Purgar

lccpereira

New member
Boas, precisava de saber como purgar o liquido do radiador, eu vou retirar e colocar de novo anticongelante, mas gostava de saber quais os procedimentos a tomar, sei que é preciso ligar a chaufagem!!! Se alguém souber me indicar de um modo simples os passos que devo fazer agradecia!!

O carro é um BMW E36 316 motor M43!!!

Abraço

julgo que nesse caso basta tirares abasteceres de anticongelante novo, tapares e deixares trabalhar ate disparar a ventoinha e sim, sofagem po quente...desde o inicio do trabalho...quando a ventoinha disparar o liquido ira baixar deixas arrefecer e acrescentas se necessario depois em frio...nao tenho a certeza porque nao estoua ver se esse radiador tem alguma purga ou em algum tubo mas julgo que nao se nao basta apenas fazer como expliquei desde que a ventoinha dispare esta optimo se estiver a passar do sitio normal de ela ligar desapertas o tampao devagar ate libertar alguma pressao e ela certamente liagara de imadiato isto para libertar algum ar que tenha mas julgo que nao sera preciso tanto, julgo que nesse caso basta apenas o que expliquei a parte inicial...

mas talvez alguem aqui te dê alguma informaçao mais concreta

cumps

Se não estou em erro tens de retirar um parafuso no topo do radiador para purgar o ar do mesmo e encher bem até cima.

Depois ajustas no vaso de expansão e está feito.

Se não sabes bem o que estás a fazer, é melhor não arriscares. Esse motor não é dos mais simples de se fazer esse serviço.

Se não estou em erro tens de retirar um parafuso no topo do radiador para purgar o ar do mesmo e encher bem até cima.

Depois ajustas no vaso de expansão e está feito.

Se não sabes bem o que estás a fazer, é melhor não arriscares. Esse motor não é dos mais simples de se fazer esse serviço.

exactamente, o parafuso da purga fica no topo do radiador!!! deixa ver se percebi, retiro toda a água que está no sistema através do bujão!! depois retiro a tampa do radiador ligo a chaufagem para a temperatura quente e ligo o carro e vou acrescentando até cima, mesmo até ao topo do deposito, de maneira a que o liquido saia pela purga sem fazer bolhas!!! depois tapo o deposito e a tampa e deixo arrefecer!!! depois caso seja necessario retirar abrir a tampa e extrair através de um tubo!!!

serão estes os procedimentos???? obrigado pelas dicas

Eu já vi por mera casualidade esse procedimento mas nem me recordo que motor era embora tivesse a certeza que era a gasolina pois tratavasse da versão 3 portas descapotável.

O motor não pode ser ligado em caso algum sem anticongelante lá dentro, nunca faças isso. Metes a sofagem toda no quente, vais enchendo pelo vaso de expansão ou pelo radiador, não me recordo ao certo, até sair pelo buraco de purga água corrente sem ar e tapas logo de seguida. Depois no vaso de expansão acertas o nível e aí sim já ligas o carro e vais verificar se o nível desceu bastante (pode acontecer ao inicio descer repentinamente imenso) e vais metendo até à medida.

De qualquer forma esse carro não é dos mais simples de fazer a mudança e isto tudo que te contei não passa de teoria misturada com um pouco do que eu vi. Tem cuidado, um mecânico faz-te isso e não leva assim tanto como isso.

Cumprimentos.

Eu já vi por mera casualidade esse procedimento mas nem me recordo que motor era embora tivesse a certeza que era a gasolina pois tratavasse da versão 3 portas descapotável.

O motor não pode ser ligado em caso algum sem anticongelante lá dentro, nunca faças isso. Metes a sofagem toda no quente, vais enchendo pelo vaso de expansão ou pelo radiador, não me recordo ao certo, até sair pelo buraco de purga água corrente sem ar e tapas logo de seguida. Depois no vaso de expansão acertas o nível e aí sim já ligas o carro e vais verificar se o nível desceu bastante (pode acontecer ao inicio descer repentinamente imenso) e vais metendo até à medida.

De qualquer forma esse carro não é dos mais simples de fazer a mudança e isto tudo que te contei não passa de teoria misturada com um pouco do que eu vi. Tem cuidado, um mecânico faz-te isso e não leva assim tanto como isso.

Cumprimentos.

mas não deve de fugir disso, porque consultei o TIS dA BMW e no resumo são esses os passos que me indicas-te!!!

obrigado pelas dicas

Voltar
Superior