Redutoras em desuso nos SUV

JOCARR

New member
Ora como tinha dito, este fim de semana lá fui curtir a Allroad para a serra do marão e Alvão e brincadeira pra aqui, brincadeira para ali o certo é que tive que recorrer algumas vezes às redutoras senão havia de ser "vonito".[;)]

Mas a questão que quero colocar aqui é a seguinte:
A grande parte dos novos suv (X5, Q7, Antara, Freelander etc e tal) não vem com redutoras. Alguém me sabe explicar porquê???[:blush:]

Última edição:
Tens a certeza que o Q7 não traz redutoras?
E o novo Freelander traz um sistema de controlo de tracção que em conjunto com Terrain Response, quase que iguala o sistema de redutoras

Mas quanto à tua questão, é um facto que os suvs não têm no seu equipamento redutoras.
Este conceito de veiculos é virado para uma utilização polivalente e prática, mas em condições softs, como as próprias marcas o referem. Daí não aplicaram o sistema de redutoras que implica outros custos em termos de concepção e de venda.

Tens a certeza que o Q7 não traz redutoras?
E o novo Freelander traz um sistema de controlo de tracção que em conjunto com Terrain Response, quase que iguala o sistema de redutoras

Mas quanto à tua questão, é um facto que os suvs não têm no seu equipamento redutoras.
Este conceito de veiculos é virado para uma utilização polivalente e prática, mas em condições softs, como as próprias marcas o referem. Daí não aplicaram o sistema de redutoras que implica outros custos em termos de concepção e de venda.

Infelizmente o Q7 não trás redutoras. [s)] Ainda por cima com a plataforma do Cayenne e Toureg.

Este conceito de veiculos é virado para uma utilização polivalente e prática, mas em condições softs, como as próprias marcas o referem.

Concordo, embora as Allroad da geração anterior (igual à minha) traziam; e a nova geração já não trás.
Outro exemplo é o da Opel, o Frontera trazia e o novo Antara não trás... e deve haver mais casos!:)

Daí não aplicaram o sistema de redutoras que implica outros custos em termos de concepção e de venda.

Aqui não tanto, quem compra um Q7, X5 etc não está preocupado em poupar uns trocos e excluir redutoras.[;)]

Eu penso que uma caixa bem escalonada (com 6 relações e com a 1ª bem curtinha, se desenrasca muito bem. Uma embraiagem reforçada também é bom)

Última edição:
Eu penso que uma caixa bem escalonada (com 5 relações e com a 1ª bem curtinha, se desenrasca muito bem. Uma embraiagem reforçada também é bom)

Concordo, para um SUV as redutoras são totalmente dispensaveis...
Para praticar TT (diferente de passeios turisticos) são totalmente Indispensaveis, e as x até insuficientes... ai entra o Guincho, as Cintas, etc...

Pois é!
Não tem redutoras porque são para andar em estrada!
Já para nem falar em longarinas..........

Também é uma coisa que me faz uma certa confusão: se quero um veiculo para a estrada, compro um carro, se quero um veiculo mais polivalente, compro um jipe; não sei para que servem estes SUV's!
Dão sempre para subir passeios...........
Acho que é mesmo para a aparência...........

Felizmente a LR "acordou" e põs "redotoras" do ultimo Freelander! Até era um "crime" um LR sem redutoras e curiosamente deve ter sido o LR que mais vendeu!!!
Outro dos "verdadeiros" é o novo Vitara: continua a ter redutoras!!!

Tudo o resto, passe-me ao lado, porque simplesmente não consigo descobrir a utilidade desses SUV's............

De certeza que a Audi Allroad tem redutoras?!
Estou surpreendido..................

O meu Panda 4x4 não tem redutoras e não deixa por isso de ser considerado um todo-terreno.
Como disse antes, uma 1ª bem curtinha, faz milagres no meu caso.

:)

"Felizmente a LR "acordou" e põs "redotoras" do ultimo Freelander! Até era um "crime" um LR sem redutoras".

O novo freelander continua a não ter redutoras e duvido que alguma vez venha
a ter. Na realidade, o tipo de piso onde estas viaturas andam não justificam
a colocação de redutoras. O que o freelander tem é terrain response, sendo
isto um sistema integrado de modificação do mapa de acelerador e controle
de tracção para diversas situações, o que faz deste carro o melhor todo terreno
compacto da actualidade e tavez o mais caro também, se descontar-mos o x3
com motor 3.0 embora este último não tenha capacidades TT de registo.
Cumpts.
raul

E coloca-se a questão:

E se eu quiser um carro mais polivalente no dia-a-dia, mais económico e que pague classe 1 nas portagens, mas quero continuar também a fazer umas brincadeiras no monte ao fim de semana, o que posso comprar???

Um Qasqhai por exemplo, ou um Patriot, que tem o sistema "lock" 4X4, mas depois.... :sh) lá fico apeado no meio do matto... ou talvez um Grand Vitara que tem redutoras...

É que eu neste momento preferia a versatilidade de um SUV a ter de andar com o Mamutão que paga classe 2, gasta muito e é grande de caraças para estacionar, mas depois sabe-me bem ao fim de semana ir para o Monte e meter-me nos trilhos...

Bom bom, era ser rico e tinha um jipe só para as brincadeiras!!!

Abraços

"Felizmente a LR "acordou" e põs "redotoras" do ultimo Freelander! Até era um "crime" um LR sem redutoras".

O novo freelander continua a não ter redutoras e duvido que alguma vez venha
a ter. Na realidade, o tipo de piso onde estas viaturas andam não justificam
a colocação de redutoras. O que o freelander tem é terrain response, sendo
isto um sistema integrado de modificação do mapa de acelerador e controle
de tracção para diversas situações, o que faz deste carro o melhor todo terreno
compacto da actualidade e tavez o mais caro também, se descontar-mos o x3
com motor 3.0 embora este último não tenha capacidades TT de registo.
Cumpts.
raul

Sim, tens razão, o novo Freelander não tem redotoras, mas é como se tivesse, visto que esse sistema é bastante eficiente![;)]

E coloca-se a questão:

E se eu quiser um carro mais polivalente no dia-a-dia, mais económico e que pague classe 1 nas portagens, mas quero continuar também a fazer umas brincadeiras no monte ao fim de semana, o que posso comprar???

Um Qasqhai por exemplo, ou um Patriot, que tem o sistema "lock" 4X4, mas depois.... :sh) lá fico apeado no meio do matto... ou talvez um Grand Vitara que tem redutoras...

É que eu neste momento preferia a versatilidade de um SUV a ter de andar com o Mamutão que paga classe 2, gasta muito e é grande de caraças para estacionar, mas depois sabe-me bem ao fim de semana ir para o Monte e meter-me nos trilhos...

Bom bom, era ser rico e tinha um jipe só para as brincadeiras!!!

Abraços

Pois....... só podes mesmo comprar o novo GV!

Sim, tens razão, o novo Freelander não tem redotoras, mas é como se tivesse, visto que esse sistema é bastante eficiente![;)]

é tão eficiente como outro qualquer controle de tracção, neste carro o "Terrain Response" é mais uma sigla que vende, na prática de pouco ou nada serve. Agora a tracção permanente às 4 rodas com diferencial central bloqueável já é qualquer coisa.

Na prática, não sei se é bem assim ...

Se estivermos a falar do Terrain Response de um Disco3 a coisa muda de figura. Pois aí o sistema controla os bloqueios de diferencial, a altura da suspensão o controlo de tracção consoante as necessidades do condutor nessa altura. No caso do Frelas estamos a falar de um mero controlo de tracção em que se regula mais ou menos o gás a dar em diversas situações e desliga o controlo de estabilidade nalgumas delas para poder-se dar gás á vontade na transposição de um lamaçal por exemplo. Neste casoo sistema irria entender como falta de tracção e frenar a roda fazendo perder inércia ao veículo. O Terrain response permite contornar estas falhas dos sistemas electrónicos de uma maneira eficaz.

Se estivermos a falar do Terrain Response de um Disco3 a coisa muda de figura. Pois aí o sistema controla os bloqueios de diferencial, a altura da suspensão o controlo de tracção consoante as necessidades do condutor nessa altura. No caso do Frelas estamos a falar de um mero controlo de tracção em que se regula mais ou menos o gás a dar em diversas situações e desliga o controlo de estabilidade nalgumas delas para poder-se dar gás á vontade na transposição de um lamaçal por exemplo. Neste casoo sistema irria entender como falta de tracção e frenar a roda fazendo perder inércia ao veículo. O Terrain response permite contornar estas falhas dos sistemas electrónicos de uma maneira eficaz.

Sim, é isso. Mas decerto que fará a diferença entre o ter e o não ter.
Já li vários comparativos onde entra o Freelas 2, e pelo que li o Terrain Response, apesar de mais simples, faz mesmo a diferença relativamente a outros.
Falta-me testá-lo na prática ... mas está aqui na agenda, para um ano destes ... lol

Última edição:
Já li vários comparativos onde entra o Freelas 2, e pelo que li o Terrain Response, apesar de mais simples, faz mesmo a diferença relativamente a outros.
Falta-me testá-lo na prática ... mas está aqui na agenda, para um ano destes ... lol

Principalmente se for contra um CRV, Antara e coisas assim.
Gostava era de ver um comparativo com o novo X-Trail, pela teoria o sistema de tracção atmbém evoluiu "bastante"
Lá está, Teoria vs prática [:D]

Ja exprimentei amigo! [;)]

E sim em lama é mto bom em areia é uma trampa ou sou eu ke n percebo nada da horta. É como o RR do Lança, em lama 5 estrelas alta tracção, em areia ate um disco 200 subio onde o RR n conseguio.

Para o dia a dia o frelas ta um espectaculo, 170 kms/h ás 3000 e poucas rpm, mto confortavel, seguro, so podia ser um pouco menos barulhento o motor.

Voltar
Superior