depois de ver, experimentar e pedir orçamento de vários carros, entre os quais:
opel astra, opel agila, renault clio, renault modus, fiat grand punto, mazda2, chevy aveo, fabia break e suzuki swift, acabei por comprar o peugeot 207 open que é uma promoção e o carro é semelhante ao trendy com motor de 1.4i 95cv por menos de 14 mil euros. consegui vender o meu carro a um particular por 1500 euros e vou ter 12.? para pagar. infelizmente constatei que muítos carros estão acima dos preços de revista e sites, e todos eles me davam 1200 euros de abate com excepção da opel que dava 3000 euros.
como tal meti mais uns euros acima do orçamento previsto de 12000 no máximo e optei pelo 207 que me parece acima dos restantes em qualidade, além do motor 1.4 95cv que dizem ser desenvolvido pela BMW.
deixo aqui alguns orçamentos que me deram para referência com abate de veículo de 10 anos subtraído no preço, e sempre com ar condicionado:
opel agila - 12700 euros (bom para cidade)
opel corsa - 13700 euros (caro mesmo com 3000 de abate)
mazda2 - 13900 euros (bom consumo, bom motor, mas o interior é acanhado)
renault modus 1.2 75cv - 12000euros (parecido com o agila, mas mais motor)
renault clio - 12900 ( ficou em segundo na minha escolha)
fabia break 1.2 70cv ambiente - 14000euros (pouco motor, design fraco)
peugeot 207 open (trendy) 1.4i 95cv - 13900 (provavel consumo mais elevado de todos)
a escolha está feita e dentro de uma semana vou receber ao novo carro, entretanto para me habituar tenho um 207 hdi 1.6 de substituição, para me ir habituando ao carro...apr
obrigado a todos e espero ter ajudado também aqueles que procuram carros abaixo dos 15000 euros.
depois vou ao diário de bordo dar as minhas opiniões[

]