Reflexões de vida !

Nós começámos uma viagem pela Europa em janeiro, estamos agora na Eslovenia, está previsto demorar um ano mas com isto do covid tenho impressão que vai demorar mais, mas tranquilo.
Comprámos uma carrinha, fizemos o essencial e siga sem grandes luxos. Nós também só estamos bem é fora da "zona de conforto" por isso até tem corrido melhor do que esperava.
É um dos nossos sonhos percorrer a Europa toda e depois vai ser os EUA, mas sempre com a noção que os planos podem sair furados.

Já não vejo um tuga já faz tempo, sinto falta da nossa comida, é simplesmente das melhores coisas que temos

Edit: para se fazer algo não precisamos de um bixo desses 125k, aliás tu com isso estás bem limitado e sempre a ser xulado.
Neste aspecto os alemães dão-nos uma coça, qualquer coisa dá para fazer uma "casa" e andam por todo o lado, mentalidades...

Boa viagem :)

Mas esse autocarros que estão nas fotos por dentro são da autocaravana do teu coléga?

O "mau gosto" numa autocaravana não se trata se ter ou não ter conforto mas em pormenores praticos, em escolha de opções e soluções. O autocarro por dentro parece a cozinha da casa dos meus pais[:D] não que seja feio mas tudo isso num autocarro para que? é extremamente incomodativo ir a qualquer lado com um autocarro, que no estacionar e nos acessos. Tambem não vejo num carro tão grande a vantagem de os bancos da frente serem rotativos a menos que seja para farias pessoa e seja para montar ali uma mesa grande.

A outra transporter não gosto da tenda por cima mas respeito esse estilo que tem adeptos, o que achei mau mesmo e incoerente é a carrinha ser rebaixada, então para andar no campo vão optar por estar tão baixo? será que o objectivo é irem fazer autocaravanismo só para pistas de alcatrão planas ?[:cool:]

Se reparares a Himer (que é uma autocaravana a sério feita por quem sabe) é bem alta e ainda tem a versão 4x4 que mais alta é. É importante isso numa autocaravana a altura ao solo que que por baixo estão os depósitos das águas sujas e limpas e normalmente são em fibra de vidro.

O que tu chamas de autocarro é uma motorhome, muitas vezes baseada em modelos de autocarros ou mesmo camioes, mas sou dos gajos que viaja e fica em hoteis porque o conforto para mim vale muito, se gastaria uns bons milhares numa coisa daquelas, nao. Mas também depois de pensar no assunto, também nao gastaria numa camper mais barata,
e muito menos me passaria pela cabeca em gastar meia duzia de trocos numa carrinha do tempo de D Afonso Henriques, depois gastar mais outro tanto a converter
e me aventurar por essa Europa fora, já quando faco isso com os carros é o que é e estou sempre a espera de ficar no caminho, que mesmo com assistencia
em viagem seria sempre um problema, imagino se tivesse a usar uma auto-caravana ou similar.

Aprecio quem o faz, gostava de o fazer claro, talvez esteja a ficar velho de mais para correr alguns riscos ou talvez seja demasiado paranoico
com a planear as coisas a pensar no pior que possa acontecer.

Daí que a minha primeira opcao para fazer uma coisa dessas seria comprar algo que fosse confortavel, percebo quando falas de praticalidade, mas
por norma nao ficas a dormir no meio do monte e o que nao falta sao parques onde podes parar e prenoitar (dependendo do país claro).

Da transporter e de ser tao baixa, depende daquilo que tu queiras e de como queiras fazer as coisas, aqui por exemplo, apesar de poderes acampar "onde quiseres
e bem te apetecer", a maioria das pessoas opta por usar parques ou locais especificos para o efeito no meio da montanha, raras sao as vezes que
se tem de fazer incursoes que necessitem de um carro mais alto.
Como em tempos normais muitas vezes fazemos incursoes para norte da Escócia, há uns tempos atrás decidi comprar uma pickup, se lhe dei uso uma
ou duas vezes foi muito, tendo acabado por a vender e continuar a usar carros nessas incursoes.

Sim é ajustado, e na realidade é mesmo a realidade de muito caravanistas portugueses mas lei do improviso e da gambiarra com base na cultura popular de internet e não com base de como deveria ser. E refiro-me á autocaravana em si, a construção dela é muito básica e sem nexo coisa mesmo de amadores, o problema tem a ver com a escolha dos materiais, tem a ver com o ser ou não homologado, e ser ou não legal para andar na estrada, uma coisa é termos um carro de mercadorias de 3 lugares com uma cama, outra é ter uma autocaravana para 4-5 pessoas legalizada. São coisas distintas.

Esses problemas legais maioritariamente só se impoe em Portugal.
Legalizar essas coisas em outros países, geralmente é tranquilo

Sim é ajustado, e na realidade é mesmo a realidade de muito caravanistas portugueses mas lei do improviso e da gambiarra com base na cultura popular de internet e não com base de como deveria ser. E refiro-me á autocaravana em si, a construção dela é muito básica e sem nexo coisa mesmo de amadores, o problema tem a ver com a escolha dos materiais, tem a ver com o ser ou não homologado, e ser ou não legal para andar na estrada, uma coisa é termos um carro de mercadorias de 3 lugares com uma cama, outra é ter uma autocaravana para 4-5 pessoas legalizada. São coisas distintas.

Se estás a falar da caravana do casal do canal do youtube que eu partilhei, não podes estar mais enganado, na verdade tudo o que escreveste é exactamente o oposto ao que acontece com a carrinha transformada em caravana deste casal Português.
É ver os vídeos para perceber.

Se estás a falar da caravana do casal do canal do youtube que eu partilhei, não podes estar mais enganado, na verdade tudo o que escreveste é exactamente o oposto ao que acontece com a carrinha transformada em caravana deste casal Português.

A carrinha deles é um carro de mercadoria com uma cama, a transformação que eles fizeram não tem a menor lógica e aposto que nem está legalizada.

Compara a caravana deles com a que eles alugaram da Hostel on Wheels que por acaso conheço até demasiado bem, e estas são basicas mas não tem a minima comparação.

A carrinha deles é um carro de mercadoria com uma cama, a transformação que eles fizeram não tem a menor lógica e aposto que nem está legalizada.

Compara a caravana deles com a que eles alugaram da Hostel on Wheels que por acaso conheço até demasiado bem, e estas são basicas mas não tem a minima comparação.

Esse vídeo é publicidade a uma empresa de aluguer de caravanas!
Não é a carrinha deles.

Outra vez, se estás a falar da caravana do casal do canal do youtube que eu partilhei, não podes estar mais enganado, na verdade tudo o que escreveste é exactamente o oposto ao que acontece com a carrinha transformada em caravana deste casal Português.
Eles explicam o processo de legalização da transformação num dos vídeos.
Se há coisa bem feita e que possa servir de inspiração a quem quem quer fazer uma vida deste estilo são estas pessoas e o seu protejo. Está nos antípodas do comprar uma carinha de 3000€ e viajar indefinidamente com a renda de um apartamento.

Este casal legalizou a transformação da carrinha. Até vendem um ebook sobre como transformar e legalizar este tipo de processo.

Legalizaram? então há algum video de como ficou?

A questão é a nivel de construção, para ser uma autocaravana a serio e legalizada ela tem de ir ao IMT e é pesada, e a construção é feita quase á grama entre o que se faz e a escolha dos materiais, eu falo por experiência própria, nunca na vida em Portugal uma autocaravana a serio com tudo pode ser feita em pinho maciço como a que eles fizeram, excede logo o peso.
No entanto vejo na net malta a fazer autocaravanas como se fossem construção de casas em woodframe até soalho macho femea usam por vezes isso fica pesadissimo.

Legalizaram? então há algum video de como ficou?

A questão é a nivel de construção, para ser uma autocaravana a serio e legalizada ela tem de ir ao IMT e é pesada, e a construção é feita quase á grama entre o que se faz e a escolha dos materiais, eu falo por experiência própria, nunca na vida em Portugal uma autocaravana a serio com tudo pode ser feita em pinho maciço como a que eles fizeram, excede logo o peso.
No entanto vejo na net malta a fazer autocaravanas como se fossem construção de casas em woodframe até soalho macho femea usam por vezes isso fica pesadissimo.

Eles não trabalham na área de transformação de carrinhas em auto-caravanas! E legalizaram a deles no IMT.
Se calhar deverias adquirir o ebook que eles têm à venda sobre o processo de transformação e legalização, deverá dar-te jeito profissionalmente.

Este casal legalizou a transformação da carrinha. Até vendem um ebook sobre como transformar e legalizar este tipo de processo.

Nao disse em Portugal ser impossivel de legalizar, disse que é mais complicado e que se impoe muito mais restricoes devido as leis relativas a transformacao e alteracao das caracteristicas originais dos veiculos, coisa que em outros países nao se verifica e quase que podes fazer o que quiseres e bem te apetecer sem dar cavaco a absolutamente ninguém,nao tao linear mas é quase "passou na inspecao", está legal.

O estilo de vida é sem duvida um sonho pelo menos no papel, no entanto na prática há várias coisas a ter em consideracao que podem tornar o sonho num pesadelo numa questao de minutos...

- Continuas a ter de ter uma residenica em algum lado, o que implica teres uma casa ou meteres a tua morada habitual como sendo na casa de um familiar ou amigo.
- Em caso de ficares doente, irás eventualmente encontrar alguns problemas dependendo do país onde te calhe, se for um país da EU tens o cartao de saúde Europeu mas lembra-te que mesmo isso nao te cobre todo o tipo de tratamentos e que em alguns países o acesso a saúde nao é grátis.
- Dependendo do país onde estejas, existem leis diferentes para campismo, o que implica que tenhas de planejar em avanco, muitas vezes muito avanco para teres a certeza que chegas ao local e podes parar, prenoitar, ficar no local.

Depois, tens outros problemas que tem a ver com o veiculo em sí.

- Apesar de teres seguro internacional, válido na maioria dos paises europeus, tens de te lembrar que os seguros só sao válidos fora do país original por um determinado periodo de tempo (por norma 90dias), implicando que ao fim de 90 dias estás a cicular essencialmente sem seguro.
- Em caso de acidente, dependendo da sua gravidade tens um problema para resolver, muitas vezes grave.
- Assistencia em viagem, nem sempre (na maioria dos casos), nao te cobre para te trazer o carro para o país de origem, eles levam o carro para uma oficina mais próxima e só se o carro nao puder ser reparado em X dias, é que te transportam o carro para o país de origem, cobertura essa que também tem um limite máximo de valor para o transporte.
- Em caso de avaria, terás de resolver o problema no país onde estiveres, se estiveres num local desconhecido, ou reparas tu, com as limitacoes que tens claro, ou entao tens de te sujeitar a levar o carro para oficinas que nao conheces e nao sabes quais serao os custos envolvidos na reparacao, especialmente se falares de mao de obra que em muitos países poderá ultrapassar os 100Euros/hora.

Se tiveres muito dinheiro, a maioria destas coisas passam a ser quase irrelevantes, já que caso aconteca alguma coisa podes sempre pagar, os seguros certamente que há seguros que te cobrem por um periodo maior e até podes segurar o teu carro no país onde estiveres para estar mais descancado.

Mas digamos que quem apenas tem 3000Euros para comprar um carro e depois o transformar, nao parece que tenha dinheiro para cobrir todos estes pontos em caso de alguma eventualidade.

Como disse, faco viagens de carro pela Europa todos os anos, nunca tive problemas muito graves, o mais grave que tive foi uma vez que o carro avariou em Portugal e optamos por o vender numa sucata porque me deram mais dinheiro por ele do que o que eu tinha pago por ele 2 anos antes.
Mas foi uma questao de sorte, nao mais que isso e considerando que o motor provavelmente seria irrecuperavel, estariamos a falar de uma reparacao de pelo menos 3000Euros e duas semanas com o carro parado.

Última edição:
Eles não trabalham na área de transformação de carrinhas em auto-caravanas! E legalizaram a deles no IMT.

Qualquer posso pode legalizar um veiculo é só ir ao IMT e pagar a legalização e ser aprovado.

Se calhar deverias adquirir o ebook que eles têm à venda sobre o processo de transformação e legalização, deverá dar-te jeito profissionalmente.

Eu queria ver um video com a carrinha, e ver e tentar perceber o que realmente legalizaram e os moldes dessa legalização nos videos deles vejo é uma carrinha de mercadorias forrada a pinho e cheia de tralha.

A unica autocaravana nos videos que vi foi a da Hostel on Wheels, essa sim com bancos da frente rotativos, com moveis de cozinha, lava loiças , fogão, janelas e claraboias homologadas, deposito de aguas limpas de 180litros e outro de agua sujas, uma wc equipada com sanita, lavatório e base de duche , armários de arrumações, mesa, beliche para 4 pessoas, alem de todo o equipamento como o boiler entre outras coisas. E é uma "camper " basica mas tem tudo.

Última edição:
Qualquer posso pode legalizar um veiculo é só ir ao IMT e pagar a legalização e ser aprovado.

Eu queria ver um video com a carrinha, e ver e tentar perceber o que realmente legalizaram e os moldes dessa legalização nos videos deles vejo é uma carrinha de mercadorias forrada a pinho e cheia de tralha.

A unica autocaravana nos videos que vi foi a da Hostel on Wheels, essa sim com bancos da frente rotativos, com moveis de cozinha, lava loiças , fogão, janelas e claraboias homologadas, deposito de aguas limpas de 180litros e outro de agua sujas, uma wc equipada com sanita, lavatório e base de duche , armários de arrumações, mesa, beliche para 4 pessoas, alem de todo o equipamento como o boiler entre outras coisas.

É ver os vídeos do canal, está lá tudo escarrapachado.

Esqueci de mensionar outro episódio...

Em 2006 ou assim a caminho de Portugal, paro eu numa estacao de servico em Franca, e reparo que um dos médios do carro tinha uma tonalidade meio violeta, digo eu para a minha mulher "Bem, a lampada Xenon está a dar as ultimas, nao temos nenhuma igual no kit, quando pararmos no hotel logo compro um kit e peco para entregar em Portugal.

A noite quando chegamos ao hotel já a lampada tinha morrido, pelo que tivemos de ir a uma feutvert em busca de uma, primeiro a mulher insistia que a lampada era H7 porque dizia ela que nao havia a opcao de Xenon naquele carro, lá lhe disse o tipo de lampada que queria, 120Euros por uma lampada... se considerar que o carro me tinha custado cerca de 1400Euros um ano antes, quer dizer que cerca 10% do valor do carro estaria nas lampadas xenon que tinha [:D]

A noite quando chegamos ao hotel já a lampada tinha morrido, pelo que tivemos de ir a uma feutvert em busca de uma, primeiro a mulher insistia que a lampada era H7 porque dizia ela que nao havia a opcao de Xenon naquele carro, lá lhe disse o tipo de lampada que queria, 120Euros por uma lampada... se considerar que o carro me tinha custado cerca de 1400Euros um ano antes, quer dizer que cerca 10% do valor do carro estaria nas lampadas xenon que tinha [:D]

Eu já tive um filme desses, uma lampada de xenom é cara, cerca de uns 50euros, 120euros estão se a esticar e muito, se bem que dantes eram mais caras.

Eu meti a lampada normal.

Eu já tive um filme desses, uma lampada de xenom é cara, cerca de uns 50euros, 120euros estão se a esticar e muito, se bem que dantes eram mais caras.

Eu meti a lampada normal.

Sim isto já foi em 2006, portanto 14 anos atrás, lembro que na altura mandando vir o conjunto(duas) do UK para Portugal eram a volta de £50 já com portes e mesmo em Franca provavelmente arranjaria muito mais barato, nao tinha era muitas opcoes, já que era fim de semana e estava tudo fechado.

Este tipo de experiencias como disse sao brutais, levas memórias para o resto da tua vida, mas há um sem numero de coisas que podem correr mal e convenhamos que quando há algo que possa correr mal, vai correr.

Já nos aconteceram muitas coisas nestas viagens, na maioria das vezes foram coisas que se resolveram de forma simples, mas mesmo para isso foi necessário haver orcamento para isso e nao vou dizer estar preparado porque nunca estás.

Por isso é que digo, que é algo que nao está ao alcance de todos, é algo que só está ao alcance de alguns e comprar um carro velho a pensar que se vai poder fazer milhares e milhares de km com ele sem stress algum é ser irrealista.

Sim isto já foi em 2006, portanto 14 anos atrás, lembro que na altura mandando vir o conjunto(duas) do UK para Portugal eram a volta de £50 já com portes e mesmo em Franca provavelmente arranjaria muito mais barato, nao tinha era muitas opcoes, já que era fim de semana e estava tudo fechado.

Este tipo de experiencias como disse sao brutais, levas memórias para o resto da tua vida, mas há um sem numero de coisas que podem correr mal e convenhamos que quando há algo que possa correr mal, vai correr.

Já nos aconteceram muitas coisas nestas viagens, na maioria das vezes foram coisas que se resolveram de forma simples, mas mesmo para isso foi necessário haver orcamento para isso e nao vou dizer estar preparado porque nunca estás.

Por isso é que digo, que é algo que nao está ao alcance de todos, é algo que só está ao alcance de alguns e comprar um carro velho a pensar que se vai poder fazer milhares e milhares de km com ele sem stress algum é ser irrealista.

Eu nessa do desenrasque o maior barrete que levei foi uma vez que fiquei sem bateria, tentei comprar uma e apareceu lá um cromo a vender-me uma bateria de uma marca estranha e daquelas que veem secas e metem o pó la dentro e o liquido na hora, e teoricamente era a melhor bateria do mundo e arredores, paguei 2 vezes mais o preço de uma bateria normal e durou tanto ou menos que uma de supermercado.[8b][:cool:]

nunca mais...

Eu nessa do desenrasque o maior barrete que levei foi uma vez que fiquei sem bateria, tentei comprar uma e apareceu lá um cromo a vender-me uma bateria de uma marca estranha e daquelas que veem secas e metem o pó la dentro e o liquido na hora, e teoricamente era a melhor bateria do mundo e arredores, paguei 2 vezes mais o preço de uma bateria normal e durou tanto ou menos que uma de supermercado.[8b][:cool:]

nunca mais...

Tudo depende da situacao, se tens ou nao hipotese de procurar no mercado e arranjar alternativas mais bartas/melhores ou entao se tens de comprar naquele sitio, aquele preco.
O caso da lampada xenon que falei, foi um misto de nao tinha outra alternativa e o nao querer andar a conduzir com um farol desligado.

Baterias é daquelas coisas que de vez em quando chateiam, como os meus carros passam muito tempo parados tenho-os sempre em trickle charge e se te esqueceres como deves de imaginar só notas quando tens de mudar o carro de sitio ou entao vais para pegar nele por qualquer outra razao.
Por causa disso vou fazendo algum stock de baterias.

Já nao aceitava carga?

Tudo depende da situacao, se tens ou nao hipotese de procurar no mercado e arranjar alternativas mais bartas/melhores ou entao se tens de comprar naquele sitio, aquele preco.
O caso da lampada xenon que falei, foi um misto de nao tinha outra alternativa e o nao querer andar a conduzir com um farol desligado.

Baterias é daquelas coisas que de vez em quando chateiam, como os meus carros passam muito tempo parados tenho-os sempre em trickle charge e se te esqueceres como deves de imaginar só notas quando tens de mudar o carro de sitio ou entao vais para pegar nele por qualquer outra razao.
Por causa disso vou fazendo algum stock de baterias.

Já nao aceitava carga?

Fiquei apeado no interior do país... carro a diesel nem de empurrão ia lá, aceitar carga sim daria, até parar outra vez, a questão é que ao pedir ajuda deram o numero de um cromo que vendia baterias e podia-me desenrascar, e aceitei, o gajo rapidamente veio ter comigo de carro e trouxe a bateria e ficou o assunto resolvido, fiquei com uma bateria nova e paguei literalmente duas [:D]

Fiquei apeado no interior do país... carro a diesel nem de empurrão ia lá, aceitar carga sim daria, até parar outra vez, a questão é que ao pedir ajuda deram o numero de um cromo que vendia baterias e podia-me desenrascar, e aceitei, o gajo rapidamente veio ter comigo de carro e trouxe a bateria e ficou o assunto resolvido, fiquei com uma bateria nova e paguei literalmente duas [:D]

Haha
Já me aconteceu uma coisa similar, mas nao me apareceu ninguém a vender baterias e pior foi que o carro era automático, ou seja pegar a empurrao ou numa descida estava fora de questao.

Aprendi a licao, tenho sempre (ou pelo menos quase sempre) um battery booster e cabos na mala do carro.

https://www.halfords.com/motoring/b...stFeedId=367c5610-f937-4c81-8609-f84582324cd6

Apesar de dizer que só dá até 3l, depende da bateria, pois já usei num 4.2v8 e num 5.0v8, caso mesmo assim nao funcione, tenho sempre os cabos, e se a bateria do carro que estiver a dar mama for mais fraca, ligar o booster e os cabos ao mesmo tempo ajuda.

Para além disso, como de vez em quando me dá para comprar carros em leiloes as vezes já estao parados há algum tempo que as baterias estao descarregadas hehe

Voltar
Superior