problema C220 Cdi

sesimbra1992

New member
Boa tarde,
Precisava da vossa ajuda.

O meu pai tem uma carrinha mercedes benz de 2005.
O modelo é o C220 Cdi avantgarde. 150 cv.

O carro tem cerca de 130000 km, tem feito as manutenções normais, dentro dos prazos.
A sua utilização grande parte das vezes é por períodos muito curtos (3 / 4 km), e por vezes passa algum tempo parado.
Os consumos andam na casa dos 7,5 lt / 8,5 lt.

Acontece que ao longo do ultimo ano o carro tem tido alguns “sintomas” fora do comum.
O primeiro sintoma, acontece com bastante frequência:
Por vezes durante a aceleração, sente-se uma ligeira tremedeira, inferior a 1 segundo.

Segundo sintoma, aconteceu apenas uma vez.
Decorreu durante uma viagem de 250 km.
Após cerca de 200km sem qualquer tipo de problema (tirando umas 2 vezes a tremideira explicada no ponto anterior), começou a perder potência.
Não passava dos 100 / 120 kmh, e as rotações não passavam das 3000.
Parei o carro. Desliguei. voltei a ligar, mas não resolveu.
Como faltavam cerca de 50 km prossegui viagem.
No dia seguinte estava como novo e não voltou a fazer o mesmo desde este episódio.

Recentemente levei o carro a uma oficina Go Carmart, onde ligaram a uma máquina de diagnóstico. Não acusou nada.

o pessoal que tenho falado, indicou que poderia ser gases acumulados no filtro de partículas (devido á pouca utilização e por trajectos muito curtos).

acrescento que durante estes "sintomas" não acende nenhuma luz.

Cheira-me que esse motor está a precisar de um "tratamento" Um percurso entre Palmela e Albufeira, e numa hora e muito pouco ficava como novo.

Essa carrinha, de 2005, tem FAP :confused:

Há uma dessas (de 2004) na familia... Segundo sei o tubo do intercooler não prima pela fiabilidade. Experimenta a ver por aí.

Este exemplar era utilizado como segundo carro, passava a vida a acender luzes no quadrante (ABS, Airbag,...). A solução (indicada por quem percebe) foi passar a andar todos os dias.

Á minha acontece o mesmo(w203)/2006, entra em safemode mas se desligar e voltar a ligar fica normal, vai á maquina e nada, eu desconfio da válvula de retorno de gases.

Ruie34, sim tem FAP.
A sugestão do PEDROM parace-me bem, começar a andar mais com ela, e fazer uma viagem para ver se limpa o "carvão".
Spit, a tua também faz a tal tremedeira ?

Como já foi referido, provavelmente o carro precisa dumas acelaradelas[:D] De qualquer forma, esses motores CDI tem que ser tratados com algum cuidado. Só combustivel do melhor, revisoes a tempo e horas, oleo do melhor.. Como eu gosto de andar depressa [:D] o meu, até agora, não deu problemas. Mas á cerca de um mês, também entrou em safe mode, por causa duma vela que não estava boa.
Eu levei a duas oficinas diferentes, e numa delas não detetaram nada. Na outra, disseram-me logo que era uma vela.
Não tive mais sintomas.

Ruie34, sim tem FAP.
A sugestão do PEDROM parace-me bem, começar a andar mais com ela, e fazer uma viagem para ver se limpa o "carvão".
Spit, a tua também faz a tal tremedeira ?

Não faz tremedeira, tem é um ligeiro engasgo que se nota em vel. abaixo dos 110/120 que se for consecutivo a faz entrar em safemode, se andar nos 130/140 ja não faz nada, com CC ou sem.
Já agora a minha é de 2006 e não tem FAP.Tens a certeza que a tua tem?

Última edição:
Boa tarde,
Precisava da vossa ajuda.

O meu pai tem uma carrinha mercedes benz de 2005.
O modelo é o C220 Cdi avantgarde. 150 cv.

O carro tem cerca de 130000 km, tem feito as manutenções normais, dentro dos prazos.
A sua utilização grande parte das vezes é por períodos muito curtos (3 / 4 km), e por vezes passa algum tempo parado.
Os consumos andam na casa dos 7,5 lt / 8,5 lt.

Acontece que ao longo do ultimo ano o carro tem tido alguns “sintomas” fora do comum.
O primeiro sintoma, acontece com bastante frequência:
Por vezes durante a aceleração, sente-se uma ligeira tremedeira, inferior a 1 segundo.

Segundo sintoma, aconteceu apenas uma vez.
Decorreu durante uma viagem de 250 km.
Após cerca de 200km sem qualquer tipo de problema (tirando umas 2 vezes a tremideira explicada no ponto anterior), começou a perder potência.
Não passava dos 100 / 120 kmh, e as rotações não passavam das 3000.
Parei o carro. Desliguei. voltei a ligar, mas não resolveu.
Como faltavam cerca de 50 km prossegui viagem.
No dia seguinte estava como novo e não voltou a fazer o mesmo desde este episódio.

Recentemente levei o carro a uma oficina Go Carmart, onde ligaram a uma máquina de diagnóstico. Não acusou nada.

Boas,

Experimenta trocar o filtro do gasóleo, mas um filtro de origem!!

Cumprimentos

hum, não tenho a certeza se tem FAP, mas tinha ideia que sim. pelo menos os 2 mecânicos que falei apontaram o FAP como possível causador deste problema.
a tal tremedeira também me falaram que podia ser do medidor da massa de ar.
para já vou começar a andar com o carro diariamente. sempre faz 2 trajectos diários de 25km cada.

vou pela EGR nas couves (a minha tb não acusou nada até ficar quase parado na estrada), e andei com sintomas vários meses... ou então FAP entupido por falta de regenerações. 15m de autoestrada a 2500rpm devem resolver a questão da queima.

o pessoal que tenho falado, indicou que poderia ser gases acumulados no filtro de partículas (devido á pouca utilização e por trajectos muito curtos).

acrescento que durante estes "sintomas" não acende nenhuma luz.

A carrinha é de que mês?????

tenho um carro igual, mas de março de 2005 e não tem FAP......

A única vibração fora o normal que noto, especialmente em baixa rotação, é originada pelo cardan do veio de transmissão que está a ficar nas lonas...mas também o carro já passa dos 300.000 km...não será o turbo a ir à vida???? a carrinha consome óleo?????

luissousa6, não consome óleo.
o carro é do meu pai, foi importado da Alemanha em 2008. é de 2005 mas não me lembro ao certo qual o mês, logo vou averiguar isso.
tiago maia, essa EGR saiu caro?

Última edição:
Olá,

A vibração na aceleração não tenho conhecimento, mas uso regularmente uma mercedes C220 cdi w203 150cv comprada nova em Outubro de 2007. TEm cerca de 120kkms e nos ultimos tempo ja ficou sem potencia 2 vezes tal como dizes. A maquina de diagnostico confirmou a minha dúvida: Neste caso é a válvula EGR que prende devido à sujidade e fica aberta quando deve fechar. Precisa sem limpa. O problema da tua pode ser similar até pq falas que faz cidade e percursos curtos, certo?

Por curiosidade, a carrinha levou agora a semana passada 4 velas incandescentes novas (a do 3º cilindro avariou e colocaram-se as 4).
De resto td ok. É um bom carro o w203FL sem duvida.

Cump. a todos

Última edição:
Olá,

A vibração na aceleração não tenho conhecimento, mas uso regularmente uma mercedes C220 cdi w203 150cv comprada nova em Outubro de 2007. TEm cerca de 120kkms e nos ultimos tempo ja ficou sem potencia 2 vezes tal como dizes. A maquina de diagnostico confirmou a minha dúvida: Neste caso é a válvula EGR que prende devido à sujidade e fica aberta quando deve fechar. Precisa sem limpa. O problema da tua pode ser similar até pq falas que faz cidade e percursos curtos, certo?

Por curiosidade, a carrinha levou agora a semana passada 4 velas incandescentes novas (a do 3º cilindro avariou e colocaram-se as 4).
De resto td ok. É um bom carro o w203FL sem duvida.

Cump. a todos

exacto, os percursos são muito curtos. e por vezes fica encostada uns bons dias...
já confirmei, a data é de 04/2005.

após revisão, troca de óleo, filtros e bomba de água (a mesma estava necessitar de ser mudada) fiz uma pequena viagem de 100 km em autoestrada.
voltou a acontecer o mesmo (safe mode), na ida e no regresso.

entretanto fui a um mecânico que trabalha na mercedes, mas que faz uns biscates por fora.
diagnosticou que o problema é da válvula EGR, e recomendou que a mesma seja reparada.

após revisão, troca de óleo, filtros e bomba de água (a mesma estava necessitar de ser mudada) fiz uma pequena viagem de 100 km em autoestrada.
voltou a acontecer o mesmo (safe mode), na ida e no regresso.

entretanto fui a um mecânico que trabalha na mercedes, mas que faz uns biscates por fora.
diagnosticou que o problema é da válvula EGR, e recomendou que a mesma seja reparada.

Olá,

Olha se for o motor 646.963, é relativamente fácil de desmontar. Eu ainda não fiz à minha, mas são 2 parafusos torkx e uma ficha. Podes abrir, limpa-la bem cá fora com uma spray de limpeza de travões por ex, e voltar a montar. Dps testas..

Eu quando a carrinha cá de casa fizer novamente, vou tirar abrir a EGR e limpa-la.

Cump.

Voltar
Superior