Problema com inspeçao do carro

bushthorn

New member
Bom dia

Levei o meu carro à Inspeção e o técnico disse-me que ele tinha uma anomalia que dava direito a chumbo. Trata-se da alegada falta da 3.ª luz de travagem. O carro em questão tem matrícula de novembro de 2000 e desde que sou o seu proprietário sempre o conheci com apenas 2 "stops". Segundo o mesmo técnico, a partir de outubro de 2000 os carros necessitam obrigatoriamente de ter essa luz. Contestei, dizendo que já tinha levado este carro à inspeção uma série de vezes e nunca me tinha sido dito nada. Ele admitiu que podia ser erro dos colegas e que eventualmente o carro poderia ter tido um acidente e levado uma bagageira nova, de um veículo de um ano anterior ao meu. Fiquei abananado com a sugestão mas como não fui eu o 1.º dono do carro não podia afirmar categoricamente que ele estava errado. No fim da inspeção, o técnico passou o carro mas acrescentou uma anotação (qualquer coisa como "terceira luz de travagem não funciona"). Relembro que o carro tal como esta não tem a luz nem sequer local para a instalar. Este modelo (Ford Puma), em anos posteriores, trás a terceira luz de travagem embutida na chapa da bagageira.
Ora, hoje fui um concessionário Ford e eles disseram que o carro veio assim de fábrica. Ficaram de falar com o fabricante que, espero eu, há-de contatar-me para atestar que o carro não foi adulterado. Assim que receber a resposta da Ford vou lá reclamar. No entanto, gostaria se há alguém no fórum que já tenha passado por uma situação deste género e que me possa dar indicações de como eu posso tentar resolver isto da melhor maneira.

Grato

Isso para mim parece-me confusão entre data de fabrico e data de matrícula por parte do técnico. Se o teu carro foi fabricado uns 6 meses antes, logo não pode ter essa luz. Espera pela resposta da Ford.

Esses "técnicos" são um must, tem sempre que descobrir alguma coisa, eu tenho uma carrinha de 2003 que veio de fábrica com os vidros escurecidos e numa das inspeções um dos técnicos chumbou a inspeção, perguntei qual a razão e ele disse - pelicula nos vidros traseiros sem registo no livrete, enfim lá tive que o informar que veio assim de fábrica e o artista só aceitou mudar a folha da inspeção depois de eu exigir que ele fala-se com a Fiat para sabe quem falava verdade. Enfim :(

a data da obrigatoriedade da 3ª luz de travagem nos ligeiros de passageiros está bem clara na lei.......vocês que sabem sempre buéda mais que os "técnicos" bem que me podiam aqui dizer qual era......

Então ao fim de não sei quantas inspeções só agora é que apareceu um iluminado que deu conta do erro? Algo está mal contado ;)
Isso não quer dizer nada, eu montei uma 3º luz de STOP na chapeleira do meu "charuto" do ano de 94, foi uma dúzia de anos à inspecção sem problemas nessa área, até que na última vez, um inspector embirrou que aquilo estava incorrectamente montado e carimbou-me uma anotação.:sh)

Só espero que não tenha um problema similar com o meu Qashqai. Como sabem é obrigatório os veiculos terem luzes diurnas apartir de inicio de 2011 (não sei precisar o mês). Mas os técnicos esquecem-se que esta lei (e a da 3ª luz de stop também) são validas para homologações novas apartir desta data. Se o qashqai tem homologação de outubro de 2010 nunca poderá ter luzes diurnas e aliás nunca as teve até à saida do novo modelo.

Logo vemos para o proximo ano.

Isso não quer dizer nada, eu montei uma 3º luz de STOP na chapeleira do meu "charuto" do ano de 94, foi uma dúzia de anos à inspecção sem problemas nessa área, até que na última vez, um inspector embirrou que aquilo estava incorrectamente montado e carimbou-me uma anotação.:sh)

Então algo vai mal na formação desse técnicos

Então ao fim de não sei quantas inspeções só agora é que apareceu um iluminado que deu conta do erro? Algo está mal contado ;)

eu ainda estou à espera que um iluminado daqui....porque o pessoal daqui é que é dono da verdade absoluta....que me dissesse que o 3º stop nos ligeiros de passageiros é obrigatório a partir de 01/10/2000.

Então algo vai mal na formação desse técnicos
Desconfio que não existe problema nenhum na formação destes técnicos, agora que depois na prática, cada um aja como bem entender, isso é mais que evidente.
Num exemplo recente, um familiar meu levou-me um charuto que eu comprei recentemente, à inspecção, que eu por estar acamado não pude levar, e o inspector disse logo que iria reprovar o infractor, por causa do triângulo e colete não estarem homologados, não sei bem o que se passou entretanto, mas o meu familiar apareceu-me cá em casa com a folha limpa (e sem mais "encargos")[:D]

Desconfio que não existe problema nenhum na formação destes técnicos, agora que depois na prática, cada um aja como bem entender, isso é mais que evidente.
Num exemplo recente, um familiar meu levou-me um charuto que eu comprei recentemente, à inspecção, que eu por estar acamado não pude levar, e o inspector disse logo que iria reprovar o infractor, por causa do triângulo e colete não estarem homologados, não sei bem o que se passou entretanto, mas o meu familiar apareceu-me cá em casa com a folha limpa (e sem mais "encargos")[:D]

Ás vezes um "bom" aperto de mãos faz muita diferença ;)

eu ainda estou à espera que um iluminado daqui....porque o pessoal daqui é que é dono da verdade absoluta....que me dissesse que o 3º stop nos ligeiros de passageiros é obrigatório a partir de 01/10/2000.
Essa data é de fabrico ou de matrícula? Vamos supor um carro ter data de fabrico de Janeiro de 2000 e matriculado em Dezembro de 2000, como é neste caso?

Que eu sabia (e posso claro estar errado dai estar a perguntar) geralmente a data na lei é de fabrico, ou seja, terceira luz de stop para veículos fabricados a partir dessa data.

Essa data é de fabrico ou de matrícula? Vamos supor um carro ter data de fabrico de Janeiro de 2000 e matriculado em Dezembro de 2000, como é neste caso?

Que eu sabia (e posso claro estar errado dai estar a perguntar) geralmente a data na lei é de fabrico, ou seja, terceira luz de stop para veículos fabricados a partir dessa data.
O que conta é a data da homologação nacional, o técnico do IMT neste caso deve ter feito confusão. Em cima já foi falado na questão da luzes diurnas e acontece a mesma coisa, pois são obrigatórias a partir de 2012 mas só conta para os veículos que forem homologados a partir dessa data.
Eu tenho um carro comprado novo em 2013 e não tem luzes diurnas pois a homologação nacional do modelo aconteceu em 2011.

Fui proprietário de um ford puma 1.4 matriculado a 20 de Outubro de 2000. Em 2008, pedi ao meu pai para levar o carro à inspeção, perto da casa dele e o carro chumbou por não ter a 3ª luz de stop. Ao telefone aleguei que o carro nunca tinha tido a 3ª luz de stop, mas não serviu de nada. Foi entregue ao meu pai uma cópia do decreto lei que estipula a obrigatoriedade da 3ª luz de stop (1 de Outubro de 2000).
Após isto enviei uma carta registrada a explicar o sucedido pedindo a instalação da 3ª luz e o pagamento do custo da re-inspeção, com uma cópia do decreto lei e da folha de inspeção para a Ford e outra para o concessionário onde o carro foi comprado. Da Ford, até hoje ainda estou à espera de uma resposta, felizmente o concessionário mostrou-se disponível para resolver o caso.
O carro foi para uma oficina Ford e a 3ª luz foi montada sem custos para mim.

Voltar
Superior