Portugal interior e profundo...

Deus nos livre de criticar o mundo rural! Em Portugal já se sabe que quem vive em meios pequenos no interior é sempre boa gente, trabalhadora, incapaz de fazer mal a alguém...nas cidades é que é só demónios mal intencionados, mandriões e mal educados.

A mentalidade nacional é muito esta. É terra pequena, pessoas que trabalham a terra, passa-se a mão na cabeça, mesmo que tenham cometido a maior barbaridade.

Deus nos livre de criticar o mundo rural! Em Portugal já se sabe que quem vive em meios pequenos no interior é sempre boa gente, trabalhadora, incapaz de fazer mal a alguém...nas cidades é que é só demónios mal intencionados, mandriões e mal educados.

A mentalidade nacional é muito esta. É terra pequena, pessoas que trabalham a terra, passa-se a mão na cabeça, mesmo que tenham cometido a maior barbaridade.
Isto.

E também, tl,dr (mas a história já é conhecida).

É verdade. Mas o que mais me impressiona é a opressão implicita que existe neste mundo. Se não vais com o rebanho tás feito. E nessa mentalidade rural o que se passou serviu de exemplo para quem quis seguir outra vida, separada do marido. Impressiona...

Eu sou do interior e se visse um caso destes também o ajudava, dava-lhe comida com veneno dos ratos para ficar bem almoçado.

Fez-me tanta confusão como é que as pessoa protegeram um animal destes, ajudar um criminoso também é crime.

Eu sou do interior e se visse um caso destes também o ajudava, dava-lhe comida com veneno dos ratos para ficar bem almoçado.

Fez-me tanta confusão como é que as pessoa protegeram um animal destes, ajudar um criminoso também é crime.
Provavelmente não tens nada em comum com as pessoas que o ajudaram além da localização geográfica, porque essas pessoas não participam em fóruns de internet. Aposto que a maioria delas nem sabe usar um computador.

Mesmo sendo do interior, és de Évora, o que apesar de tudo é uma realidade diferente. Aqui estamos a falar de sítios em que as pessoas sabem o que é que os vizinhos usam para dormir, o que almoçam, jantam, em que dias recebem visitas, tudo.

Eu ando por este fórum há menos de um ano.

O mais interessante que aprendi no que toca à natureza das pessoas é a necessidade de erguer barricadas.

Os da cidade erguem uma para diferenciar os o interior - e vice versa. Os ricos dos pobres. A gasolina do diesel e por aí adiante.

É quase como se começássemos sempre a frase por "Há dois tipos de pessoas: ..."

Existe um tópico recente onde se pretendia (suponho!!!) discutir a inexistência de Dentistas no SNS. Apesar de muitas tentativas nunca se conseguiu sair do lugar comum do: "30 euros é barato; os tipos do RSI têm contas bancárias enormes e BMWs".

Ergue-se uma barricada, atiram-se pedras para o outro lado. Mas discutir o tema sem julgamentos de carácter... não se conseguiu.

Desculpem lá o off topic.

Foi um balanço de 1 ano no FAHO... :)

Estás nostálgico? [:D] ou arrependido? [:D]

Tenho de vos agradecer a companhia! E alguns momentos bem passados!

Edit:

Mas em relação às observações que fiz... só penso que poderíamos ser mais unidos enquanto povo. A maioria dos problemas da nossa sociedade afectam-nos transversalmente, sejamos diesel ou gasolina.

Última edição:
Eu ando por este fórum há menos de um ano.

O mais interessante que aprendi no que toca à natureza das pessoas é a necessidade de erguer barricadas.

Os da cidade erguem uma para diferenciar os o interior - e vice versa. Os ricos dos pobres. A gasolina do diesel e por aí adiante.

É quase como se começássemos sempre a frase por "Há dois tipos de pessoas: ..."

Existe um tópico recente onde se pretendia (suponho!!!) discutir a inexistência de Dentistas no SNS. Apesar de muitas tentativas nunca se conseguiu sair do lugar comum do: "30 euros é barato; os tipos do RSI têm contas bancárias enormes e BMWs".

Ergue-se uma barricada, atiram-se pedras para o outro lado. Mas discutir o tema sem julgamentos de carácter... não se conseguiu.

Desculpem lá o off topic.

Foi um balanço de 1 ano no FAHO... :)
Não ergui nenhuma barricada. Só me fez confusão a reportagem. E tás a cair no erro que mencionas

Não ergui nenhuma barricada. Só me fez confusão a reportagem. E tás a cair no erro que mencionas

Companheiro, se leres com atenção o que eu escrevi e se leres os comentários ao teu post... verás que nem se aplica a ti (que até és marciano! :) ) nem se aplica directamente a este tópico (e peço desculpa pelo off-topic!!).

Só acho que de um modo geral o pessoal tenta responder aos tópicos rotulando. Dá-se um rótulo, mete-se no saco respectivo e tudo se torna mais simples de julgar!!

em todo o lado há pessoas boas e más, honestas e desonestas, amigas do vizinho e fdp para com os vizinhos. o que custa mesmo é er aquele texto todo. não há por aí isto mas em filme? [:D]

Pode haver pessoas assim no interior (nos bairros sociais do litoral também não deve haver coisas parecidas ou piores...), mas o que me faz mais impressão é o homem ter sido condenado a 4 anos de prisão com pena suspensa por um tribunal português. Isto depois de várias agressões a pessoas diferentes e com muitas mais ameaças. Estas pessoas recorreram à justiça portuguesa e a a justiça portuguesa não foi capaz de as proteger, apesar de ter tido o tempo e oportunidade para isso. Isso é o que mete mais impressão em toda a história. Muitas mulheres morrem em Portugal porque a justiça não é capaz de as proteger de loucos.

Pode haver pessoas assim no interior (nos bairros sociais do litoral também não deve haver coisas parecidas ou piores...), mas o que me faz mais impressão é o homem ter sido condenado a 4 anos de prisão com pena suspensa por um tribunal português. Isto depois de várias agressões a pessoas diferentes e com muitas mais ameaças. Estas pessoas recorreram à justiça portuguesa e a a justiça portuguesa não foi capaz de as proteger, apesar de ter tido o tempo e oportunidade para isso. Isso é o que mete mais impressão em toda a história. Muitas mulheres morrem em Portugal porque a justiça não é capaz de as proteger de loucos.

É verdade.

Isto sim merece uma reflexão profunda da nossa parte. Isso sim é importante.

Continuam a morrer mulheres depois de apresentarem queixa contra este tipo de ameaças/agressões.

Algo vai muito mal.

Voltar
Superior