Que vinho bebem?

Trouxeram-me uma coisa desse genero do Brasil ... não sou apreciador

é este

DSC02849.JPG

Não gosto de vinhos doces para alem do Porto.

Os que bebi no fim de semana em casa de uns amigos.
paulo-laureano-lanca-dolium-reserva-tinto-2012.jpg
10583314.jpg

Paulo Laureano Premium Tinto (2014) - (o da imagem é 2011, mas é igual)
Paulo Laureano Dolium Reserva (2012)

Desculpem andar algo arredado deste tópico, apesar de andar com alguma actividade no que ao assunto do mesmo concerne.

Nas últimas duas/três semanas, cá está o que foi bebido:

Assobio 2011
Fernão Duque Reserva 2011
Quinta do Soque Superior 2011
Vinha do Infante 2012
Cabeça de Burro Reserva 2007
Valle Pradinhos Reserva 2011
Aneto 2010
Quinta do Infantado 2012
Marquês de Borba 2013
Pêra Doce Reserva 2013
Santa Vitória Grande Reserva 2013
Monte Real Rioja Reserva 2009
Quinta da Pacheca Branco 2014
Quinta da Pacheca 2011
Beetria Reserva (não tenho o ano)
Baron de Vannos Reserva Ribera del Duero 2005
Montes Ermos Colheita 2014
Kopke Branco 2014
Cistus Branco Reserva 2014
Ciconia Reserva 2012

Daqui, destaco o Assobio, o Quinta da Pacheca Tinto e o Montes Ermos. Não por serem os melhores, mas porque foram agradáveis surpresas.

No fim-de-semana de 16/17 Janeiro pude ir à Quinta da Pacheca almoçar, e gostei bastante.

Preciso de uma ajuda aqui dos peritos. Deram-me uma garrafa de Messias 10 Anos, um Porto Tawny com sabor a carvalho e frutos secos. Ora, esta em vez de durar um ano, durou-me um mês lá em casa. O vinho, para mim, é excelente.

Onde comprar outra? Não encontro nas grandes superfícies...

Outra hipótese, há alguma sugestão melhor, tendo esta referência?

Preciso de uma ajuda aqui dos peritos. Deram-me uma garrafa de Messias 10 Anos, um Porto Tawny com sabor a carvalho e frutos secos. Ora, esta em vez de durar um ano, durou-me um mês lá em casa. O vinho, para mim, é excelente.

Onde comprar outra? Não encontro nas grandes superfícies...

Outra hipótese, há alguma sugestão melhor, tendo esta referência?

É isto? http://www.garrafeiracarmo.com/pt/produtos/messias-10-anos-tawny/vinho-do-porto-tawny-10-anos/41

Tal e qual Miguel. Mas estar a comprar on-line uma única garrafa não tem grande lógica. Na zona do Porto tens ideia onde comprar?

Ou conheces algo equivalente mas melhor ainda?

É isso mesmo.

Há três maneiras de "matar o borrego" e fazer um branco doce. Ou se usam as uvas infectadas com Botrytis, ou se deixam as uvas a ganhar açúcar na videira, ou, como se faz em PT a maioria das vezes, interrompe-se a fermentação com frio.

Depois há o ice wine que as uvas são apanhadas já congeladas em Janeiro a latitudes muito a norte. Mas isso é outro animal e muito caro.

Mas aconselho a perderem o amor a 30€ e comprar um destes franceses e servirem com queijo roquefort.

Eu provei há pouco tempo o Granjó e gostei bastante.
A garrafa é de 375 ml.Essa parecia-me tamanho "normal".

O Grandjó Late Harvest é também um vinho "botrytizado", ou seja, é feito à maneira dos Sauternes ou dos Tokaj, com as uvas infectadas pela Botrytis Cirenea. A colheita de 2012 foi considerada uma das melhores de sempre, e ao nível do melhor que se pode encontrar no mercado mundial, vale bem a pena experimentar.

Mais a Sul, um bom vinho do género, mas menos conhecido, é o Companhia das Lezírias Late Harvest.

O Grandjó Late Harvest é também um vinho "botrytizado", ou seja, é feito à maneira dos Sauternes ou dos Tokaj, com as uvas infectadas pela Botrytis Cirenea. A colheita de 2012 foi considerada uma das melhores de sempre, e ao nível do melhor que se pode encontrar no mercado mundial, vale bem a pena experimentar.

Mais a Sul, um bom vinho do género, mas menos conhecido, é o Companhia das Lezírias Late Harvest.

Para mim é o melhor que já provei.
O Esporão não gostei tanto.

Quinta de Pancas Tinto 2014 - já por duas vezes fui almoçar a um sítio onde o vinho a copo incluído no menu é este vinho. Da primeira vez pensei que fosse de terem trazido o vinho à temperatura certa e de o servirem num copo todo pipi, mas da segunda vez não me restaram dúvidas: gostei mesmo muito. O estilo do vinho é algo Douro, parece-me, e é tão bem feito. Até me custa a acreditar o preço a que o vendem nos supermercados. O Sr. oversaturn, grande apreciador e apologista dos vinhos da zona de Alenquer, tem aqui algo que no meu modesto entender pode recomendar a toda a gente. E quem bebeu o copo de Pancas branco disse-me que também gostou muito.

De vinhos de "podridão nobre", só bebi uma vez um Monbazillac, que me parece ser uma espécie de Sauternes muito menos considerado e muito menos caro (e de outro vignoble - Sudoeste e não Bordéus). Comprei uma garrafa do de marca branca do Intermarché e acho que fui bebendo a acompanhar uma torta Dan Cake de 1€, que é para verem a miséria. Como para mim vinho doce/de sobremesa = Porto, lembro-me de ficar perplexo com aquilo.

Última edição:
Voltar
Superior