Qual engenharia escolher?

stukafr

New member
Boas, sou um estudante que se encontra a oito dias de distancia da sua candidatura para o ensino superior e apesar de saber o que quer fazer ainda não sabe o que seguir!
Aquilo que eu sempre sonhei foi construir ou trabalhar como engenheiro na criação/manutenção de carros totalmente eléctricos, eu gostava de entrar num curso onde aprendesse bastante electrónica, alguma informática ( ferramentas de CAD ou programação de micro-controladores...) e mecânica a nível de saber bastante física (faser cálculos complexos de rendimentos, aerodinamica, etc).

O problema e que parece que enquanto mais pesquiso mais baralhado fico... comecei com a ideia de engenharia de electromecânica.. depois apareceu me a mecatronica e cheguei até a electrotécnica de computadores passando pela possibilidade de engenharia mecânica com mestrado em electrónica e agora estive a ver as cadeiras de engenharia aero espacial e estou a ver que muitas delas me poderiam ser uteis...

Será que alguém com melhor conhecimento na área me poderia fazer alguma recomendação?

Muito obrigado desde já

Eu tenho ouvido falar muito em engenharia financeira e penso que poderá ser algo interessante e com saída no futuro...

Bastante electrónica e bastante mecânica só se for cursos de electromecânica mas esses cursos costumam existir apenas em universidade "menores" mas sobre esses cursos tenho pouco conhecimento. Eu tirei eng. mecância no IST e por isso vou falar melhor dos cursos dessa faculdade:

Tens eng. electrotécnica onde aprendes bastante de electricidade e eléctronica (evidentemente), alguma coisa de informática e muito pouco de mecânica. Dentro desta tens vários ramos, uns com mais para eléctronica e outros com menos.
Tens eng. mecânica onde aprendes muita mecânica (evidentemente), , pouca electricidade (motores eléctricos), pouca electrónica (resistências, condensadores, bobines, ampop's e pouco mais) e pouca programação (matlab, fortran, c e c++ isto se deres isso tudo). Se fores para o ramo de sistemas é que aprendes um pouco mais de electrónica ( mas pouca) e programação. Se fores para o ramo de termodinãmica é que tens cadeiras de motores térmicos e aerodinâmica (apesar de dares um pouco de aerodinamica no 3º ano antes de escolheres o ramo).

Tens também aerospacial onde tens 2 ramos ( um mais virado para a electricidade e outro para mecânica). Costumava-se dizer que se fosses para um eras um eng. mecânico e se fosses para o outro eras um eng. electrotecnico porque trabalhar com aviões era muito pouco provavel. :)

Por isso dificilmentne vais ter um curso que te satisfaça esses campos todos. Ah e não penses que se fores para um curso de eng. mecânica vais aprender muita coisa especifica de mecânica automóvel. :D

Nota: a cadeira de aerodinâmica já foi a cadeira com mais chumbos da faculdade por isso boa sorte. Houve um ano que não passou ninguém. [8b]

Última edição:
Se queres aprender sobre física, aerodinâmica e electrónica, eu recomendava engenharia aeroespacial. Podes também tirar eng. automóvel, sendo este mais prático.

Uma engenharia aeroespacial é mais teórica, e se te sentes com vontade de aprender teoria, força. Mas não vais ter muito de automóveis...Podes procurar uma faculdade que tenha equipa de FST; isso sim pode ser uma verdadeira escola de automobilismo.

Boa sorte

Eu ando em Eng Electrotecnia e de Computadores, mas como me parece que o teu objectivo é trabalhar no mundo automóvel, penso que devias procurar algo mais específico. Se bem que o meu curso dá para trabalhar nisso, mas é algo mais geral e não tão específico como aquilo que procuras.
Dando a minha "experiência" até agora, do curso, posso-te dizer que coisas como:
Aquilo que eu sempre sonhei foi construir ou trabalhar como engenheiro na criação/manutenção de carros totalmente eléctricos, eu gostava de entrar num curso onde aprendesse bastante electrónica, alguma informática ( ferramentas de CAD ou programação de micro-controladores...) e mecânica a nível de saber bastante física (faser cálculos complexos de rendimentos, aerodinamica, etc).
Trabalha-se com micro-controladores, tens electrónica com força. Programas informáticos apenas trabalhei com alguns de programação em C/C++, Pascal e ST além dos programas de electrónica como o PSIM e Multisim.
Cadeiras de física pura tive Física I, depois tive electromagnetismo. Fora isso, são cadeiras de física já relacionadas com a electrónica e controlo.

Qualquer dúvida está à vontade ;)

Acho que o ideal para ti é a mecânica com especialização em controlo automação e informática industrial.
Ao menos tens a oportunidade de mexeres com micro controladores e tens o básico da aerodinamica e da termodinâmica, de estruturas de informática e de controladores.

E depois tens aquelas que não tem interesse nenhum mas tens que fazer

Eu estou em Engenharia Electromecânica na Universidade da Beira Interior e só tenho a dizer à pessoa que disse que o curso se tira em universidades "menores" que o curso é o único em Portugal leccionado numa Universidade é que é acreditado pela Ordem dos Engenheiros. Não sei onde está "o menor" nisso..mas enfim.

Para o que tu queres, penso que Electromecanica e Mecatrónica é o melhor.. Mas quando se vê cursos de engenharia temos de ver quais é que são acreditados pela Ordem.

Electromecanica envolve tudo o que referiste...tens mecanica (e não é pouco) e tens muito de electrónica/electrotecnia.
Passa por o link https://www.ubi.pt/Curso.aspx?CodigoCurso=8 e tens lá as cadeiras todas leccionadas no curso.. Depois tens a possibilidade, quando acabada a licenciatura, de fazeres mestrado em electromecanica, electrotecnica e de computadores ou mecanica.

Eu também quero trabalhar no mundo automóvel e não vi melhor solução do que uma area da engenharia mais abrangente do que a clássica Eng Mecanica.

Eu estou em Engenharia Electromecânica na Universidade da Beira Interior e só tenho a dizer à pessoa que disse que o curso se tira em universidades "menores" que o curso é o único em Portugal leccionado numa Universidade é que é acreditado pela Ordem dos Engenheiros. Não sei onde está "o menor" nisso..mas enfim.

Para o que tu queres, penso que Electromecanica e Mecatrónica é o melhor.. Mas quando se vê cursos de engenharia temos de ver quais é que são acreditados pela Ordem.

Electromecanica envolve tudo o que referiste...tens mecanica (e não é pouco) e tens muito de electrónica/electrotecnia.
Passa por o link https://www.ubi.pt/Curso.aspx?CodigoCurso=8 e tens lá as cadeiras todas leccionadas no curso.. Depois tens a possibilidade, quando acabada a licenciatura, de fazeres mestrado em electromecanica, electrotecnica e de computadores ou mecanica.

Eu também quero trabalhar no mundo automóvel e não vi melhor solução do que uma area da engenharia mais abrangente do que a clássica Eng Mecanica.

Não é o único curso acreditado pela Ordem dos Engenheiros. De certezinha absoluta.

Eu também não disse que era..disse que se deve escolher um curso que seja acreditado pela Ordem. No sítio da Ordem na net está a lista com os cursos que são acreditados, e engª electromecanica é um deles.

Voltar
Superior