[Sociedade] Problema em condominio

O meu caso foi mais ou menos parecido. O telhado foi substituído por um incompetente e o tecto da sala, da cozinha e da casa de banho sofreu infiltrações. Pedi ao administrador na altura para accionar o seguro e fui indemnizada em 375€ para pintar os tectos.

Mas, como devem saber, os seguros têm uma franquia que deve ser suportada pelo condomínio. O administrador a seguir, que pensa que é dono do prédio, ainda hoje anda às voltas com a franquia a acusar-me que eu a tenho que pagar. Como foi na minha casa, eu é que tenho que suportar os 125€ de franquia. Para ele, neste, caso, o telhado não é um bem comum.

O meu caso foi mais ou menos parecido. O telhado foi substituído por um incompetente e o tecto da sala, da cozinha e da casa de banho sofreu infiltrações. Pedi ao administrador na altura para accionar o seguro e fui indemnizada em 375€ para pintar os tectos.

.

Muito cuidado com as reparações de telhados, ou é feita a rigor com a solução construtiva adequada e nunca mais tem infiltrações ou o telhado nunca ficará bom e gastam o dinheiro.

Pois, isso sei eu mas aquilo foi um arranjinho entre o tal aldrabão e o administrador da altura, o tal que pensa que é dono do prédio.

Por isso é que este ano tenho novamente infiltrações. Vou accionar o seguro novamente. Vai ser um problema sem fim.

Atenção que um administrador de condomínio pode ser processado legalmente, se não cumprir com as suas responsabilidades legais, entre elas, convocar a assembleia pelo menos uma vez por ano, apresentar contas, assegurar que todo o prédio está seguro pelo menos contra incêndio, etc.

Há uns requisitos mínimos para isso.... e que se não os cumprir, os restantes condóminos podem obrigar um administrador não cumpridor a pagar pelas asneiras que fez.

Pois, isso sei eu mas aquilo foi um arranjinho entre o tal aldrabão e o administrador da altura, o tal que pensa que é dono do prédio.

Por isso é que este ano tenho novamente infiltrações. Vou accionar o seguro novamente. Vai ser um problema sem fim.

Tens e vais ter sempre infiltrações... pois o que eles fazem com o seguro é uma "repração de cosmética" ou seja , isolam algumas telhas ou zonas provaveis com um produto á base de borracha liquida, mas isso apenas adiam o problema, a origem da infiltração está lá.

Não é com "borracha liquida" em cima das telhas que se resolve um problema de infiltração por má opção construtiva, mas sim com uma intervenção mais aprofundada a nivel da cobertura e obviamente muito cara, e devido a ser cara todos fogem da responabilidade.

Pois, não me estás a dizer nada de novo. Este ano, como sou eu a administradora, vou pedir a um perito que vá ao telhado ver o que aquele incompetente andou lá a fazer. Porém, só se pode às escadas que dão acesso ao telhado pela casa desse tal senhor e agora na reunião anual, tanto ele como o empreiteiro disseram que só me deixavam aceder ao telhado se o empreiteiro estivesse presente. Pudera, deve estar ali um belo trabalho!

Isto pode acontecer? Ele pode barrar-me a entrada para o telhado?

Pois, não me estás a dizer nada de novo. Este ano, como sou eu a administradora, vou pedir a um perito que vá ao telhado ver o que aquele incompetente andou lá a fazer. Porém, só se pode às escadas que dão acesso ao telhado pela casa desse tal senhor e agora na reunião anual, tanto ele como o empreiteiro disseram que só me deixavam aceder ao telhado se o empreiteiro estivesse presente. Pudera, deve estar ali um belo trabalho!

Isto pode acontecer? Ele pode barrar-me a entrada para o telhado?

Se o vizinho está em casa deve deixar ir ao telhado, mas volto a dizer que uma obra de telhado nao é feita nunca por essas escadas, mas sim com a acesso directo ao telhado.

Isso convem se saber que tipo de telhado é, que tipo de laje é, que está por baixo etc... quando os telhados estão mal feitos de raiz nao ha solução para combater as infiltrações, tem de se retirar as telhas todas e voltar a coloca-las para isso nao é pela escadas do vizinho mas normalmente por andaimes que tem de ser colocados.
Quantos andares tem o predio?

Na revista Dinheiro & Direitos da DECO, de Janeiro e Fevereiro do presente ano, vem um artigo relativo a Condomínios, indicações, leis mais importantes, quorum necessário para aprovar determinados assuntos pois esse não é sempre necessário na mesma proporção.
Para quem é administrador, ou para o condónimo que pretende estar mais a par das específicidades da posição, é um artigo que aconselho.

Por trás destes assuntos de condomínios há muita vigarice, e é conveniente ter os olhos bem abertos, e nunca avançar com trabalhos sem ter em mãos pelo menos 3 orçamentos, principalmente em serviços mais dispendiosos. O mesmo se passa em condomínios administrados por empresas, o condomínio deve sempre pelos seus próprios meios conseguir um orçamento junto outras empresas.

Neste caso em particular, o administrador demonstra um claro abuso de poder, no entanto devem ser esclarecidos os pontos do processo, a posição do construtor, quem está a proceder à reparação, se houve orçamentos para a mesma, quantos, quem o aprovou, com que dinheiro será pago, etc...coisas a recuperar de 6 anos de omissões.

Por trás destes assuntos de condomínios há muita vigarice, e é conveniente ter os olhos bem abertos, e nunca avançar com trabalhos sem ter em mãos pelo menos 3 orçamentos, principalmente em serviços mais dispendiosos. O mesmo se passa em condomínios administrados por empresas, o condomínio deve sempre pelos seus próprios meios conseguir um orçamento junto outras empresas.

.

Neste caso nem é o preço do orçamento o mais importante mas sim aquele que apresentar a melhor solução construtiva para resolver eficazmente o problema neste caso as infiltrações.

O problemas muitas vezes é que as pessoas ao verem um orçamento parecem um "burro a olhar para um palacio" e a unica coisa que tem capacidade para ver é o valor total, onde ainda lhe tem de somar mais 20% devido ao IVA.:confused: é obviamente um erro...

Neste caso nem é o preço do orçamento o mais importante mas sim aquele que apresentar a melhor solução construtiva para resolver eficazmente o problema neste caso as infiltrações.

O problemas muitas vezes é que as pessoas ao verem um orçamento parecem um "burro a olhar para um palacio" e a unica coisa que tem capacidade para ver é o valor total, onde ainda lhe tem de somar mais 20% devido ao IVA.:confused: é obviamente um erro...

Por acaso relativamente a condomínios, beneficiam de IVA reduzido a 20% para materiais e 5% para mão-de-obra, a percentagem do valor total correspondente a cada um varia consoante o peso dos mesmos, segundo o artigo 2.24 da lista I do CIVA. Espaços comerciais são a 20%.

O problema de as pessoas olharem para os preços em detrimento das soluções construtivas, ou reconstrutivas, é da sociedade. Preferem gastar pouco em cada reparação, o menos possível, mesmo que tenham de o fazer com mais frequência. Por norma, quanto mais dispendiosa a reparação, mais alargada a garantia do empreiteiro, mas isso pouco peso tem na grande maioria das situações.

Por falar em condomínio, preciso de orçamentos para colocar caleiras lá no prédio. Já temos um da SoCaleiras mas precisamos de mais 2. Alguém tem boas referências de empresas destas na zona de Lisboa, Mafra, Torres Vedras?

Se o vizinho está em casa deve deixar ir ao telhado, mas volto a dizer que uma obra de telhado nao é feita nunca por essas escadas, mas sim com a acesso directo ao telhado.

Isso convem se saber que tipo de telhado é, que tipo de laje é, que está por baixo etc... quando os telhados estão mal feitos de raiz nao ha solução para combater as infiltrações, tem de se retirar as telhas todas e voltar a coloca-las para isso nao é pela escadas do vizinho mas normalmente por andaimes que tem de ser colocados.
Quantos andares tem o predio?

É claro que as obras não foram feitas por essas escadas, foram postos andaimes. Simplesmente eu quero que um perito lá va ver o que não foi feito correctamente e irei por essas escadas.
O prédio tem 3 andares.

Quanto aos orçamentos, tem toda a razão. Eu não quis que aquele incompetente fizesse a obra mas ele é dono de uma casa lá, o administrador tem o irmão a lá morar e o resto são pessoas idosas que ele manipulou facilmente.

Por falar em condomínio, preciso de orçamentos para colocar caleiras lá no prédio. Já temos um da SoCaleiras mas precisamos de mais 2. Alguém tem boas referências de empresas destas na zona de Lisboa, Mafra, Torres Vedras?

Essa empresa Socaleiras dizem que é boa , tambem só fazem isso tem a obrigação de serem bons, tenta saber se tem garantia incluindo contra vento fortes.

Ja agora que preço deram por metro linear, nao deve ser mais caro que outros, e se aparecer um barato até que ponto o trabalho tem qualidade ou nao é discutivel.

Última edição:
É claro que as obras não foram feitas por essas escadas, foram postos andaimes. Simplesmente eu quero que um perito lá va ver o que não foi feito correctamente e irei por essas escadas.
O prédio tem 3 andares.

Quanto aos orçamentos, tem toda a razão. Eu não quis que aquele incompetente fizesse a obra mas ele é dono de uma casa lá, o administrador tem o irmão a lá morar e o resto são pessoas idosas que ele manipulou facilmente.

Muitas vezes o que acontece é que o que nao é feito é na altura da construção, depois "arranjam" pondo massa aqui e ali para resolver as infiltrações o que na maioria das vezes não resolve nada só adia o problema.
A solução eficaz é retirar as telhas todas e refazer o telhado todo corrigindo os erros iniciais feitos na construção, só assim se pode garantir que o telhado fica 100% eficaz e nunca mais terá infiltrações.

Claro que isto custa, tamos a falar de uma empreitada de 4-5 homens e pelo menos 1 semana de trabalho (já incluindo montagem e desmontagem de andaimes ) numa visao optimista. Mais material na ordem de 15eurosm2 isto aproveitando as telhas senao ainda se acrescenta cerca de 6euros por m2...

Mas o triste é que isso das infiltrações dos telhados sao erros tao basicos de construção mesmo numa de poupanças ridiculas da parte de construtores. Eu na minha garagem tenho o problema das infiltrações tambem, Vou ter de retirar as telhas e voltar a coloca-las no verao para nunca mais ter esse problema.

Última edição:
Problemas de condominio

Problemas de condominio

Boa noite a todos,

As minhas duvidas prendem-se com isto:

1- Depois de ter reclamado ao administrador que havia novamente infiltrações, o empreiteiro que fez o telhado cobrou 52.50€ por limpeza de musgo nas telhas e pela pintura de idolamento.
A garantia termina em Novembro deste ano, é razoável o empreiteiro cobrar o valor indicado? Tendo sido o telhado intervencionado, posso accionar o seguro do condominio para resolver as infiltrações que voltaram a aparecer numa divisão?
Tendo o telhado sofrido estes arranjos, a garantia extede-se por mais 5 anos?

2- Este ano sou eu a administradora do prédio mas, no final do mandato do anterior administrador, este consultou um advogado perguntando-lhe se me podia destituir do cargo de administradora para o ano corrente. O advogado responder negativamente, tendo-lhe cobrado 60€. Aquando da reunião de condonimos, este omitiu esse facto aos restantes condonimos. Esta informação só foi por mim vista porque me foi dada toda a correspondência referente ao condominio.

A Acta da reuniao da assembleia de condominos hoje apresentada pelo antigo administrador é ofensiva
para a minha pessoa , contem varias imprecisões não se limitando ao que se possou na reuniao tendo mesmo feito comentarios jucosos.

Em relaçao a senhora que faz a limpeza das escadas apesar de limpar mal quer mante-la a todo o custo dado ser a mesma senhora que faz a limpeza na casa dele.
Posso substitui-la por outra pessoa já que este ano sou administradora?

3 - O regulamento do condominio foi aprovado há dezenas de anos, estando somente a residir no prédio 2 das pessoas que assinaram e a esposa do morador que na altura assinou mas que já faleceu. Posso impugnar aquele regulamento por a maioria que assinou já não estar a residir no prédio?

Obrigada e cumprimentos.
pixel_null.gif
pixel_null.gif

Última edição:
Bem, nem sabia bem onde colocar esta dúvida, se num tópico de condomínio, se no tópico das casas.

Acontece que o condomínio decidiu, e bem a meu ver, avançar com uma inspeção de grupo às instalações de gás das frações. Estima-se que algumas frações só tenham inspeção do início da existência do prédio, sendo que muito provavelmente apenas as que foram trocando de proprietários é que vão tendo esta inspeção em dia, conforme vai mudando de mãos.

Acontece que uma condição que foi divulgada aos condóminos é que quem não queira fazer a inspeção tem na mesma de "facultar acesso à empresa para ser efectuada uma verificação para confirmar se tudo está conforme na instalação. Se não houver acesso ao interior da fração a empresa deixa o fornecimento de gás fechado."
Basicamente corta o serviço de gás.

Ora, eu acho que esta condição é um abuso e tenho dúvidas que seja sequer legal.

Lá porque o condomínio arranjou uma empresa, marcou uma data, e que a inspeção seja obrigatória (nada disso está em causa), não percebo porque colocaram esta condição.

Eu não me poderei recusar, por exemplo indicar que vou marcar com outra empresa, e deixarem tudo como está actualmente?

Também pode fazer a inspeção antes de aparecerem lá e, assim, apresenta só o documento comprovativo da inspeção. É uma questão de segurança de todo o prédio e a nossa liberdade termina onde começa a dos outros, por isso acho bem a posição do condomínio.

Caso não queira usar a empresa do condomínio, deveria facultar o tal documento comprovativo da inspecção, feita por outra...

Aliás, o ideal era dar uma data para cada um apresentar o seu comprovativo...

Quem não apresentasse, veria o gás fechado (também não sei se é legal). Assim evitar-se-ia eventuais favorecimentos do condomínio à empresa que vai fazer as inspeções...

A inspeção é obrigatória e, sim, é obrigatório cortar o gás nas frações que não têm inspeção válida, ou que reprovaram na inspeção.

Compreende-se que por questões de segurança esse seja o procedimento.

Última edição:
Voltar
Superior