Problema com ex na devolução do carro

marcia22

New member
Bom dia,

Vinha aqui pedir algumas opinioes/ajuda, visto que venho aqui pelos piores motivos, embora isto sem duvida seja um lição pela minha boa vontade.

Adquiri um carro com um empréstimo ha uns 4 anos e portanto tenho um carro em meu nome, emprestimo em meu nome e seguro em meu nome.
Entretanto divorciei-me do meu ex-marido ha uns 3 anos, e continuei a usar o carro e a pagar as prestações, no entanto 1 ano apos o divorcio, o meu exmarido estava a precisar de carro e eu nao tinha necessidade de o utilizar pois trabalhava ao lado de casa estava a ser uma despesa desnecessaria, entao fizemos acordo verbal de ele o utilizar por um tempo até eu voltar a precisar dele, pagava ele as prestações enquanto o utilizasse e depois devolvia-mo. No entanto, mudei de trabalho e estou neste momento a precisar do carro, quando lhe liguei ele simplesmente mandou-me passear e disse que como estava ele a pagar o carro ficava ele com o carro, e que eu se quisesse que fosse a tribunal.
Ou seja, estou com um problema, porque nao tenho 2a chave do carro e precisava do carro era para agora e nao para daqui a 1 ano quando o tribunal decidir isto...
Ha outro problema que é o facto de em cima disto estarem constantemente a ligarem-me do crédito por causa de prestações em atraso, e é o meu nome em cheque.

O que hei-de fazer? Ja pensei mandar apreender o carro, mas em termos praticos nao sei se vai servir de alguma coisa porque nao sei bem o que na pratica acontece a viatura... acho que so serve a titulo fiscal, porque e preciso depois que ele pare nalguma operacao stop e verifiquem os documentos no sistema.

Ja pensei tembem em mandar rebocar o carro quando o vir na via publica, e depois substituir os canhoes visto que nao tenho chave (caro eu sei, mas..)
E estou tao desesperada que ja pensei pedir o carro emprestado a um amigo para lhe dar um "toque" quando for a circular, para depois chamar a PSP e na presenca da PSP reclamar o carro como uso nao autorizado.

O carro tem tudo em meu nome seguros e titulariedade. e Tenho a 2a via dos documentos. So nao tenho é a segunda chave... E sei por onde eventualmente o carro passa.

Que acham que possa fazer? Agradeco toda a ajuda ou sugestões...
Estou para ir aconselhar-me a PSP ou a um advogado, mas um advogado vai ser despesa e neste momento despesas são pouco bem-vindas...

Última edição:
Acho que o melhor é mesmo ires a uma esquadra da PSP e relatares o teu caso pode ser que eles te ajudem.

Foi um acto bondoso da tua parte emprestar o carro ao teu ex-marido mas infelizmente o gajo foi ******.

Eu ja estive para mandar apreender online e tudo, agora so não sei é como e que eles depois processam... A viatura só é apreendida caso pare nalguma acção de fiscalização não é? Eles depois contactam o titular da viatura depois de o levarem para o parque da PSP? É que só estou com medo é de ficar eternamente também a espera deste processo...

A estupidez foi mesmo minha... Alem de que se houvesse algum acidente ou isso a responsabilidade era sempre minha na hora H. Enfim.. é para aprender a ter cuidado com as pessoas!

Faças o que fizeres..vai sempre falar com as autoridades primeiro, e não te esqueças que devias devolver as prestações que foram pagas por ele......pois actualmente. se ele o conseguir provar em tribunal, é co-proprietário da viatura.

Esqueci-me de referir que ja me ligaram várias vezes da instituicao de credito por causa de prestações em atraso, ele anda sp com problemas a pagar o carro a somar ao problema. Ou seja nem carro carro, e com a instituição de credito a ligar-me. Enfim...

Combozip, sim eu sei, ou lhe dou as prestações que ele pagou ou nem que venda o carro e depois lhe dê metade do valor da venda do mesmo e com esse dinheiro compre um para mim.

Ainda falta muito para terminar o crédito?

É que se ele quer ficar com o carro, e para bem dele, será melhor passar todos os documentos para nome dele, incluindo o crédito (isto com eventual acerto de valores, não sei). Depois compras outro.

Caso ele recuse ou não facilite, simplesmente vais a uma esquadra explicar que emprestaste o carro e que a pessoa em questão não to quer devolver.

Mas se tu tens uma chave facilmente pegas no carro quando quiseres, não?!

Falta um ano e picos.

Para já eu também paguei o carro, alias paguei mais eu que ele, portanto acho um bocado injusto um bem que eu tambem paguei agora ficar totalmente para ele.

Além disso, ja se tentou passar o credito para nome dele numa altura em que se pensou em ele ficar com o carro mesmo e dar-me a mim um valor, umas 3x, e foi sempre recusado.

A jogada dele eu percebo agora qual foi, foi andar a arrastar o assunto sob a minha responsabilidade sempre com a intencao de ficar com o carro, quando nao foi esse o combinado.

Não, MCabral, o problema é que eu não tenho chave dele.. Se tivesse se calhar era mais facil de resolver, mas mesmo assim teria de andar armada em detective.

mas ele chegou a pagar algumas prestaçoes??
se sim, o carro é teu,mas parte foi paga por ele.
assim, o melhor é fazerem contas.
em todo o caso,se ele nao paga as prestaçoes, entao nao paga o carro, logo nao tem qualquer direito de propriedade sobre ele e é mandar apreender o mais depressa possivel.
outra coisa que eu fazia, dado que estas a lidar com um me.rdas, seria certificares-te que ele nao te encontra, porque assim que tiveres o carro de volta, ele vai começar a rondar, vandalizar o carro,coisa e tal. nao é preciso ser bruxo para antever isso

E apresentar queixa como tendo sido roubado?

Isso não posso fazer, porque é denuncia caluniosa e depois vou eu a tribunal. Ele facilmente irá provar que não o roubou, pois ele até pagou prestações. E de facto não o roubou, fui eu que lho emprestei... Ele simplesmente não quer é devolver agora o carro e a ultima prestação está em atraso. Mesmo que eu a pague, continuo sem o carro. E ando eu a precisar do carro, a pagar a taxis, e com a entidade de crédito a ligar por causa do atraso....

Como no primeiro post disseste que só não tens a segunda chave... presume-se que tenhas a principal. Mesmo que não tenhas chave, o caso não é grave. Localiza o carro num local onde saibas que possa estar pelo menos 1h estacionado. Chama a assistência em viagem indicando que perdeste a chave e o carro terá que ser levado a uma oficina. Na oficina trocam-te todos os canhões e dão-te chaves novas. Até mesmo antes de lá ir podes pedir um orçamento informal, para não seres apanhada de surpr€sa.

Por outro lado, podes ir à polícia dar o carro como "roubado".

Assim, se alguém quiser chatices será ele a meter alguma coisa em tribunal. Mas a primeira opção era a que eu usava.

mas ele chegou a pagar algumas prestaçoes??
se sim, o carro é teu,mas parte foi paga por ele.
assim, o melhor é fazerem contas.
em todo o caso,se ele nao paga as prestaçoes, entao nao paga o carro, logo nao tem qualquer direito de propriedade sobre ele e é mandar apreender o mais depressa possivel.
outra coisa que eu fazia, dado que estas a lidar com um me.rdas, seria certificares-te que ele nao te encontra, porque assim que tiveres o carro de volta, ele vai começar a rondar, vandalizar o carro,coisa e tal. nao é preciso ser bruxo para antever isso

Sim, ele pagou prestações enquanto o tem utilizado, que faz prai 1 ano desde que me divorciei e lhe emprestei o carro. No entanto eu tambem paguei cerca de 2 anos o carro.

Eu ja pensei em apreender o carro, so que ainda ninguem me explicou como e que eles em termos praticos fazem.
So se o carro parar numa operacao de fiscalização nao é?

Ele encontrar encontra, e sim é provavel que se arme em parvo, e já pensei nisso, portanto o mais provavel é vender a viatura e depois comprar outra. Devolvo-lhe metade do valor da venda e acho que está mais que justo visto que o que cada um pagou foi mais ou menos metade do valor do mesmo.
Eu quero e agora o carro ou para o vender ou para tirar o meu nome disto. A jogada dele e andar a arrastar isto e eu e que me lixo, porque provavelmente agora nao me dão um crédito para um carro. Obvio, ja tenho supostamente um... e anda por cima com atrasos de pagamento (dele).

A apreensão administrativa do carro implica que tenha existido um contrato de compra e venda do carro, coisa que nem sequer existiu, pelo que eu não iria muito por aí.

Vai às autoridades e informa-te que eles, melhor que ninguém, saberão dizer-te com certezas e sem achismos o que podes fazer.

Alguém disse que o carro é da utilizadora mas, caso tenham casado em comunhão de adquiridos, mesmo estando em nome dela, o carro é de ambos...

Terá sido no primeiro ano a parte que foi paga.

Depois do divórcio os pagamentos já serão a título individual, mas havendo pagamentos de ambas as partes, teoricamente o carro será dos dois. Mas isto depende de como as coisas foram feitas.

Acho que devias de adoptar uma abordagem mais hard-core para obteres o carro de volta ou chegarem a algum acordo. Manda um SMS ao teu ex-marido a dizer que dado que não há acordo nenhum nem disponibilidade para falar que vais mandar apreender o carro, tendo em conta que os documentos estão em teu nome.

Voltar
Superior