Portfólio imobiliário

Estas a fazer as contas até estar tudo pago. Mas não precisa de ser assim.

Pode fazer alavancagem com a as próprias rendas.

Ganha um imóvel que arrenda por 500€ em Lisboa, com os 500€ que recebe de renda põe 100€ de lado e procura um imóvel cuja prestação seja inferior a 400€. Mas isto numa perspectiva não de ganhos instantaneos mas sim de investimento a longo prazo.

Renda de 500€ só é real se esse imóvel já não tiver onus ou encargos (por exemplo, herança). Ainda assim, vamos analisar os encargos gerais:

Rendas: 12 x 500€ = 6.000€ anuais
condomínio: 35€ (exemplo) x 12 = 420€
IMI: 250€ (exemplo) = 250€
Impostos 6000 x 28% = 1680€
Valor líquido anual máximo = 3650€

Nota: Podem (muito provável) haver custos adicionais com comissões imobiliárias, custos de manutenção extraordinário com a manutenção do imóvel, electrodomésticos, caixilharias, infiltrações, o seguro de multiriscos obrigatório, entre outros....

Como é que este valor líquido (que poderei especular ser apenas uns 3000€ anuais) pode alavancar a compra de outro (bom) imóvel que permita arrendar por 500 :confused: [;)]

Estas a fazer as contas até estar tudo pago. Mas não precisa de ser assim.

Pode fazer alavancagem com a as próprias rendas.

Ganha um imóvel que arrenda por 500€ em Lisboa, com os 500€ que recebe de renda põe 100€ de lado e procura um imóvel cuja prestação seja inferior a 400€. Mas isto numa perspectiva não de ganhos instantaneos mas sim de investimento a longo prazo.

O que dizes faz sentido. Mas para isso dar rentabilidade ambos os apartamentos têm de estar arrendados ao mesmo tempo. Se um deles não estiver, os prejuízos podem acumular-se.

2 apartamentos - 1 arrendado 500€. Outro vazio com prestação de 400€. Num ano ganha 6.000 mas paga em empréstimos 4.800€. Lucro bruto de 1.200€. Pagar IMI, condomínio e alguma manutenção e lá se vai o lucro.

Obviamente que se conseguir arrendar os 2 por 500€ o lucro bruto já é de 7.200€. Mas nos investimentos não podemos pensar que tudo corre bem sempre, senão a probabilidade de nos espalharmos é grande. Não é incomum haver períodos em que se ficam com os imóveis nas mãos sem arrendar.

Será que a diferença de 1.200€ de lucro bruto entre ter 1 apartamento pago vs 1 apartamento pago e 1 crédito compensa o risco? Para mim, por mais 1.200€ de lucro bruto potencial não vale a pena o risco...

Renda de 500€ só é real se esse imóvel já não tiver onus ou encargos (por exemplo, herança). Ainda assim, vamos analisar os encargos gerais:

Rendas: 12 x 500€ = 6.000€ anuais
condomínio: 35€ (exemplo) x 12 = 420€
IMI: 250€ (exemplo) = 250€
Impostos 6000 x 28% = 1680€
Valor líquido anual máximo = 3650€

Nota: Podem (muito provável) haver custos adicionais com comissões imobiliárias, custos de manutenção extraordinário com a manutenção do imóvel, electrodomésticos, caixilharias, infiltrações, o seguro de multiriscos obrigatório, entre outros....

Como é que este valor líquido (que poderei especular ser apenas uns 3000€ anuais) pode alavancar a compra de outro (bom) imóvel que permita arrendar por 500 :confused: [;)]

Não posso desmentir que isto possa acontecer, mas duvido muito, mesmo muito que a maior parte dos senhorios passe o recibo no valor total. Alguns nem passam nada! É claro que podes dizer que o que digo é apenas especulação, mas se o senhorio passar apenas de metade do valor do recibo e ainda meter despesas com a casa (muitas vezes metem despesas inventadas com faturas que se arranjam por aí) o valor a pagar ao Estado deixa de ser tão grande.

Não posso deixar de dizer que é absurdo, ridiculo, ultrajante, ter de pagar 28% sobre a renda de um imóvel. Além do valor inicial, há o desgaste natural, o desgaste por uso, os inquilinos que não pagam, os que destroem, os que roubam, custos com condomínios/limpeza/manuntenção, e no fim o estado de nada quer saber, cobraste 1000? Bota pra cá 280!

Não posso desmentir que isto possa acontecer, mas duvido muito, mesmo muito que a maior parte dos senhorios passe o recibo no valor total. Alguns nem passam nada! É claro que podes dizer que o que digo é apenas especulação, mas se o senhorio passar apenas de metade do valor do recibo e ainda meter despesas com a casa (muitas vezes metem despesas inventadas com faturas que se arranjam por aí) o valor a pagar ao Estado deixa de ser tão grande.

Não posso deixar de dizer que é absurdo, ridiculo, ultrajante, ter de pagar 28% sobre a renda de um imóvel. Além do valor inicial, há o desgaste natural, o desgaste por uso, os inquilinos que não pagam, os que destroem, os que roubam, custos com condomínios/limpeza/manuntenção, e no fim o estado de nada quer saber, cobraste 1000? Bota pra cá 280!

E não passando recibo ( ou passando um recibo apenas com valor parcial da renda, se houver necessidade de recorrer a despejo, o contrato não existe...

Parece-me que o investimento imobiliário neste momento é complicado ser rentável, pelo menos em geral, porque pode haver casos rentáveis.
E então comprar a crédito para arrendar é para esquecer. Só mesmo comprando a pronto e mesmo assim é dificil.
Só se for numa zona turisitica, e der para alugar ao dia, ou semana, ou mês, a bom preço. Mas aí também exige mais dedicação.
Também depende muito do preço de compra, é procurar bem e negociar bem.
Ou então esperas, porque acho que o mais provável é que o preço das casas ainda caia mais até ao ponto em que arrendar volte a ser compensatório, acho que é o que faz mais sentido e o que se ajusta mais às leis do mercado. Nos últimos 15 anos essas leis ficaram desajustadas devido ao crédito fácil, e o valor das casas subiu muito, mas vai ter que baixar.

5% limpos?

Isso significaria que, limpos, para um imóvel de 100 000 €, terias de tirar 417 €/mês. Pagando IRS, condomímio, IMI, ... terias de cobrar uma renda de, no mínimo, 650 €/mês. Achas possível?
Significa que conseguiria comprar apartamentos na ordem dos 60000€ e arrenda-los por 400€

Revenda não se encaixa bem nos meus planos, a não ser que sejam por valores irrecusáveis. Era mais numa perspectiva de reinvestir constantemente todos os lucros de uma propriedade em outras propriedades durante 15 a 20 anos (teria 40/45 anos nessa altura), para no fim desse tempo poder reformar-me e não ter que me preocupar com migalhas que devo receber do estado. É realista?

Claro que não é realista, se fosse assim toda a gente investia assim, ou julgas que de repente inventaste a pólvora?
O investimento em imobiliário foi bom quando houve o boom de crescimento em que uma casa passado dois anos da compra já tinha tido uma boa valorização e compensava vender, o receber rendas nunca foi o ganha pão do imobiliário...Neste momento compensa comprar imobiliário se for a pensar num investimento a médio longo prazo pois existem casas a preço de oferta, mas mesmo assim para isto já esteve melhor à 1-2 anos atrás e tal como foi dito aqui não me parece que compense se for necessário pedir crédito aos bancos, mas quem pode pagar a pronto existem aí uns negócios bem jeitosos...

Tenho perdido tempo de mais com isso e tenho certeza que não chega aos 3% ano assumindo despesas, impostos e tempo perdido.
Até mesmo com pechinchas que andam aí são um engano pois nesses casos as rendas são baixas e só se apanha Escumalha...

Um investimento imobiliário amador (qd nao temos uma imobiliaria)só interessa como forma de diversificação do investimento e nunca como único investimento.

Pelas minhas contas nem a isso chega se existir reabilitação envolvida, 1,5% será um número mais próximo da realidade

Última edição:
Não te metas em aventuras, pois não estás dentro do mercado.

Mete o dinheiro num produto qualquer que te dê uns 3 - 5% e vive descansado.

Foi com essetipo de jogadas que um conhecido meu perdeu cerca de metade da sua riqueza.

Revenda não se encaixa bem nos meus planos, a não ser que sejam por valores irrecusáveis. Era mais numa perspectiva de reinvestir constantemente todos os lucros de uma propriedade em outras propriedades durante 15 a 20 anos (teria 40/45 anos nessa altura), para no fim desse tempo poder reformar-me e não ter que me preocupar com migalhas que devo receber do estado. É realista?

É realista! Mas como já disseram nem todos os negócios são rosas sem espinhos...

Amanhã vou pagar uma no centro do país que ainda está como prédio rústico. Em breve passará para zona urbana... um ano? 3? Tudo à volta já está urbanizado... Mas não caem do céu todos os dias, é preciso palmilhar muitos km e levar muita nega...

É realista! Mas como já disseram nem todos os negócios são rosas sem espinhos...

Amanhã vou pagar uma no centro do país que ainda está como prédio rústico. Em breve passará para zona urbana... um ano? 3? Tudo à volta já está urbanizado... Mas não caem do céu todos os dias, é preciso palmilhar muitos km e levar muita nega...

E podes nem ter sorte. É preciso conhecer os meandros da coisa para ter noção se algum dia poderá ser urbanizável. Às vezes basta existir um qualquer projecto de via na zona que inviabilize qualquer construção, mesmo que nunca saia do papel.

Seja como for, há sempre aquela velha máxima que deve ser respeitada: nunca pôr todos os ovos no mesmo cesto (tal como nunca trabalhar para um único cliente!).

Vejo aqui tantas opinioes, mas parece-me que pouco mais sabem que basear-se numas teorias, e pouco mais que isso. Mas quantos aqui compram e vendem imoveis? e melhor ainda, quantos tem realmente perfil para fazer negocios imobiliarios?

Reconheço que nao percebi ao certo, a questao inicial. Pareceu-me, que a questão, era se seria rentavel viver de investimentos em imobiliario com cem mil euros? era isto?

Eu tenho formaçao superior em Gestao, pertenço a duas Ordens deste país, passei parte da vida a estudar, especialmente esta vertente imobilaria, e digo-te com base apenas no que vejo e na minha experiencia: as pessoas que ja vi, e que ganham mais dinheiro, raramente tem grande formação. Tem é perfil de negociante, visao, e claro algum dinheiro!

Com cem mil euros nao consegues viver APENAS disso, mas se tiveres esse dinheiro so para segurar negocios e eventualmente, fazer algum, parece-me suficiente. Fazer negocios é muito mais do que as contas que aqui alguns fazem.

Presenciei um negocio feito nestes moldes: um invididuo que tem o seu trabalho, anda sempre a ver imoveis. Certo dia foi ver um, e foi-se inteirar do estado, e das condições. Uns tempos depois, conseguiu arranjar alguem que lhe falou que queria uma casa naquelas condições. Falou entao com o dono da casa, e pediu-lhe a chave por um dia. Com a chave, e sabendo por quanto comprava a casa, mostrou-a a este ultimo, e pediu-lhe mais 20 mil euros.

Conseguiu fazer negocio por +15 mil euros que este, a quem comprou.

Concretizou o negocio, não passando nada pelo nome dele, e ficou com quinze mil euros sem qualquer pagamento de impostos.
Investiu algum tempo, é certo. Mas pouco mais. Ah, e ainda vendeu peças da casa a um antiquario.

Qual a rentabilidade deste negocio?? Mau negocio??

Estes negocios nao se aprendem nos livros. E claro, tratar da papelada toda, e ainda fazer o negocio sem passar nada por ele, receber o dinheiro, e conseguir que estas tres partes não se chateassem todas e a coisa nao funcionasse.

Quanto estudiosos aqui do forum ganharam 15 mil euros num negocio imobiliario sem investir dinheiro?

Se queres viver do imobiliaro, deverias estar proximo de algum expert na materia, estudares a coisa, aprenderes a mexer-tem especialmente em finanças, e conservartorias, e claro, saber requisitos, e tratar das escrituras(dos papeis e afins).

Claro que tens que levar em linha de conta, que atualmente nao se fazem muitos negocios imobilarios. Por isso junta uma massas para aguentares uns tempos de seca..[:D]

Última edição:
Obrigado pelas respostas. A minha questão era em relação à possibilidade de criar um portóflio de algumas casas ao fim de 15 a 20 anos, partindo de apenas uma. É que pelo que vejo online, parece mais fácil criar riqueza no imobiliário noutros países que em portugal. Nunca seria uma ocupação a tempo inteiro, apenas parcial, e daí talvez vir a maior dificuldade, porque para além da "sorte" de arranjar alguns negócios, é preciso estar em posição para poder ter "sorte", e saber o que fazer quando se a tem.

Comprar e vender, mas poucos periodos é a chave do sucesso. Comprar para arrendar apenas, não me parece muito sedutor. Claro que se tiveres muito dinheiro, e possas empatar. Mas se tiveres muito dinheiro, podes ir a outros investimentos.(quintas, herdades, e lucrares subsidios daí que sao muito interessantes, para atenuar os investimentos).

Ha muitos negocios, mas poucos sao "negocios" para mim. Se comprar, tenho q ficar logo a ganhar a minha margem, que é em função do investimento. Ganha-se é na compra, e nao na venda. Não sei se tens alguns conhecimentos destas problematicas, mas se tiveres, percebes-me. Depois vender é a tua "habilidade/sorte".

Se fores da zona centro tenho umas coisitas para vender a preço. E arranjo tudo o que precisares tambem... [:)]

Voltar
Superior