Quantas horas ? que ordenado ?

Quantas horas ? que ordenado ?

• 25 horas - 1.000 euros

Votos: 5 5,6%
  • 30 horas - 1.440 euros

Votos: 10 11,2%
  • 35 horas - 1.960 euros

Votos: 14 15,7%
  • 40 horas - 2.560 euros

Votos: 18 20,2%
  • 45 horas - 3.240 euros

Votos: 20 22,5%
  • 50 horas - 4.000 euros

Votos: 14 15,7%
  • 55 horas - 4.840 euros

Votos: 1 1,1%
  • 60 horas - 5.760 euros

Votos: 7 7,9%

• Total de eleitores
    89
Escolhi 30 horas e 1.440 €.

Chega-me perfeitamente e não estou escravo de um emprego e permite-me ter qualidade de vida suficiente. E ainda consigo poupar.

Para responder a isto tenho que ser brutalmente honesto.

Neste fórum toda a gente é honesta e brutalmente trabalhadora, mas a realidade no dia a dia que experiencio não é essa, e não são só os politicos que são ladrões, desonestos e preguiçosos. Há muito colaborador que das 8h diária trabalhar 5 é bem bom. E eu assumo também que há alturas em que de facto a minha produtividade cai a pico e chego ao final do dia a sentir-me culpado.

A relação horas vs. ordenado depende muito do trabalho e da pessoa. No meu caso pior do que as horas que trabalho é a responsabilidade e preocupação que ocupa a cabeça 24h por dia e não apenas 8, ou 5 ou 9,5 H. E este sim é o caso de muitos dos profissionais com que me relaciono.

Ganhar mais dinheiro por mais tempo é para mim, no nosso país, apenas relevante para certas profissões normalmente até menos qualificadas claramente associadas a produção. Recentemente perguntaram-me num exercício meramente de curiosidade, se me pagassem 50% e ficava "suspenso" em casa sem poder trabalhar na mesma área se aceitava. E eu disse imediatamente que numa primeira análise sim, porque me dava jeito agora, porque o valor pagava as minhas despesas fixas e porque acredito que arranjava outra ocupação com menos responsabilidades a pagar-me o valor em falta e ficava livre de preocupações. Mas tudo isto é variável conforme a situação de cada um. O outro cenário de me pagarem 50% e trabalhar metade do dia rejeitei imediatamente, pois alguém profissional ia acabar por trabalhar o mesmo.
E é conveniente relembrar, e não me canso de o dizer no forum quantas vezes o for justificável, que a nossa lei considera as pessoas que ganham acima de 1500 ricas, e os descontos para IRS são irreais para a nossa realidade e posicionamento dessa pessoa na sua qualidade de vida. Neste patamares, e vai degradando, receber mais x em bruto significa metade em liquido.

Neste fórum toda a gente é honesta e brutalmente trabalhadora, mas a realidade no dia a dia que experiencio não é essa, e não são só os politicos que são ladrões, desonestos e preguiçosos. Há muito colaborador que das 8h diária trabalhar 5 é bem bom. E eu assumo também que há alturas em que de facto a minha produtividade cai a pico e chego ao final do dia a sentir-me culpado.

A relação horas vs. ordenado depende muito do trabalho e da pessoa. No meu caso pior do que as horas que trabalho é a responsabilidade e preocupação que ocupa a cabeça 24h por dia e não apenas 8, ou 5 ou 9,5 H. E este sim é o caso de muitos dos profissionais com que me relaciono.
São verdades. Mas há que ver que em certos tipos de trabalho não dá para ser produtivo como se quer na teoria. Trabalho de escritório é muito propício a baixa produtividade, ninguém está 8 horas ali concentrado a introduzir dados em excel e escrever emails. É preciso parar para pensar nas coisas, analisar a situação, organizar as coisas, e desanuviar de vez em quando que pessoas não são computadores.

Depois em Portugal a generalidade das empresas funcionam com base no desenrasque, sem planeamento prévio, sem os equipamentos ideais, muitas vezes sem as formações necessárias, com má organização, etc. Muitas vezes as coisas levam muito tempo a ser feitas, porque metade do tempo foi perdido a discutir quem é que devia fazer o quê, ou a lidar com obstáculos imprevistos (que podiam ter sido evitados).

A dificuldade em "desligar" também é um grande problema, e normalmente os trabalhadores não são pagos por isso. É uma desvantagem de ser patrão, aí é aceite integrar o trabalho na vida pessoal como algo inevitável, mas o patrão no final do ano também reserva o direito de tirar para si os lucros que a empresa gerou, não é razoável exigir o mesmo de um empregado que tem o seu salário base e pode até a qualquer momento ser substituído, a ligação à empresa destas duas pessoas não tem sequer comparação. Esta é uma grande diferença de mentalidade nas empresas de outros países como Alemanha, em que quando uma pessoa sai do trabalho os problemas profissionais ficam lá, e isto não é encarado como falta de profissionalismo, é mesmo encorajado e as próprias empresas têm políticas de não contactar funcionários fora do horário de trabalho, em férias etc, em alguns casos nem sequer por email mesmo.

Agora é que me apercebi que ao fazer 30 horas por semana isso dá 6 horas por dia (semana de 5 dias) ou 5 por dia (semana de 6).

Dá para trabalhar directo, numa parte do dia, sem a pausa para a refeição. Mi gusta !!! [br:)]

Em valores líquidos para solteiros e/ou casados sem filhos, 2 titulares:

25 horas - 1.000 euros - 746€
30 horas - 1.440 euros - 997€
35 horas - 1.960 euros - 1257€
40 horas - 2.560 euros - 1536€
45 horas - 3.240 euros - 1878€
50 horas - 4.000 euros - 2276€
55 horas - 4.840 euros - 2609€
60 horas - 5.760 euros - 3047€

São verdades. Mas há que ver que em certos tipos de trabalho não dá para ser produtivo como se quer na teoria. Trabalho de escritório é muito propício a baixa produtividade, ninguém está 8 horas ali concentrado a introduzir dados em excel e escrever emails. É preciso parar para pensar nas coisas, analisar a situação, organizar as coisas, e desanuviar de vez em quando que pessoas não são computadores.

Depois em Portugal a generalidade das empresas funcionam com base no desenrasque, sem planeamento prévio, sem os equipamentos ideais, muitas vezes sem as formações necessárias, com má organização, etc. Muitas vezes as coisas levam muito tempo a ser feitas, porque metade do tempo foi perdido a discutir quem é que devia fazer o quê, ou a lidar com obstáculos imprevistos (que podiam ter sido evitados).

A dificuldade em "desligar" também é um grande problema, e normalmente os trabalhadores não são pagos por isso. É uma desvantagem de ser patrão, aí é aceite integrar o trabalho na vida pessoal como algo inevitável, mas o patrão no final do ano também reserva o direito de tirar para si os lucros que a empresa gerou, não é razoável exigir o mesmo de um empregado que tem o seu salário base e pode até a qualquer momento ser substituído, a ligação à empresa destas duas pessoas não tem sequer comparação. Esta é uma grande diferença de mentalidade nas empresas de outros países como Alemanha, em que quando uma pessoa sai do trabalho os problemas profissionais ficam lá, e isto não é encarado como falta de profissionalismo, é mesmo encorajado e as próprias empresas têm políticas de não contactar funcionários fora do horário de trabalho, em férias etc, em alguns casos nem sequer por email mesmo.

Não colocando em dúvida o que dizes pois também acontece, o que vejo mais vezes não é isso.
O que vejo é chegar às 09:30 e até às 10 fumar ou tomar o pequeno almoço. Às 11 goza-se um pouco com os colegas de o Sporting ir de vela. Ao 12 combina-se onde é o almoço. Às 14 vê-se o email pessoal. O resto da tarde trabalha-se como um mouro e percebemos que devíamos ter trabalhado mais de manhã, e assim ficamos até às 19h. ou Então sai-se a horas porque temos compromissos.

Quanto à situação lá fora, falo sempre com cuidado porque não tenho essa experiência, mas as pessoas em meu redor que têm experiências em Espanha, Noruega e Suiça dizem que a teoria do lá fora desligam-se e os horáios são respeitados bla bla é de facto factores mais respeitados que cá, mas quando aperta tanto é aqui como na conchichina.

Exatamente, é que limpo, a diferença esbate-se. Por exemplo, limpo, eu faria as 45h. Permite algum conforto financeiro sem luxos e tempo com a família.

Quanto à situação lá fora, falo sempre com cuidado porque não tenho essa experiência, mas as pessoas em meu redor que têm experiências em Espanha, Noruega e Suiça dizem que a teoria do lá fora desligam-se e os horáios são respeitados bla bla é de facto factores mais respeitados que cá, mas quando aperta tanto é aqui como na conchichina.
Claro que numa situação mais urgente faz-se horas em qualquer lado, a diferença é que lá evita-se, é só mesmo quando tem que ser e toma-se as devidas precauções para que aconteça com a menor frequência possível (também já vi esta mentalidade cá, em filiais de empresas estrangeiras, sobretudo alemãs), aqui é o normal.

Não colocando em dúvida o que dizes pois também acontece, o que vejo mais vezes não é isso.
O que vejo é chegar às 09:30 e até às 10 fumar ou tomar o pequeno almoço. Às 11 goza-se um pouco com os colegas de o Sporting ir de vela. Ao 12 combina-se onde é o almoço. Às 14 vê-se o email pessoal. O resto da tarde trabalha-se como um mouro e percebemos que devíamos ter trabalhado mais de manhã, e assim ficamos até às 19h. ou Então sai-se a horas porque temos compromissos.

Fizeste-me lembrar precisamente um sitio onde já trabalhei..

Havia quem chegasse quase todos os dias pelo menos meia hora atrasado e mal chegasse, fosse direitinho à casa de banho mais meia hora.. A seguir, cafézinho, cigarrinho, um pouco de conversa, ver as novidades da bola e dos joguinhos, etc. Entretanto era hora do almoço.

À tarde a história repetia-se. Tirando alguns serviços em que eram mesmo urgentes ou em que "chovia de cima", quase todos os serviços eram feitos a partir das 17h/18h (o horário era até às 19h). Depois acontecia muita vez, estarem a trabalhar depois da hora como é lógico e acabavam por ser os coitadinhos [8b]

No meio disto tudo eu comecei a ter a certeza que era uma estratégia bem planeada até porque quando haviam marcações com clientes, era sempre para o fim da tarde. Isto porquê? Porque quando apareciam serviços de manhã ou a meio da tarde, nunca podiam ir porque ainda tinham de ir não sei onde.. e não podiam correr o risco de ir a outro cliente antes e depois não se despacharem a tempo para ir ao que já estava marcado [8b]

Quanto ao tópico propriamente dito, depende muito do tipo de trabalho. Há trabalhos que após 8 ou 9h, parece que não se passou nada, enquanto outros passadas 3 ou 4h já se anda com a cabeça a rebentar.

Uma vez na filial do UK fiquei 30 min depois da hora. A última pessoa a sair veio ter comigo e perguntou-me se queria ajuda e se estava tudo bem....
Lá fora, ficar depois da hora é visto como sinal de desorganização pessoal

Respondi 45 horas (já é o que vou fazendo agora) porque a diferença para as 40 ainda era substancial, agora com os descontos, apetece-me só trabalhar 40h [:D]

Era o que pensava quando respondi... 40/45 horas semanais.

Para manter o nivel de vida e poupanças, neste momento, tinha que trabalhar 45 horas semanais.

Última edição:
Eu já trabalho mais horas que as definidas no meu contrato, era só ser pago o correspondente [:D]

Para a minha situação pessoal, as 40/45h são um compromisso aceitável.

Eu escolhia 40h - 2560€. A família vai crescendo, o dinheiro faz falta e o tempo também. Logo mais tempo ou menos dinheiro não seriam opções.

Um dia mais tarde, se possível, reduzia para 35h e quando tivesse alguma idade em que o dinheiro não fizesse tanta diferença reduzia mesmo para 30h.

Já uma vez explicitei isso no tópico da Consultoria.

Acho que há trabalhos e trabalhos, no meu caso, programador informático (nome pomposo: Consultor), isso verifica-se muito, e vai muito da experiência. Como ainda não tenho muita "bagagem", chego a estar umas 3h só a pensar numa solução para um problema, que por vezes se resolve com um simples "IF", uma solução que demora 30 segundos a ser implementada.

Depois há ainda as questões de cliente, há clientes e clientes, há projectos onde novos desenvolvimentos carecem de aprovação, e se for preciso está-se 1 semana só a resolver BUG's mínimos e a dar suporte básico e a olhar para o ar, como há clientes onde todos os dias surgem novas coisas e ainda há clientes que estão a arder e todos os dias há problemas e é tudo urgente, onde até mudar uma label é urgente (yah yah... [:D]).

Falei disso no outro tópico, pq há muito colega (onde, em alturas mais "tranquilas") que é o cigarrinho, a águinha, o cafezinho, o telemóvel a tocar, as almoçaradas fora, a consulta aqui ou ali, a revisão do carro, vai-se a ver ao fim da semana e esteve 20h a trabalhar. [:D] Confesso que por vezes também me descuido e abuso das "pausas", são fases.

Em relação à sondagem, escolhi a opção das 45h.

Voltar
Superior