Qual a vantagem do Core Duo...

MMdC

Moderador
.. ou lá como se chama?

É que estou para comprar portátil e gostaria de asber se isso é uma real mais valia para o uso que vou dar.

Obrigado desde já!

Abraços

MMC

Melhores prestações, menor consumo de energia etc....
Multiplos cores têm várias vantagens em relação aos multiplos processadores.

citação:Originalmente colocada por 3com

Melhores prestações, menor consumo de energia etc....
Multiplos cores têm várias vantagens em relação aos multiplos processadores.

Mas melhores prestações em quê? Mais rápidos? Maior capacidade para lidar com programas mais pesados?

Eu devo comprar para uma utilização normal, Excel, Word, Internet, E-mail, trabalho (que passa pelas aplicações citadas), e por aí, nada mais. Sobretudo, deve ser portátil, e não transportável. E até estou inclinado para algo com 13" de écrã, no máximo 14, porque é mesmo para andar com ele sempre "às costas".

Para jogar, tenho a Playstation. [}:)]

Abraços e thx!

Em relação ao processador, não é um aumento de performance do outro mundo em relação aos single core, pelo menos enquanto os programas forem quase todos programados a pensar num único nucleo de processamento. Mas são o high-end da indústria e os mais performantes, pelo que compensa sempre, tanto mais a pensar numa perspectiva de futuro.

Em relação a esse HP, uso um dessa série (dv1000), e por acaso actualmente estou à espera da sua devolução pois teve uma avaria de motherboard ou de fonte. Tirando este incidente, estou muito satisfeito com ele. É compacto, leve, bonito, de colunas à frente (gosto muito deste detalhe nos portateis) e bastante completo. Se tivesse uma gráfica dedicada não queria outra coisa. Mas para trabalho está muito bom.

http://reviews.cnet.com/HP_Pavilion_dv1000/4505-3121_7-31000131.html

Muito melhores prestações

Tive o privilégio de experimentar um protótipo de um portatil com o core-duo e a diferença nos benchmarks é assinalavel.

Quase o triplo face ao meu centrino 1,6 e quase o dobro face ao meu P4 3.0

Ouvi uma vez uma explicação que me pareceu lógica:
Um processador Dual Core tem 2 núcleos, daí a melhor performance. Segundo a pessoa que me explicou o problema é que os programas com que trabalhamos vulgarmente apenas conseguem trabalhar com um núcleo. à partida deveria haver uma grande diferença mas não existe, até porque ao abrir mais que um programa ao mesmo tempo, eles vão também "puxar" pelo mesmo núcleo.
Isto foi o que me explicaram e por isso posso estar errado mas para a utilização que dizes que vais dar ao computador, a minha opinião, é que fazes bem comprar um de 13' ou coisa parecida mas com um processador normal é sufuciente. Não se justifica minimamente o preço que irias dar por um dualcore, neste caso, claro.
Cumprimentos.

Basicamente...
O computador "dual core" pode executar diversas tarefas simultâneas. Enquanto os processadores de um núcleo conseguem realizar apenas uma tarefa por vez, os chips de dois núcleos têm a capacidade de dividí-las, aumentando a performance geral do sistema.

tecnologia que apesar de implementada ainda é muito recente ... estou curioso para ver os resultados dela daqui a 6 meses!!!

Miguel independentemente de todo o parlapier pseudo-tecnico isto é assim.

Qualquer forma mutliprocessamento ( seja com multiplos processadores ou multiplos cores) so é vantajoso se o problema for divisivel.
Ou seja se tens um conjunto de operações encadeadas em que a segunda depende da primeira e assim sucessivamente, significa neste caso uma pior performance num sistema com multiprocessamnto do que num com 1 so proc/core, e porque, porque alem da operação não ser divisivel, ainda foi gasto tempo de CPU pelo SO nas tarefas de gestão dos multiplos procs/cores.

Agora na pratica:

Basicamente se vais utilizar uma aplicação espeficica certifica-te que ela foi desenhada para SMP ( Simtric Multi processing) caso contrario a performance vai ser pior.

O outro cenario onde se tira vantagem de multiplos proc/cores équando utilizas intensivamente varias aplicações em simultaneo!

o meu conselho é , se diferença de preço for mais de 10% , esquece , poupa dinheiro, a menos que te enquadres num dos dois anteriores cenarios.

O resto, é publicidade .
;)

citação:Originalmente colocada por andmiguel

Basicamente...
O com****dor "dual core" pode executar diversas tarefas simultâneas. Enquanto os processadores de um núcleo conseguem realizar apenas uma tarefa por vez, os chips de dois núcleos têm a capacidade de dividí-las, aumentando a performance geral do sistema.
Basicamente é isto. Nota-se maior performance se tiveres de trabalhar com várias aplicações ao mesmo tempo e aí o SO gere a atribuição dos processos a um ou outro núcleo. Numa utilização normal com o Outlook aberto mais o Word, as diferênças não são grandes. Só que, como agora eles já se vulgarizaram e a diferênça de preço não é significativa, talvez fosse de apostar.

Um abraço.

citação:Originalmente colocada por pmct

Miguel independentemente de todo o parlapier pseudo-tecnico isto é assim.

Qualquer forma mutliprocessamento ( seja com multiplos processadores ou multiplos cores) so é vantajoso se o problema for divisivel.
Ou seja se tens um conjunto de operações encadeadas em que a segunda depende da primeira e assim sucessivamente, significa neste caso uma pior performance num sistema com multiprocessamnto do que num com 1 so proc/core, e porque, porque alem da operação não ser divisivel, ainda foi gasto tempo de CPU pelo SO nas tarefas de gestão dos multiplos procs/cores.

Agora na pratica:

Basicamente se vais utilizar uma aplicação espeficica certifica-te que ela foi desenhada para SMP ( Simtric Multi processing) caso contrario a performance vai ser pior.

O outro cenario onde se tira vantagem de multiplos proc/cores équando utilizas intensivamente varias aplicações em simultaneo!

o meu conselho é , se diferença de preço for mais de 10% , esquece , poupa dinheiro, a menos que te enquadres num dos dois anteriores cenarios.

O resto, é publicidade .
;)
Então a explicação que me deram está +/- correcta;)

Core Duo é bom. Mais nada. A diferença de preço neste momento é plenamente justificável. Só precisas de saber isto.

O que há dos outros (single core) é para escoar stock e vender pelo preço.

Queres mesmo saber como funciona? Vê estes flash:
http://www.intel.com/personal/desktop/pentium_d/demo/popup/demo.htm
ftp://download.intel.com/technology/multi-core/demo/multicore_community.htm

Já agora, quanto ao HP... é porreiro. Mas... os preços dos processadores vão baixar dia 28 de Maio e é de esperar que alguns dos portáteis que usam Core Duo também baixem de preço. Mas pelo preço que estão a pedir por esse parece-me que o desconto já foi feito. Por outro lado, esse modelo já tem um substituto à espera (talvez 1 a 2 meses) e, quanto a mim bem mais bonito. Olha aqui:

11967.jpg

11886.jpg

11866.jpg

E já se sabe que nas vendas, o aspecto conta. :D

Alternativas:
Toshiba Satellite M100-132
Apple MacBook (dentro de 1 mês)

Conclusão: se fosse para comprar já, eu comprava. Bom preço, bom aspecto, boa configuração, marca razoável.

MMC,

é assim, o core duo é o novo processador da intel que tem dois Cores (nucleos) de processamento. Basicamente é mais um processador, novo, que neste caso é mais economico e rápido. Chega a ser 5 vezes mais rápido que os anteriores.

Se queres comprar um portatil, compra um core duo, a diferença para os antigos não é muita, e penso que vale.

Eu vou comprar o novo Macbook (não o pro) que vai custar por cá 1150€. É um portatil de 13'', pesa 2kg. Não é para jogar, é para trabalhar.

Voltar
Superior