projecto 12º ano![Electrónica] HELP......!

E um contador de energia eléctrica? Intercalava-se entre a tomada e um dado aparelho (cilindro, frigorífico) do qual quiséssemos saber o seu gasto energético ao fim de um dado periodo de tempo.

citação:Originalmente colocada por lourenco

citação:Originalmente colocada por fililipe

A mais simples, uma rotunda, com os respectivos semaforos.

Alguns led e um 8051 ou um automato, e voilá.

axas k uma rotunda com um sensor de presença pa ver se tem pessoas a espera de passar funciona!?lol
ao menos nao estavam os carros a espera desnecessaeriamente

Sim, depois podes inventar á vontade.

Podem ser semaforos dinamicos, consoante o trafego em cada ramal, ele aumenta e diminui os tempos.

Em relação aos peões, só dá verde para eles, caso carreguem no botão, caso contrário, fica sempre sinal vermelho para os peões. Isso é bom por causa dos semaforos para os carros terem tempos diferentes em todas as vezes.

E um medidor de distâncias por ultra-sons, ainda que grosseiro? Tipo aqueles que são usados nos pára-choques de um automóvel (sensor de parqueamento).

Se tiveres algum jeito para trabalhar madeiras/metais, podes fazer um orientador automático de painel solar. Assim ficavas com um painel que se auto-regularia para ter sempre a melhor exposição possível.

citação:Originalmente colocada por ClioII

axas k uma rotunda com um sensor de presença pa ver se tem pessoas a espera de passar funciona!?lol

O 8051 é um microcontrolador...

Há muitos semáforos que têm um detector de presença de peões: chama-se BOTÃO e a maior parte das vezes não funcionam... [8)]

Não tinha lido o teu post. Concordo com isso.

Podes ir chatear o teu professor de ciências acerca, por exemplo, da compostagem da matéria orgânica. Saber que factores influenciam, como a temperatura ou a humidade. Poderias construir um aparelho que medisse estas grandezas e fosse um auxiliar no processo.

Por um lado, seria um projecto interdisciplinar (o que é um trunfo) e tudo o que seja ligado ao aproveitamento da natureza (energias renováveis, restos orgânicos) é um projecto muito interessante já que o meio ambiente é cada vez mais uma preocupação.

Podes ir chatear o teu professor de ciências acerca, por exemplo, da compostagem da matéria orgânica. Saber que factores influenciam, como a temperatura ou a humidade. Poderias construir um aparelho que medisse estas grandezas e fosse um auxiliar no processo.

Por um lado, seria um projecto interdisciplinar (o que é um trunfo) e tudo o que seja ligado ao aproveitamento da natureza (energias renováveis, restos orgânicos) é um projecto muito interessante já que o meio ambiente é cada vez mais uma preocupação.

o problema e k eu ja nao tenho cienciaS!mas tipo, um aparelho para auxiliar como assim?

"E um contador de energia eléctrica? Intercalava-se entre a tomada e um dado aparelho (cilindro, frigorífico) do qual quiséssemos saber o seu gasto energético ao fim de um dado periodo de tempo..."... mas como e possivel fazer isso?

Sim, depois podes inventar á vontade.

Podem ser semaforos dinamicos, consoante o trafego em cada ramal, ele aumenta e diminui os tempos.

Em relação aos peões, só dá verde para eles, caso carreguem no botão, caso contrário, fica sempre sinal vermelho para os peões. Isso é bom por causa dos semaforos para os carros terem tempos diferentes em todas as vezes.
isso ja e algo avançado de mais ne?! para fazer isso e necessario uzar akilo dos automatos?

o problema e k eu ja nao tenho cienciaS!

"E um contador de energia eléctrica? Intercalava-se entre a tomada e um dado aparelho (cilindro, frigorífico) do qual quiséssemos saber o seu gasto energético ao fim de um dado periodo de tempo..."... mas como e possivel fazer isso?

Ora, tu tens um contador de energia eléctrica em casa (o da EDP) que te conta o consumo da casa inteira. É possível usar um desses para a função que eu descrevi. O chato é que esses contadores são essencialmente mecânicos. O que eu te estou a dizer é que construas uma versão electrónica!

o problema e k eu ja nao tenho cienciaS!

Ora, tu tens um contador de energia eléctrica em casa (o da EDP) que te conta o consumo da casa inteira. É possível usar um desses para a função que eu descrevi. O chato é que esses contadores são essencialmente mecânicos. O que eu te estou a dizer é que construas uma versão electrónica!

mas isso consegue-se fazeR?![8)] os nossos conhecimentos de eletronica sao do tipo de por uns leds a piscar e montar um display, pouco mais!

ja agora akele aparelho k falas.te a pouco ajudava como assim?

Com a ideia do ClioII de energias renovaveis, porque não constrois um porque eolico? ;)

Aqueles motores de 3v (Que encontras em carrinhos a pilhas) colocas naquelas coisas que se compram nas feiras (Não sei o nome daquilo chamemos-lhe "giravento") e com alguma brisa consegues produzir alguma electricidade, tipo para alimentar uma lampada, ou qq coisa.

PS: É uma ideia rabuscada, mas espero que entendas o principio da ideia.

Poderia ir registando valores de temperatura, humidade ou outros que fossem importantes no processo, sei lá... Isso faria parte do teu projecto: avaliar as necessidades.

Por exemplo: na fermentação do vinho é importante controlar a temperatura para que ele não se estrague.

E construir um pequeno gerador eólico que alimentasse uma lâmpadazinha? (Um motorzito de um brinquedo ou de um gravados de cassettes deveria servir). Depois terias um pequeno automatismo que se houvesse vento, alimentava a lâmpada pelo gerador eólico. Caso o vento parasse, comutava a alimentação para uma pilha ou outra fonte, de maneira a que a lâmpada fosse sempre alimentada.

Quem diz um gerador eólico, diz um painel fotovoltaico.

Com a ideia do ClioII de energias renovaveis, porque não constrois um porque eolico? ;)

Aqueles motores de 3v (Que encontras em carrinhos a pilhas) colocas naquelas coisas que se compram nas feiras (Não sei o nome daquilo chamemos-lhe "giravento") e com alguma brisa consegues produzir alguma electricidade, tipo para alimentar uma lampada, ou qq coisa.

Oh pá!, parece que andamos a ler os pensamentos um do outro! :D;)

Oh pá!, parece que andamos a ler os pensamentos um do outro! :D;)

Realmente!!! :D

lol, e como atraves dessas ventoinhas conseguia alimentar uma lampada?
ja agora, k sistema se tinha k fazer para ligar o motor, apenas kdo nao houver vento?

Ventoínha, faz girar o motor/gerador, que se liga à lâmpada por um par de fios.
Para se detectar se há vento ou não basta ver se há tensão suficiente aos terminais do motor.

O resto fica para tu e o teu professor pensarem nisso! [:P]

Ventoínha, faz girar o motor/gerador, que se liga à lâmpada por um par de fios.
Para se detectar se há vento ou não basta ver se há tensão suficiente aos terminais do motor.

O resto fica para tu e o teu professor pensarem nisso! [:P]

loool, o problema e fazer cm k a ventoinha gire o motor xD

Voltar
Superior