Eu de electrónica/informática não percebo para além do básico dos básicos.
Quanto às reprogramações, o que referes, sem querer ser absolutista, parece-me utopico. O carro anda porque queima combustivel. Quando se reprograma, anda mais porque, para além de outras coisas, se injecta mais combustivel nos cilindros, aumentando os consumos e os gases produzidos.
Tudo isto era verdade caso não houvesse mais factores em causa, logo esta teoria é posta de parte...
Por algum motivo os novos carros 520d 177cv andam mais e consomem menos que os 520d 163cv, incrível não é?
Tudo bem que sao motores diferentes mas no final sao ambos 2.0d, por algum motivo o carro 2.0d de uma marca gasta menos que o 2.0d de outra marca...
Basta consultar os dados oficiais das marcas...
Quanto a poluição, ate me da vontade de rir certos pensamentos de pessoas... isto porquê? Porque por muito que se reprograme um 520d 177cv que tem 136 de CO2 e que a repro esteja mal feita, nunca chega ao nivel de poluiçao de um mero carro a gasolina. vejamos um dos carro mais vendido na europa, o renault clio, que por menos potencia que tenha,, neste caso o 1.2, nunca faz menos de 137 / 143 de CO2, mas tambem posso falar do clio 1.6 com 165 CO2 ou o V6 que faz 285 de CO2, neste caso os carros deveriam de ser proibidos de vender com tanta poluiçao que fazem, ou nao?
Falando de repro, uma vez mexida a centralina é possivel aumentar a potencia e diminuir os consumos e a poluiçao diminui devido a melhor combustao.
Como é possivel aumentar a potencia e diminuir os consumos? é simples basta alterar a pressao da entrada de gasolina, alterar a entrada da quantidade de gasolina e do ar que é necessario para a combustao.
Já é sabido que os motores vêm limitados de fabrica por todas as marcas, devido a nao saberem que tipo de pessoas vao pegar naqueles carros. Tanto pode ser cuidadoso, como andar sempre a rasgar e a querer partir o carro:sh). Daí as marcas limitam os carros para precaver problemas e aumentando a fiabilidade. Muitas vezes esta melhor tratado um carro reprogramado que o dono faça sempre as revisoes e o trate com "carinho" [

] do que um carro de origem em que se nao fizer a revisao hoje faz amanha [

]. A Éra de venda de carros usados dizendo que era de um velho ou senhora ja passou... cada um acredita no que quizer
Tudo isto para dizer que se calhar a reprogramaçao seria o ficheiro original da centralina no qual a marca X trabalhou, obtendo os melhores resultados de consumo e potencia mas que teve que sacrificar para aumentar a fiabilidade para certos tipos de condutores.
Espero nao ter sido massador com este relatorio mas penso que nao esteja a escrever nenhuma aberraçao, ate porque nao sou nenhum pró no assunto.
Abraço a todos. [

]