As sinergias fazem com que a Audi tire partido do melhor do grupo VW, e depois ainda tem algumas características próprias, como a Audi Space Frame (construcção em alumínio), a tracção integral quattro ou o MMI, por exemplo
Para mim pessoalmente, o facto de os seus veículos não serem RWD tal como os BMW ou MB nem é uma desvantagem.
Eu li tudo
Não pensei que alguém lê-se tudo [

] Um gajo entusiasma-se..
Eu também sou dos que acha que AWD não é pior que RWD.
Aqui no forum até acho normal a malta preferir RWD pois é a drivers choice mas para o cliente tipo do segmento E e F, por exemplo, não vejo onde RWD é melhor que AWD. Excepto claro nos consumos pois são mais duas rodas de tracção e peso extra.
Acho até uma vantagem em certas situações.
Já para um carro desportivo, Porches e afins, RWD claro. Aí sim faz todo o sentido.
Então tu estás a dar-me razão! Fundamentalmente é o mesmo carro - o Golf - mas dirigido a públicos distintos com diferente poder de compra. O que distingue um e outro são coisas meramente acessórias como a qualidade dos interiores - superior no A3 e inferior no Leon.
Mas, a seguir a tua linha de raciocínio, um cliente que compre um Leon ou um Octavia não compra um C30 ou BMW S1?
Eu sou daqueles que com o orçamento do momentos, por exemplo, comprava um Golf TDi 140 Highline com mais um ou outro extra ou então um Leon FR TDi CR com também um o dois extras.
Mas se tivesse €38/40mil já considerava Golf GTD, A3 TDi 170 ou 120d. No fim do dia talvez trouxesse o 120d para casa. Mas isto sou eu que gosto muito de bimmers. Quem trouxesse o GTD não ficava mesmo nada mal servido. Aliás até é capaz de ser um compromisso mais racional. Racional dentro da irracionalidade de dar €40mil para um segmento C diesel [

]
Em resposta ao teu post:
Não acho que o que distingue o Leon, Golf, Octavia e A3 sejam questões meramente acessórias.
Só porque partilham a mesmo plataforma e motores não são o mesmo carro.
Mas sim acredito que, para alguns, a diferença de qualidade entre todos seja meramente acessória e por isso vão para os mais baratos. E não vejo mal nisso e todos têm mercado. Aliás o Octavia é uma opção muito boa e muito apontada aqui no fórum.
Mas quem pode dar mais e valoriza certos aspectos porque não ir para um A3, por exemplo ??
É como já disse. Todos têm mercado, as vendas provam-no e as pessoas não sou tão burras como alguns aqui devem pensar.
O cliente do Leon não tem nada a ver com o cliente do Octavia.
O Leon é um carro mais desportivo e nas versões TDi 140 e FR TDi é um concorrente do 118 e 120d mas mais barato.
Ou seja quem não tem ou não quer dar os €€ extra vai para o Leon.
Agora não pode esperar é igual qualidade de materiais (S1 LCI, pois o pré também não é famoso nesse aspecto), RWD e um extra que vem de série que é a "BMWiness". É toda uma envolvencia na condução que quem conheçe sabe do que falo. E a minha BMW experience foi curta.. Apenas umas voltinhas de 120d em cidade.
Já o Cliente Octavia é quem acha que o Golf não vale os €€ a mais.
Depois o cliente A3 é o do S1. Os clientes tipo destes dois carros (mais o A3) às vezes podem saltar para o Golf devido a questões de equipamento.
O cliente Leon também pode ser o do S1, no dia em que tiver mais €€ [

]
Ou então se achar que não vale o que pedem por ele..
O C30 é um carro que vende pouco por isso não vou analisar a sua situação.