Portugal e os seus "avecs"

Eu até sou de direita, mas a ler os teus post's sinto-me sempre de esquerda [:D]

Pessoas daquele nível, sejam avecs ou de chelas, não me peças para os levar a serio aquela maneira bimba de ser.

Não falta neste forum e em todo o sitio, milhões de portugueses que lá foram e cá dentro lutam por algo melhor sem fazer aquelas figuras, fruto da educação tudo bem, mas também não me peças para simpatizar com certas classes sociais originárias do hemisfério sul que têm a característica chata de falarem aos berros só porque é cultural e tenho que gostar porque "lutaram na vida".

A seguir ao típico "avec" a outra classe de português que também é profundamente irritante é aquela que está sempre a dizer que lá fora é que é por tudo e por nada.

Mas paz de cristo, é gente que mais parola menos parola, são boas pessoas e gente de bem.

Que tem respeito a ver com direita ou esquerda? Se uma pessoa tem mais educação ou nível do que outra, uma das maneiras de o mostrar não é a gozar por os outros serem "parolos". Todos estão no direito de gostar ou não gostar de certa pessoa/ tipo de pessoa/ etc., mas ridicularizar os outros, para mim é falta de nível.

Tenho primos emigrados na Alemanha e fazem questão de trazer o carro que conseguiram lá comprar fruto da melhoria de vida, um Audi carrinha grande como tudo que nem sei o modelo daquilo.

Mas fazem questão de falar português quando cá vêm e quando lá fui passar férias fiquei espantado com a imensa comunidade portuguesa que por lá há e a facilidade que tive para me orientar.. Porque não precisei de me disfarçar. Queria um café.. E davam-me um café, sem truques linguísticos. Eles próprios trabalham em empresas portuguesas.

Já os filhos por causa da escola o único local onde ouvem o Português é em casa e estão mais desvirtuados, mas ainda assim não tive grande dificuldade em comunicar com eles, porque têm a lingua dos pais bem enraizada, porque eles assim o entenderam.

Eu não sei onde é que voçês vêem emigras com grandes bombas alugadas !!! eu agora so os vejo a sair do terminal da ryanair.
Grandes bombas vejo é aì, audis, mercedes e Beémes é ás paletes.

Eu acho que a maneira que eles se comportam tem a haver com o convivio com a cultura francesa que ao contrario de nos sao exibicionistas e tambem devem ser mais trapalhoes, mas estive na frança quatro dias e fiquei alujado numa familia de emigrantes portugueses que ja estavam la a decadas e pelo menos enquanto eu estive la falavam portugues, os netos tinham todos aulas de português e tinham mais orgulho a Portugal do que a maioria dos portugueses que aqui estão.

Tenho n familiares no estrangeiros e o que pude constatar é que os que não misturaram com os cidadões dos paises para onde emigraram ou com outras comunidades, continuam iguais ou então pioraram, mas no entanto quando chegam a terrinha acham-se os maiores.Por outro lado aqueles que procuraram integrar-se e relacionar com indivíduos de outras nacionalidades, tem outro modo de estar,pensar e querem distancias dos "avecs".

Tenho 2 primos,verdadeiros casos de sucesso lá fora.Um deles é executivo de num gigante da hotelaria, que possui uma das maiores cadeias de hoteis do mundo e nunca vi ninguem mais patriota do que ele,mas no entanto ele quer distancia dos seus compatriotas emigrantes, porque segundo ele, para além terem parado no tempo, gostam de meter-se na vida dos outros.O outro trabalho na industria texteis e pensa de forma semelhante,

Última edição:
Voltar
Superior