Bem visto por esse lado! Mas por outro lado há sempre uma resistência em sair para viagens mais longas os mesmo do dia a dia pelo consumo do carro, também já por várias vezes que precisei de mais espaço na mala.
Percebo perfeitamente, e é normal ter essa sensação. Mas é por isso que fazemos as contas!
Eu sei que custa largar 70/80/90€ na bomba de cada vez. Mas aqui temos que ser lógicos e basear as decisões em algo concreto.
É um investimento (? Mais um desinvestimento...) de uns milhares de euros para recuperar (nem é recuperar... é "break even", ou seja, igualar manter o carro actual) a 10 anos... Num carro que não conheces o historial, que terá mais kms... É um risco grande.
Podem existir outras razões para trocar, e são plausíveis. Simplesmente querer algo diferente, algo "novo". Mas se o motivo é só poupar, não se adequa.
Eu tirava essa ideia da cabeça, faria as contas por mim até perceber que ao manter o mesmo carro estás a seguir a solução mais acertada.
Depois, um dia mais à frente, quando quiseres trocar de carro por outros motivos ou quando os números baterem certo, pegas nos € todos que poupaste e compras algo que seja ao teu gosto e conforme as necessidades da altura.
De novo, não te deixes levar por sensações. Sê pragmático e vais ver que faz todo o sentido manter o carro, e vais relaxar mesmo quando largares uma nota preta na bomba.
Se mesmo assim quiseres trocar, tudo bem na mesma! Mas julgo que até aos 22 mil € consegues encontrar melhores propostas que as apresentadas.