Produzir Etanol E85

O que não falta é pessoal a fazer isso. Claro que a prazo, fica tudo entupido.[:D] Mas fritadeira por fritadeira, ao menos não se paga o combustível.[;)]

Acho que até é uma excelente ideia, dizem que comprando um filtro se consegue andar com uma certa percentagem de oleo de fritar batatas dependendo do motor.

E se der para reutilizar é maravilha. O consumo de gasoleo sempre saia 10-20% mais barato.

Seria razoável usar, por exemplo, mato para fazer compostagem?

A ideia era a seguinte:

Limpar mato passava a render. Dava trabalho às pessoas, dava para produzir combustível e prevenia os incêndios florestais.

Devo estar a ser um bocado ingénuo, senão já alguém se tinha lembrado disto... :sh)

Isso é feito. A questão é que se tratam de iniciativas isoladas, e com pouco impacto (mediático, pelo menos)[;)]

Eu era bem gajo, por exemplo, de entregar os meus óleos domésticos numa espécie de "Oleão" para que fosse feita a reciclagem deste como combustível.

Tenho andado a guardar os óleos usados numas garrafitas porque disseram-me que n deviam ser despejados no cano pq poluem muito a água, mas n sei que lhes fazer. Se deitar no contentor do lixo tb vão p/ o aterro contaminar as águas à mesma...

A questão não é o ser "mais barata". É uma questão de produtividade. Para começar, não podes cultivar cana em qq parte do mundo. Depois, o etanol é produzido a partir do acúcar. De que cultura achas que se extrai mais (e com mais facilidade) açucar?[;)] Cachaça powa![:D]

segundo me lembro de uma reportagem que deu à uns tempos atrás sobre a produção de cana de açucar cá em Portugal (Alentejo?), lembro-me de referirem que cá, a cana do açucar é mais rica em açucar que no Brasil.

Eu era bem gajo, por exemplo, de entregar os meus óleos domésticos numa espécie de "Oleão" para que fosse feita a reciclagem deste como combustível.

Tenho andado a guardar os óleos usados numas garrafitas porque disseram-me que n deviam ser despejados no cano pq poluem muito a água, mas n sei que lhes fazer. Se deitar no contentor do lixo tb vão p/ o aterro contaminar as águas à mesma...

Olha que és capaz de conseguir vender isso a esses "malucos" que misturam oleo com gasoleo. Há para ai um forum só disso.

Acho que até é uma excelente ideia, dizem que comprando um filtro se consegue andar com uma certa percentagem de oleo de fritar batatas dependendo do motor.

E se der para reutilizar é maravilha. O consumo de gasoleo sempre saia 10-20% mais barato.

Só precisas de um "filtro" se usares oleo usado (o ideal, em termos de reutilização de recursos). O problema é a glicerina. O biodiesel é pouco mais que oleo vegetal liberto da clicerina. o problema é que essa separação não se consegue com uma simples filtragem.[;)]

segundo me lembro de uma reportagem que deu à uns tempos atrás sobre a produção de cana de açucar cá em Portugal (Alentejo?), lembro-me de referirem que cá, a cana do açucar é mais rica em açucar que no Brasil.

Acaba por ser uma forma indirecta de energia solar, portanto, não é de admirar.[;)]

Se tiveres espaço suficiente (e arejado), podes convertê-lo em biodiesel.[;)]

Só precisas de um "filtro" se usares oleo usado (o ideal, em termos de reutilização de recursos). O problema é a glicerina. O biodiesel é pouco mais que oleo vegetal liberto da clicerina. o problema é que essa separação não se consegue com uma simples filtragem.[;)]

Quais são as consequencias de glicerina dentro da camara de combustão? É semelhante á nitro-glicerina?[:D]

Se tiveres espaço suficiente (e arejado), podes convertê-lo em biodiesel.[;)]

A quantidade é insuficiente, percebes?

Eu não tenho nenhum restaurante. Mas se mudar o óleo à cuba da fritadeira doméstica fico com 3 litros de óleo que não quero despejar pelo cano nem pôr no lixo por razões ambientais.

Como eu, deve haver muita gente a quem não justifica produzir biodiesel em casa.

Mas n me importava de o pôr num contentor de reciclagem à imagem do que se faz com o vidro, papel e embalagens. E alguma empresa aproveitaria estes "donativos" para produzir biodiesel.

A quantidade é insuficiente, percebes?

Eu não tenho nenhum restaurante. Mas se mudar o óleo à cuba da fritadeira doméstica fico com 3 litros de óleo que não quero despejar pelo cano nem pôr no lixo por razões ambientais.

Como eu, deve haver muita gente a quem não justifica produzir biodiesel em casa.

Mas n me importava de o pôr num contentor de reciclagem à imagem do que se faz com o vidro, papel e embalagens. E alguma empresa aproveitaria estes "donativos" para produzir biodiesel.

Há empresas em Portugal ou Espanha a produzir biodiesel?

Pois. Só falta saber quais as fontes de energia para a produção dessa electricidade extra.[:p]

Exacto, não é perfeito, iriamos apenas retirar a poluição de um local para outro mais concentrado o que não é bom, mas como isto são mudanças progressivas e como se tem apostado fortemente nas energias renováveis para produção de electricidade as coisas vão-se resolvendo [;)]

Em relação a biocombustíveis apenas sou a favor da utilização de óleos usados para combustível, desta forma são queimados para produzir electricidade, de outra forma acabam por ir dentro da garrafa para o lixo ou pior ainda como alguns fazem, pelo esgoto abaixo! De resto sou totalmente contra, aliás desde este frenesim dos biocombustíveis e do uso de OVD que o preço do óleo alimentar aumentou 10 cêntimos, não é bom aumentarmos o preço de um bem alimentar porque este está a ser usado erradamente como combustível.

Ao ler alguns posts neste e noutros foruns, deparo-me com um erro enorme. Os bio-combustiveis não foram pensados para ser mais económicos em nenhuma situação. Não são mais baratos de produzir, não são menos gastadores e estragam mais os equipamentos. Os bio-combustiveis só foram pensados para poupar o ambiente.

Ando a iniciar-me no bio-etanol apenas por curiosidade e porque tenho facil acesso aos reagentes. Até agora não saiu nada de jeito.

No bio-diesel já me empenhei bastante, inclusivé participei no 1º projecto de bio-diesel feito a partir de oleo novo cá em Portugal. Neste momento estou a desenvolver o meu próprio projecto de um novo reactor. Pela experiência que adquiri nos últimos 4 anos, Sai mais caro 1 litro de bio-diesel feito em casa e em condições do que 1 litro de gasoleo.

Voltar
Superior