Receberei uma multa?

filipemacedo12

New member
Boa noite a todos!
No passado dia 27 de Dezembro (um sábado), fui apanhado a falar ao telemóvel enquanto conduzia [8b]
Tenho a carta há apenas 4 meses e tento ser o mais cuidadoso possível, ainda não percebo o que me deu na cabeça para ter atendido o telemóvel, estava no meio da cidade, em para-arranca e uns segundos depois de atender vejo o polícia, que estava a pé, no passeio, e me manda encostar. Pediu-me os documentos, dei-lhos. Ele pega na minha "carta" e diz-me que a infração era grave e que por a carta ser de caráter provisório podia ficar sem ela. Eu fui aceitando o que ele ia dizendo, como disse, apercebi-me imediatamente da asneira que tinha feito, até que ele se afasta e vai ter com o outro polícia que lá estava (eram 2).
Dali a uns 30 segundos voltou, entregou-me a carta e disse "Pode ir embora" ou algo assim. Eu fiquei algo confuso porque estava à espera de receber uma multa e ele nem me falou de valores a pagar ou algo que me fosse acontecer. Apenas me mandou ir embora. Depois de pesquisar um pouco pela Internet, inclusivamente aqui pelo fórum, vi que é possível que venha a receber a multa por carta, em casa. Mas li que quando se trata da GNR de uma localidade mais pequena (que é o caso), as multas costumam chegar em poucos dias e já se passaram 2 semanas. É possível que eu tenha sido perdoado? Se receber uma multa em casa, qual é o procedimento? Visto que uma contra-ordenação grave resulta numa inibição de conduzir de 1 mês a 1 ano, receberei na mesma carta a sanção ou terei que ir a algum lado?
Obrigado desde já.

As multas às vezes demoram meses, ainda pode estar a caminho...
Resta-te teres cuidado a conduzir, pois se entretanto apanhares mais alguma grave a carta vai pró lixo...

Não ficas sem a carta com uma infração grave, mas sim com duas, é teres atenção agora.

Não sei se neste caso, se ele te mandar a multa vens identificado como o condutor ( visto que ele te pediu a carta) se não vieres é paga a multa mas pede a outra pessoa para assumir a infração.

Não ficas sem a carta com uma infração grave, mas sim com duas, é teres atenção agora.

Não sei se neste caso, se ele te mandar a multa vens identificado como o condutor ( visto que ele te pediu a carta) se não vieres é paga a multa mas pede a outra pessoa para assumir a infração.

Mesmo com carta provisória?

Quanto ao user, se ele não teve tempo para anotar os dados (30 seg), provavelmente só se passará 2 coisas? Ou envia uma notificação para casa, sem ter identificado o condutor ou perdoou-te a multa. O que acho estranho, neste segundo caso, é não teres levado um ralhete...enfim, é esperar.

nao vais receber nada. ta descansado.. como te apanhou em flagrante devia ter-te passado a multa na hora como nao ves nunca a iras receber relax e ve se aprendes que ele foi teu amigo :P

agora se tiveres andar de carro e te virem andar a falar ao tlm para te multarem tem que arranjar provas para tal.. pelo menos tar com outro policia ou uma foto..

Mesmo com carta provisória?

Quanto ao user, se ele não teve tempo para anotar os dados (30 seg), provavelmente só se passará 2 coisas? Ou envia uma notificação para casa, sem ter identificado o condutor ou perdoou-te a multa. O que acho estranho, neste segundo caso, é não teres levado um ralhete...enfim, é esperar.

Mesmo com carta provisória. Duas graves ou uma muito grave

Muito obrigado a todos pelas respostas. A minha dúvida surgiu pelo facto do polícia não ter mencionado sequer qualquer multa... Caso fosse receber alguma coisa em casa ele ter-me-ia avisado, certo?
Só não me esclareceram relativamente à outra questão, se realmente receber uma multa em casa virá indicada nessa mesma carta a inibição temporária de conduzir correspondente à contra-ordenação grave (1 mês a 1 ano)?

Viste-o a tomar nota dos teus dados (nome, morada, n. da carta, etc.)? Se não, não deves receber nada.
Mas se receberes, primeiro vem um auto, para pagares os 120€ da coima. E depois de alguns meses, recebes uma carta da ANSR com a inibição de condução (muito provavelmente, 6 meses em pena suspensa).

Muito obrigado a todos pelas respostas. A minha dúvida surgiu pelo facto do polícia não ter mencionado sequer qualquer multa... Caso fosse receber alguma coisa em casa ele ter-me-ia avisado, certo?
Só não me esclareceram relativamente à outra questão, se realmente receber uma multa em casa virá indicada nessa mesma carta a inibição temporária de conduzir correspondente à contra-ordenação grave (1 mês a 1 ano)?

Se deste os teus dados e ele anotou, ainda podes receber o auto em casa, mas acho estranho enviar via carta dado que normalmente passam-te a multa para pagar na hora. Provavelmente tiveste sorte e o agente fez "vista grossa", mas nunca fiando.. No que toca à inibição de condução, como é a primeira deve ser meio ano de pena suspensa.

Agora vê se tens cuidado.. se te aparecer essa multa em casa, outra que faças depois disso tira-te a carta.

Se deste os teus dados e ele anotou, ainda podes receber o auto em casa, mas acho estranho enviar via carta dado que normalmente passam-te a multa para pagar na hora. Provavelmente tiveste sorte e o agente fez "vista grossa", mas nunca fiando.. No que toca à inibição de condução, como é a primeira deve ser meio ano de pena suspensa.

Agora vê se tens cuidado.. se te aparecer essa multa em casa, outra que faças depois disso tira-te a carta.

Passam na hora se tiverem os autos e afins. Se era um agente apeado, o mais natural é não os ter, tomar nota dos dados e tratar da papelada quando voltar à esquadra.

É, a única forma de poderes usar o telemóvel ao volante de forma legal é com auricular para o efeito.

Telemóvel pousado na perna ou no bolso da camisa não implica manuseamento contínuo:

Artigo 84.º - Proibição de utilização de certos aparelhos

1 — É proibido ao condutor utilizar, durante a marcha do veículo, qualquer tipo de auscultadores sonoros e de aparelhos radiotelefónicos.
2 — Exceptuam-se do número anterior:
a) Os aparelhos dotados de um auricular ou de microfone com sistema alta voz, cuja utilização não implique manuseamento continuado;

Voltar
Superior