Qual a vantagem do Core Duo...

citação:Originalmente colocada por 3com

citação:Originalmente colocada por Killerace

Melhores prestações, menor consumo de energia etc....
Multiplos cores têm várias vantagens em relação aos multiplos processadores.

Não necessáriamente.

Pois... mas isso é como tudo na vida LOL:D
Mas partindo do principio que o dual core está bem concebido, essas vantagens são inequívocas[xx(]

Por acaso até tem consumido mais energia, e em performances, bem digamos que não é um problema de hardware mas do software não estar optimizado para aproveitar as novas features dos dual.

Anyway, sempre fui um bocadinho a favor de intel mas neste momento o meu novo pc vai ter um dual amd, motivo, melhor gestão de memória.:)

Mas gasta mais comparando com o quê, dois CPU's de core único ?

Sim.

Aliás nada do que eu vi, indica que o dual core seja capaz de fazer multiprocessamento como o que é feito com multiprocessadores e com aplicações especialmente desenhadas para o efeito, em que é possível a mesma thread ser executada em dois processadores diferentes! Fazer isso não é de todo trivial e duvido que apareça em breve um processador capaz de o fazer como se fosse uma caixa negra, e que tenha um preço acessível ao comum dos mortais.

Hyperthreading hello!?Já existe e pode ser aplicado ao dual core, não foi porque os programadores *****am para o assunto.

Mas isso é um problema da arquitectura da Intel e não da arquitectura multi-core.

Já agora, podes colocar o consumo de um dual core e de outro de core único ?

A64Fx X2 (dual)
55-70°C
Thermal Power 89W

A643800+ (Single)
49-71°C
Thermal Power 89W

A64FX62 (Single)
Max Temp 55-63°C
Thermal Power 125W

Como ves um Dual Core produz tanto calor como um single normal, o que não é necessáriamente uma coisa boa, o único a bater a produção de calor é o FX mas os FX já se sabe que são processadores bem puxados.

A intel, por acaso não encontrei o calor produzido mas eles incorporam a tecnologia EIST, neste momento até funcionam melhor em termos de dissipação de calor que os AMD.

Já agora, quem é que falou em INTEL e deficiencias de arquitectura?!Que eu saiba a Intel não tem nenhum deficiencia nesse aspecto...(não do calor ou gestão de memória) [:P]

Mas eu não perguntei o potência dissipada sob a forma de calor....[:P]
Queria a potência total.

Além disso, o que me estás a dizer é que um dual core dissipa tanto quanto um single core, isto é, o rendimento energético do dual core é superior[:P]

PS: quem fala em INTEL também fala em AMD....
Multiplos cores estão longe do rendimento desejado, pois, o rendimento anda longe do teórico.

Duo Core... na prática é mais marketing que outra coisa. Acredito que seja um pouco melhor mas nota-se pouco. Depende muito do resto dos componentes também. Já experimentei PC's com processadores dual core que eram uns aviões mas outros pareciam um P III 1000... Eu ia mais pelo preço.

A vantagem da utilização do Dual Core, reside na capacidade de velocidade de processamento, tanto em aplicações que correm individualmente, como em paralelo com outros e, sobretudo, em bases de dados a correm juntamente com macros extensas - é notório o rápido desempenho.

Agora para correr folhas de cálculo excel ou documentos do word ou, até mesmo o access e power point, não se justifica o investimento nesta nova arquitectura de software. Continua a ser + rentável os actuais processadores com os P4.

Mais tarde, qdo os dual core baixarem de preço e aparecerem os up-grade aos programas, então, valerá a pena. É o q eu penso neste momento.

Para já a diferença não é assim tão evidente, mas com o passar do tempo vão ser criadas cada vez mais aplicações que utilizem as totais potencialidades do sistema Dual Core.

Visto a diferença de preço entre os Pentium M e os Core Duo ser mínima, não se justifica o investimento em tecnologia ultrapassada.

Como funcionam os dual core em termos de frequência... cada core funciona ou à frequência anunciada no processador (ou a algo próximo) ou funciona a cerca de metade?

Realmente o windows Xp ainda não faz um gestão multitarefa por ai alem.....

Os dualcore são uma excelente ideia, melhor ainda é ter uma board com 2 slots para teres 2 processadores dualcore em simultaneo.....

Mas o pior e o grande entrave tecnologico a nivel de informática é a arquitectura actual ainda ser retrocompativel um a arquitectura antiga (386,486,pentium...etc) e serem tipo CISC pois se não tivesse de ser assim (e ser RISC) já teriamos computadores muitissimo mais rápidos.

Aliás nada do que eu vi, indica que o dual core seja capaz de fazer multiprocessamento como o que é feito com multiprocessadores e com aplicações especialmente desenhadas para o efeito, em que é possível a mesma thread ser executada em dois processadores diferentes! Fazer isso não é de todo trivial e duvido que apareça em breve um processador capaz de o fazer como se fosse uma caixa negra, e que tenha um preço acessível ao comum dos mortais.

Hyperthreading hello!?Já existe e pode ser aplicado ao dual core, não foi porque os programadores *****am para o assunto.
Não sabes bem do que estás a falar, só pode ser isso!

O Hyperthread é uma treta, e o dual core também, comparado com aquilo que é possível fazer com uma arquitectura multiprocessador.

Tal como eu disse, uma coisa é executar duas threads diferentes ao mesmo tempo, outra é executar o mesmo código da mesma thread em dois processadores[:P]

Numa arquitectura de multiprocessador podes por exemplo, simplificando, se estiveres a fazer uma cópia de um array para outro array, em vez de copiar posição a posição, com dois processadores podes copiar duas posições a duas.
E existem milhares de coisas que se podem fazer ao mesmo tempo, e que nem o ultimate xpto processador dual-core com hyperthread consegue fazer...

capice[8)]

Queria a potência total.

Além disso, o que me estás a dizer é que um dual core dissipa tanto quanto um single core, isto é, o rendimento energético do dual core é superior[:P]

Multiplos cores estão longe do rendimento desejado, pois, o rendimento anda longe do teórico.
A potência dissipada está intimamente relacionada com a velocidade de relógio do processador e com a tecnologia usada para construir os transistores.

citação:Originalmente colocada por eu

citação:Originalmente colocada por pmct
Ou seja se tens um conjunto de operações encadeadas em que a segunda depende da primeira e assim sucessivamente, significa neste caso uma pior performance num sistema com multiprocessamnto do que num com 1 so proc/core, e porque, porque alem da operação não ser divisivel, ainda foi gasto tempo de CPU pelo SO nas tarefas de gestão dos multiplos procs/cores.
.........
O outro cenario onde se tira vantagem de multiplos proc/cores équando utilizas intensivamente varias aplicações em simultaneo!
Mesmo com uma única aplicação, o Duo é mais rápido, pois existem "n" processos do sistema operativo a correr em paralelo. Por exemplo, neste momento estou apenas a usar o FireFox e o XP tem 36 (!!!) processos a correr em simultãneo.

De qualquer forma, neste caso concreto (e em quase todos os casos), penso que comprar um Duo é deitar dinheiro fora...
num sitema operativo a serio os N processos nã estão a fazer nada.
dai que a utilidade do dual-core é nada/nada= nerum.

Alem disso a co****ção simetrica não é pra qualquer um, e garantidamente muita areia para a "ca******" da microsft.

Em reumo, se o preço for o emsmo , who cares anyway.
e a diferença for significativa esquece.
Caso precises mesmo de muito processador, então escolhe um RISC, ou no minimo um Itel Dual Core mas com um SO multitarefa, tipo BSD, LINUX whatever.

Um dua core com windows era como tem um 911 turbo com tracção a frente
:D;)

citação:Originalmente colocada por joao

Queria a potência total.

A potência dissipada está intimamente relacionada com a velocidade de relógio do processador e com a tecnologia usada para construir os transistores.
E então ? [:0]

citação:Originalmente colocada por eu

Ou seja se tens um conjunto de operações encadeadas em que a segunda depende da primeira e assim sucessivamente, significa neste caso uma pior performance num sistema com multiprocessamnto do que num com 1 so proc/core, e porque, porque alem da operação não ser divisivel, ainda foi gasto tempo de CPU pelo SO nas tarefas de gestão dos multiplos procs/cores.
.........
O outro cenario onde se tira vantagem de multiplos proc/cores équando utilizas intensivamente varias aplicações em simultaneo!
Mesmo com uma única aplicação, o Duo é mais rápido, pois existem "n" processos do sistema operativo a correr em paralelo. Por exemplo, neste momento estou apenas a usar o FireFox e o XP tem 36 (!!!) processos a correr em simultãneo.

De qualquer forma, neste caso concreto (e em quase todos os casos), penso que comprar um Duo é deitar dinheiro fora...
num sitema operativo a serio os N processos nã estão a fazer nada.
dai que a utilidade do dual-core é nada/nada= nerum.

Alem disso a co****ção simetrica não é pra qualquer um, e garantidamente muita areia para a "ca******" da microsft.

Em reumo, se o preço for o emsmo , who cares anyway.
e a diferença for significativa esquece.
Caso precises mesmo de muito processador, então escolhe um RISC, ou no minimo um Itel Dual Core mas com um SO multitarefa, tipo BSD, LINUX whatever.

Um dua core com windows era como tem um 911 turbo com tracção a frente
:D;)

Em suma... Mac OSX Powa! :P

Queria a potência total.

E então ? [:0]

Quer dizer, que um processador é mais eficiente(maior rendimento) que outro só porque tem um menor consumo é falacioso porque a eficiência é a razão entre o trabalho produzido e o esforço para produzir o resultado.

E não era isso que se estava a discutir ? [:P]

Se um dual core à mesma frequência que um sigle core é mais rápido e gasta o mesmo ou pouco mais, qual é o mais eficiente ?

PS: Mas o que eu referi foi Rendimento Energético, estás a confudir com o rendimento do processador.
Em termos de rendimento energético a potência dissipada sob a forma de calor tem um papel preponderante.

O Hyperthread é uma treta, e o dual core também, comparado com aquilo que é possível fazer com uma arquitectura multiprocessador.

Tal como eu disse, uma coisa é executar duas threads diferentes ao mesmo tempo, outra é executar o mesmo código da mesma thread em dois processadores[:P]

Numa arquitectura de multiprocessador podes por exemplo, simplificando, se estiveres a fazer uma cópia de um array para outro array, em vez de copiar posição a posição, com dois processadores podes copiar duas posições a duas.
E existem milhares de coisas que se podem fazer ao mesmo tempo, e que nem o ultimate xpto processador dual-core com hyperthread consegue fazer...

capice[8)]

Tu é que não deves fazer a menor ideia do que dizes mas pronto.
Para executares uma parte de código seja ela qual for vais ter que saber o cabeçalho e o final de cada bloco de informação a ser processada, isto tanto vale para o HT como para multiproc, agora havias era de explicar essa do array porque não tou a ver sentido nenhum no assunto...mas ok é só da minha cabeça.[8)]

@3Com...troquei-me ali uma beca, aliás á noite é que me apercebi que me troquei todo[:p], bem shit happens, a ideia que eu queria mesmo transmitir é que um dual em termos de rendimento (processamento) está neste momento ao nivel de um single, a nivel de desempenho em aplicações, em termos de dissipação de calor, foi aqui que me troquei, já tenho visto muitos single core a derreter mais depressa que um dual.

capice[8)]

Tu é que não deves fazer a menor ideia do que dizes mas pronto.
Para executares uma parte de código seja ela qual for vais ter que saber o cabeçalho e o final de cada bloco de informação a ser processada, isto tanto vale para o HT como para multiproc, agora havias era de explicar essa do array porque não tou a ver sentido nenhum no assunto...mas ok é só da minha cabeça.[8)]
Mas qual cabeçalho de bloco de informação[8)]

Um processador executa instruções ponto final! Qual cabeçalho de bloco de informações???[8]

Eu é que não sei? O meu ramo de informática na faculdade é precisamente a electrónica e tive cadeiras de microprocessadores... mas tudo bem, eu não sei o que digo[8]

Se não percebeste o exemplo do array, então podes ter a certeza que não sabes mesmo do que para aqui se fala! Vai-te informar primeiro e depois falamos, não estou para ter conversas com paredes.

Voltar
Superior