Ponto morto - prejudicial?

mariadaascensao

New member
boa noite,

gostaria que me esclarecessem acerca disso, se for possivel.

as vezes quando vou numa estrada e aparece uma rotunda ou o semaforo fica vermelho, em vez de reduzir nas mudanças ponho em ponto morto e deixo o carro ir. porem, por vezes nao e preciso imobilizar totalmente o carro e volto a por a mudança correspondente à velocidade em que o carro vai na altura.

ora, isto é prejudicial para o carro? podem surgir problemas devido a isto?

obrigada e cumprimentos.

Prejudicial para a macanica não é, só é feito mais esforço nos travões, se forem usados. No entanto não é bom em termos de segurança de condução. Ponto morto - só parado. [;)]

Elucidem-me: ponto morto mesmo ou só com a embraiagem a fundo? Eu costumo ir com a embraiagem a fundo (quando vou parar num semáforo por exemplo) mas agora por em ponto morto, não. [;)]

Elucidem-me: ponto morto mesmo ou só com a embraiagem a fundo? Eu costumo ir com a embraiagem a fundo (quando vou parar num semáforo por exemplo) mas agora por em ponto morto, não. [;)]

Meu amigo não faças isso! Onde diabo é que aprendeste essa "técnica" ? Isso dá uma saúde à embraiagem que nem queiras saber!

Das duas uma, ou metes em ponto morto e vais a "rolar" até imobilizar o carro (utilizando os travões), ou vais reduzindo as mudanças, consoante a velocidade.... agora, ir com a embraiagem a fundo enquanto o carro for a "rolar" é que não!

Última edição:
Meu amigo não faças isso! Onde diabo é que aprendeste essa "técnica" ? Isso dá uma saúde à embraiagem que nem queiras saber!

Das duas uma, ou metes em ponto morto e vais a "rolar" até imobilizar o carro (utilizando os travões), ou vais reduzindo as mudanças, consoante a velocidade.

Deve ter sido na escola de condução.
A mim também foi assim que me ensinaram. Aliás eu só usava lá o ponto morto para pôr o carro a trabalhar. Nos sinais luminosos e em filas tinha que estar com a embraiagem carregada.[:vm)]

Mas depois de tirar a carta, cá fora nunca fiz isso, pois é mesmo como dizes.

Em relação ao tópico, não faz mal nenhum. Só que se for preciso travar, como o carro vai mais solto gastam-se mais pastilhas.

A mim também foi assim que me ensinaram. Aliás eu só usava lá o ponto morto para pôr o carro a trabalhar. Nos sinais luminosos e em filas tinha que estar com a embraiagem carregada.[:vm)]

Em relação ao tópico, não faz mal nenhum. Só que se for preciso travar, como o carro vai mais solto gastam-se mais pastilhas.

Sim. Nas aulas de condução fazia smepre isso e ninguém dizia nada.

(Speedy, acho que não percebeste o que faço. Eu quando vou a abrandar por causa de um vermelho por exemplo carrego na embraiagem a fundo e depois ou travando..... E pelo que parece isso está mal. Não era em relação a estar com a embraiagem a fundo e parado, sem por em ponto morto.)

Cumps e obrigado pela correcção [;)]

Pois, sinceramente acho que as escolas de condução estão cada vez piores. Ensinam o pessoal a passar no exame e não a conduzir correctamente na vida real...

Sim. Nas aulas de condução fazia smepre isso e ninguém dizia nada.

(Speedy, acho que não percebeste o que faço. Eu quando vou a abrandar por causa de um vermelho por exemplo carrego na embraiagem a fundo e depois ou travando..... E pelo que parece isso está mal. Não era em relação a estar com a embraiagem a fundo e parado, sem por em ponto morto.)

Cumps e obrigado pela correcção [;)]

Percebi mesmo mal então. As minhas desculpas.[;)] Já percebi o que dizias. Muitas vezes também faço o mesmo que tu mas só a baixas velocidades, já mesmo com o carro a parar.

Era interessante algum user criar um tópico "Bons Hábitos de Condução - O que não se deve fazer"... [:p]

Vou ter que chatear o pessoal cá em casa para me tirar as duvidas todas!... [:D]

Só o faço porque se for reduzindo sem por o pé no travao as rotaçoes vao subir, o carro faz mais barulho. É uma questao de simplicidade.

Outra coisa, por o pé na embraiagem só mesmo nas ultimas, nao é? se assim for evita-se o desgaste da embraiagem?

Última edição:
Só o faço porque se for reduzindo sem por o pé no travao as rotaçoes vao subir, o carro faz mais barulho. É uma questao de simplicidade.

Outra coisa, por o pé na embraiagem só mesmo nas ultimas, nao é? se ssim for evita-se o desgaste da embraiagem?

Isso é regra de ouro! Pézinho esquerdo sempre pousado ao lado quando não é preciso [:p]

Ensinam a engatar primeira e a ficar com a embraiagem a fundo porque assim não te esqueces de engatar o carro quando fores para arrancar para que no exame não te aconteça tentares arrancar em ponto morto.

boa noite,

gostaria que me esclarecessem acerca disso, se for possivel.

as vezes quando vou numa estrada e aparece uma rotunda ou o semaforo fica vermelho, em vez de reduzir nas mudanças ponho em ponto morto e deixo o carro ir. porem, por vezes nao e preciso imobilizar totalmente o carro e volto a por a mudança correspondente à velocidade em que o carro vai na altura.

ora, isto é prejudicial para o carro? podem surgir problemas devido a isto?

obrigada e cumprimentos.

Não acho que isso não faz mal nenhum desde que seja feito a velocidades reduzidas por questões de segurança. Eu faço isso bastantes vezes e nos dias de mais preguiça nem carrego na embraiagem limito-me a puxar alavanca até ela desengatar a mudança.

Maria, o problema da tua técnica é que se tiveres posto em ponto morto antes, e dps afinal fica verde (no caso de um semaforo) e estás prai a 30km/h, vais ter que por (por exemplo) uma segunda a cerca de 2500RPM's e o que se passa é que os pratos entram em contacto com velocidades relativa de 1750 rpms' (se o relanti for a 750 rpm).

È desta diferença de velocidades que vem o desgaste da embraiagem.

De resto...gastas mais travoes, mais combustivel, poluis mais o ambiente, andas com o carro menos seguro.

E já agora...alguem conhece algum caso em que uma pessoa teve problemas de embraiagem por embraiar muitas vezes? E por nos semaforos estar com o pé na embraiagem???

È que eu nunca conheci ninguem, mas isso sempre me preocupou. O unico desgaste que conheço de embraiagem é o que referi em cima...velocidade relativa dos 2 pratos.

Ensinam a engatar primeira e a ficar com a embraiagem a fundo porque assim não te esqueces de engatar o carro quando fores para arrancar para que no exame não te aconteça tentares arrancar em ponto morto.

O problema é mesmo esse, ensinar para o exame.
Depois cá fora o pessoal que não sabe, faz isso e depois a embraiagem vai-se embora em 3 tempos.

O problema é mesmo esse, ensinar para o exame.
Depois cá fora o pessoal que não sabe, faz isso e depois a embraiagem vai-se embora em 3 tempos.

Conheces casos desses???

è que eu ja tive problemas numa bomba de embraiagem de um golf IV com menos de 80 000km's e com muita auto-estrada, por isso imagino que seja defeito de fabrico.

Agora de resto, sempre que ouço falar de embraiagens não é problemas na bomba nem no oleo...é msm "patinar".

Maria, o problema da tua técnica é que se tiveres posto em ponto morto antes, e dps afinal fica verde (no caso de um semaforo) e estás prai a 30km/h, vais ter que por (por exemplo) uma segunda a cerca de 2500RPM's e o que se passa é que os pratos entram em contacto com velocidades relativa de 1750 rpms' (se o relanti for a 750 rpm).

È desta diferença de velocidades que vem o desgaste da embraiagem.

De resto...gastas mais travoes, mais combustivel, poluis mais o ambiente, andas com o carro menos seguro.

E já agora...alguem conhece algum caso em que uma pessoa teve problemas de embraiagem por embraiar muitas vezes? E por nos semaforos estar com o pé na embraiagem???

È que eu nunca conheci ninguem, mas isso sempre me preocupou. O unico desgaste que conheço de embraiagem é o que referi em cima...velocidade relativa dos 2 pratos.

Isso a durante 30 metros e a 30 kmh faz uma diferença dos diabos em 200.000 km nem meio litro de gasolina poupa.

Última edição:
...

A 30km/h mete antes uma 3ª... e o "salto" de rpm's é quase nulo. Como o carro ja vai embalado, "segura" bem a 3ª.

A mudança a meter deve ser ajustada à velocidade que o carro circula. Mas pronto, isso já só se aprende com a experiência/conhecimento do veiculo que se conduz.

Voltar
Superior