poligamia

poligamia

• Sim

Votos: 25 25,5%
  • Não

Votos: 23 23,5%
  • Só no caso de 1 homem com várias mulheres

Votos: 34 34,7%
  • Só no caso de 1 mulher com vários homens

Votos: 2 2,0%
  • sei lá

Votos: 14 14,3%

• Total de eleitores
    98
Nada mais errado. As pessoas vivem em sociedade e interagem umas com as outras, mas a sua sexualidade é algo privado e que diz respeito ao indivíduo e nao á sociedade (desde que seja vivida em respeito pelas pessoas envolvidas). Qual a razao da sociedade ditar como é que duas ou mais pessoas, de livre vontade, se devem comportar em termos sexuais?

esquece a sexualidade, o casamento/união de facto estabelece uma relação que tem consequencias sociais, não se limita à sexualidade
como deve então o estado fazer perante a poligamia?

Nada mais errado. As pessoas vivem em sociedade e interagem umas com as outras, mas a sua sexualidade é algo privado e que diz respeito ao indivíduo e nao á sociedade (desde que seja vivida em respeito pelas pessoas envolvidas). Qual a razao da sociedade ditar como é que duas ou mais pessoas, de livre vontade, se devem comportar em termos sexuais?

Por absurdo, se todos formos homossexuais, qualquer dia vamos importar bebés de Marte. [:D]

Foi só um pensamento vago.

Porém, acima de tudo a verdade deve prevalecer. Por isso, prefiro um statu quo em que as pessoas não tenham receio de afirmar a sua orientação sexual que vivam meias vidas só para encobrir algo que aos olhos dos outros não seja desejável.

e ainda, se fosse apenas uma questão de sexualidade e a sociedade dão deve ditar nada então o casamento enquanto contrato perante a lei perde a sua razão de ser, devia deixar de existir

a poligamia islamica obriga a tratar todas as mulheres de forma igual
na aparencia isto é uma coisa boa, o resultado pratico não foi bom

analises ao ADN mostram que na maior parte do tempo da historia da humanidade a poligamia dominou, foi mais frequente que a monogamia, sendo a predominancia da monogamia uma coisa recente
mas normalmente as mulheres não eram tratadas de forma igual, normalmente havia uma que tinha um estatuto superior, por ser a favorita ou mais velha
o que parecendo mal diminuia a conflitualidade entre elas e principalmente entre os seus filhos
lendo a historia do mundo islamico essa conflitualidade é uma coisa que choca, existiu também nos paises não islamicos, mas nos islamicos é muito mais frequente e intenso

esquece a sexualidade, o casamento/união de facto estabelece uma relação que tem consequencias sociais, não se limita à sexualidade
como deve então o estado fazer perante a poligamia?

Perante a poligamia? Como está parece-me bem, o Otelo pelo menos nao se queixa.

e ainda, se fosse apenas uma questão de sexualidade e a sociedade dão deve ditar nada então o casamento enquanto contrato perante a lei perde a sua razão de ser, devia deixar de existir

O casamento tem razao de existir numa óptica legal, tributária e de sucessao de bens.

estou a falar de todas as sociedades, os casamentos antes de serem um contrato perante o estado são uma realidade social

existem em sociedades aonde não existe estado, normalmente envolvem não só os noivos, mas as familias dos noivos, estabelecem uma ligação entre ambas as familias
na sociedade ocidental moderna isto é, em muitos casos, colocado de lado, a familia alargada tem um papel muito menor e por vezes até nem tem papel nenhum e daí muitas vezes não existir nenhum ritual/cerimonia de casamento,
há muitos casos em que os tios, primos, sobrinhos e até avós não conhecem a companheiro/a

E isso é um problema porque?
Se não se dão no dia-a-dia, porque as pessoas hoje escolhem melhor o seu círculo de amigos, e não estão cingidos apenas à sua família como dantes, porque as suas vivências são mais alargadas, há mais mobilidade e mais comunicação.

Qual o problema mesmo, é não haver um casamento onde se convida família por obrigação?
Ah e tal mas e os valores da família dizes tu - Se alguém está desligado dos familiares, o problema principal é não lhes apresentar a companheira?!

É uma nova realidade, não é melhor, nem é pior, é diferente, é nova. Se a ti te faz confusão, vive da maneira que achas melhor, é a vantagem da liberdade.
Agora não tens que fazer juízos nem escorrer pseudo conclusões sobre individualismo, e reprovação de ideais diferentes do teu.

apenas apresentei as coisas tais como elas são, a valoração moral daquilo que disse és tu que a estás a fazer
não sei aonde leste que eu disse se era algo bom ou mau, estás a colocar naquilo que eu escrevi coisas que não estão lá

mas a conclusão não é uma pseudoconclusão, a desvalorização das redes familias e de amigos corresponde de facto a uma sociedade mais marcada pelo individualismo, aonde a ligação comunitária e em particular da familia alargada é menor

apenas apresentei as coisas tais como elas são, a valoração moral daquilo que disse és tu que a estás a fazer
não sei aonde leste que eu disse se era algo bom ou mau, estás a colocar naquilo que eu escrevi coisas que não estão lá

mas a conclusão não é uma pseudoconclusão, a desvalorização das redes familias e de amigos corresponde de facto a uma sociedade mais marcada pelo individualismo, aonde a ligação comunitária e em particular da familia alargada é menor

Não te faças de despercebido, Individualismo, desvalorização da rede familiar, menor ligação comunitária têm conotação positiva queres ver?

São tudo conclusões tuas, com as quais não concordo genericamente.

são realidades, pelo menos são realidades estatisticas, a valorização és tu que a faz

Claro, no teu discurso não tinhas nenhum juízo de valores... [:D]

Se uma pessoa prefere passar mais tempo com a amigos mais próximos ou se acaba por se distanciar da família, por diversos motivos, profissionais, geográficos etc. Não é matemático que seja individualismo. Isso em si não é uma realidade, mas uma apreciação tua.

E é muito menos directo que seja a instituição do casamento a resolver esse "problema".

1280px-Legality_of_polygamy.svg.png

Polygamy legal
Polygamy legal for Muslims, illegal for non-Muslims
Polygamy is illegal but practice is decriminalized
Polygamy is illegal and practice is criminalized

In India, Malaysia, Philippines, Singapore, and Sri Lanka polygamy is only legal for
Muslims.
In Nigeria and South Africa, polygamous marriages under customary law and for Muslims are legally recognized. In Mauritius, polygamous unions have no legal recognition. Muslim men may, however, "marry" up to four women, but they do not have the legal status of wives.

Última edição:
Voltar
Superior