Fizeste bem.
Em que zona é que estás? [

]
Vancouver.
Proximo passo é tirar um cursozinho de 5 meses (começa em Maio), fazer um part-time no entretanto e em 2013 ver se consigo aliar a educação que trouxe daí mais a desse curso para aos poucos ver se consigo algo melhor. Reconhecerem aqui os diplomas portugueses foi muito mais complicado e caro do que pensava, por isso vou deixar isso para quando estiver mais estabelecido economicamente.
Até agora há algumas diferenças culturais. Outras coisas são muito parecidos como em Portugal. O atendimento em qualquer lugar é muito mais simpático do que em Portugal. Alias encontrar trabalho aqui é muito mais fácil. Falar com um gerente de qualquer lugar para perguntar se há alguma vaga para fazer umas horitas ou para um part-time é muito mais fácil do que quando andei à procura de trabalho em Portugal. Pode haver um não mas é dado com uma explicação e não num tom crítico como parece ser o método generalizado conforme a experiência que eu tive.
Por vezes fico a pensar que as coisas são mais caras mas se for fazer a convergência euros/dólares canadianos, a maioria das coisas fica ela por ela. Também tem que se saber onde comprar. Como exemplo,há supermercados pequenos que conseguem vender uma libra de bróculos por 69 cêntimos e a 100 metros de distância outra vender a 79. Mas ninguém se queixa da concorrência.
Impressionante como para arranjar qualquer tipo de trabalho é preciso um certificado qualquer pago por nós, nem que seja com um dia de formação. Em Portugal estava a ficar assim e se formos pela bitola daqui prevejo o mesmo daqui a uns anos.
Ter um automóvel aqui sem ter um emprego é um suicídio económico. Todos os custos envolventes são muito mais caros do que em Portugal, especialmente seguros e estacionamento. Vá lá que dentro da cidade não me posso queixar, a rede de transportes é excelente. E para quem se queixa dos meninos da farda, aqui conseguem ser muito piores a passar multas!
Noitadas são muito mais caras. Infelizmente tenho um orçamento apertado e não têm sido muitas, mas o que gasto aqui numa noite bem bebida, consigo gastar em 4 ou 5 noites em Portugal. O alcool é muito caro aqui, mesmo havendo cerveja e bebida branca canadiana. Mas mesmo assim as liquor stores tão sempre cheios e ao fim de semana então é um fartote.
Nos restaurantes no mínimo 10-15 % de gorjeta. Mas as companhias com quem tenho andado assim me têm "obrigado". Paga-se bem mas as doses são grandes! Pagar a conta do restaurante a meias quando se convida uma menina para sair também é mentira. Paga o macho e é se quiser que haja nem que seja o mínimo de actividade debaixo dos cobertores mais logo! [

]
Muita chuva, algum frio (tem custado um pouco), 2 ou 3 dias de neve (chegaram a dizer que iria ser o Inverno mais frio desde há muitos anos, mas até agora nada). E pronto são 6 meses e picos disto e até agora não há grandes queixas. Vamos ver como vai ser daqui para frente.