programaçoes de potencias

eu concordo convosco realmente nao faz muito sentido fazer uma repro para diminuir o consumo e emissoes mas mantendo a potencia.
Ou ate faz, penso eu. quem nao quer gastar menos em combustiveis?
Mas de facto na bmw e possivel fazer isso, porque tenho um 520d 177cv e se fizer uma repro para ficar igual ao de 2008 ele consome menos. Ai e que realmente eu fico intrigado como e que e possivel xD
Se nao se esta a aumentar a potencia na versao de 2007, para nao ter impactos economicos com as vendas, porque nao ja desde o inicio fazer o motor gastar ainda menos?? Eu nao acho que por uma questao de meses a informatica evolua assim tanto para reprogramar a centralina e fazer gerir melhor o motor.. mas pronto..

eu concordo convosco realmente nao faz muito sentido fazer uma repro para diminuir o consumo e emissoes mas mantendo a potencia.
Ou ate faz, penso eu. quem nao quer gastar menos em combustiveis?
Mas de facto na bmw e possivel fazer isso, porque tenho um 520d 177cv e se fizer uma repro para ficar igual ao de 2008 ele consome menos. Ai e que realmente eu fico intrigado como e que e possivel xD
Se nao se esta a aumentar a potencia na versao de 2007, para nao ter impactos economicos com as vendas, porque nao ja desde o inicio fazer o motor gastar ainda menos?? Eu nao acho que por uma questao de meses a informatica evolua assim tanto para reprogramar a centralina e fazer gerir melhor o motor.. mas pronto..
^

Voçê tem um 520d de 177cv do ano 2007 e está a dizer que os de 2008 consumiam menos.
Quem lhe disse isso?

Com electrónica?

"Numa garagem perto de si..." [:p]

Sim com electrónica... se tens um carro com menos de 5 anos, o mais provável é que seja quase todo controlado por electrónica, pelo menos o motor o é.

Faz-te assim tanta confusão que um software possa ser melhorado com o tempo e experiência? Que a electrónica que há cerca de 15 anos começou a ser aplicada em motores criados há mais de 100 anos possa ser optimizada?

Se mesmo equipamento electrónico que é criado de raiz em conjunto com firmware/sistema operativo é sempre melhorado várias vezes depois do lançamento comercial, porque um carro não pode ser?

Se estivéssemos a falar em software open source, Linux, drivers para placas gráficas faria-te tanta confusão? é que só mudam as moscas...

Sim com electrónica... se tens um carro com menos de 5 anos, o mais provável é que seja quase todo controlado por electrónica, pelo menos o motor o é.

Faz-te assim tanta confusão que um software possa ser melhorado com o tempo e experiência? Que a electrónica que há cerca de 15 anos começou a ser aplicada em motores criados há mais de 100 anos possa ser optimizada?

Se mesmo equipamento electrónico que é criado de raiz em conjunto com firmware/sistema operativo é sempre melhorado várias vezes depois do lançamento comercial, porque um carro não pode ser?

Se estivéssemos a falar em software open source, Linux, drivers para placas gráficas faria-te tanta confusão? é que só mudam as moscas...

Eu de electrónica/informática não percebo para além do básico dos básicos.
Quanto às reprogramações, o que referes, sem querer ser absolutista, parece-me utopico. O carro anda porque queima combustivel. Quando se reprograma, anda mais porque, para além de outras coisas, se injecta mais combustivel nos cilindros, aumentando os consumos e os gases produzidos.

Eu percebo relativamente bastante e apesar da minha área de actuação e especialização ser a das telecomunicações, ADORO a área de hardware e sistemas embebidos e estou bastante envolvido no desenvolvimento de alguns equipamentos de transmissão e metrologia em fibra óptica.

O funcionamento do motor não se limita a ser queima de combustível.
A centralina controla dezenas de variáveis tendo em conta outras tantas, desde a mistura ar-combustível como pressão do turbo, temperatura do ar e do motor, tempos de ignição e outras tantas que nem sequer sei que existem.

Ao contrário do que muito se lê por aqui, a engenharia nesse caso procura, muito antes do compromisso entre potência, consumo e fiabilidade, contemplar o pior caso.

Os programas de fábrica estão feitos para servir desde a velhota de 90 anos que anda a 35km/h na 2ª Circular até ao street racer que vai esmifrar o carro na ponte Vasco da Gama, deixando sempre uma margem de segurança grande.

Com uma reprogramação podes adaptar o carro ao TEU estilo de condução e reduzir esta margem de segurança, que nalguns casos chega aos 30%.

É possível aumentar potência, reduzir consumos e emissões com uma reprogramação, o difícil é mesmo encontrar quem as saiba fazer como deve ser.

Quando se reprograma, anda mais porque, para além de outras coisas, se injecta mais combustivel nos cilindros, aumentando os consumos e os gases produzidos.
errado, os carros teem acelerador, acelerador esse que é progressivo e controlado pelo condutor.

ao contrario do que muitos pensam, um dos factorss que contribui mais para os consumos é a posição do pedal do acelerador e, mais importante ainda, variações na posição do acelerador.

fazendo um simples raciocionio, se tens um motor mais solicito, para o mesmo andamento vais usar menos acelerador, logo menos combustivel entra nos cilindros, logo menos consumo e emissões.

basta pensar que o acelerador não é um botão on/off:)

É possível aumentar potência, reduzir consumos e emissões com uma reprogramação, o difícil é mesmo encontrar quem as saiba fazer como deve ser.

Essa das emissões não acredito muito.

Penso que a esse nível isso já venha optimizado de origem, até porque é uma vantagem comercial o carro ter melhores emissões (impostos).

Essa das emissões não acredito muito.

Penso que a esse nível isso já venha optimizado de origem, até porque é uma vantagem comercial o carro ter melhores emissões (impostos).

voltamos ao mesmo, optimizado para o pior caso. Estas variáveis estão todas ligadas, ou melhor, são todas variáveis da mesma função (atenção, função e não equação).

Eu de electrónica/informática não percebo para além do básico dos básicos.
Quanto às reprogramações, o que referes, sem querer ser absolutista, parece-me utopico. O carro anda porque queima combustivel. Quando se reprograma, anda mais porque, para além de outras coisas, se injecta mais combustivel nos cilindros, aumentando os consumos e os gases produzidos.

Tudo isto era verdade caso não houvesse mais factores em causa, logo esta teoria é posta de parte...
Por algum motivo os novos carros 520d 177cv andam mais e consomem menos que os 520d 163cv, incrível não é?
Tudo bem que sao motores diferentes mas no final sao ambos 2.0d, por algum motivo o carro 2.0d de uma marca gasta menos que o 2.0d de outra marca...
Basta consultar os dados oficiais das marcas...

Quanto a poluição, ate me da vontade de rir certos pensamentos de pessoas... isto porquê? Porque por muito que se reprograme um 520d 177cv que tem 136 de CO2 e que a repro esteja mal feita, nunca chega ao nivel de poluiçao de um mero carro a gasolina. vejamos um dos carro mais vendido na europa, o renault clio, que por menos potencia que tenha,, neste caso o 1.2, nunca faz menos de 137 / 143 de CO2, mas tambem posso falar do clio 1.6 com 165 CO2 ou o V6 que faz 285 de CO2, neste caso os carros deveriam de ser proibidos de vender com tanta poluiçao que fazem, ou nao?

Falando de repro, uma vez mexida a centralina é possivel aumentar a potencia e diminuir os consumos e a poluiçao diminui devido a melhor combustao.

Como é possivel aumentar a potencia e diminuir os consumos? é simples basta alterar a pressao da entrada de gasolina, alterar a entrada da quantidade de gasolina e do ar que é necessario para a combustao.

Já é sabido que os motores vêm limitados de fabrica por todas as marcas, devido a nao saberem que tipo de pessoas vao pegar naqueles carros. Tanto pode ser cuidadoso, como andar sempre a rasgar e a querer partir o carro:sh). Daí as marcas limitam os carros para precaver problemas e aumentando a fiabilidade. Muitas vezes esta melhor tratado um carro reprogramado que o dono faça sempre as revisoes e o trate com "carinho" [:D] do que um carro de origem em que se nao fizer a revisao hoje faz amanha [:p]. A Éra de venda de carros usados dizendo que era de um velho ou senhora ja passou... cada um acredita no que quizer :D

Tudo isto para dizer que se calhar a reprogramaçao seria o ficheiro original da centralina no qual a marca X trabalhou, obtendo os melhores resultados de consumo e potencia mas que teve que sacrificar para aumentar a fiabilidade para certos tipos de condutores.

Espero nao ter sido massador com este relatorio mas penso que nao esteja a escrever nenhuma aberraçao, ate porque nao sou nenhum pró no assunto.

Abraço a todos. [;)]

Quanto a poluição, ate me da vontade de rir certos pensamentos de pessoas... isto porquê? Porque por muito que se reprograme um 520d 177cv que tem 136 de CO2 e que a repro esteja mal feita, nunca chega ao nivel de poluiçao de um mero carro a gasolina. vejamos um dos carro mais vendido na europa, o renault clio, que por menos potencia que tenha,, neste caso o 1.2, nunca faz menos de 137 / 143 de CO2, mas tambem posso falar do clio 1.6 com 165 CO2 ou o V6 que faz 285 de CO2, neste caso os carros deveriam de ser proibidos de vender com tanta poluiçao que fazem, ou nao?

poluição é muito mais que CO2, mas parece que ainda não deste conta disso.

Tudo isto era verdade caso não houvesse mais factores em causa, logo esta teoria é posta de parte...
Por algum motivo os novos carros 520d 177cv andam mais e consomem menos que os 520d 163cv, incrível não é?

....

Que grande confusão que para aí vai.

Já disseram e bem que a poluição é mais do que as emissões de CO2 e isso está bem dito.

Agora olhando aqui para os exemplos que apresentas, quando é que o 520d de 177cv, faz as emissões de 136g/km ?

...
Falando de repro, uma vez mexida a centralina é possivel aumentar a potencia e diminuir os consumos e a poluiçao diminui devido a melhor combustao.

...

Esta parte vais ter de me explicar, então pegando no que eu conheço.
320d stock de 150cv, alterando anda na casa dos 190-200cv, com material de origem, turbos e etc, tu estás-me a tentar dizer que o carro com 200cv, consome menos do que com 150cv ?

Isso só é verdade numa situação, é se andares a pastar, experimentar lá dar uso aos 190 - 200 cv e depois vem cá dizer qual foi o resultado final . . .

320d stock de 150cv, alterando anda na casa dos 190-200cv, com material de origem, turbos e etc, tu estás-me a tentar dizer que o carro com 200cv, consome menos do que com 150cv ?

Isso só é verdade numa situação, é se andares a pastar, experimentar lá dar uso aos 190 - 200 cv e depois vem cá dizer qual foi o resultado final . . .

Basta ter um CB que apresente o consumo instantâneo para perceber que, com o acelarador a fundo, temos um consumo muito superior com um carro reprogramado.

não é assim tão linear. Não é meter mais cavalos e pronto, é equilibrar o motor para as prestações óptimas, que quase sempre implica aumento de potência.

É verdade que nem todo mundo é ou percebe de engenharia, mas será assim tão difícil perceber um conceito desses?

Nunca ouviram falar em margem de segurança?
Minha vez de dar um exemplo na área que domino:

Tenho um equipamento de microondas que consegue transmitir 108Mbps (Ethernet) a uma distância de 130km em linha de vista, isto segundo o fabricante e com BER de 10^-9.

Sem alterar o débito (imposto pelo protocolo, não por incapacidade do equipamento) aquilo até consegue alcançar os 160km ou 170km, mas eu nunca utilizaria para mais de 110km. Porque? Margem de segurança.
Não aumentava o consumo energético, mas reduzia a fiabilidade do link.

não é assim tão linear. Não é meter mais cavalos e pronto, é equilibrar o motor para as prestações óptimas, que quase sempre implica aumento de potência.

É verdade que nem todo mundo é ou percebe de engenharia, mas será assim tão difícil perceber um conceito desses?

Nunca ouviram falar em margem de segurança?
Minha vez de dar um exemplo na área que domino:

Tenho um equipamento de microondas que consegue transmitir 108Mbps (Ethernet) a uma distância de 130km em linha de vista, isto segundo o fabricante e com BER de 10^-9.

Sem alterar o débito (imposto pelo protocolo, não por incapacidade do equipamento) aquilo até consegue alcançar os 160km ou 170km, mas eu nunca utilizaria para mais de 110km. Porque? Margem de segurança.
Não aumentava o consumo energético, mas reduzia a fiabilidade do link.

Tem a santa paciência, eu vi essa reprogramação ser feita, e em certas zonas do mapa é aumentado o débito de gasóleo em relação ao que está de origem.

Se aumentaste o débito de gasóleo, achas que o consumo pode diminuir nas zonas onde tu dizes explicitamente à bomba "mete lá mais" ?

O carro não é meu, mas assisti a isso e quem mexia explicava o que fazia . . .

E atenção que eu não estou a questionar a reprogramação e o aumento de potência, só estou a falar do aumento do consumo de combustível.

Questões como fiabilidades, garantias, margem de segurança, são outros 500.

Eu no post que citaste não falei em nada disso

Última edição:
errado, os carros teem acelerador, acelerador esse que é progressivo e controlado pelo condutor.

ao contrario do que muitos pensam, um dos factorss que contribui mais para os consumos é a posição do pedal do acelerador e, mais importante ainda, variações na posição do acelerador.

fazendo um simples raciocionio, se tens um motor mais solicito, para o mesmo andamento vais usar menos acelerador, logo menos combustivel entra nos cilindros, logo menos consumo e emissões.

basta pensar que o acelerador não é um botão on/off:)

Se tens um motor mais solicito, é porque este injecta mais combustível. Lá porque chega mais depressa a uma certa velocidade não significa que gaste menos que o outro que demorou mais tempo. Bem pelo contrário. Pode talvez conseguir velocidades médias superiores para o mesmo consumo. Mas só mesmo com muito cuidado no pé.

Para além disso, quando se aumenta o débito está-se a aumentar a quantidade de ar necessária, e assim, aumenta-se a pressão gerada dentro das câmaras de compressão, que foram projectadas e estudadas para um certo nível de pressões.

Um BMW 2.0 passou de 163cv para 177cv e diminuiu consumos? E então? Essa diminuição deveu-se em grande parte ao sistema S&S. Agora, não foi de certeza devido a uma reprogramação [:D]

Um BMW 2.0d emite o mesmo CO2 que um clio 1.2? É verdade. Só que o dióxido de carbono nem sequer é um gás poluente. Até está para provar o efeito de estufa. Por alguma coisa são os carros a diesel que precisam de mini incineradoras, e não os a gasolina [:D]

...

Um BMW 2.0 passou de 163cv para 177cv e diminuiu consumos? E então? Essa diminuição deveu-se em grande parte ao sistema S&S. Agora, não foi de certeza devido a uma reprogramação [:D]

...

Faltou falar do resto do programma Efficient Dynamics, da bomba de água de controlo eléctrico, das correias que foram suprimidas, etc etc etc . . .

Condordo com o que dizes, existem alterações profundas entre o motor de 163cv e o motor de 177cv, a programação da ECU é só mais uma das coisas que é diferente . . . Não é ela a responsável pela redução dos consumos

Voltar
Superior