Diamondplus
Well-known member
Como aí falam no José de Sousa que é um vinho que conheço e gosto, vou tomar em atenção essa lista.
Acompanhe o vídeo abaixo para ver como instalar o nosso website como uma aplicação web no seu ecrã inicial.
Nota: Esta funcionalidade pode não estar disponível em alguns navegadores.
A semana passada bebi uma série de vinhos chilenos e até que gostei de alguns, também provei da África do sul mas não valiam nada e a cereja no topo do bolo foi um vinho do porto, quinta da devesa de 20 anos que era fenomenal, eu nem sou grande apreciador de vinho do porto mas este tenho que admitir que caiu no goto. Curiosamente há un meses atrás tinha bebido um Porto de 40 anos penso que da mesma quinta e não gostei tanto...
Comprei no aeroporto um Periquita Reserva 2012, alguém sabe se é bom?
Concordo com tudo. Algumas gamas de vinhos franceses não são más, mas concorrem com gamas de vinhos portugueses bem mais acessíveis. As gamas altas dos nossos vinhos não dão hipótese a ninguém.Quanto mais vinho de produção estrangeira provo, masi gosto do nosso vinho nacional.
Temos uma paleta de sabores que mais nenhum produtor consegue igualar.
Claro que existem alguns vinhos que provei estrangeiros que são uma exceção, mas a maioria fica muito abaixo.
Para nota, com os espumantes é muito pior ainda, os espumantes franceses não chegam aos calcanhares dos portugueses.
Sem duvida que temos grandes vinhos. Mas não posso concordar que sejam assim tão superiores ao que se faz noutros países. Onde ganhamos sem duvida é na relação preço/qualidade.
sou muito pouco entendido em vinho, em breve conto aprender algo mais, mas o pouco que sei e da minha experiencia pessoal posso dizer que:
- Itália tem à volta de 3000 castas. É impossível conhecer todos os vinhos. Conheço o chianti, mas consta que ha uma infinidade coisas muito boas por lá.
- Na Alemanha dizem que o Riesling é muito bom. Não tive o prazer de conhecer ainda.
- Argentina tem grande vinhos, sugiro o Luigi Bosca Melbec DOC.
- Espanha tem muita coisa boa. Já tive oportunidade de beber desde Marques de Riscal, Muga e mais alguns que não me lembro, e tem coisas muito boas (o vinho as vezes tem este problema).
- França muito pouco para além dos excelentes champanhes. Mas já tive com uma garrafa de Petrus na mão (cheio de nervos).
E aqui termina a minha volta ao mundo e vinhos. Mas não nos iludamos. Temos coisas muito boas mas os outros também sabem fazer vinho.
- Africa do Sul bebi ha uns anos um e lembro-me de gostar, mas não me consigo lembrar do nome.
Concordo com tudo. Algumas gamas de vinhos franceses não são más, mas concorrem com gamas de vinhos portugueses bem mais acessíveis. As gamas altas dos nossos vinhos não dão hipótese a ninguém.
Fora essa consideração, gosto de alguns chilenos e de alguns romenos (pasme-se), e gostava de deixar passar-me pelo estreito alguns californianos, só por curiosidade.
Sim, mas não tenho encontrado José de Sousa abaixo dos 8. E na garrafeira nacional esta a 8.50.
Jóse de Sousa que é um velho conhecido meu. Ha uns 15 anos que é um companheiro habitual, ainda antes da renovação da imagem.
Quando falei dos nossos vinhos e dos estrangeiros, nem me referia ao facto de termos uma boa relação qualidade/preço. Nem me referia ao facto de termos uma gama média/alta a preços simpáticos - que é um facto.
Referia-me ao facto dos nossos vinhos de topo já conseguirem ombrear os melhores do mundo.
Isso sim, é excelência! E evoluímos bastante, em diversos sentidos, nos últimos anos. Potencial nunca nos faltou, mas...
Vou continuar a tua frase: mas... Temos de refinar o paladar, e ter um vinho menos agressivo, com um paladar mais suave, e aí sim podemos chegar com mais facilidade ao topo.
Bem, eu não quis ser taxativo na minha constatação, até porque, para mim, não há critério que se sobreponha ao meu gosto. Posto isto, o meu palato parece favorecer naturalmente os nossos vinhos.Peço desculpa mas não estou de acordo contigo, digo isso por tenho um restaurante e vou muitas vezes aos restaurantes jantar e provo muita diversidade de vinhos, e tenho de fazer muitas degustações com fornecedores, não estou de acordo dizendo que os vinhos portugueses de gama alta são muito melhores que os franceses, ou italianos, os nossos vinhos são muito reputados, sem dúvida temos exelentes vinhos, sabemos que o alentejo é das melhores regiões do mundo, na área dos tintos, e respeito, sou alentejano conheço bem, mas a meu ver os meus clientes são cerca de 90 por cento luxembourgueses, e eles assim como eu e outros portugueses e alguns italianos, em termos gerais preferimos os vinhos franceses ou italianos, também os chilenos e australianos são bons, e os vinhos da Califórnia tem melhorado muito, mas a meu ver pela minha experiência o vinho Frances està um passo á frente do português no seu gosto, e textura, sendo menos agressivo, assim como o tinto da tuscania italiano, ou abruzzo italiano, penso que é importante ter um conhecimento amplo para definirmos o que é bom ou mau.
Bem, eu não quis ser taxativo na minha constatação, até porque, para mim, não há critério que se sobreponha ao meu gosto. Posto isto, o meu palato parece favorecer naturalmente os nossos vinhos.
Não obstante, lá fora há vinhos de excepção mas que se fazem pagar duma forma pouco usual face aos vinhos portugueses. Daí que a minha comparação tenha sido por gamas, e não em absoluto. E, quando falo em gamas, refiro-me ao posicionamento no mercado.