Reboques

jcpr

New member
Ois pessoal,

Quanto posso eu rebocar com um carro ligeiro, sem ter que tirar a carta de reboques? O que conta é o peso do reboque, tamanho do reboque ou peso total (reboque + carga)?

Obrigado

Hum... aparentemente há umas excepções :)

Artº 123 do código da estrada

"1—A carta de condução habilita a conduzir uma
ou mais das seguintes categorias de veículos:
..
B—automóveis ligeiros ou conjuntos de veículos
compostos por automóvel ligeiro e reboque de
peso bruto até 750 kg ou, sendo este superior,
com peso bruto do conjunto não superior a
3500 kg, não podendo, neste caso, o peso bruto
do reboque exceder a tara do veículo tractor;"

ou seja, posso levar um reboque mais pesado tipo 1200 kgs, desde que:

a) o conjunto carro + reboque + carga não ultrapasse os 3500 kgs
e
b) o peso do reboque + carga não ultrapasse a tara do carro.

Certo?

É isso mesmo!

carro + reboque = 3500kg para carta de condução B

carro + reboque = sem limite de peso para carta de condução B+E

Ou seja, posso levar o meu barco de 700 kilos mais uns 100 kilos do reboque na minha carrinha passat?
Com carta categoria B?
Abraços do Algarve...

citação:Originalmente colocada por jcpr

e

Certo?

Certo. Mas 1º vê qual o peso máximo rebocável pelo teu carro, para não f... lixar isso tudo. :)

citação:Originalmente colocada por CL

e

Certo?

Certo. Mas 1º vê qual o peso máximo rebocável pelo teu carro, para não f... lixar isso tudo. :)

ia dizer isto mesmo.

Senao um gajo com um smart mete-se a rebocar um "contentor".... [}:)][}:)][}:)]

citação:Originalmente colocada por Esgroviado

Ou seja, posso levar o meu barco de 700 kilos mais uns 100 kilos do reboque na minha carrinha passat?
Com carta categoria B?
Abraços do Algarve...

Eu diria que sim... que podes, desde que o peso do reboque + barco não ultrapasse a tara do veículo (essa info deve vir na chapa de identificação do carro, e/ou no manual)

Então mas o peso máximo não é dado pela tara do véiculo?

no manual do teu carro vem o peso máximo rebocável pelo teu carro, aí já entramos com características de motores e se no reboque tens sistema de travoes ou nao.

O mesmo modelo com um motor 1.2 gasolina pode rebocar menos peso do que um 2.0 diesel. por exemplo
Uma coisa é a lei, em relaçao à carta de conduçao, outra é aquilo que a máquina suporta.

Então mas o peso máximo não é dado pela tara do veículo?

Não. Pelo aspecto legal, sim. Mas depois há o lado prático e técnico da coisa. Vê o teu manual de instruções porque deve lá dizer qualquer coisa sobre os pesos rebocáveis e carga máxima admissível no eixo traseiro.

Num dos meus diz assim:

Peso em ordem de marcha - 840 kg (não vi quanto consta no livrete)
Peso bruto máximo - 1.290 kg
Peso máximo de reboque numa subida (arranque) de 12% (1 em 8), com um passageiro - 700 kg (motor 1.1) ou 800 kg (motor 1.4)
Carga descendente no braço de reboque - 50 kg

No outro:

Peso em ordem de marcha - 1.135 kg
Peso bruto máximo - 1.640 kg
Peso de reboque máximo, permitindo que o veículo arranque com eficiência numa subida de 12% (1 em 8) com 2 ocupantes (atrelado com travões) - 1.000 kg
Carga descendente no suporte de reboque - 70 kg

Nota: Qualquer peso extra, como por exemplo bagagem ou passageiros adicionais, terá de ser deduzido do peso máximo de reboque acima indicado.

reboque para transporte de pequenos volumes

reboque para transporte de pequenos volumes

Recuperei este tópico porque estou interessado em acoplar (interessante vocábulo) [:D] um pequeno reboque ao meu carro para efectuar transporte de pequenos volumes e duas questões se me colocam:

1ª preciso de tirar carta de condução de veículos ligeiros com reboque? Pelo tópico abaixo depreende-se que não, no entanto, como já está inactivo há tanto tempo, gostava de confirmar isto.

2ª onde é que eu posso comprar e mandar instalar um pequeno reboque na minha viatura a preços módicos, claro. [;)]

Recuperei este tópico porque estou interessado em acoplar (interessante vocábulo) [:D] um pequeno reboque ao meu carro para efectuar transporte de pequenos volumes e duas questões se me colocam:

1ª preciso de tirar carta de condução de veículos ligeiros com reboque? Pelo tópico abaixo depreende-se que não, no entanto, como já está inactivo há tanto tempo, gostava de confirmar isto.

2ª onde é que eu posso comprar e mandar instalar um pequeno reboque na minha viatura a preços módicos, claro. [;)]

Supostamente, e de acordo com as categorias de carta que se podem tirar, a categoria B (ligeiros) diz que podes circular com reboque desde que o conjunto dos veículos não exceda os 3500 kgs e/ou o peso bruto do reboque/atrelado não exceda a tara do ligeiro que o reboca.

No entanto fiquei com algumas dúvidas depois de receber um mail de uma empresa de atrelados (pois também estava a pensar comprar um) em que me dizem que tenho que tirar a carta de categoria E. Julgo que estão enganados pois no meu caso em concreto o PB do atrelado era de 1200 kg, sendo a tara do mesmo 300 kg e o que iria ser transportado pesa +/- 800 kg. Uma vez que a tara do veículo que iria rebocar o atrelado é de 1350 +/- está perfeitamente dentro do que diz a categoria B.

Voltar
Superior