Queria inverter a marcha de uma só vez (disse-me ele), mas a manobra que fez dava a entender que ia parar do lado direito.Mas afinal qual era a ideia do tipo? Virar à direita ou inverter a marcha?
Acompanhe o vídeo abaixo para ver como instalar o nosso website como uma aplicação web no seu ecrã inicial.
Nota: Esta funcionalidade pode não estar disponível em alguns navegadores.
Queria inverter a marcha de uma só vez (disse-me ele), mas a manobra que fez dava a entender que ia parar do lado direito.Mas afinal qual era a ideia do tipo? Virar à direita ou inverter a marcha?
50/50
- um veículo estava a fazer a manobra de mudança de direcção
- o outro veículo ia a fazer a manobra de ultrapassagem
Pressupondo que ambos indicaram as suas manobras com sinal luminoso (pisca), parece-me que ambos não acautelaram suficientemente as manobras pretendidas.
Assim sendo, julgo que a culpa é de ambos.
Quanto à proporção da culpa, só as peritagens (com as devidas medições) o poderão determinar.
Eu (A) não ia a ultrapassar, ia atrás do (B). Vêa fotografia do 1º post
Se afirma que não ia a fazer uma manobra de ultrapassagem, e ainda assim bate no veículo que o antecede, julgo que a situação ainda fica mais complicada para o seu lado.
Ou seja, você bateu no veículo que seguia à sua frente, na mesma faixa?
(pela figura dá para perceber que é apenas uma faixa disponível, visto a outra estar ocupada com veículo estacionados).
Bati no que ia à minha frente, porque ele literalmente se atravessou à minha frente.
Não lhe bati na traseira, bati na lateral, a meio do carro.
Para lhe bater na lateral, com ele completamente na perpendicular ao sentido da via, teve que ir muito para a direita (saindo da minha frente, usando o espaço do cruzamento) e depois virar bruscamente e invadir o espaço onde eu circulava...
Veja a posição do carro B nesta imagem http://forum.autohoje.com/showthread.php?t=151203&p=1069547060&viewfull=1#post1069547060
Ficou registado que ele queria fazer inversão de marcha?Queria inverter a marcha de uma só vez (disse-me ele), mas a manobra que fez dava a entender que ia parar do lado direito.
A mim sempre me ensinaram que se não sei o que o veículo que está a minha frente, quer fazer, não tomar nenhuma atitude que possa causar um acidente, nem que seja parar...
Se vejo um carro com o pisca para a esquerda e a virar para a direita penso que o sensato não é ultrapassar ou seguir a marcha não sabendo o que o outro vai fazer.
Do mesmo modo aplicasse se não houver pisca mas sim uma manobra mais brusca e imprevisível.
O caso, parece que vai dar 50/50, nenhum tomou as devidas precauções para as respectivas manobras.
Exacto, concordo. Daí ter dito que vai acabar em 50/50, ninguém tomou as devidas precauções.Vá lá bonito esforço.
Agora pelo ponto de vista do outro.
A mim sempre me ensinaram que se pretendo efetuar uma inversão de marcha, tenho que ter consciência que não tenho prioridade nenhuma sobre nada nem ninguém. E que a devo fazer com toda a atenção.
Se vejo um carro que segue na mesma via que eu, tenho que lhe ceder a passagem.
Do mesmo modo aplica-se se não houver pisca mas sim uma manobra mais brusca e imprevisível.
Não li o auto da polícia, mas de certeza que escreveu que ia fazer inversão de marcha, ele disse-o a mim e ao polícia.
Ele não deu pisca, mas isso não se consegue provar, é a palavra de um contra a do outro. Mas mesmo que desse pisca para a esquerda, ele virou muito, muito mesmo, para a direita.
Isso da condução defensiva tem que ser usado com ponderação, senão o carro que bate com a frente no outro, tinha sempre culpa.... Não vos parece...
Para mim, ele invadiu/atravessou-se na minha faixa.
A manobra que executou, dava a entender que ia parar à direita.
A companhia dele quer 50/50, a minha dá-me 100% de razão... Talvez por terem visto as fotos que enviei...
Vamos ver... No fim, conto como foi, pode ser que ajude alguém o tópico.
Lá por alguém achar que tem um atrelado e fazer algo que não é correcto, não lhe vou bater, isto se tiver uma conducao defensiva, com distância... Daí que 50/50 faz sentido nenhum dos 2 teve qualquer condução defensiva ou tomou medidas para não se dar o acidente.
Sim devemos ter uma condução defensiva, mas se não o fizermos, por distração por exemplo, o responsável no caso de um acidente, é quem não cumpriu as regras.Tens razão, em 16 anos de carta nunca me aconteceu nada disso, se calhar porque... Tento ter uma conducao preventiva e defensiva.
Se a tua lógica é quando não sabes o que alguém que se encontra a tua frente quer fazer é seguir a marcha, daí que haja acidentes destes.
Então vemos por este ponto:
1- vemos um carro a fazer uma manobra estranha sem saber o que vai resultar. Continuamos... Achas isso seguro e defensivo?
2- um carro a nossa frente faz uma manobra, brusca e rápida, batemos... Isto para mim é não manter a distância do veículo da frente.
Seja como for, nenhum dos 2 teve qualquer tipo de condução defensiva, nenhum procedeu para evitar o acidente, o da frente fez uma manobra errada sem tomar atenção, o que vinha atrás continuou como se nada fosse sem precaver qualquer tipo de distância, ou até garantir que a manobra do da frente não causava nenhum acidente, distanciando-se e prevenindo.
Já agora afirmas que não deu o pisca... Estavas lá? A minha experiência diz sempre que tomar partidos sem saber as 2 versões da história pouco sensato.
Esse vídeo tem zero haver com o caso.
Tens razão, em 16 anos de carta nunca me aconteceu nada disso, se calhar porque... Tento ter uma conducao preventiva e defensiva.
Se a tua lógica é quando não sabes o que alguém que se encontra a tua frente quer fazer é seguir a marcha, daí que haja acidentes destes.
Então vemos por este ponto:
1- vemos um carro a fazer uma manobra estranha sem saber o que vai resultar. Continuamos... Achas isso seguro e defensivo?
2- um carro a nossa frente faz uma manobra, brusca e rápida, batemos... Isto para mim é não manter a distância do veículo da frente.
Seja como for, nenhum dos 2 teve qualquer tipo de condução defensiva, nenhum procedeu para evitar o acidente, o da frente fez uma manobra errada sem tomar atenção, o que vinha atrás continuou como se nada fosse sem precaver qualquer tipo de distância, ou até garantir que a manobra do da frente não causava nenhum acidente, distanciando-se e prevenindo.
Já agora afirmas que não deu o pisca... Estavas lá? A minha experiência diz sempre que tomar partidos sem saber as 2 versões da história pouco sensato.
Esse vídeo tem zero haver com o caso.