Prius vs Segmento C diesel

hpalma87

New member
Bom dia,

Vou ter de trocar de carro brevemente pois vou precisar de mais espaço e de um carro diferente,
vou ser paiapr:)

A minha duvida é a seguinte,
Escolher entre carros como megane 1.5 dci, 308 hdi etc. e o prius, tenho lido muita coisa e a fiabilidade do prius pelos vistos é à prova de bala não se pode dizer o mesmo dos outros dois.
A manutenção parece que é muito próxima entre os 3.

Quanto as espaço existe assim grande diferença entre o prius e os outros 2 nas suas versões carrinha.

A ultima duvida que tenho é a mais difícil penso eu,
O carro é para fazer margem sul - alfragide todos os dias, mais 2 ou 3 viagens a Viseu por ano e umas tantas a torres vedras, será que o prius é mais económico ou o diesel continua a não dar hipótese.

O carro será em segunda mão, tenciono gastar por volta dos 10 a 12 mil Aerios,

Cumprimentos
Hélio Palma

Muitos Parabéns pela nova condição.

Se o teu modo de condução for calma e relaxada (convêm na nova condição) e principalmente em cidade, o Prius terá consumos muito bons.

Além do mais, também é preciso ter em consideração a quilometragem total realizada por ano.

Indo para o Prius, convinha ir para a 3ª geração, muito mais eficiente.

Muitos Parabéns pela nova condição.

Se o teu modo de condução for calma e relaxada (convêm na nova condição) e principalmente em cidade, o Prius terá consumos muito bons.

Além do mais, também é preciso ter em consideração a quilometragem total realizada por ano.

Indo para o Prius, convinha ir para a 3ª geração, muito mais eficiente.

Obrigado aos dois,

A condução agora é relaxada, tanto em cidade como em auto-estrada, já tive a minha parte de asneiras.

a quilometragem anual rondará os 15 mil km, e a maioria deles em cidade e pequenas voltas na zona de almada.

pelos registos que existem no spritmonitor os consumos dos prius 2G e 3G são muito próximos, porque dizes isso?

Por esse preço só consegues um Prius da 2G que fácilmente fará consumos abaixo dos 5l/100 km nos percursos que descreves. E o único problema conhecido no Prius 2G é a bomba de água do inversor mas que com o recall que a Toyota fez no passado será dificil encontrar um que ainda ñ a tenha trocado. Comparando o 2G com o 3G, o 2G ganha em qualidade de construção pois tem menos ruídos parasitas, mas perde em espaço e potencia. Os consumos como dizes são ela por ela. Em relação a uma mégane carrinha (por exemplo), ganha em manutenção pois ñ tem turbo, embraiagem... e perde em mala.

Por esse preço só consegues um Prius da 2G que fácilmente fará consumos abaixo dos 5l/100 km nos percursos que descreves. E o único problema conhecido no Prius 2G é a bomba de água do inversor mas que com o recall que a Toyota fez no passado será dificil encontrar um que ainda ñ a tenha trocado. Comparando o 2G com o 3G, o 2G ganha em qualidade de construção pois tem menos ruídos parasitas, mas perde em espaço e potencia. Os consumos como dizes são ela por ela. Em relação a uma mégane carrinha (por exemplo), ganha em manutenção pois ñ tem turbo, embraiagem... e perde em mala.

A subir o Monsanto todos os dias e transito? Tenho algumas duvidas que faça abaixo de 5 facilmente.

Quanto à escolha, sou suspeito, nao gosto do Prius, pelo que a minha escolha era um 308 ou um Focus, ainda mais pelo orçamento nao se arranja nenhum 3G. Os 1.6 HDI sao motores fiaveis e nesses percursos fazes 6-6.5, se fores para o 1.5 ainda podes poupar mais um bocado.

Eu tenho um Prius 3G e faço piscinas de 6km, muitas das vezes o motor ainda chega frio ao destino, tenho uma boa subida de 800mts (ñ é muito eu sei mas relembro que com o tempo frio faço-a com o motor ainda sem estar na temperatura ideal) e o consumo real ñ passa dos 5l/100km.
A mim doía-me mais ter que abastecer o meu antigo Qashqai 1.5dci que me bebia cerca de 7l/100km na cidade que abastecer o Prius a gasolina... É a gasolina eu sei, mas se fizerem bem as contas veem que o custo por 100km é inferior no Prius.
E se o Prius 2G e/ou 3G gasta mais a subir monsanto, um diesel também deve gastar.

Já ponderás-te o Honda Insight? Eu acho o exterior parecido com o Prius e a nível de espaço interior deve ser identico, mas acredito que os consumos sejam mais elevados. Se gostares deste modelo já consegues alguns ligeiramente mais novos por menos de 12000€:

http://www.standvirtual.com/carros/...00&ez=0&ezb=0&kmf=0&km=0&gf=&gz=&lv=0&lb=0&pz=

Última edição:
Eu tenho um Prius 3G e faço piscinas de 6km, muitas das vezes o motor ainda chega frio ao destino, tenho uma boa subida de 800mts (ñ é muito eu sei mas relembro que com o tempo frio faço-a com o motor ainda sem estar na temperatura ideal) e o consumo real ñ passa dos 5l/100km.
A mim doía-me mais ter que abastecer o meu antigo Qashqai 1.5dci que me bebia cerca de 7l/100km na cidade que abastecer o Prius a gasolina... É a gasolina eu sei, mas se fizerem bem as contas veem que o custo por 100km é inferior no Prius.
E se o Prius 2G e/ou 3G gasta mais a subir monsanto, um diesel também deve gastar.

Av. Elisio de Moura? [:cool:]
O meu 1.4 HDI faz nessa cidade uma media de 5.5 (5.6 neste momento). Um Prius faria menos?

Mas tem outros componentes que o megane não tem e que tambem podem avariar.. tipo baterias caixa...

Pois, pelo que descreves, ponderas o Prius, algo que eu nunca faria porque não gosto da estética do carro. Para o percurso que percorres, acho que te assenta bem, e racionalmente parece uma escolha acertada.

Isto dos consumos é tudo relativo, eu nao duvido que o Prius gaste menos que um Diesel, e neste percuso que a media fica abaixo dos 5.5, agora fazer 5 facilmente é que... mas nao teimo nem nada do genero [;)]

Para dar um exemplo de um Diesel num percurso identico, o meu irmao do Vale Fetal a Carnaxide num C4 II 1.6 HDI 112 faz 5.9 no CB, nao é de todo um media má numa conduçao descontraiada sem grandes ''correrias''.

O percurso que faço é caparica-alvalade-carnaxide e volta da mesma forma. Neste ultimo deposito a media esta nos 5.2 exclusivamente neste percurso (vel.media 29kmh) o que não me parece mal para um 5008.

Já ponderás-te o Honda Insight? Eu acho o exterior parecido com o Prius e a nível de espaço interior deve ser identico, mas acredito que os consumos sejam mais elevados. Se gostares deste modelo já consegues alguns ligeiramente mais novos por menos de 12000€:

://www.standvirtual.com/carros/anuncios/?aktion=find&mp=1&ma=22&mo=462&ty=&sort=1&pv=0&pb=12000&ez=0&ezb=0&kmf=0&km=0&gf=&gz=&lv=0&lb=0&pz=

Boas o insight esta fora de questao, porque a mala é mais pequena e o sistema hibrido tambem nao me satisfaz.

Av. Elisio de Moura? [:cool:]
O meu 1.4 HDI faz nessa cidade uma media de 5.5 (5.6 neste momento). Um Prius faria menos?

É na outra margem!

O meu Prius 3G em Coimbra a fazer piscinas de 6km e com algum cuidado com o pé, mas sem ir a passo de caracol, ñ passa dos 5l/100km mesmo com tempo frio. Neste depósito tenho no CB 4,4l/100km e já está abaixo de meio.
No Prius o frio ambiente piora em cerca de 0,5l/100km as médias neste tipo de utilização.

Mas tem outros componentes que o megane não tem e que tambem podem avariar.. tipo baterias caixa...

O Prius tem sistemas elétricos para prevenir que as baterias se estraguem, prova disto são os imensos taxis estrangeiros com imensos km. Mas mesmo que se estragem, se juntar-mos o preço de um turbo, embraiagem, correia de distribuição... certamente fica mais caro que trocar as baterias.
Outra coisa, o Prius ñ tem caixa! A caixa CVT que a Toyota divulga é pura e simplesmente publicidade por o seu manuseamento ser idêntico, na realidade o que o prius tem é tipo um diferêncial que une o motor elétrico, motor gerador e motor de combustão.

Última edição:
Boas,

Pelos vistos é consensual que em manutençao e problemas o prius nao dá grande hipotese aos diesel, mas sera que em consumos é proximo?

O meu problema é vir-me a arrepender de ter comprado o carro ele gastar como se fosse um gasolinas normal, já ouvi alguns casos assim.

abraços

Boas,

Pelos vistos é consensual que em manutençao e problemas o prius nao dá grande hipotese aos diesel, mas sera que em consumos é proximo?

O meu problema é vir-me a arrepender de ter comprado o carro ele gastar como se fosse um gasolinas normal, já ouvi alguns casos assim.

abraços

Tens aqui a resposta de milhares de utilizadores.

Voltar
Superior