Sim, claro nada contra
Não, nada disso.
Eu disse que não se devia regular o relacionamento convencional de um casamento?! Onde?
Sim, e depois? Nada contra, cada um saberá de si.
Parece o conta censo da igreja "ah e tal cada vez há mais divórcios, uma vergonha" e ao mesmo tempo " não vivam em união de facto é pecado"
Não me choca, é uma forma de resolver certos conflitos desses casos, e faz algum sentido.
São divagações sim, não mostra individualismo nenhum. Esse dantismo que revelas, é preocupação infundada...
Se eu digo que não preciso de um contrato para amar e respeitar a minha companheira, em que maneira isso é individualista ou dependente do estado? - antes pelo contrário, os meus valores sobrepõe-se ao contrato do estado como prioridade na minha relação.
estas coisas são lentas, a evolução cultural, de mentalidades, faz-se devagar
em tempos o casamento enquanto contrato perante o estado não existia, parece-me que há uma hipotese, no longo prazo de isso voltar a acontecer, mas o mais provavel é não ocorrer
aliás mesmo os casamentos catolicos vistos como tal, com os noivos na presença de um padre, não existiram sempre, só passados uns séculos devido à ocorrencia de casamentos forçados, inicialmente casavam em casa de um deles, de acordo com os costumes de cada região, evitando resquicios de paganismo, sem ser necessaria a presença de um padre, quem casa os noivos não é o padre, segundo a doutrina católica os noivos casam-se um ao outro, podes ler aqui alguma coisa sobre isso:
http://cpmporto.pt/cpm/imdata/n2_45.pdf
quanto ao individualismo
em todas as sociedades costumam ocorrer casamentos, mas em muitas não existem enquanto realidade perante o estado (nalgumas nem existe estado)
antes do mais é uma realidade social, perante a sociedade, em praticamente todas existem rituais, cerimonias que marcam a passagem dos noivos para um novo estado, que é uma realidade perante essa sociedade, apresenta-se a/o noiva/o a familia alargada, amigos, etc, as familias umas às outras
ora a união de facto elimina tudo isto, é uma expressão da atomização da sociedade, é consequencia da perda de importancia dessa rede familiar e de amigos, ou seja mostra o individualismo crescente na sociedade
mas depois de tudo isto, o que interessa neste tópico é se concordam ou não com a poligamia e se sim em que condições?