Que carro devo comprar?

Após ter ido aos stands ver alguns carros que tenho em mira aqui ficam as principais conclusões:

- Fui ver o Leon 1.4 TSI Stylance -> Pediram-me 23000€ (-1000€ do abate do meu)=22000€
- Em seguida fui ver o Kia Cee’d 1.6 CDTI EX -> Pediram-me 22000€ (-1000€ do abate do meu)=21000€
- Por último fui ver o Focus 1.6 TDCI Titanium (Pack Titanium X) 90Cv -> Pediram-me 22000€ (-1000€ do abate do meu)=21000€. A dizer que tive um desconto por ser empresário. Não fazia a mínima ideia.

Fiquei estupefacto com o preço do Focus e como tal vou para a semana fazer um Test Drive e se corresponder às minhas expectativas não procuro mais!
O carro está muito lindo e a versão em questão está de facto espectacular!
Tenho uma dúvida sobre se deveria fazer um esforço financeiro e optar pelo de 109cv? O vendedor disse-me que na opinião dele não justificava os 1000€ de diferença!
Cumprimentos.

Gosto de todos os carros de que falas, mas se estas inclinado para o focus, digo-te que vale a pena os 1000€ mais para a versão de 109cv. O de 90cv torna-se um pouco molengão em baixas e tens de recorrer mais a caixa de velocidades, especialmente nas cidades....

Lancer 1.5 109cv

mits_lancer-x-sed4dv_01.jpg
http://avtoavto.ru/LoadedImages/images/mitsubishi/mits_lancer-x-sed4dv_01.jpg

Ora nem mais.. este Lancer seria a minha opção..
ou então um kia ceed que por esse preço tanto poderia ser o 1.4 a gasolina como o 1.6CRDI a gasóleo.

Fiquei com ideia que o teu Punto tinha mais de 10 anos, assim sendo, se fores à Fiat, dão-te pelo menos €3000 pelo abate do teu e podes conseguir um Bravo MJet por menos de €20000 e motor superior aos que andaste a espreitar:

105cv 290nm as 1500 rpm.
120cv 300nm às 1500 rpm

Se não tens ideia do que significam estes números na prática, faz um test drive para perceberes ao vivo e a cores.
[;)]

Michael

Não cheguei a pôr a hipótese do Fiat Bravo. De facto o carro até pode ser muito bom, mas queria mudar de marca. Mas se fizerem descontos dessa natureza, de facto não será má ideia ver o preço que me fazem.

Sobre o Focus alguém que tenha um pode dar-me a opinião geral do carro?

Não cheguei a pôr a hipótese do Fiat Bravo. De facto o carro até pode ser muito bom, mas queria mudar de marca. Mas se fizerem descontos dessa natureza, de facto não será má ideia ver o preço que me fazem.

Sobre o Focus alguém que tenha um pode dar-me a opinião geral do carro?

Não tenho, mas gostei bastante do modelo anterior. Por isso conto que o novo esteja ainda melhor.
Na versão Diesel, também recomendo o mais vitaminado, mas talvez seja uma decisão que possa ficar para pós test drive.
:)

Michael

Não tenho, mas gostei bastante do modelo anterior. Por isso conto que o novo esteja ainda melhor.
Na versão Diesel, também recomendo o mais vitaminado, mas talvez seja uma decisão que possa ficar para pós test drive.

Michael

Pois de facto tens razão...tenho de constatar isso no test drive.

No entanto era bom saber a opinião dos users que tenham o modelo com 90cv para saber a sua opinião. Por exemplo, se o carro estiver carregado numa subida pode ressentir-se? Pode parecer idiota a pergunta, mas como tive sempre o Punto não sei muito bem como se portam estes carros. lol

Obrigado.

Pois de facto tens razão...tenho de constatar isso no test drive.

No entanto era bom saber a opinião dos users que tenham o modelo com 90cv para saber a sua opinião. Por exemplo, se o carro estiver carregado numa subida pode ressentir-se? Pode parecer idiota a pergunta, mas como tive sempre o Punto não sei muito bem como se portam estes carros. lol

Obrigado.

Nos motores sobrealimentados (turbo), não se sentem tanto as subidas, porque há mais potência disponível em baixos e médios regimes de rotação. ...e isso tanto tens no de 90cv como no de 109, embora neste último seja mais significativo, pois a diferença de binário também é notória. ...Para além que neste último tens overboost do turbo que dá sempre jeito para as acelerações mais vigorosas, como por exemplo nas ultrapassagens, por isso recomendo o de 109cv.
TDCI de 90cv tens 215nm
TDCI de 109cv tens 240 às 1750 rpm (260nm às 2000 rpm com overboost).
O binário fica ligeiramente aquém dos 290nm às 1500 do Fiat (versão de 105cv), mas a carroçaria é praticamente do mesmo tamanho. O Bravo é mais comprido e largo que a maioria dos modelos neste segmento, mas o Focus ainda é mais largo e tem o mesmo comprimento, bem como praticamente a mesma capacidade de mala.
Resumindo, uma excelente aposta.

Michael

Fiat Punto 1.3 MTJ Sport 3 p

Fiat Punto 1.3 MTJ Sport 3 p

Tenho um carro destes como segundo carro. Estou encantado. Deixo-te aqui uma impressão global (é copy/paste de um post meu)

Abraço e boas compras. [;)]

Aspecto exterior

É inegável a presença e charme deste carro. A carroçaria compacta, de 3 portas, a cor (preto metalizado), as discretas saias laterais e, sobretudo, as magníficas jantes 17 (pneus Bridgestone Potenza 205/45) dão-lhe um visual racing. Devo dizer que sou apaixonado por esta versão desde que saiu.
Parece-me que a qualidade de construção é razoável e a pintura de boa qualidade.

Interior

A designação Sport é apropriada: bancos desportivos, com excelente apoio lateral, volante fabuloso e alavanca de velocidades revestida a couro. Painel de instrumentos de fundo branco, belíssimo.

Os materiais interiores é que acabam por desiludir, sobretudo quando os comparamos com os de um Clio, por exemplo: duros, de aspecto relativamente frágil, com algumas junções pouco cuidadas.

A posição de condução é óptima. O espaço interior é um dos trunfos deste automóvel; por motivos profissionais, fomos 4 colegas a Lisboa e todos eles foram unânimes em considerar o espaço generoso. Bagageira razoável para o tipo de carro.

O nível de equipamento é bom: para além do habitual, encontramos o ar condicionado (bastante bom), o cruise-control e o controlo de estabilidade. O rádio com tomada USB (no porta-luvas) permite uma liberdade quase infinita de escolhas musicais; comandos do rádio no volante.

Na cidade

Excelente manobralidade: raio de viragem curto, direcção leve e muito directa.Permite desviar-mo-nos "daquele" buraco mesmo a tempo...
Suavidade geral de todos os comandos, incluindo o da caixa de velocidades (foi melhorando, claramente, ao longo do tempo); embraiagem suave e progressiva, travões eficazes e com um bom tacto sobre o pedal.
Visibilidade um pouco problemática para sair dos estacionamentos em espinha.
A suspensão demasiado dura necessita de habituação e algum cuidado ao circular em pisos degradados. Mas não é desconfortável, apenas um pouco dura. Em bons pisos, rolar suave e aveludado.
O motor, amorfo abaixo das 2000 rpm, obriga a um uso demasiado frequente da caixa em cidade, retirando alguma fluidez à condução e levando à utilização de regimes demasiado elevados para um diesel. Há que levar o motor até, pelo menos, às 2500 rpm para mudar de relação. Dá trabalho a mais conduzi-lo em cidade. Quase somos levados a adoptar uma condução desportiva!

Na estrada

Se quisermos cumprir os limites de velocidade de 90 km/h, mais vale esquecer que temos uma 6ª velocidade (ver post anterior).
De resto, e uma vez mais, se elevarmos o regime, poderemos contar com boas reprises (garantia de ultrapassagens seguras); realmente, o motor "respira" particularmente bem entre as 2500 e as 4500 rpm (regime máximo, zona vermelha).

A grande qualidade deste carro é mesmo o comportamento do chassis: adornamento praticamente nulo, direcção rápida e comunicativa (embora pudesse ser mais...), limites de aderência muito elevados e comportamento muito seguro. É um prazer enorme conduzi-lo depressa até porque as reacções são "envolventes": sente-se perfeitamente a acção das rodas. O carro curva num só "bloco" (se é que me entendem) dando uma sensação de unidade, de consistência, de envolvência e de controlo que tanto se aprecia quando nos empenhamos um pouco mais na condução.

De resto, se fizermos vista grossa aos limites de velocidade em estrada, então podemos engatar a 6ª velocidade a partir de 105-110 km/h. O regime baixa para umas 2000 e poucas rpm e o nível sonoro reduz-se bastante.
Em estrada é frequente reduzir para 4ª para ultrapassar aqueles veículos que circulam a 80-90 km/h e levá-la até aos 120 km/h; altura em que, muitas vezes, passo directamente para a 6ª.

Na Auto-Estrada

Curiosamente, é precisamente neste tipo de terreno que o carro se encontra mais à vontade em termos de motor.
Com uma potência razoável (parece que não são só 90 cv...), com a 6ª velocidade a permitir um rolar desafogado, com o cruise-control, boa insonorização e boa estabilidade, temos aqui um companheiro pronto a levar-nos ao fim do mundo.
Em 6ª, rolamos a 2650 rpm nos ainda toleráveis 140 km/h ou, se a pressa for alguma, a cerca de 3000 rpm a 160 km/h.
A velocidade máxima ronda os 180 km/h (velocímetro) às 3400/3500 rpm. A descer, é relativamente fácil colocar o ponteiro na marca dos 200 km/h.
Já tive necessidade de fazer algumas viagens Algarve-Lisboa-Algarve e Algarve-Porto-Algarve e é, pelo exposto, muito agradável de conduzir.

Consumos

Os consumos não são tão famosos quanto isso: a média, desde que o comprei, anda nos 6.5 litros/100 km. Ressalve-se, porém, que é um carro com uma utilização citadina intensa (trajectos curtos em barda), AE a 140-150 km/h, A/C quase sempre ligado.
Um Clio 1.5 Dci de 85 cv gasta em média menos 1 L.

Balanço final

Estou muito satisfeito com a compra. Utilizo este carro ao fim-de-semana e em algumas viagens. À semana, como já disse, é a minha mulher que o utiliza.

Não posso deixar de fazer um comentário que muitos podem considerar despropositado: dá-me a sensação de conduzir um pequeno GTi dos anos 80-90 quando pego neste carro !

Quero comprar um carro novo, mas não sei qual...

Quero comprar um carro novo, mas não sei qual...

Olá!

Sou nova por estas bandas, assim como no mundo dos automóveis.

Neste momento vivo em Espanha e preciso de comprar um carro. Pretendo comprá-lo aqui, masnão sei muito bem o que comprar.

Gostava de saber se me podem ajudar..

O que eu queria era um carro não demasiado grande, mas também não muito pequeno que me permita ter uma condução segura numa auto-estrada por ex.

Queria o que dentro dessa categoria tivesse os melhores comsumos..

Estou disposta a dar até 9500€. Não precisa ter ar condicionado..

Estou a pensar comprá-lo a gasolina, uma vez que aqui a gasolina é mais barata..

Também queria que me valesse algum dinheiro daqui a uns anos quando o quiser trocar.

Que me dizem?

Os carros que vi até agora foram:

Nissan Micra 1.2 gasolina 80 cv 3 portas - 9100€
Citroen C2 1.1 gasolina 61cv 3 portas - 9100€
Citroen C1 1.0 gasolina 68cv 3 portas - 8700€
Seat Ibiza 1.2 gasolina 70cv 3 portas - 9400€
Renault clio campus 1.2 60cv 3 portas - 9850€

Obrigada a todos!!

Última edição:
Queres um carro porreiro para autoestrada e andas a ver carros desse tamanho / segmento ? :confused:

Procura antes carros do tipo Honda Civic, Renault Megane, Peugeot 307, Citroen Xsara, Opel Astra, Toyota Corolla, etc.

Em relação ao gasóleo estar mais caro, isso não quer dizer nada.

Um carro do segmento C (este que falei agora) facilmente faz 8 litros a gasolina onde um diesel equivalente fará 6 (no máximo 6,5 litros).

Por isso faz a seguinte experiência:

6,5 litros X (introduzir preço do gasóleo em Espanha) = xxx €

8 litros X (Introduzir preço da gasolina em Espanha) = xxx €

Se fores para o segmento que falas tem em atenção que apesar de serem motores de baixa cilindrada, acabam por consumir tanto como um 1.400 cc, a menos que andes sempre em estrada aberta a velocidades baixas.

(4)Nissam Micra 1.2 gasolina 80 cv 3 portas - 9100€
(3)Citroen C2 1.1 gasolina 61cv 3 portas - 9100€
(5)Citroen C1 1.0 gasolina 68cv 3 portas - 8700€
(1)Seat Ibiza 1.2 gasolina 70cv 3 portas - 9400€
(2)Renault clio campus 1.2 60cv 3 portas - 9850€

Se queres um veiculo que não desvalorize muito, a Seat (gastador) e a Renault são marcas ideais.

Última edição:
Olá!

Sou nova por estas bandas, assim como no mundo dos automóveis.

Neste momento vivo em Espanha e preciso de comprar um carro. Pretendo comprá-lo aqui, masnão sei muito bem o que comprar.

Gostava de saber se me podem ajudar..

O que eu queria era um carro não demasiado grande, mas também não muito pequeno que me permita ter uma condução segura numa auto-estrada por ex.

Queria o que dentro dessa categoria tivesse os melhores comsumos..

Estou disposta a dar até 9500€. Não precisa ter ar condicionado..

Estou a pensar comprá-lo a gasolina, uma vez que aqui a gasolina é mais barata..

Também queria que me valesse algum dinheiro daqui a uns anos quando o quiser trocar.

Que me dizem?

Os carros que vi até agora foram:

Nissam Micra 1.2 gasolina 80 cv 3 portas - 9100€
Citroen C2 1.1 gasolina 61cv 3 portas - 9100€
Citroen C1 1.0 gasolina 68cv 3 portas - 8700€
Seat Ibiza 1.2 gasolina 70cv 3 portas - 9400€
Renault clio campus 1.2 60cv 3 portas - 9850€

Obrigada a todos!!

Da lista o Clio (é o melhor)!
Foge do Ibiza 1.2 "manco"; aquilo é um "aborto" de motor!
O C2 também é porreiro![;)]

Queres um carro porreiro para autoestrada e andas a ver carros desse tamanho / segmento ? :confused:

Procura antes carros do tipo Honda Civic, Renault Megane, Peugeot 307, Citroen Xsara, Opel Astra, Toyota Corolla, etc.

Sim, mas esses carros qualquer um deles passa dos 10 mil euros e é dinheiro que eu não tenho para gastar. Sou estudante e não tenho como fazer empréstimos ou pagar o carro a prestações, por isso tenho de comprar o melhor com o dinheiro que tenho disponivel.

Eu disse que queria um carro que tenha alguma estabilidade em autoestrada porque abaixo dos 10 mil euros a maioria dos modelos são pequenos e li que têm tendência a ser vulneraveis a ventos laterais e que são perigosos com as correntes de ar dos camiões, etc... A grande utilização será como carro de cidade mas como vou fazer alguns kilometros em autoestrada todos os dias, daí a minha preocupação.

Obrigada pela vossa ajuda. Podiam dizer-me também porque escolhem um modelo em detrimento e outro? Quais são os pontos fortes e fracos e os motivos da escolha?

Hoje fui ver o Bravo.

Para a versão multijet 1.6 16v 105cv sport pediram-me 26500€! Como vou entregar o Fiat Punto faziam-me 22500€! Como fica mais caro 1500€ que o focus devo optar pelo focus!

Para a semana faço o test drive[kiss]

Só estou com a dúvida sobre os 90cv do Focus! Alguém que tenha um pode dizer-me se é suficiente?

Obrigado.

Micra: mais recente, melhor motor, partilha a plataforma com o Clio actual portanto talvez mantenha as suas características (bom conforto e comportamento).

Aconselho vivamente pequenos familiares:

Toyota Auris
Mazda 3
Ford Focus
Opel Astra

Algures por ai.

O Megane está em fim de vida, o 308...bem digamos que não gosto muito!

Já que foi referida a importação, nesses carros compensa...se tiver baixa cilindrada.

P exemplo, um astra 1.3 CDTI que custe uns 13 mil € com 1 ano la fora compensa importar, já um 1.7 de 100cv que custe uns 16 mil pode não compensar...gasta-se sempre uns 500€ a ir e vir, mais outro tanto se houver intermediário (há quase sempre), e uns 300 de despesas cá!

Voltar
Superior