Rato Bluetooth

ClioII

Well-known member
Sou eu que sou muito lerdo, ou é muito difícil arranjar um rato Bluetooth? :confused:

Dificilmente se encontra nas lojas, ou será que eles simplesmente os marcam como "wireless" ou "sem fios" esquecendo-se de dizer que é Bluetooth?

Se alguém tiver sugestões de um rato Bluetooth a preço jeitosinho, por favor avise. Conjunto Teclado+Rato sem fios tb é opção.

Thanks! [:cool:]

Já agora, se puder usar pilhas recarregáveis, melhor (nem todos dão em teoria, já que as pilhas recarregáveis dão menos tensão que as normais).

E compatibilidade destes zingarelhos sem fios com Linux, quem tem experiência?

Última edição:
Sou eu que sou muito lerdo, ou é muito difícil arranjar um rato Bluetooth? :confused:

Dificilmente se encontra nas lojas, ou será que eles simplesmente os marcam como "wireless" ou "sem fios" esquecendo-se de dizer que é Bluetooth?

Se alguém tiver sugestões de um rato Bluetooth a preço jeitosinho, por favor avise. Conjunto Teclado+Rato sem fios tb é opção.

Thanks! [:cool:]

No ano passado andei à procura de um Logitech V270 para um portátil que tem bluetooth integrado e o único local onde o encontrava era no el corte inglês.

O problema é que não estava com vontade de dar 50 euros por um rato que sei que é muito mais barato no mercado lá fora e que ainda por cima era um cinza manhoso claro.

Encontrei vários cinza escuros no ebay e comprei-o a um vendedor americano por cerca de 15 usd + portes. (não paguei alfândegas) ficou em cerca de ~22 euros com trasporte incluido.

No windows funciona como deve funcionar.... mas por vezes a sincronização ao ínicio não é logo feita... mas assim que fica sincronizado já não a perde.

No ubuntu 6.10 tb dá para usar sem qualquer problemas, apenas é preciso fazer uns pequenos ajustes mas nada de mais,... provavelmente no ubunto 7.10 já estará mais facilitado.

Em relação às pilhas.... as de origem não recargáveis duraram quase 1 ano! [;)] com uso normal... mas funciona sem problemas com pilhas recargáveis.

Rato Bluetooth e barato na mesma frase é quase impossivel.

Arrisco a dizer que 98% dos ratos sem fios são por ondas rádio e não bluetooth.

Os bluetooth que conheço e que há mais facilmente no mercado, são o iMouse da Mac e da Logitech. Penso que a Microsft tb fez uma vez, mas acho que desistiram.

Por norma estão sempre aliado a várias funções, que se tornam topo de gama e custam 250€ por um kit rato+teclado!

"Necessidade" não é a palavra. Mas já que o Bluetooth está lá, usava esse interface e deixava livre uma porta USB (tem apenas 3).

Se o preço for demasiado elevado, uso um outro rato com USB, sem fio ou não.

Eish! Tudo isso por causa de uma porta USB? [:D]

De quantas precisas permanentemente?

Gostei da ideia do e-bay, jacaré. Presumo que não tiveste sorte com vendedores da EU, certo?

o único motivo que comprei a um vendedor dos eua foi que queria o rato numa cor escura... (na europa predominam os cinza claros...) e consegui comprar um num leilão que me correu bem.

fui lá ver o que havia agora e encontrei este exemplo... em que pedem cerca de 33 usd com portes incluidos e com um "buy now"... isso são +- 22 Euros... o que poderás juntar se não tiveres sorte mais uns 8 a 9 euros de despesas de alfândega...(taxas e ivas) Se for parar à alfândega prepara-te para que a entrega seja mais demorada... 15 dias a 1 mês....

mas tambem tens outros à venda no mercado europeu na casa dos 30 euros com portes incluidos....

EDIT: esse V270 é um rato simples... não tem nada de mais nem funções extras... apenas os 2 botões e a roda normal (de boa qualidade). Tem um tamanho confortável e as baterias duram muito tempo. possui ainda um interruptor on/off e vem com uma bolsa incluida.

Em termos de defeitos, entra num modo qq de poupança quando não é usado durante uns 5 a 10 seg fazendo com que haja um pequeno delay ao "acordar" (umas décimas de segundo) mas assim que acorda mantêm-se totalmente activo.... isso não me incomoda em nada mas pode ser um defeito mais grave para quem queira usar este rato para jogos do tipo do quake.....

Outro defeito é que a sincronização não é tão imediata como num sistemas wireless "prioritário".

Última edição:
E um mini-hub. Há tantos á venda no mercado.Acaba-se com o "problema" de apenas 3 portas USB.[;)]

não achas que é mais prático teres um rato que se liga simplesmente ao portátil sem a necessidade de andar com fichas extras de comunicação ligadas às portas usb? ainda por cima com hubs adicionais de 3 portas? Num portátil enquanto menos coisas levares e ligares melhor.

"Necessidade" não é a palavra. Mas já que o Bluetooth está lá, usava esse interface e deixava livre uma porta USB (tem apenas 3).

Se o preço for demasiado elevado, uso um outro rato com USB, sem fio ou não.

Eu tenho o Logitech MX900, que comprei na Mediamarkt de Braga por 30 e qualquer coisa euros. De qualquer forma, precisa de uma porta USB para comunicar com o PC, uma vez que traz um craddle que também serve para o carregar. Na minha opinião, usando a porta USB da praxe é muito útil: é só meter-lhe duas pilhas recarregáveis dentro e de cada vez que desligo o PC coloco-o no craddle para carregar. Está sempre apto...

PS- no arranque do windows, o rato é um pouco lento até se começar a mexer, mas deduzo que seja normal, porque tem que se estabelecer comunicação bluetooth.

Além disto tudo, o craddle serve de hub bluetooth, ou seja, sincronização com telemóveis e outros dispositivos com o PC está assegurado dessa forma.

Eish! Tudo isso por causa de uma porta USB? [:D]

Deixa cá ver se explico melhor:

Factos: O PC tem Bluetooth. Possui esse interface de origem. Está lá. Paguei-o.

Hipótese: comprar um rato que use interface Bluetooth.

Vantagens:
- Uma porta USB desocupada
- Menos um pinchavelho a preocupar, já que a Maria é muito bem capaz de o perder ou de meter o portátil na mochila com aquilo dependurado e partir alguma coisa (sim, a Maria é muuuuuito distraída).

Desvantagem:
- Preço.

Logo, se o preço for aceitável, o rato Bluetooth só tem vantagens. Certo?

Tenho um Microsoft Bluetooth e que funciona com 2 pilhas AA (meti-lhe recarregaveis). Não foi é em conta... custou quase 60 ou mais euros.
Mas é muito prático sacar do rato e tá a funcionar! :)

Um colega meu tem também um Microsoft já mais recente com alguns 6 meses, pelo que ainda devem continuar a existir... é uma questão de procurar.

Deixa cá ver se explico melhor:

Factos: O PC tem Bluetooth. Possui esse interface de origem. Está lá. Paguei-o.

Hipótese: comprar um rato que use interface Bluetooth.

Vantagens:
- Uma porta USB desocupada
- Menos um pinchavelho a preocupar, já que a Maria é muito bem capaz de o perder ou de meter o portátil na mochila com aquilo dependurado e partir alguma coisa (sim, a Maria é muuuuuito distraída).

Desvantagem:
- Preço.

Logo, se o preço for aceitável, o rato Bluetooth só tem vantagens. Certo?

O meu rato Logitech Bluetooth custou-me 35€ na MediaMaket em Maio (penso eu), não sei a referência certa, mas mais logo posso confirmar.

Refª: MX900
Logitech_Rato_MX900_Optical_Bluetooth.jpg

Última edição:
Voltar
Superior