Reflexões sobre a Audi

Reflexões sobre a Audi

• Claro que tem autonomia suficiente! Não se confunde com VW em nada!

Votos: 21 18,8%
  • Tem uma plataforma VW mas, a partir daí, é um carro soberbo!

Votos: 29 25,9%
  • A Audi é meramente uma VW mais cara mas a qualidade compensa.

Votos: 41 36,6%
  • Audi? Isso come-se? Nunca gastarei dinheiro em um!

Votos: 21 18,8%

• Total de eleitores
    112

rantamplan

New member
Ao contrário de muita gente, a Audi nunca foi uma marca que me fascinasse por aí além. Reconheço que o A3 é um carro bonito e com estilo e que o TT é qualquer coisa de singluar mas, de resto, a marca nunca me apaixonou.

Se calhar estou a ser simplista ou ingénuo mas sempre me pareceu que a Audi era uma espécie de "VW de luxo"; sempre tive a impressão de que era uma espécie de um logro criado pela VW ao recauchetar os seus carros com carroçarias novas e materiais mais luxuosos e vendendo-a como uma marca mais exclusiva (leia-se: cara).

Sei que neste forum há muita gente que tem ou já teve um Audi ou que, pelo menos, percebe de automóveis. A minha visão céptica da marca tem algum fundamento ou é meramente ingenuidade da minha parte?

Eu costumo dizer em jeito de brincadeira que a Audi está para a VW como a Lexus está para a Toyota e a Infinity para a Nissan [:D] A Audi é algo distinta da VW, embora partilhem as mesmas motorizações, a Audi tem mais um rótulo de luxo e executive que a VW

Apesar de partilhar muita coisa da vw, tem outras que a tornam muito própria.

Primeiro porque tem, a meu ver, os melhores interiores do mercado automóvel!

Depois porque tem modelos como o TT-RS, RS6, S5, R8, etc, que a tornam bem diferente da vw [;)]

Primeiro porque tem, a meu ver, os melhores interiores do mercado automóvel!

Tomara a Audi estar para a VW como a Lexus está para a Toyota...

Isso dos interiores, é mesmo em relação ao habitáculo? Deve ser a primeira pessoa que vejo a elogiar isso num Audi e já vi em relação ao motor, à caixa, ao design do carro e até ao espaço da bagageira... Mas lá está, gostos são gostos.

Tomara a Audi estar para a VW como a Lexus está para a Toyota...

Isso dos interiores, é mesmo em relação ao habitáculo? Deve ser a primeira pessoa que vejo a elogiar isso num Audi e já vi em relação ao motor, à caixa, ao design do carro e até ao espaço da bagageira... Mas lá está, gostos são gostos.
Pois são e eu sou outro "maluco" a achar que actualmente os interiores da Audi estão exelentes,nunca foram maus,mas de alguns Anos pra cá estão fantasticosapr:),tanto na qualidade dos materiais em si como pelo rigor na montagem,atrevia-me a dizer que estão ligeiramente superiores aos da concorrencia directa,os Mercs e BMs.
São gostos...[;)]

Tanto VW como Audi têm o seu mercado e as vendas provam-no [;)]

Vou até dar uns exemplos dentro do grupo VW.

Acho piada aqueles que dizem que o seu Leon ou Octavia é que são pois basicamente são Golfs/A3s mais baratos. Atenção nada contra estes carros pois acho-os excelentes compromissos a sério, mas já vão perceber o porquê desta frase mais à frente.

Tal como acho piada os que têm Golf e gozam com quem tem A3 porque pagaram menos por o mesmo carro mas mais barato e com mais equipamento.

No fundo o que muitos não entendem é que cada um tem um target e também depende das preferências e budget do comprador.

Aliás este exemplo dos VAG's do segmento C é bom. Passo a explicar:

Para quem quer um verdadeiro all-rounder "low-cost" mas com qualidade de um Golf, ou muito perto - Octavia.

Para quem quer um Golf mais desportivo mas mais barato e não se importa de perder conforto e qualidade do interior - Leon

Para os mais conservadores temos o verdadeiro All-rounder. Familiar mas confortável, competente dinamicamente e com uma boa relação preço equipamento - Golf

Este último tem muitas qualidades e poucos defeitos (excepto os descontos da SIVA em PT [8b]) e não é por acaso que é o automóvel mais vendido da Europa.

Depois e para terminar temos o A3 que na minha opinião não é a escolha de gente burra ao contrário do que alguns pensam.

É é a escolha de quem vive bem mas ainda é jovem e solteiro (excepto a versão sportback que dá para quem já tem putos) e quer ao mesmo tempo as qualidades do Leon (dinâmica e desportividade) mas quer bom ambiente a bordo e uma assinável qualidade interior com ainda assim uma imagem jovem.

A maior critica ao A3 é a do costume nos premium. O equipamento, ou melhor, a falta dele.

Isto porque vêm despidos e os extras são bem caros.

Isto é sobretudo grave para quem gosta de alguns mimos. E mesmo quem não ligue muito a opcionais faz-me confusão gastar-se 30mil € actualmente (por exemplo) e não se ter AC auto, CB, CC, sensores de parq. etc

Ora actualmente o A3 não tem de série CC nem sensores de parq.. E já o AC auto vir é uma sorte pois o Série 1 não tem. Pelo menos 116 e 118d.

Ora é isto que normalmente afasta muitos do A3 e compram antes Golfs.

Mas fazem-no tendo consciência que perdem um pouco nalguns items para ganhar noutros. No fundo é tudo uma questão de compromisso.

Como já disse lá atrás todos estes automóveis têm mercado e tanto quem diz que Audi's são apenas VW's recauchutados como quem diz que Skoda's são VW dos pobres estão, IMHO, enganados.

Se alguém ler isto tudo avise, lol.

Cumps e boa noite !

Última edição:
Por 35.000€ veio um A3 2.0TDI 170cv Sportsback ca pra casa.

E tem CB, AC auto bizona, Xenon, bluetooth, sensores de parqueamento...e praí 6 ou 7 airbags. Não é um mimo de equipamento...mas não é assim tão despido. E olha que é o attraction ;)

Quanto à Audi em si...é um VW com mais qualidade e prioridade nos motores :) É a Alfa Romeo do grupo VW :)

Por 35.000€ veio um A3 2.0TDI 170cv Sportsback ca pra casa.

E tem CB, AC auto bizona, Xenon, bluetooth, sensores de parqueamento...e praí 6 ou 7 airbags. Não é um mimo de equipamento...mas não é assim tão despido. E olha que é o attraction ;)

Quanto à Audi em si...é um VW com mais qualidade e prioridade nos motores :) É a Alfa Romeo do grupo VW :)

Não está mau de todo esse preço mas tens de ver que o A3 já está no mercado à 7 anos, daí teres tido um melhor desconto [;)]

Normalmente na Audi, como acredito que saibas, os descontos são piores, o equipamento de série escasso e a lista de opcionais é extensa e a pagar bem.

De qualquer forma acho que me expliquei bem não ?

Não concordaste com algum ponto no meu raciocínio ? [;)]

Se não diz porque estamos aqui é para ter saudáveis discussões.

Bom dia a todos.

Sou condutor de uma B8 avant 2ª geração, na qual saliento realmente a qualidade e design dos interiores acima da média, é um dado adquirido, a capacidade de insonorização dentro do habitáculo é qualquer coisa de extraordinario, a prestação em estrada acompanha as expectativas, optima a curvar, a travar, a recuperar... o motor é muito linear, progressivo e silencioso.
Acho que o grande problema da marca é cobrarem tudo e mais alguma coisa a nivel de extras.

E não considero de maneira nenhuma que a Audi é a VW mais cara[:D] Ok partilham blocos....
Acho que a VW tem automoveis fora de serie outros não tao bons, tal como a audi (aquele A2[8b] ), mas cada macaco no seu galho.

Aos que acham que a audi é um VW mais caro, expliquem-me lá porque é que a única plataforma partilhada com a VW é o chassis do Golf nos A3 e TT?

Têm noção que daí para cima, as plataformas Audi são todas exclusivas da marca, certo?

Têm noção que daí para cima, as plataformas Audi são todas exclusivas da marca, certo?

Acredita que, infelizmente, muito pouca gente tem a noção disso. Disso e de muitas outras coisas.
A ideia de que a Audi é um VW mais caro é generalizada [s)][8b], mas lá está a maioria não conhece do que falam.

Aos que acham que a audi é um VW mais caro, expliquem-me lá porque é que a única plataforma partilhada com a VW é o chassis do Golf nos A3 e TT?

A do Q7 é uma derivação da do Touareg/Cayenne. A do R8 é do Gallardo.

Só na actual geração o A4 não partilha a plataforma com o Passat. E o A6 tinha uma derivação desta, não era? (não tenho a certeza)

Por isso até há 2-3 anos, é provável que o único Audi verdadeiramente independente a esse respeito era porventura o A8.

Ou seja, é perfeitamente natural que haja essa ideia.

Que ela seja cada vez menos justificável pelas alterações que estão a ocorrer, isso já é outra coisa [;)]

A Audi, apesar da fantástica progressão que tem tido (na Europa é por demais evidente e incontestável!), ainda tem alguma dificuldade em entrar do A4 para cima em muitos mercados.

Os números do A6 não são muito maus porque é salvado pelos números chineses da sua versão específica.

Mas em muitos mercados a Audi continua a ter dificuldades em se mostrar à medida que o preço aumenta.

Particularmente na América já por diversas vezes esteve em causa a saída, porque tanto o A4 como o A6 não entram lá como a Audi queria.

Aliás, o Q7 foi uma espécie de "vamos fazer uma coisa a pensar mesmo em vocês". O seu gigantismo (para padrões europeus) é disso exemplo.

E depois isso traduz-se no valor médio dos Audi vendidos naquele mercado...bem inferior aos concorrentes germânicos.

Ora vejam:
true-luxury-2009.JPG

Moral da história: as coisas não se alteram mesmo de um dia para o outro. Leva muito muito tempo.

Tem demasiadas plataformas Premium que continuam a apostar no FWD, muito por causa de compatibilidades com Skodas, VWs e Seats. Não se consegue afastar suficientemente dos produtos VW, estando mesmo a canibalizar alguns.

Tanto VW como Audi têm o seu mercado e as vendas provam-no

Como já disse lá atrás todos estes automóveis têm mercado e tanto quem diz que Audi's são apenas VW's recauchutados como quem diz que Skoda's são VW dos pobres estão, IMHO, enganados.

Então tu estás a dar-me razão! Fundamentalmente é o mesmo carro - o Golf - mas dirigido a públicos distintos com diferente poder de compra. O que distingue um e outro são coisas meramente acessórias como a qualidade dos interiores - superior no A3 e inferior no Leon.

Mas, a seguir a tua linha de raciocínio, um cliente que compre um Leon ou um Octavia não compra um C30 ou BMW S1?

a audi, pela trajectoria que teve nas ultimas 2 décadas na europa e na posição muitissimo bom que tem china, é uma das marcas "da década".

não tem é uma expressão global (vejam-se o EUA), mas tem uma vantagem forte, tem muito dinheiro e muitos componentes que pode utilizar.

assim, pode ir a todos os segmentos e mais alguns, com custos controlados e com economias de escala.

quanto á relação com a VW tem sido de progressiva autonomia, e afirma-se como a marca de topo do grupo (sem os exóticos).

sobretudo depois do fim do delirio phaeton

cumprimentos

Quanto à questão, a Audi tem perfeitamente o seu espaço..

E neste momento, a partir do segmento D está longe de ser uma VW chique.
Deixo de fora o segmento B, o qual acho que não devia existir nesta marca (Abominei o A2, e acho desnecessária a existência do novo A1, tal como disse no tópico do mesmo). E ainda o segmento C:
Considero que a gama Audi deveria começar no segmento C. Aguardo pelo novo A3 (2011) e espero que volte ao topo do segmento e supere o Golf VI, tal como o A3 II foi em 2003. Já conduzi A3 mk1 e mk2 assim como GolfIV e o actual VI.. e é somente neste segmento (C) que o A3 parece um Golf chique: quando comparamos o A3 mk1 com o Golf IV e o Mk2 com o Golf V.

As sinergias fazem com que a Audi tire partido do melhor do grupo VW, e depois ainda tem algumas características próprias, como a Audi Space Frame (construcção em alumínio), a tracção integral quattro ou o MMI, por exemplo

Para mim pessoalmente, o facto de os seus veículos não serem RWD tal como os BMW ou MB nem é uma desvantagem.

PS:

Tanto VW como Audi têm o seu mercado e as vendas provam-no [;)]

(...)
Se alguém ler isto tudo avise, lol.

Eu li tudo

Voltar
Superior