Redutor de Gás

Cessi

New member
Olá pessoal, gostaria de saber para que serve a função do redutor de gás, se é só um instrumento de passagem de gás para o equipamento, ou possuí algo de moderador de pressão.

A outra questão sobre o mesmo, é se o mesmo inverte os papeis. Ou seja... se de redutor, poderá fazer de injetor. ( Dispenso perguntas para que quero saber, do mesmo. Para aspectos legais do fórum )

A outra questão sobre o mesmo, é se o mesmo inverte os papeis. Ou seja... se de redutor, poderá fazer de injetor. ( Dispenso perguntas para que quero saber, do mesmo. Para aspectos legais do fórum )

Se estou a perceber o sentido da pergunta, acho que o redutor tem função anti-retorno, não permite abastecer de uma botija para outra.

Olá pessoal, gostaria de saber para que serve a função do redutor de gás, se é só um instrumento de passagem de gás para o equipamento, ou possuí algo de moderador de pressão.

A pressão de gás que tens nas garrafas é em muito superior à pressão que tens à entrada do esquentador/fogão, etc! Dai a necessidade do redutor...

Para recarregar botijas tem de ser usada uma peça de fabrico artesanal sem redutor.
Por o que fazia um fulano aqui da zona.
Escusado será dizer que é proibido e altamente perigoso.

Para recarregar botijas tem de ser usada uma peça de fabrico artesanal sem redutor.
Por o que fazia um fulano aqui da zona.
Escusado será dizer que é proibido e altamente perigoso.

'Eh pá, eu não percebo nada de gás nem de como funciona um redutor. Mas precisava de fazer aqui uma bricolage com umas botijas e no Aki não dão a informação necessária. Agradeço ajuda sobre o que fazer não ficar com a cara queimada ou com 3 dedos nas mãos. Obrigado'

'Eh pá, eu não percebo nada de gás nem de como funciona um redutor. Mas precisava de fazer aqui uma bricolage com umas botijas e no Aki não dão a informação necessária. Agradeço ajuda sobre o que fazer não ficar com a cara queimada ou com 3 dedos nas mãos. Obrigado'
Sim, mas tens de ser mais especifico.
Estamos a falar de botijas de gás domestico?
Se sim, o redutor so funciona de pé ou com pouca inclinação e só num sentido.

está 0, -2
tomei banho as 15 ( tenho garrafa butano) a chama é pequenita
é normal certo?
tens que se trocar para propano?
chama nao sobe muito nao

tombar a botija parece que sobe a chama
tombar é perigoso?
ou pode acontecer como isso dos apanhados da tvi?

Já pretendi o que queria .... era isto ... isto é uma válvula ... e não um redutor ... :)
VGAS.BP.PRO.png
com isto penso k posso fazer o que pretendo...

está 0, -2
é normal certo?
chama nao sobe muito nao

tombar é perigoso?

É, está escrito na própria botija, (transporte/utilização na vertical).

sim, mas resulta
sei lá
mas deve ser do frio a chama está com cor avermelhada, sobe pouco
a botja ainda está a 60%
sei que se for buscar uma nova vai aquecer bem.. mas ainda tem esta..

Ver a distância entre o esquentador e casa de banho, verificar o esquentador (limpá-lo periodicamente, é uma aparelho de queima de gás), calibrar para água corrente (+quente/fria), verificar validade do redutor e tubagem (ambos tem data).

Observar a botija previamente para ver sinal de sujidade ou amasso (é frequente).

A melhor medida é colocar o imposto da botija de gás a 6%, como bem de primeira necessidade que o é, espera.
[8b]

está 0, -2
é normal certo?
chama nao sobe muito nao

tombar é perigoso?

Como já disseram a botija tem que estar SEMPRE na vertical principalmente quando estiver a ser utilizada.

O gás que sai (para o fogão, esquentador, etc) tem que sair no estado gasoso.

Quando a botija está na vertical na parte do fundo o gás está em estado liquido e na parte de cima está gasoso.

Se inclinares a botija pode ir gás no estado liquido para o redutor/tubagem e ir nesse estado para o aparelho de consumo e isso é muito perigoso.

Se meteres a botija na horizontal então quase de certeza que sai em estado liquido pelo redutor por isso nunca o faças.

Muito cuidado com isso, sempre na vertical e não esquecer todas as outras medidas de segurança e cuidados gerais relacionados com o gás.

Com o frio o gás tem mais dificuldade em passar do estado liquido para gasoso.

GPL é gás butano.
Esta escrito nas botijas de gás domestico.
...

Não me leves a mal, mas GPL é mistura, sendo deles mais propano para dar potência ao veiculo, existe sim 2 tipos de GPL, o GPL doméstico esse sim é butano ( tens razão) e o GPL auto gás ... é mais propano do que butano. Por acaso quem me deu essa informação ( é para rir ) ... foi um motorista de matérias perigosas ;D. Enquanto á válvula, ainda não o fiz, penso que será arriscado fazer artesanal, vou esperar mais algum tempo, possivelmente falarei com um torneiro ou assim...

Falei com um colega que é funcionário das bombas, e ele diz, que agora usa-se o euroconnector, é uma espécie de boquilha geral para todos os veiculos e pistolas de auto gás, que se está a revolucionar pela U.E fora... contudo o processo também é arriscado, não pode-se encher a bilha ao máximo, dando mesmo um PUMMM...e SHHHEEE [:D][:D][:D] e contudo existe uma válvula de segurança nos propanos, que é verificada ( ou não) sempre que a mesma botija é reabastecida. Tenho que ter cautela... e realmente ver se prossigo com isso ou não...

Já pretendi o que queria .... era isto ... isto é uma válvula ... e não um redutor ... :)
VGAS.BP.PRO.png
com isto penso k posso fazer o que pretendo...
Recuperando esta imagem deste post e fazendo um pequeno desenterranço
Numa garrafa de gás propano que está no exterior tenho neste momento esta válvula, mas se colocar um redutor normal penso que se chama jumbo será que funciona na mesma corretamente?
Quais os prós e contras?
Obrigado

Voltar
Superior