Receberei uma multa?

A GNR das terreolas tem um nível espantoso, ultrapassei uma carrinha de caixa aberta carregada que ia a 30km/h e pela berma, fez-me sinal para passar eu passei, em sentido contrario vinha a GNR, na localidade seguinte onde transitava a 50km/h foi mandado parar por dois veículos da GNR um em cada sentido, até pensei que me tinham confundido com um criminoso fugido da cadeia, afinal era porque tinha pisado o traço de separação das vias, infracção Muito Grave punível com coima de 49,88Euros e sem carta durante 2 a 6 meses, aguardo a porrada da ANSR.

É, a única forma de poderes usar o telemóvel ao volante de forma legal é com auricular para o efeito.
Ptt tenho o sistema bluetooth no carro e não o posso usar porque é ilegal
Os auriculares autorizados como dizes são os que apenas têm uma saída. Se forem tipo "earphones" com duas saidas é que são proibidos, mesmo que uses apenas um ao ouvido.

Repetir nunca mais! Meto o telemóvel em silêncio antes de arrancar desde então.
Quanto ao GNR ter apontado os dados não reparei, estava em estado de "choque".
Pensei que ele me fosse passar a multa na hora ou então, caso fosse recebe-la em casa, me avisasse sobre isso.
Vamos ver... Mas que me serviu de lição, lá isso serviu. Não volto a cair numa igual.

Alta voz é proibido?

Pelo que me disseram uma vez na PSP, o alta-voz do carro não é proibido, pois não implica o manuseamento continuado, porque basta carregar num botão para atender ou até por comando de voz, como muitos. O pegar no telemóvel, atender, carregar no botão de alta-voz e falar é que é ilegal porque passa a ser considerado manuseamento continuado. Aliás, nalguns telemóveis, o pousar na perna nem permite que se oiça bem. Se é assim ou não, não sei, não sou advogado nem jurista desta área.

Pegando nestes comentários sobre o telemóvel, a minha questão:

- Também é proibido atender e colocar em alta voz usando os botões do próprio telemóvel, quando este está colocado em suporte próprio fixado ao vidro? Notem que não lhe chego a pegar com a mão, é só mesmo o esticar de dedo para carregar nos botões.

Pelo que me disseram uma vez na PSP, o alta-voz do carro não é proibido, pois não implica o manuseamento continuado, porque basta carregar num botão para atender ou até por comando de voz, como muitos. O pegar no telemóvel, atender, carregar no botão de alta-voz e falar é que é ilegal porque passa a ser considerado manuseamento continuado. Aliás, nalguns telemóveis, o pousar na perna nem permite que se oiça bem. Se é assim ou não, não sei, não sou advogado nem jurista desta área.
Pegar no telemóvel, deslizar o dedo e carregar no ícone da alta voz é continuado?

Da minha interpretação é, pois só o pegar no telemóvel é contínuo, estás continuamente a segurá-lo, portanto, continuamente a manusear.

Mas mesmo assim coloquei a minha dúvida, pois não sei até que ponto o carregar nos botões no próprio telefone, mesmo estando em suporte, se considera continuado.

Daqui a nada, manusear os botões e afins, do carro, é proibido e punível.
Aliás, mexer nos automóveis que trazem ecrãs tácteis é tão ou mais perigoso que manusear um telemóvel.

Daqui a nada, manusear os botões e afins, do carro, é proibido e punível.
Aliás, mexer nos automóveis que trazem ecrãs tácteis é tão ou mais perigoso que manusear um telemóvel.

Não é tão perigoso porque não estás concentrado a conduzir e a falar com alguém ao mesmo tempo. Qualquer coisa que possa distrair a atenção à estrada é prejudicial, coisas menos boas podem acontecer por mexer no volume do rádio por exemplo, agora o tempo de reacção de procurar o telefone, ver quem é, atender, por o telefone num local seguro para falar em mãos livres (po-lo em mãos livres), ou utilizar uma mão para agarrar o telefone e o outro para conduzir, é outra fruta [;)]

Repetir nunca mais! Meto o telemóvel em silêncio antes de arrancar desde então.
Quanto ao GNR ter apontado os dados não reparei, estava em estado de "choque".
Pensei que ele me fosse passar a multa na hora ou então, caso fosse recebe-la em casa, me avisasse sobre isso.
Vamos ver... Mas que me serviu de lição, lá isso serviu. Não volto a cair numa igual.
Queres um conselho? Vais ao eBay e produtos bluetooth para usar a conduzir são aos montes. Se quiseres algo melhor vais para os Parrot. É um investimento que te dura anos. Faz-me confusão como tanta gente conduz a falar ao telemóvel arriscando a bater ou atropelar alguém por distração quando a porcaria de um auricular custa uns 10€.

Excelente dica FatSlim, eu antigamente simplesmente não atendia o telemóvel, agora trago sempre o bluetooth ligado e quando entro no carro para fazer alguns kms ligo o auricular está feito, emparelha sozinho e nem preciso de olha para o telefone para atender, faço tudo pelo auricular. Salvo erro foram 8€ na altura (muito bem empregues).

O meu método é ter o telemóvel num suporte. Toco para atendo e toco no botão de alta voz. Não tiro mais do que 2 segundos o olhar da estrada (ou nem isso visto que o telemóvel está na linha de visão da estrada) e a mão do volante.

Sim, há telemóveis que é para esquecer. Claro que se quiserem implicar implicam, mas que não é continuo não é!

Por essa lógica procurar mais do que três estações de rádio é contínuo... E usar os joysticks ou botões rotativos para deslizar os contactos a chamar num painel frontal, idem.

Última edição:
Artigo 84.º
Proibição de utilização de certos aparelhos
1 -
É proibida ao condutor, durante a marcha do veículo, a utilização ou o manuseamento de forma continuada de qualquer tipo de equipamento ou aparelho susceptível de prejudicar a condução, designadamente auscultadores sonoros e aparelhos radiotelefónicos.
( É o pegar no telemovel para ver a chamada , carregar no botão de chamada para falar e mantê-lo na mão junto do ouvido, é pegar no telemovél e colocá-lo entre as pernas ,etc.)
(

2 - Exceptuam-se do número anterior:
a) Os aparelhos dotados de
um único auricular ou de microfone com sistema alta voz, cuja utilização não implique manuseamento continuado;
( São autorizados os auriculares bluethoo e sistemas de alta voz em que se clica uma vez para ligar e desligar)

.

O meu método é ter o telemóvel num suporte. Toco para atendo e toco no botão de alta voz. Não tiro mais do que 2 segundos o olhar da estrada (ou nem isso visto que o telemóvel está na linha de visão da estrada) e a mão do volante.

Sim, há telemóveis que é para esquecer. Claro que se quiserem implicar implicam, mas que não é continuo não é!

Por essa lógica procurar mais do que três estações de rádio é contínuo... E usar os joysticks ou botões rotativos para deslizar os contactos a chamar num painel frontal, idem.[/QUOTE]

A lógica é igual para a utilização do telemovel em circunstancias identicas com a resalva de que, mexer no rádio e outros componentes do tablier , causam perturbação , ainda que momentânea na condução e atenção do condutor.

Última edição:
Artigo 84.º
Proibição de utilização de certos aparelhos
1 -
É proibida ao condutor, durante a marcha do veículo, a utilização ou o manuseamento de forma continuada de qualquer tipo de equipamento ou aparelho susceptível de prejudicar a condução, designadamente auscultadores sonoros e aparelhos radiotelefónicos.
( É o pegar no telemovel para ver a chamada , carregar no botão de chamada para falar e mantê-lo na mão junto do ouvido, é pegar no telemovél e colocá-lo entre as pernas ,etc.)
(

2 - Exceptuam-se do número anterior:
a) Os aparelhos dotados de
um único auricular ou de microfone com sistema alta voz, cuja utilização não implique manuseamento continuado;
( São autorizados os auriculares bluethoo e sistemas de alta voz em que se clica uma vez para ligar e desligar)

.

Mas onde é que tu lês na lei "clica uma vez" ou "clica duas"?

O que interpreto é que o aparelho tem que ter alta voz e não podes estar continuamente a manusea-lo.

Se clicas uma vez ou duas ou o seguras 2 ou 4 segundos, nisso a lei é omissa, portanto temos que nos reger pelo que a lei afirma.

Não é continuo durante a chamada? Só se mexe para ligar ou desligar a chamada e colocar em alta voz? Então não é manuseamento continuado.

Voltar
Superior