citação:
Originalmente colocada por pamaro
citação:Originalmente colocada por jts
Então e porque não?? Se forem 3 ou 4 exclusivos de qualidade, depois haverá sempre a centena de sagas multiplataformas que toda a gente já conhece, sobrando o último factor para a confiança no hardware.
As coisas não mudam de um dia para o outro só porque as consolas avançam uma geração! Além do mais a retrocompatibilidade geral de toda esta nova "next-gen" também é um factor que vale só por si, fazendo com que as consolas tenham uma extensa biblioteca de jogos existentes logo a partir do seu dia 0.
Lição de história: Super Nintendo e Nintendo 64. A saga Final Fantasy era um dos exclusivos da Nintendo na altura da SNES e o FF6 era um daqueles jogos que fazia comprar a consola. A sua continuação acabou por se tornar um dos títulos mais emblemáticos da playstation. O mesmo aconteceu com o Chrono Trigger e com o Chrono Cross. Podemos ainda acrescentar à lista a Dreamcast, que viu muitos dos seus exclusivos mudar de mãos quando a consola foi prematuramente terminada. O mundo dos videojogos muda a uma velocidade fantástica... se tivesses dito, há 10 anos atrás, que íamos ver o Sonic numa consola da Nintendo e a Sega ia deixar de fazer consolas, provavelmente riam-se de ti. Estar a escolher um sistema com base em sistemas passados e em promessas de jogos... pois... :/
Quando as 3 consolas estiverem no mercado, pode-se tomar uma decisão (até porque essa decisão também depende bastante do preço de cada uma). Não se compra uma consola pela marca (excepto no caso dos fanboys), mas pelos jogos que saem... e isso pode mudar bastante com o sucesso inicial da consola.
Como sabes, a consola da Nintendo diferencia-se totalmente das outras, pelo que estas nunca poderão oferecer uma experiência de jogo semelhante, por muitos jogos que saiam ou que não saiam para as mesmas. Assim, é perfeitamente possível fazer pelo menos uma escolha entre a Wii e qualquer uma das outras.
Por outro lado a Sony e Microsoft, são empresas que estão muito longe de serem personagens tradicionais no mundo das consolas. E como tal, acaba por fazer pouco sentido as comparações com o passado por uma principal razão: não vivem apenas dos jogos, e este nem sequer será o seu core business. Pelo que a sua margem de manobra é muito superior ao que a Sega tinha, pois possíveis perdas e prejuízos poderão sempre ser suportados pela empresa-mãe, sendo de dúvidar possíveis saídas de mercado numa indústria que hoje em dia é praticamente da dimensão da cinematográfica.
Quanto aos Final Fantasy, acho que estranho que digas que o VI era um jogo que fazia comprar a SNES, até porque nunca saiu na europa! De resto, é estupidez sim estar a contar com exclusivos vindos de third-parties, o que não é o caso dos exclusivos que eu mencionei...
E eu comprei uma N64 e nunca me arrependi, porque teve alguns dos melhores jogos da história (alguns deles ainda andam a ser reeditados), o Mario 64 por exemplo, mudou os jogos de plataformas para sempre. Não havia de fazer outra escolha por causa do FFVII.
E por último, acho que nunca será estúpido comprar qualquer consola que seja, mesmo havendo umas melhores do que outras (seja em hardware ou alinhamento de jogos), todas terão, ainda para mais com o investimento brutal que as empresas fazem em cada uma delas, a sua quantidade de jogos excelentes que darão a cada uma delas o seu lugar na história. Até a Dreamcast que foi descontinuada, ainda hoje tem uma legião de fãs graças a jogos também eles históricos como Shenmue, que ainda nenhuma Sony ou Nintendo tiveram igual (entre outros jogos fabulosos que os utilizadores de outras consolas só puderam pôr as mãos em cima BEM mais tarde)