Problema Fiat Tempra

WM

New member
Tenho um Fiat Tempra de 95, que é o meu dia a dia na faculdade.

Já há um ano ou mais que ele tem este problema, não é impeditivo, mas é bastante irritante.

O problema é quando se acelera ele tem "solavancos" na aceleração, ou falta parcial desta, isto acontecendo mais na primeira e segunda mudança, no entanto podendo acontecer em qualquer uma, nomeadamente na 5a, quando se vai em autoestrada e de repente começa a perder força, e dps volta. Este sintoma vai e volta, não é constante, pode estar umas semanas sem o fazer, e depois passar dias a fio nisso.

Seguido deste problema, acende muitas vezes a luz do injector. Há um pequeno promenor, se eu fizer muito rapidamente "acelarar-tirar pe do acelarador-acelarar.." esta luz desliga e pára momentaneamente de fazer os solavancos.. obviamente que mais tarde volta tornando esta técnica obsoleta. Se eu parar o carro e ficar em ponto morto o conta-rotações faz um acelarar padrão ascensivo e descensivo entre as 10 e as 20 rotações sem eu tocar no pedal.

Acho que descrevi tudo.
A minha razão de vir ao forum é porque nem na marca me sabem dizer o que isto é.. mesmo depois de deixarem o gajo ligado á "maquina" um dia inteiro. Um mecânico já me disse que pode ser o potenciómetro borboleta, mas q custa 600 euros e ate pode nem ser disso...

any help? :confused:

Já há um ano ou mais que ele tem este problema, não é impeditivo, mas é bastante irritante.

O problema é quando se acelera ele tem "solavancos" na aceleração, ou falta parcial desta, isto acontecendo mais na primeira e segunda mudança, no entanto podendo acontecer em qualquer uma, nomeadamente na 5a, quando se vai em autoestrada e de repente começa a perder força, e dps volta. Este sintoma vai e volta, não é constante, pode estar umas semanas sem o fazer, e depois passar dias a fio nisso.

Seguido deste problema, acende muitas vezes a luz do injector. Há um pequeno promenor, se eu fizer muito rapidamente "acelarar-tirar pe do acelarador-acelarar.." esta luz desliga e pára momentaneamente de fazer os solavancos.. obviamente que mais tarde volta tornando esta técnica obsoleta. Se eu parar o carro e ficar em ponto morto o conta-rotações faz um acelarar padrão ascensivo e descensivo entre as 10 e as 20 rotações sem eu tocar no pedal.

Acho que descrevi tudo.
A minha razão de vir ao forum é porque nem na marca me sabem dizer o que isto é.. mesmo depois de deixarem o gajo ligado á "maquina" um dia inteiro. Um mecânico já me disse que pode ser o potenciómetro borboleta, mas q custa 600 euros e ate pode nem ser disso...

Não sei se se trata do mesmo, mas no Corsa também ando a notar isso, nomeadamente quando estou a entrar numa rotunda e paro para os carros passarem. Depois, aquando do arranque, o carro dá-me um solavanco estranho, mas só acontece na 1ª relação...Alguém me (nos) pode ajudar??

Acho que descrevi tudo.

em principio é disso mesmo.pelo menos nos swifts é crónico,e os sintomas são exactamente os mesmos.isso deve dar para afinar,mas dá um bocado de trabalho por isso é que eles dizem para comprar novo

olha eu tenho o mesmo problema numa marea 1.6 de manha a frio pega mas depois tem um trabalhar irregular,depois de andar alguns kms começa a acender a luz da injecção quando desacelero,ou seja se vou a acelarar e desacelero acende a luz da injecção e se depois tiver que parar o carro ou vai abaixo ou fica com uma rotaçao muito baixa e tive a pesquisar na net e a unica coisa que vi era pessoal a levar o carro a marca e raramente eles davam com o problema,já me disseram que era o potenciometro,valvula de temperatura,centralina etc, a unica coisa que resulta para por o carro a trabalhar normalmente é quando está com esses sintomas é parar o carro sem o deixar ir abaixo,desliga-lo por cerca de 1 minuto e depois liga-lo que fica normal(pelo menos no meu caso resulta)

ya o meu faz o mesmo, deixa-se ir a rotaçoes mt baixas.. mas nao vai abaixo.. abana-se todo, mas nao vai abaixo.. ng sabe o que isto é?

ya o meu faz o mesmo, deixa-se ir a rotaçoes mt baixas.. mas nao vai abaixo.. abana-se todo, mas nao vai abaixo.. ng sabe o que isto é?

o problema é que muitas vezes nem a propria marca sabe o que é e querem mudar peças por tentativas sempre com o cliente a pagar,vê por ex o meu carro,as vezes trabalha bem outras mal,se for a maquina e estiver a trabalhar bem e eles não descobrirem nada começam a substituir isto e aquilo por tentativas, muitas vezes até mudam a centralina sem terem a certeza que o problema vem dai,por isso é que eu tenho receio de levar o carro a marca,houve um tipo que tinha um punto em que lhe mudaram uma data de coisas incluindo a centralina e passado 2 semanas estava a fazer o mesmo

a mim queriam que eu desse 600 euros por um potenciometro borboleta novo.. mas nao tinham certeza que seria disso uma vez que a máquina nao detectou nada... [8b]

ng sabe nada de nada? nao ha sucessos?:confused:

a mim queriam que eu desse 600 euros por um potenciometro borboleta novo.. mas nao tinham certeza que seria disso uma vez que a máquina nao detectou nada... [8b]

ng sabe nada de nada? nao ha sucessos?:confused:

falam de fichas com pinos com folga,da sonda lambda,do potenciometro,da valvula de temperatura(dos bravos e marea),da centralina, de cabos a fazerem massa etc,já me disseram para ir a um centro de diagnostico da bosh para meter o carro na maquina, e se o problema persistir é isso que eu vou fazer,prefiro a bosh á fiat,porque já li tanta coisa da fiat que não confio neles, se eles é que constroem o carro têm obrigação de saber quais os problemas do mesmo,mas parece que isso não acontece,há um membro aqui do forum que tem um caso em tribunal com a fiat por causa de um stilo que tem uns problemas semelhantes a estes,a coisa já vai á uma data de tempo e a fiat ainda não resolveu o problema do carro,se pesquisares encontras esse topico desse membro do forum

é que o potenciometro da borboleta da marea 1.6 custa 110€ já com iva,por isso o potenciometro desse tempra não pode custar 600€,o que custa cerca de 700€ já com iva é o corpo da borboleta

Um potenciómetro da borboleta por 600€!??? :eek::confused:

Por esse preço trazes o Throttle Body e o colector de admissão completo. [:D]

O problema também me parece ser originado por esse mesmo potenciómetro, até a instabilidade do ralenti (entre as 1000 e as 2000rpm), indicia isso.
Vai a uma sucata e pede o potenciómetro do acelerador, não deve ficar por mais de 30€! [;)]
Se resolver o problema, aconselho-te a comprar um novo, mas a alguém sério! (não deverá custar mais de 100€).

Não se mudam potenciómetros da borboleta, isso não vai resultar, nunca avaria.
Verifica em primeiro lugar:
- a tampa do distribuidor
- Se há fugas nos tubos de vácuo/ rasgdos/ desencaixados
- limpeza do corpo da borboleta
- O estado dos pinos do módulo electrónico e do lado da cablagem (apertado no torpedo, geralmente é um Magneti Marelli) e o tubo de vácuo que entra no mesmo módulo.
- O fucionamento do actuador de ralenti (motor passo-a-passo), peça preta em plástico que aperta no corpo de injecção com três parafusos de chave torx, geralmente é um Bosch 0 132 008 600, igual ao dos dos motores 1.4 PSA do 106/ZX). Se ao desligar a ficha deste actuador o motor for abaixo em princípio o problema é sujidade no corpo da borboleta.
- A sonda lambda tem 3 fios, dois do aquecedor da sonda, numa ficha, mais um separado. Esse é que traz os valores para a centralina. Desviando a protecção do respectivo terminal em borracha mede os valores de tensão (contínua) com o motor quente entre este terminal e a massa, acelerando deverá variar entre 0.2 e 0.7 volts. Se não variar a sonda está avariada (que é o mais certo para um carro desses de 95..)
Qualquer dúvida apita!

Telmauto, mas já vi num motor Rover K um potenciómetro a funcionar mal, tanto que fazia o motor ora engasgar ora acelerar sozinho. Não era a IACV (stepper motor), era mesmo o potenciómetro do acelerador que está na borboleta! Mesmo ao mexer-lhe com a mão, conseguia-se notar alterações no regime do motor.
E o Clio do Carrega-lhe parece que também já teve o mesmo problema. [;)]

Telmauto, mas já vi num motor Rover K um potenciómetro a funcionar mal, tanto que fazia o motor ora engasgar ora acelerar sozinho. Não era a IACV (stepper motor), era mesmo o potenciómetro do acelerador que está na borboleta! Mesmo ao mexer-lhe com a mão, conseguia-se notar alterações no regime do motor.
E o Clio do Carrega-lhe parece que também já teve o mesmo problema. [;)]

O problema não seria folga na própria borboleta ou nos pinos do potenciómetro?..
O que custa 600 eur é de facto um corpo de injecção completo, nesse caso a solução passa por um usado que não tenha o injector entupido...

O problema não seria folga na própria borboleta ou nos pinos do potenciómetro?..
O que custa 600 eur é de facto um corpo de injecção completo, nesse caso a solução passa por um usado que não tenha o injector entupido...

A borboleta estava impecável, mas era possível que fosse um dos pinos do potenciómetro!

Não se mudam potenciómetros da borboleta, isso não vai resultar, nunca avaria.
Verifica em primeiro lugar:
- a tampa do distribuidor
- Se há fugas nos tubos de vácuo/ rasgdos/ desencaixados
- limpeza do corpo da borboleta
- O estado dos pinos do módulo electrónico e do lado da cablagem (apertado no torpedo, geralmente é um Magneti Marelli) e o tubo de vácuo que entra no mesmo módulo.
- O fucionamento do actuador de ralenti (motor passo-a-passo), peça preta em plástico que aperta no corpo de injecção com três parafusos de chave torx, geralmente é um Bosch 0 132 008 600, igual ao dos dos motores 1.4 PSA do 106/ZX). Se ao desligar a ficha deste actuador o motor for abaixo em princípio o problema é sujidade no corpo da borboleta.
- A sonda lambda tem 3 fios, dois do aquecedor da sonda, numa ficha, mais um separado. Esse é que traz os valores para a centralina. Desviando a protecção do respectivo terminal em borracha mede os valores de tensão (contínua) com o motor quente entre este terminal e a massa, acelerando deverá variar entre 0.2 e 0.7 volts. Se não variar a sonda está avariada (que é o mais certo para um carro desses de 95..)
Qualquer dúvida apita!
O meu uno também andava aos soluços, troquei-lhe o tubo (roto) que leva os vapores do motor para o filtro do ar e ficou porreiro, pá![kiss]

Voltar
Superior