitos anos quando eu tinha uns 10 anos e pus os meus únicos 5 tostões na Jacinta e depois, quando estávamos já no adro do monumento, disse à minha mãe: "Olha, eu pus os meus 10 tostões na Jacinta... agora tens que mos dar porque fiquei sem dinheiro!"

Respeito muito todas as religiões! Desde que não sejam facciosistas e admitam a existência de outras opiniões.

Não me lembro de ter recebido os 10 tostões de volta dos meus pais... mas eu continuo a ter uma cumplicidade muito nossa com Fátima e a Nossa Senhora ou quem quer que seja.

Eu enquanto criança fui educado como católico, até ao momento em que comecei a raciocinar e rapidamente cheguei à conclusão que a religião católica era um enorme embuste. E não é preciso recuar 2000 anos para identificar essas tretas, veja-se o caso mais recente das "aparições de fátima".

No entanto, não deixei de praticar a maior parte dos valores morais do Cristianismo, que são puros e maravilhosos. E reconheço o papel essencial da religião para o bem estar da maior parte das pessoas. Sem a religião, essas pessoas sentiriam-se perdidas e com uma vida sem sentido.
Basta ser humanista para reconhecer valor em muita coisa, mas centrada no Homem.

O ser humano necessita de acreditar em algo superior a ele mesmo, é uma questão de orientação e até em grande parte de saude mental. As religiões são fundamentais e o ser humano irá sempre tendencialmente e de certa forma idolatrar ou no minimo ter alguem como referencia, seja um ser catolico, muçulmano, o buda ou um politico ou mesmo um como o fenomeno mais recente do musk. Depois há sempre os extremistas, as facções e atitudes mais radicais ou intolerante surgem sempre por parte de uma minoria independentemente da religião

As religões têm coisas boas e más como tudo nesta vida, mas acho que são fundamentais e os pontos positivos suplantam os negativos, pois sem elas a humanidade andaria às cegas

Voltar
Superior