Ponto morto - prejudicial?

nas escolas de condução por norma "ensinam" a estar com o carro engatado num cruzamento, semáforo, whatever, porque se vocês levarem uma mocada por trás, vão largar a embraiagem e o carro vai abaixo. Se por outro lado estiverem em ponto morto, as probabilidades de a seguir ficarem parados no meio do cruzamento são maiores.

Isso é uma técnica utilizada em competição, penso eu, falta-me é o nome:sh)
E também podes fazer o mesmo nas reduções[;)]

Eu costumo utilizar nas reduções. Já nas subidas de caixa não vejo muita necessidade, só mesmo em descidas, quando o carro começa a ganhar velocidade enquanto estou a fazer a mudança.

A mim também me ensinaram a não tirar o pé da embraiagem na escola. Quando acabei de tirar a carta e comecei a conduzir comecei a tentar aperceber-me qual a rotação que a determinada velocidade o motor está quando engatado. Agora ando sempre engatado e dou um toque (maior ou menor) no acelerador para colocar o motor na rotação ideal e largo a embraiagem, assim não há esticões desnecessários e penso que desgaste menos a embraiagem e afins.
Isto poupa muito as pastilhas de travão, e também poupa gasosa já que ao abrandar muitas vezes já o semáforo mudou e não preciso parar o carro[:cool:].

A única desvantagem que vejo é o maior barulho (em especial no meu carro:sh)) mas pronto, não se pode ter tudo[:p]

Cumps.

Uma questão (e atenção que sei que é altamente relativa):

Qual é, a grosso modo, o tempo de vida de uma embraigem?

Como é que sabemos que ela esta dar as ultimas? Só no patinar ou existem outros sintomas?

Podes ver de outra maneira:

carro parado, engatas a 5ª, travão de mão puxado e largas a embraiagem.
Agora não sei se o carro andar é mau ou bom:sh)

O teu sonho é muito fácil de se realizar, basta embraiares e dares um toque no acelerador!E voilá! lol Se quiseres fazer isso em travagem é que já é mais complicado mas também não é nada de outro mundo, é travar com a pontinha do pé e dares toques de acelerador com o calcanhar. É o chamado Ponta-Tacão ou Heel & toe.

Quanto ao ponto morto em andamento, além de ser perigoso em algumas situações pois o carro vai solto, o consumo de gasolina é maior do que se o carro for engatado e com o pé fora do acelerador.

É em alguns casos. Num carro de Injecção Electrónica, o carro com a mudança engatada e sem o pé no acelerador, ele vai-te consumir 0.0. Ao meteres o pé na embraiagem ou em ponto-morto ele vai-te gastar combustível para manter o carro em relantim, ao contrário de ir engatado e sem o pé no acelerador em que o atrito vai dando movimento ao motor.
No caso da injecção mecânica, já não é bem assim. Dai o auxilio do ponto-morto para ajudar nos consumos. [;)]

Só que a questão é que as vezes compensa deixar rolar em ponto morto, do que ir numa 3ª, e depois ter que meter segunda e o carro abrandar ainda mais e tenho que acabar por acelerar.

Eu ponho ponto morto quando vou a velocidades bastantes baixas para deixar rolar ( por exemplo, semáforos )

Já em descidas, nunca.

Se arrancar é mau...é sinal que tá a berrar.

Só chega a arrancar se estiver mesmo mesmo nas lonas e mesmo assim, nunca vi tal acontecer.
O que se faz é de facto engrenar 5ª, travão de mão e subir e largar a embraiagem subitamente, voltando a carregar e repetir o processo.
Normalmente quando se repete é porque a embraiagem já não está a 100%.
Ao largar, o carro deverá imediatamente ir abaixo. Não pode "engonhar" se é que me entendes.
Claro que se o processo for rápido demais (largar e carregar), pode não ir abaixo, mas temos que sentir uma pancada forte na mesma.

Eu não costumo fazer duplas de embraiagem, e lá em casa também ninguém faz.

O que me chateia é o volante do motor dos 3 carros (mais os Puntos do que o Alfa) estar com alguma folga. Se não largar a embraiagem com calma, faz sempre um "toc toc". Os Puntos foram comprados novos e sempre conduzidos com suavidade.
E não sei se isso não poderia ser evitado com essa técnica, ou então a mecânica é mesmo fraca..:sh)

Boas!
Volantes do motor com folgas??? Não me parece. Aliàs, sobre este post, há muitas opiniões que não se ajustam à realidade. Andar com os carros "desengatados", não poupa combustível, porque os motores de injecção electrónica cortam débito de combustível em desacelaração. Logo ao ralenti, o motor está a consumir. Desgaste prematuro de travões, pois o motor não está a auxiliar o veículo a abrandar a sua marcha.
A embraiagem deve utilizar-se para pôr o veículo em movimento e permitir a troca de velocidades, o mais breve possível e em segurança.

Saudações Alfistas.

Já agora aproveito para colocar a mesma questão do tópico mas relativamente a caixas automáticas.
Em praticamente todos os manuais faz referência que num carro com caixa automática (do tipo clássico com conversor de binário) nunca se deve pôr em ponto morto em andamento.
Por exemplo no manual de um Mercedes:

"Neutral​
No power is transmitted from the engine to the
drive axle. When the brakes are released, the
vehicle can be moved freely (pushed or towed). Do
not engage “N” while driving except to coast
when the vehicle is in danger of skidding (e.g. on
icy roads, see page 209 for winter driving
instructions).​
Important!​
Coasting the vehicle, or driving for any other
reason with selector lever in “N” can result in
transmission damage that is not covered by the​
Mercedes-Benz Limited Warranty"

Já fiz uma pesquisa sobre o assunto e dizem que rebocar um carro com caixa automática em ponto morto com o motor desligado pode sobreaquecer a transmissão, visto que a bomba de óleo dentro da caixa não se encontra em funcionamento e para além disso o mesmo não é arrefecido. Em praticamente todos os carros há a recomendação de não rebocar por mais de 50 km nem a um velocidade superior a 50 km/h precisamente por causa disso.
No entanto com o motor em funcionamento não vejo qual possa ser o problema... Já li várias opiniões: alguns dizem que não há problema e que o único desgaste é o acoplamento de impacto ao engatar novamente a posição de marcha (D) em andamento. Já outros dizem que nunca se deve fazer isso porque o óleo pode sobreaquecer...

Ainda não consegui perceber qual a verdadeira razão técnica que leve à danificação da caixa automática por pôr ponto morto em andamento. Alguém sabe?

P.S: Não pretendo usar ponto morto em andamento, aliás isso nem é recomendado por questões de segurança; só gostaria de saber as razões que não o permitem, ou se pelo contrário não há qualquer problema.

Cumprimentos[;)]

Boas!

As cx. automáticas com conversor de binário dependem do eficáz fluxo do oleo de transmissão, vulgo ATF. A falta deste, danifica a engrenagem do conversor. Grosso modo, o óleo faz de disco de embraiagem. Todo o movimento interno da cx. automatica funciona com "linhas de pressão de óleo", a engrenagem das velocidades por ex. Sendo assim, uma cx destas sem fluxo de oleo destroi-se. E o fluxo só se consegue com todo o conjunto motriz em perfeito funcionamento. Portanto, nada de reboque, com as rodas motrizes no chão!

Saudações Alfistas!

Última edição:
Voltar
Superior