Problemas Renault Clio II

Radar100

New member
Tenho um Clio II 1.9D quando o ligo ele deita uma fumarada e pára mas fica aos soluços todo engasgado ao ralenti durante um minuto ou dois. Depois passa-lhe e fica normal. O fumo é só quando ligo que deita depois não deita mais.
O que pode ser isto? É estranho deitar fumo mal o ligo não vejo os outros clios fazer isto e será que o facto de tremer tem a ver com isto?
As velas nunca as mudei o mecânico nas revisões diz sempre "isso não se muda se não der problemas, não se preocupe com isso!" será mesmo assim? Aquilo não se muda? Não tem desgaste?
Outra coisa é que ao carregar no pedal do travao sai ar. Ele trava bem sem qualquer problema mas quando carrego ouve-se um ar a sair do pedal parece ter algo roto por onde sai ar.
Alguém tem idéia do que possa ser?

Obrigado.

Última edição:
Tenho um Clio II 1.9D quando o ligo ele deita uma fumarada e pára mas fica aos soluços todo engasgado ao ralenti durante um minuto ou dois. Depois passa-lhe e fica normal. O fumo é só quando ligo que deita depois não deita mais.
O que pode ser isto? É estranho deitar fumo mal o ligo não vejo os outros clios fazer isto e será que o facto de tremer tem a ver com isto?
As velas nunca as mudei o mecânico nas revisões diz sempre "isso não se muda se não der problemas, não se preocupe com isso!" será mesmo assim? Aquilo não se muda? Não tem desgaste?
Outra coisa é que ao carregar no pedal do travao sai ar. Ele trava bem sem qualquer problema mas quando carrego ouve-se um ar a sair do pedal parece ter algo roto por onde sai ar.
Alguém tem idéia do que possa ser?

Obrigado.

O meu também fazia isso (clio II 1.9d), quando o ligava de manhã só pegava com aceleração e deitava fumo, ficava instável ao ralenti, mas quando mudei velas ficou 5 estrelas. Não me lembro se mudaram mais alguma coisa (faz agora 1 ano), mas tenho ideia que a resolução desse problema em especifico foi mesmo com a mudança das velas.

Pois eu nunca as mudei desde que tenho o carro.
Se for em dias muito frios de manhã não pega logo à primeira. Depois tento outra vez e carrego no acelerador e já se aguenta.

Pelos sintomas também estou em crer que serão velas.
O facto de sair muito fumo - negro - deve-se à má queima do gasóleo, precisamente porque as velas não aquecem a câmara de combustão devidamente.

Quanto ao "ar" no pedal, não te preocupes.

Vou então mudar as velas pra ver se estes sintomas passam. Sabem-me dizer como as posso mudar? Já mudei velas em motores a gasolina e é muito simples mas este é o primeiro carro que tenho a gasoleo. Vejo uns tubos metálicos com umas porcas em cima no motor é isso?
Nos motores a gasolina são cabos em silicone mas neste são em ferro?

Sim é isso. Precisas de uma chave específica para fazer o trabalho. E neste motor, há uma das velas que costuma ser difícil de tirar...

g_CHAVE%20DE%20VELA%202%20EM%201.jpg

Já passei por isso de mudar as velas nesse motor e de facto aquela que fica por trás da bomba injetora e um biscate dos diabos,é preciso muito malabarismo mas consegue-se tirar!!

Peço permissão ao dono do tópico, mas também tenho um "problema" num Renaul Clio II de 2004 que gostaria de partilhar para que possam inidcar o possível problema (se é que existe).

O carro, ligado, mas parado, em ponto morto dá uns ligeiros solavancos. O ralenti mantem-se estável, mas nota-se perfeitamente um "coice" (pequeno) no habitáculo. o que será? Serão velas?

Reparei que a chave de velas que tenho é medida 16mm e as velas que comprei é medida 10. Existe chave deste tipo mas pra velas 10?
Só uma dúvida eu antes de começar a desapertar os cabos das velas necessito de desligar a bateria ou não é necessário? Nos de gasolina não desligo porque é só puxar os cabos de silicone estão isolados mas estes não sei se tem mal..

Convém sempre desligar a bateria porque te arriscas a provocar um curto circuito ao utilizares chaves de metal se tocares com elas em sítios que não deves. Basta desligares o borne negativo da bateria aquele que tem o sinal (-) mas antes de fazer isso verifica se o teu rádio é de código. Se for é bom que tenhas o código disponível porque ao ligares novamente a bateria ele vai-te pedir o código para funcionar novamente, caso contrário ficas sem rádio. Quanto à chave para mudares as velas qualquer chave de bocas normal serve desde que tenhas espaço para apertar e desapertar e seja o tamanho correcto, 10 dizes tu. Depois de teres as velas cá fora existe uma técnica muito simples para verificar qual das 4 velas está queimada. Só precisas de trocar as que estiverem queimadas.

O meu rádio não é de código é um rádio normal de cds.
Se mudar só a que está queimada não causa problema nas antigas nem trabalhar desregulado? Tipo umas mais fortes que outras?
Qual a técnica de ver qual a queimada?
Obrigado

Ok. Se o rádio não é de código não vais ter problemas com isso. Podes mudar só a vela ou as velas que estiverem queimadas. A unica desvantagem que tens em não mudares as 4 velas ao mesmo tempo é que se entretanto queimar mais alguma das antigas tens de mexer nisso outra vez.
A tecnica que podes utilizar para verificar se a vela está boa ou queimada é retira-la fora e verificar se ela aquece (se fica incandescente na ponta). Para isso podes utilizar uma ponta de fio electrico para fazer contacto entre a vela e a bateria.

Já verifiquei as velas e estão duas queimadas, a primeira e a última.
Tenho é uma dúvida. Pesquisei as velas apropriadas e comprei na net. Quando as velas chegaram deparei-me com a situação de que são diferentes. Em cima as que estão no carro tem uma rosca, um gênero de parafuso onde uma porca aperta na própria vela. Estas que comprei são lisas não têm nenhum tipo de rosca.
Pensei "boa! Já fiz asneira.. Isto não serve.." fui ao site da Beru e lá fala que são para o meu carro.. Pesquisei na net e em sites de venda também falam no meu motor. No aperto fala em rosca M4 ou Pin que não sei o que é. Então não compreendo como encaixar aquilo em cima :s O que faço? Existe alguma forma de encaixar isto? Ou estão erradas?

O meu carro é Renault Clio II de Janeiro de 2000 e comprei velas Beru 0100226375

Obrigado

Voltar
Superior