Preparação para a morte

Preparação para a morte

• Sim

Votos: 11 20,0%
  • Não

Votos: 44 80,0%

• Total de eleitores
    55

nunomplopes

New member
Preparação para a morte

A vida é um milagre.
Cada flor,
com sua forma, sua cor, seu aroma,
cada flor é um milagre.
Cada pássaro,
com sua plumagem, seu vôo, seu canto,
cada pássaro é um milagre.
O espaço, infinito,
o espaço é um milagre.
O tempo, infinito,
o tempo é um milagre.
A memória é um milagre.
A consciência é um milagre.
Tudo é milagre.
Tudo, menos a morte.
— Bendita a morte, que é o fim de todos os milagres.
Manuel Bandeira

Todos nós, pelo que se diz do senso comum, o sabemos que não lhe podemos escapar, mas ainda assim estaremos preparados?

Acho que se ouvesse, uma essa preparação, o nosso sofrimento era menor, (mesmo quando queremos evitar estes assuntos)...

Como acham que um profissional de saúde lida perante isto, estará até ele preparado? Ou terá sido preparado pela forma de estudo, ou quando confrontado com a realidade, em enfrentar a morte que se lhe depara?

Ou minimizar o nosso sofrimento anterior antes de partirmos?

Ou de quem parte preparar quem cá fica enlutado e, da sua inevitabilidade?

Acham que haveria de existir uma disciplina ou noutra forma em que pudesse ser exercida essa preparação?

Somos constantemente preparados, e ao longo do nosso percurso, a viver, mas nunca a morrer. Porquê

Boas participações[;)]

"Todos nós, cedo ou tarde, vamos morrer. E só quem aceita isso está preparado para a vida." (Coelho,Paulo)

Quem poderá dizer quanto tempo teremos pela frente? Quem…?

A virtude não está somente em saber viver, mas também em saber morrer. E para isso há que tentar compreender o significado da morte.

Assim, abomino toda a gente que vive em função da morte. Tanta gente que quando passa dos 50 anos só pensa nisso e se esquece de viver a vida. Gente que vive em função da morte. E é aqui que as religiões acabam por ter um papel fundamental, ao prometer uma vida depois da morte levando as pessoas a entrar nesse ritual esperançadas do tal prolongamento da vida, revelando que, no fundo, ninguém está verdadeiramente preparado para morrer... para sempre.

Mas mais do que não estar preparado para morrer, seguramente não estou preparado para assistir à morte daqueles que amo. Talvez seja uma incapacidade minha, talvez um egoísmo natural de não querer sofrer, talvez somente o facto de não querer ficar sozinho no mundo sem os meus diversos bocados que estão naqueles que amo.

Assim, como considero que a morte faz parte da vida, e nunca estarei preparado para aceitar que ela leve as pessoas que me rodeiam, devo reconhecer que nunca estarei totalmente preparado para a vida, pelo que as lágrimas nos momentos certos vão revelando a autenticidade desta minha fraqueza. E, olhando em redor, encontro a essa mesma debilidade em todos nós, criaturas com dificuldades em compreender o sentido da vida.

Última edição:
Já tenho tudo preparado, em menos de 30 anos consegui garantir uma MANSÃO no sitio mais ameno do inferno. Vai ser perfeito (escrevi prefeito e o meu cérebro entrou em Tilt)

Já tenho tudo preparado, em menos de 30 anos consegui garantir uma MANSÃO no sitio mais ameno do inferno. Vai ser perfeito (escrevi prefeito e o meu cérebro entrou em Tilt)
Deixa estar que eu também não me preocupo muito com o céu, esse lugar enfadonho cheio de beatas e gente desinteressante.
As gajas boas estão todas no inferno, as coisas boas da vida só são permitidas no inferno. Sexo é pecado, boa comida é pecado da gula, conduzir um bom Ferrari é ostentação,... então ir para o céu fazer o quê?

Por isso, já sei que não tenho salvação, nem quero ter.
Assim, a única coisa que me falta é escolher a vizinhança no inferno. Logo que seja BOA, não me importo nada com a temperatura. Aliás, quanto mais alta melhor, para que os meus olhos possam pecar à vontade.[:cool:]

Interessante o que a religião faz no ensino da moral... o que devia interessar seria primariamente o espirito da pessoa, se é bom, se é mau, e não as coisas supérfluas, que nada indicam.

Deixa estar que eu também não me preocupo muito com o céu, esse lugar enfadonho cheio de beatas e gente desinteressante.
As gajas boas estão todas no inferno, as coisas boas da vida só são permitidas no inferno. Sexo é pecado, boa comida é pecado da gula, conduzir um bom Ferrari é ostentação,... então ir para o céu fazer o quê?

Por isso, já sei que não tenho salvação, nem quero ter.
Assim, a única coisa que me falta é escolher a vizinhança no inferno. Logo que seja BOA, não me importo nada com a temperatura. Aliás, quanto mais alta melhor, para que os meus olhos possam pecar à vontade.[:cool:]

por acaso nao me arranjas lá um tacho lá em baixo? assim uma cunhazita dava jeito.

Não sei o que é «estar preparado para a morte», pois....

Viver a Vida é caminharmos para a Morte...

O processo de morrer tem que ser encarado como algo natural que começa quando nascemos para esta vida e termina quando acabamos esta vida para começarmos outra...
Onde?
Não sei, mas acredito que voltaremos a viver ...neste ou num outro Mundo.

Última edição:
Eu guio-me muito por aquele chavão muito antigo mas que é bem verdade. Não me assusta muito quando poderei morrer mas sim a forma como vou morrer.

Sinceramente, sei que na minha vida terrena existem muitas pessoas de quem gosto muito, outras tantas que gostam de mim (ok, só algumas, pouquinhas [:D] ) mas estou bem com toda a gente, não tenho neste momento nada mal resolvido portanto penso que não me tornaria numa alma penada. [:D]

A irmã de um piloto de Formula 1 que morreu ao volante do seu monolugar (Jo Siffert, Suíça), disse a propósito do falecimento do irmão:

" It’s better to live dangerously for 34 years, than to be bored for 80 years."

E eu partilho totalmente desta opinião.

A mim assusta-me muito mais poder morrer ou sofrer de algumas doenças, poder ter um acidente e acabar a depender de alguém, etc.

Isto pode parecer dito de ânimo leve mas não é.

Ainda por cima, como já disseram aqui, também tenho lugar garantido na Inferno portanto até estou curioso porque o céu deve ser um grade seca.. [:cool:]

Não sei o que é «estar preparado para a morte», pois....

Viver a Vida é caminharmos para a Morte...

O processo de morrer tem que ser encarado como algo natural que começa quando nascemos para esta vida e termina quando acabamos esta vida para começarmos outra...
Onde?
Não sei, mas acredito que voltaremos a viver ...neste ou num outro Mundo.
Perante o sinal clarissimo da sondagem, não mesmo que faltará mesmo essa preparação?

Se a houvesse, não poderia existir um equilibrio aproximado na sondagem?

O que achas disto no campo da saúde, de quem lida, como de quem vive o chegar desse fim?

Achas que deveria ser isto mais estudado, elaborado e aplicado na vida? Teria algum proveito isto?...

A irmã de um piloto de Formula 1 que morreu ao volante do seu monolugar (Jo Siffert, Suíça), disse a propósito do falecimento do irmão:

" It’s better to live dangerously for 34 years, than to be bored for 80 years."

E eu partilho totalmente desta opinião.

A mim assusta-me muito mais poder morrer ou sofrer de algumas doenças, poder ter um acidente e acabar a depender de alguém, etc.

Isto pode parecer dito de ânimo leve mas não é.

Ainda por cima, como já disseram aqui, também tenho lugar garantido na Inferno portanto até estou curioso porque o céu deve ser um grade seca.. [:cool:]

É como penso. Não sou um louco que arrisca a vida todos os dias ou que não pensa no futuro mas acho que a vida é para ser vivida, seja lá o que isso for para cada um, e não apenas um estado de sobrevivência.
Até gostava de ter um botão que pudesse carregar para me apagar quando já não der mais, quando já não sentir mais este prazer por respirar todos os dias.

Perante o sinal clarissimo da sondagem, não mesmo que faltará mesmo essa preparação?

Quando respondi ao tópico, fui ver a sondagem e estava zero a zero....agora já tem mais votantes e que maioritariamente não estão preparados para morrer. Será que não estão preparados, ou não querem morrer?
É que eu também não quero morrer já...
Agora preparado, ou seja estar consciente de que um dia isso vai acontecer...ai isso não duvido, entendes?

Se a houvesse, não poderia existir um equilibrio aproximado na sondagem?

Faltou defenir o que é que se entende por estar preparado para morrer....

O que achas disto no campo da saúde, de quem lida, como de quem vive o chegar desse fim?

Na Saúde, eu penso que só em situações limite se quer a morte, e isso acontece quando o processo de morrer, ou aquilo que as pessoas acham que é o seu processo para morrer, se torna muito doloroso.
Já assisti a frases do género «eu quero morrer, não aguento mais»....
Passada a crise conversei sobre o assunto e a resposta é sempre....«estava desesperado...mas agora quero é andar cá mais um tempo», «ainda me falta fazer...isto ou aquilo».
Ou seja, quanto mais tarde a morte chegar...melhor.

Mas morte e morrer, para mim são duas coisas distintas .
Se a vida for uma estrada com muitos sobe e desce, morrer será uma descida mais ou menos dificultada pelos obstáculos que podem surgir e que termina do outro lado da linha....

Acompanhar à cabeceira o processo de morrer, não é fácil...exige vocação e preparação....e já encontrei muitos colegas com elas...alguns recém formados....fiquei admirado e admiro-os.

Achas que deveria ser isto mais estudado, elaborado e aplicado na vida? Teria algum proveito isto?...

Acho que neste capítulo do morrer e da morte, devemos entender que estámos cá de passagem, para uns mais breve e eventualmente mais acidentada do que para outros...mas é uma passagem.
A canção diz que «ninguém foge ao seu destino nem para o que está traçado»....

Vamos então fazer a nossa caminhada sem abalroar ninguém....

Fui respondendo pelo meio do quote a azul.

tenho medo de morrer. sou sincero. gostaria de viver para sempre, ou, em alternativa, durante umas boas centenas de anos, a ver o mundo ir mudando.

Acho que poucas são as pessoas que podem estar preparadas para a morte no sentido de nada mais ter a fazer por aqui.

A ideia de que um dia me vou resumir a um pote de cinzas não me faz qualquer confusão. Faz-me sim confusão a ideia de entre este e esse momento não poder usufruir da vida como quero, não poder fazer o que ainda me falta fazer, não poder estar com quem quero estar, não poder dizer o que ainda quero dizer. Há quem morra cedo demais e não queria ser uma dessas pessoas. Lá está... não porque me faça impressão a morte, mas sim porque queria ter tempo para viver. E gostava, se a esse ponto chegar, de poder ser eu (ou a minha vontade) a escrever FIM, no final do último capítulo.

tenho medo de morrer. sou sincero. gostaria de viver para sempre, ou, em alternativa, durante umas boas centenas de anos, a ver o mundo ir mudando.

Para além de ter medo de morrer, sinto-me angustiado por deixar aqueles que amo.

Vivemos muito pouco tempo.

70/80 anos não é nada para quem quer usufruir da vida.

Acho que poucas são as pessoas que podem estar preparadas para a morte no sentido de nada mais ter a fazer por aqui.

A ideia de que um dia me vou resumir a um pote de cinzas não me faz qualquer confusão. Faz-me sim confusão a ideia de entre este e esse momento não poder usufruir da vida como quero, não poder fazer o que ainda me falta fazer, não poder estar com quem quero estar, não poder dizer o que ainda quero dizer. Há quem morra cedo demais e não queria ser uma dessas pessoas. Lá está... não porque me faça impressão a morte, mas sim porque queria ter tempo para viver. E gostava, se a esse ponto chegar, de poder ser eu (ou a minha vontade) a escrever FIM, no final do último capítulo.
E não achas, que se pode criar um novo caminho para as preparar?

Porque não se estuda a morte? Compreender a sua forma de melhor se lidar. Evitaria o nosso maior sofrimento?...

Talvez o que digas, não disfrutar da vida plena será um sinal de uma morte pronunciada, como diz:

Viver é a coisa mais rara do mundo. A maioria das pessoas apenas existe.
Oscar Wilde

A fé e a oração são fundamentais para a conversão espiritual da alma antes da morte por isso quem estiver lúdico sabe que a preparação para a morte passa pela conversão a Deus e seu arrependimento, mas cada um tem que preservar a vida por longo tempo, isto se tiver alguma doença terminal, mas é durante a vida que se deve pensar em ajudar quem necessita para realização pessoal.

Última edição:
E não achas, que se pode criar um novo caminho para as preparar?

Porque não se estuda a morte? Compreender a sua forma de melhor se lidar. Evitaria o nosso maior sofrimento?...

Talvez o que digas, não disfrutar da vida plena será um sinal de uma morte pronunciada, como diz:

Oscar Wilde

A preparação, de acordo com a minha forma de ver as coisas, passa por aproveitar a vida ao máximo. Tão simples quanto isso. Assim, quando o momento chegar (se for repentino nem dá para pensares sobre isso [:D]) acabarás por não sentir que não aproveitaste a vida mas sim que fizeste o que podias e querias fazer... no fundo, foste feliz!

A fé e a oração são fundamentais para a conversão espiritual da alma antes da morte por isso quem estiver lúdico sabe que a preparação para a morte passa pela conversão a Deus e seu arrependimento, mas cada um tem que preservar a vida por longo tempo, isto se tiver alguma doença terminal, mas é durante a vida que se deve pensar em ajudar quem necessita para realização pessoal.

Tou phodida! [:D][:D][:D][:D]

Display21... alugas-me um quartinho?

Voltar
Superior