Pneus - mudanças permitidas

v7

Banido
Tenho um Suzuki GV com uns bridgestone 235/60 16 iguais aos de origem. gostava que me dissessem se:
1- sem alterar o livrete posso mudar para uns BF-Goodrich 235/70 16.

Em termos de tamanho sei que cabem porque já vi um Suzuki igual ao meu com uns. A outra questão é:

2 - se em situações de maior cruzamento de eixos ou curvas feitas rápido não baterão na cava da roda

A nível de IPO não há problema, quanto muito uma anotação mas não chumbam por isso de certeza!
Com essa alteração não me parece que vá bater em lado nenhum!

A nivel de IPO devem chatear sim, sao mais 10% de altura na lateral do pneu ( /60 para /70 )

E a nivel de fiscalizaçoes na estrada tambem devem implicar.

Acho que as contas nao sao feitas assim, funciona na medida em geral, lateral e largura.
Eu tenho no livrete 235/75r15 e tenho 265/70r15, logo em largura passa de longe os 5%.

Vivas,

Estas discussões sobre medidas de pnuemáticos mais parecem o sexo dos anjos...

Então se mantendo a largura do piso, altera a relação da lateral e mantém a medida da jante, altera o diâmetro total da roda. Acho que deve dar bronca com a IPO e a policia - aliás até altera a indicação de velocidade.

Abraço,
Nuno

Então não o devo fazer ! ainda por cima porque no livrete não tenho outra opção para além da medida de origem.

Mas o que é um facto é que se vê para aí muito TT com pneus de medidas diferentes...

citação:Originalmente colocada por CrazzyMax

Acho que as contas nao sao feitas assim, funciona na medida em geral, lateral e largura.
Eu tenho no livrete 235/75r15 e tenho 265/70r15, logo em largura passa de longe os 5%.

Lá está o que eu disse ;),não saõ diferenças assim tão grandes pra chumbar o veiculo. Apenas levas com uma anotação, que nem aquece nem arrefece. [:p]

eu à custa de saber que se quiserem implicar o podem fazer, tanto na IPO como na estrada (BT e PSP), vou optar por manter a medida original no meu, apesar de preferir meter uns BF com medida em polegadas e que não estava averbado no livrete.

citação:Originalmente colocada por v7
2 - se em situações de maior cruzamento de eixos ou curvas feitas rápido não baterão na cava da roda
Não conheço especificamente esse conjunto carro/pneu, mas se bater em cruzamento de eixos, será num grande cruzamento e como tal a baixa velocidade.
Em curvas rápidas acho difícil levar o carro até tão longe, mas isso sou eu a conduzir...

Atenção que as anotações tipo 1 quando reincindentes dão direito a chumbo, por experincia própria passo a citar: "A(s) deficiências(s) anotada(s) deve(m) ser corrigidas. O veiculo pode circular", em conversa com o inspector disse-me que tinha de corrigir, senão!. Já aconteceu com os pneus e agora com os Stop´s suplementares e os autocolantes nos vidros.

andei 8 anos com jantes e pneus não homologados,numa pickup, fui parado mts vezes pela brigada de trânsito, sabe-se lá pq, e nunca disseram nada dos pneus. fiquei foi sempre com uma anotação nas IPO's.

citação:Originalmente colocada por jonibigud

andei 8 anos com jantes e pneus não homologados,numa pickup, fui parado mts vezes pela brigada de trânsito, sabe-se lá pq, e nunca disseram nada dos pneus. fiquei foi sempre com uma anotação nas IPO's.

Eu tambem, já vai para 9 anos que o Renegade anda com a mesma medida de sapatos, sempre divergente do livrete, tem passado sempre na IPO e a bofia nunca disse nada, o meu pai é que uma vez levou ao Algarve, e foi multado por os pneus sairem fora dos limites da carrocaria.

citação:Originalmente colocada por jonibigud

Eu tambem, já vai para 9 anos que o Renegade anda com a mesma medida de sapatos, sempre divergente do livrete, tem passado sempre na IPO e a bofia nunca disse nada, o meu pai é que uma vez levou ao Algarve, e foi multado por os pneus sairem fora dos limites da carrocaria.

E vê-se bem na foto do teu avatar. Se colocares umas abas mais largas já não chateam. Pelo q me disseram na IPO os 5 % de tolerância são relativos ao diametro da roda e não á largura. Para a largura o limite é a carroceria, por isso é q o teu pai levou com a ripa...

Nestes casos não se pode generalizar. Tudo depende das pessoas (da ipo ou bt/psp) que uma pessoa apanhe pela frente. O melhor é andar legal.

O Diametro da roda nao pode ser alterado em mais de 5%

A largura depende das larguras maximas e minimas homologadas para o carro

eu dou um exemplo

A volvo a mim passa Homologaçao de medidas 215/45ZR17 mas o meu R vinha com 235/40ZR17 essa medida nao é homologada, esta dentro dos 5% e levou averbamento mas.. fui avisado de que as coisas podiam dar molho com as brigadas..

Se o diametro da roda alterar em mais de 5% o carro chumba logo na INSP e no caso exposto a mudança de /60 para /70 são 10% altura do pneu... logo 10% de diametro a mais..

citação:Originalmente colocada por TerranoII

Lá está o que eu disse ;),não saõ diferenças assim tão grandes pra chumbar o veiculo. Apenas levas com uma anotação, que nem aquece nem arrefece. [:p]

Só que essa anotação legalmente quer dizer que podes circular com o veículo consciente que terás que efectuar a correção da anotação apontada. Dou o meu exemplo:

No ano passado fiquei com uma anotação de que a buzina não apitava sempre. Ora bem, não foi motivo de chumbo, mas ficou anotado. Este ano quando lá voltei, chumbou, porque a correcção dessa anterior anotação permanecia na mesma. As anotação são para serem averiguadas e corrigidas. Uma brigada de trânsito pode multar por verificar que as anotações não foram atendidas.

Voltar
Superior