Katsura, se me permites, que idade tens?
Eu compreendo bem o que dizes sobre arranjar emprego no Brasil.
Na maior parte da Europa (Portugal um pouco menos), culturalmente, parte-se do princípio que as pessoas são boas e honestas. No Brasil é exactamente o contrário: se não conheces, não confias.
Eu nasci em São Paulo e vivi no interior até aos 19 anos, quando desisti de tentar e vim-me embora para Portugal. Minha família materna é de cá e minhas irmãs já tinham feito o mesmo 4 anos antes. Tinha ambição de estudar e sabia exactamente o que queria fazer na vida, mas no Brasil não consegui meios. Saia todos os dias as 6h00 da manhã, sob o tal "sol de rachar" para procurar (qualquer) trabalho e nada. Ninguém dá confiança a um desconhecido, tens de ter sempre alguém de confiança que te referencie.
Os primeiros anos aqui foram uma valente bosta. No início dos anos 2000 houve uma enxurrada de lixo a imigrar para cá e os brasileiros eram vistos como escumalha, fossem quem fosse. Tive muita dificuldade em arranjar emprego, mas agarrava-me a tudo o que conseguia (call-centres, lojas, obras) e lá ia aguentando com a faculdade e a contribuir nas despesas em casa. Ainda durante o curso consegui trabalho na área, muitas horas, muita pressão e muito mal pago, penei uns 3 anos e saí para uma multinacional, onde fiquei 10 anos e fiz a minha carreira. A minha entrada nessa multinacional teve muita sorte, assumiram que eu já tinha um mestrado, condição obrigatória para a posição (alguém se enganou, meu CV era claro) e chamaram-me justamente por ser brasileiro, queriam diversidade naquela equipa. Fiz um brilharete na entrevista inicial, onde também fiz uma série de testes técnicos e tive 95%. Quando finalmente perceberam o "erro" resolveram dar-me a oportunidade na mesma, já que o risco era baixo, tinha 6 meses de experiência.
Nessa altura, aliás, cerca de 1 ano antes de sair da empresa anterior, comecei a candidatar-me a tudo o que aparecia. Fiz centenas de candidaturas directas e espontâneas, talvez umas 40~50 entrevistas, só 2 avançaram à fase seguinte. Passaram-se 10 anos e hoje sou eu a escolher onde trabalho.
Isso tudo para dizer que se não está a resultar, muda a receita. Não tenhas medo e partir a cara, nem deixes de arriscar por medo de não estares à altura. Não deixes é nada ao acaso, estuda e tenta saber tudo sobre o que pretendes.