Problemas de electricidade

Obtuso

Well-known member
Abri este tópico por causa de uma dúvida que tenho e acho que poderá servir para esclarecimento de dúvidas futuras.

O que acontece é que estou a tentar instalar um candeeiro novo na sala.

Ora, no candeeiro, um dos fios de ligação é preto (tem indicação "L") e o outro é azul (tem indicação "N").

Na casa tenho um fio azul e outro castanho.

Qual é que liga a qual?

Não queria queimar nada...:sh)

Funcionou ou ficaste de cabelos em pé ?

[:D]

É curioso q ainda há uns dias tive essa dúvida, mas dos tectos de minha casa saiem 2 fios castanhos e um azul...

Funcionou ou ficaste de cabelos em pé ?

[:D]

É curioso q ainda há uns dias tive essa dúvida, mas dos tectos de minha casa saiem 2 fios castanhos e um azul...
há candeeiros com algumas lampadas por exemplo um candeeiro com 4 lampadas assim como tens podes so ligar as duas lampadas ou as 4

desde que não toques nos fios tanto dá ligar azul ao azul ou ao preto [:D]
se pensas assim esta errado ele funciona sim senhor mas certo é azul com azul e preto com preto e vou-te dizer porque normalmente liga-se o fio azul ao casquilho onde vai enrroscar a lampada e o fio preto ou castanho na parte central do casquilho se ligasses ao contrario o que podia acontecer era que ao mudares uma lampada fundida como tens a fase ligada podia estar em risco uma descarga electrica

Pá de Platina para o Je pelo valente desenterranço!

Boas a todos.

Comprei uma ficha destas para por num aquecedor, e ao fazer as ligações não tem indicação de L e N, a não ser da parte de fora junto a um dos pinos metálicos que refere L qq coisa.

http://www.leroymerlin.pt/Site/Prod...e-distribuicao/Fichas-e-tomadas/14941661.aspx

Liguei o Fase (castanho) neste lado, o Neutro (azul) no outro e o Terra (amarelo) ao centro.

Aparentemente está a funcionar bem, mas pergunto o azul e castanho podem em ser ligados em qq dos terminais das pontas?

Ou há uma posição específica?

Obg

Voltar
Superior