Reflexões sobre a Audi

Reflexões sobre a Audi

• Claro que tem autonomia suficiente! Não se confunde com VW em nada!

Votos: 21 18,8%
  • Tem uma plataforma VW mas, a partir daí, é um carro soberbo!

Votos: 29 25,9%
  • A Audi é meramente uma VW mais cara mas a qualidade compensa.

Votos: 41 36,6%
  • Audi? Isso come-se? Nunca gastarei dinheiro em um!

Votos: 21 18,8%

• Total de eleitores
    112
Tomara a Audi estar para a VW como a Lexus está para a Toyota...

Isso dos interiores, é mesmo em relação ao habitáculo? Deve ser a primeira pessoa que vejo a elogiar isso num Audi e já vi em relação ao motor, à caixa, ao design do carro e até ao espaço da bagageira... Mas lá está, gostos são gostos.

Sim, a toyota ainda tem que pedalar um bom bocado para ter, por exemplo, um auris ao nível de um golf... é natural que o fosso entre Toyota/Lexus e VW/Audi seja maior.

Ao contrário de muita gente, a Audi nunca foi uma marca que me fascinasse por aí além. Reconheço que o A3 é um carro bonito e com estilo e que o TT é qualquer coisa de singluar mas, de resto, a marca nunca me apaixonou.

Se calhar estou a ser simplista ou ingénuo mas sempre me pareceu que a Audi era uma espécie de "VW de luxo"; sempre tive a impressão de que era uma espécie de um logro criado pela VW ao recauchetar os seus carros com carroçarias novas e materiais mais luxuosos e vendendo-a como uma marca mais exclusiva (leia-se: cara).

Sei que neste forum há muita gente que tem ou já teve um Audi ou que, pelo menos, percebe de automóveis. A minha visão céptica da marca tem algum fundamento ou é meramente ingenuidade da minha parte?

Por norma, que diz isso ou não consegue comprar Audi ou não andou o sufuciente nos dois para perceber a diferença.

Se alguém ler isto tudo avise, lol.

Cumps e boa noite !

Também li tudo e dou-te razão[;)]

As diferentes variantes da mesma plataforma existem porque há quem compre. Nem o comprador do leon tem que ser "pobre" nem o que compra o A3 tem que ser "estúpido". É uma questão de preferência (e euros).

A qualidade paga-se, mas uma coisa é certa, todos gostamos[;)] Pode-se é ter outras prioridades... e já estou farto das bocas como: "quem compra carro premium passa fome e vive debaixo da ponte para o pagar"[8b] É que já não há paciência.

As sinergias fazem com que a Audi tire partido do melhor do grupo VW, e depois ainda tem algumas características próprias, como a Audi Space Frame (construcção em alumínio), a tracção integral quattro ou o MMI, por exemplo

Para mim pessoalmente, o facto de os seus veículos não serem RWD tal como os BMW ou MB nem é uma desvantagem.

Eu li tudo

Não pensei que alguém lê-se tudo [:D] Um gajo entusiasma-se..

Eu também sou dos que acha que AWD não é pior que RWD.

Aqui no forum até acho normal a malta preferir RWD pois é a drivers choice mas para o cliente tipo do segmento E e F, por exemplo, não vejo onde RWD é melhor que AWD. Excepto claro nos consumos pois são mais duas rodas de tracção e peso extra.

Acho até uma vantagem em certas situações.

Já para um carro desportivo, Porches e afins, RWD claro. Aí sim faz todo o sentido.

Então tu estás a dar-me razão! Fundamentalmente é o mesmo carro - o Golf - mas dirigido a públicos distintos com diferente poder de compra. O que distingue um e outro são coisas meramente acessórias como a qualidade dos interiores - superior no A3 e inferior no Leon.

Mas, a seguir a tua linha de raciocínio, um cliente que compre um Leon ou um Octavia não compra um C30 ou BMW S1?

Eu sou daqueles que com o orçamento do momentos, por exemplo, comprava um Golf TDi 140 Highline com mais um ou outro extra ou então um Leon FR TDi CR com também um o dois extras.

Mas se tivesse €38/40mil já considerava Golf GTD, A3 TDi 170 ou 120d. No fim do dia talvez trouxesse o 120d para casa. Mas isto sou eu que gosto muito de bimmers. Quem trouxesse o GTD não ficava mesmo nada mal servido. Aliás até é capaz de ser um compromisso mais racional. Racional dentro da irracionalidade de dar €40mil para um segmento C diesel [:D]

Em resposta ao teu post:

Não acho que o que distingue o Leon, Golf, Octavia e A3 sejam questões meramente acessórias.

Só porque partilham a mesmo plataforma e motores não são o mesmo carro.

Mas sim acredito que, para alguns, a diferença de qualidade entre todos seja meramente acessória e por isso vão para os mais baratos. E não vejo mal nisso e todos têm mercado. Aliás o Octavia é uma opção muito boa e muito apontada aqui no fórum.

Mas quem pode dar mais e valoriza certos aspectos porque não ir para um A3, por exemplo ??

É como já disse. Todos têm mercado, as vendas provam-no e as pessoas não sou tão burras como alguns aqui devem pensar.

O cliente do Leon não tem nada a ver com o cliente do Octavia.

O Leon é um carro mais desportivo e nas versões TDi 140 e FR TDi é um concorrente do 118 e 120d mas mais barato.

Ou seja quem não tem ou não quer dar os €€ extra vai para o Leon.

Agora não pode esperar é igual qualidade de materiais (S1 LCI, pois o pré também não é famoso nesse aspecto), RWD e um extra que vem de série que é a "BMWiness". É toda uma envolvencia na condução que quem conheçe sabe do que falo. E a minha BMW experience foi curta.. Apenas umas voltinhas de 120d em cidade.

Já o Cliente Octavia é quem acha que o Golf não vale os €€ a mais.

Depois o cliente A3 é o do S1. Os clientes tipo destes dois carros (mais o A3) às vezes podem saltar para o Golf devido a questões de equipamento.

O cliente Leon também pode ser o do S1, no dia em que tiver mais €€ [:D]

Ou então se achar que não vale o que pedem por ele..

O C30 é um carro que vende pouco por isso não vou analisar a sua situação.

Também li tudo e dou-te razão[;)]

As diferentes variantes da mesma plataforma existem porque há quem compre. Nem o comprador do leon tem que ser "pobre" nem o que compra o A3 tem que ser "estúpido". É uma questão de preferência (e euros).

A qualidade paga-se, mas uma coisa é certa, todos gostamos[;)] Pode-se é ter outras prioridades... e já estou farto das bocas como: "quem compra carro premium passa fome e vive debaixo da ponte para o pagar"[8b] É que já não há paciência.

Também acho que não é preciso passar fome nem viver debaixo da ponte.

Ainda para mais fazendo negócios como o teu. Anda ai malta a dar o que deste pela tua 320d E46 segmento's B otto 1.2 e 1.4 por isso...

Lá está nem o que compra Leon é "pobre" nem o do A3 estúpido. Concordo inteiramente.

E claro a qualidade paga-se mas também percebo quem preferia poupar uns trocos.

Ao contrário de muita gente, a Audi nunca foi uma marca que me fascinasse por aí além. Reconheço que o A3 é um carro bonito e com estilo e que o TT é qualquer coisa de singluar mas, de resto, a marca nunca me apaixonou.

Se calhar estou a ser simplista ou ingénuo mas sempre me pareceu que a Audi era uma espécie de "VW de luxo"; sempre tive a impressão de que era uma espécie de um logro criado pela VW ao recauchetar os seus carros com carroçarias novas e materiais mais luxuosos e vendendo-a como uma marca mais exclusiva (leia-se: cara).

Sei que neste forum há muita gente que tem ou já teve um Audi ou que, pelo menos, percebe de automóveis. A minha visão céptica da marca tem algum fundamento ou é meramente ingenuidade da minha parte?

Sim faz sentido pensar assim. Por outro lado a Audi tem um historial muito rico no desporto automóvel, desde a Auto Union até ao fabuloso e revolucionário sistema Quattro nos rallyes, DTM e claro Le Mans. Por isso acho que sempre teve uma "veia desportiva" e elitista, ao contrário do "carro do povo", e a tradição por vezes merece ter continuidade, até porque a clientela habitual assim o exige. Os materiais mais luxuosos reflectem-se no produto final, os set ups de suspensão, os chassis, os turbos por vezes tb são diferentes, portanto acho que analisando ao pormenor não são "clones" de VWs.

A do Q7 é uma derivação da do Touareg/Cayenne. A do R8 é do Gallardo.

Só na actual geração o A4 não partilha a plataforma com o Passat. E o A6 tinha uma derivação desta, não era? (não tenho a certeza)

Por isso até há 2-3 anos, é provável que o único Audi verdadeiramente independente a esse respeito era porventura o A8.

Ou seja, é perfeitamente natural que haja essa ideia.

Que ela seja cada vez menos justificável pelas alterações que estão a ocorrer, isso já é outra coisa [;)]

Esta é que é a questão. Ainda me lembro de andar num Cordoba de 2001 cujo espelho do pendura era igual ao duma A6 Avant 1.9TDI de 130cv...também de 2001.

O A3 é um golf on steroids, o A4 tinha a base e motores do passat/Toledo, o Superb usa uma plataforma derivada da do A6...

Hoje em dia a tendência parece ser a de ganhar distância pra VW, mas para mim um Audi tem a mesma relação para com um VW que um Alfa tem com um Fiat :)

Falando por mim, e apesar de haver um A3 cá em casa, acho o carro bastante mais giro que o Golf VI, no entanto penso que seria apenas por aí e pela imagem de marca que se apresenta como superior ao Golf. Os interiores xpto que tanto elogiam, continuo para mim a achar que estão genéricamente ao nível dos dos 147s que por cá passaram(e ainda hoje me custa a entrar as portas terem plásticos rijos no A3 ao contrário do 147..).

Esta é que é a questão. Ainda me lembro de andar num Cordoba de 2001 cujo espelho do pendura era igual ao duma A6 Avant 1.9TDI de 130cv...também de 2001.

O A3 é um golf on steroids, o A4 tinha a base e motores do passat/Toledo, o Superb usa uma plataforma derivada da do A6...

Hoje em dia a tendência parece ser a de ganhar distância pra VW, mas para mim um Audi tem a mesma relação para com um VW que um Alfa tem com um Fiat :)

Falando por mim, e apesar de haver um A3 cá em casa, acho o carro bastante mais giro que o Golf VI, no entanto penso que seria apenas por aí e pela imagem de marca que se apresenta como superior ao Golf. Os interiores xpto que tanto elogiam, continuo para mim a achar que estão genéricamente ao nível dos dos 147s que por cá passaram(e ainda hoje me custa a entrar as portas terem plásticos rijos no A3 ao contrário do 147..).

A plataforma do Superb, desde 2001, é baseada na do VW Passat, nunca tendo tido a base do A6.

Quanto às plataformas, o toledo nunca teve a plataforma do A4.
A passat foi adoptando as plataformas do A4, e pouco depois o A4 tinha uma nova.
É assim agora e tem-no sido desde os anos 90.

bem respondendo ao autor do topico vamos ver qual é a marca que recauchuta qual:
automoveis fabricados com a plataforma b5/pl45
audi A4 b5 fabricado de 1994 a 2001 e vw passat fabricado de 1996 a 2005,ou seja a plataforma b5 foi estreada no audi A4 e seguindo essa logica de recauchutamento o mesmo deu-se por parte da vw no passat não o contrario.
a plataforma B6/46 foi utilizada apenas no audi a4 B6,no audi a4 B7(embora revista) e no seat exeo.ao contrario do que possa parecer o vw passat nunca utilizou esta plataforma,alias o actual passat utiliza a plataforma PQ46 que mais não é que uma versão esticada da plataforma PQ35 do golf V.
ora nesta nem sequer há recauchutamento por parte de qualquer uma das marcas.
vamos á plataforma pq34:
esta foi das mais utilizadas no grupo,desde audi 3 8l,como vw golf IV,toledo octavia etc...
esta plataforma curiosamente foi estreada no audi A3 8l em 1996 e o golf IV foi lançado em 1997 o que quer dizer que o golf IV é um A3 8l recauchutado
quanto á plataforma PQ 35 tambem foi igualmente utilizada por diversos modelos do grupo(penso até que foi a mais partilhada),desde audi a3 8p a golf V,golf VI,etc...
mas aqui se apelarmos á mesquinhez tambem podemos dizer que o golf V é um recauchutamento do audi A3 8p visto os dois terem saido em 2003 mas o audi ter sido apresentado uns meses mais cedo e por isso ter estreado a plataforma.
quanto ao audi a8 acho que nem vale a pena dizer nada visto que devem saber que as plataformas são exclusivas.
o audi a6 igualmente sempre usou plataformas proprias designadas por plataformas C,seja a C4,C5 ou C6 actual.
Da plataforma do audi A2 acho que não vale a pena falar,e como não há bela sem senão......sim há um audi recauchutado e chama-se Q7 que utiliza a plataforma PL71 do Touareg e do Cayenne,ora se o Touareg saiu em 2002 e o Q7 em 2006 este é um VW recauchutado.
depois disto tudo há os motores e outros componentes partilhados entre os varios automoveis do grupo o que é uma logica perfeitamente normal.
no meio disto,estou cá a pensar para os meus botões se os VW não serão recauchutamentos dos Audi,alem de que o unico recauchutamento comprovado no grupo VAG é definitivamente o Seat Exeo

Última edição:
Há outros recauchutamentos comprovados.

Exemplo:
Superb I = versão longa do Passat cancelada, com restyling em cima.

A plataforma do A4 B7 diferente pouco mais que afinações do B6. A estrutura é idêntica.

A do actual A4 B8/A5/Q5 é que é nova e "exclusiva".

O A6 nunca utilizou plataformas próprias lá porque a Audi as escondeu sobre designações Cx. Sempre foram derivações das utilizadas no A4 que por sua vez partilhava com o Passat.

O passado é o que é. Não vale a pena estar a negá-lo.

O futuro provavelmente será mais independente. Todos os dados recentes o comprovam. Está a ocorrer um afastamento técnico entre a Audi e a VW.

Este estigma é fácil de explicar.

Em que Audis já andaste ? e quais os que já conduziste ?

Este estigma é fácil de explicar.

Em que Audis já andaste ? e quais os que já conduziste ?

Ora bem...

Na recente actualização que fiz do mercado para a última compra cá de casa, é para mim dificil até pensar que são marcas do mesmo grupo...Em ambas avaliei sobretudo a qualidade de interiores que considero elevada, mas com maior destaque para o argolas.

Os estilos são mesmo diferentes. No Lexus considero identificar elementos estilísticos claramente japoneses ou "toyotistas" embora com bastante luxo geral. O estilo Audi é completamente diferente do VW.

A Audi é de facto uma das marcas da década ou dos ultimos 20 anos...ainda assim não é a minha preferida das ditas generalistas!

Voltar
Superior