Piscina

Pessoalmente, so trabalho com piscinas de liner da Gre, isto por serem mais baratas em relação as construídas e não agravarem o IMI por serem fora do solo.
O liner que vendo tem uma duração de 10 anos quando bem tratado, isto para o mais barato.

E se forem enterradas, agrava o IMI? Pergunto isto para as mesmas piscinas que são sobre o solo, serem simplesmente enterradas, sem nenhum tipo de construção fixa.

Ou caso sejam enterradas a meia altura, por exemplo, há algum problema com o imi? :confused:

Do pouco que sei, se forem enterradas contam como estrutura fixa, caso contrário, é amovível.

Tudo que é fixo, pumba, paga!

Nota: carece de confirmação se é mesmo assim.

Do pouco que sei, se forem enterradas contam como estrutura fixa, caso contrário, é amovível.

Tudo que é fixo, pumba, paga!

Nota: carece de confirmação se é mesmo assim.

Por essa lógica o chapéu que enterro na areia de praia seria fixo. Não faz sentido. [:D]

Eu entendo mais como "desmontável" ou não. Estar enterrado parece-me pormenor, mas também aguardo mais informação de alguém que entenda da poda.

O chapéu puxas e já está fora, uma piscina enterrada não é bem assim...

Desmontável e fixa vão dar ao mesmo, qualquer coisa é desmontável, haja vontade :D

O chapéu puxas e já está fora, uma piscina enterrada não é bem assim...

Desmontável e fixa vão dar ao mesmo, qualquer coisa é desmontável, haja vontade :D

Mesmo que não esteja enterrada, também "não é bem assim"... [:D]

Basicamente tens de esvaziar e desmontar toda a estrutura, que é toda móvel e por isso passível de ser desmontada num local e montada noutro local.

Agora se fizeres muros em betão e laje em betão, aí nada é desmontável. Não consegues desmontar num lado e montar no outro. Terias de partir tudo e limpar os destroços.

Boa tarde,

Aproveitando o tópico:

Sei que ainda agora começou o tempo para piscina, mas já estou a pensar na manutenção de Inverno. Sofro todos os anos por não ter uma cobertura de Inverno, na piscina. Tenho muitas árvores à volta e passo muito tempo na manutenção da piscina. Digamos que passo mais tempo fora dela, a tratar da piscina para a família aproveitar, do que dentro dela.
Queria uma cobertura simples, tipo "lona", como já vi nalguns sítios, o mais barato possível. Não preciso de enrolador, penso eu.

Algumas perguntas:

- Estou numa zona ventosa e é necessário um bom sistema de fixação. Pelas imagens que vejo, usam-se umas cordas de tensão/esticadores presas na laje de pedra, à volta da piscina. Pergunto: o facto de fazer buracos na pedra, não vai criar pontos de deterioração da pedra? Coloca-se alguma bucha metálica? Não vai criar uma zona de ferrugem? Usa-se inox? Como se faz a fixação?
Como tenho relva, será que posso fixar na relva, no lado de fora da pedra? Não sei é como é corto a relva nessa limite, mas acho melhor que abrir buracos na laje da piscina.

- Essas coberturas evitam que a água fique verde no Inverno? A minha fica sempre e tenho de varrer as paredes e aspirar por várias vezes antes de a começar a utilizar. É certo que, durante o Inverno, ponho o filtro apenas 1 hora a trabalhar e vou poupando no cloro. A minha esperança é que a cobertura ajude bastante, visto que entra muito menos porcaria/matéria orgânica...

Se alguém puder partilhar experiência ou bons locais para aquisição, agradeço.
Obrigado.

Nunca percebi o filme todo que as pessoas fazem com a manutenção da piscina.
Vou dizer-te o que acontece cá em casa, a piscina é do género da tua, pedra e relva à volta.

Por cá chegou-se à conclusão de que fica mais caro cag** pra piscina no inverso e fazer tratamentos bruscos no verão, do que fazer a manutenção correta todo o ano, e ter algo no jardim agradável à vista.
Não gosto nada das lonas, também não é grande jogada construir uma piscina ao lado de árvores de folha nao persistente.

Para a limpeza da piscina aconselho a comprares um robô de limpeza, só tens de o colocar lá quando achas que está a ficar um pouco suja no fundo, o robô de cá custou na casa dos 2k, não sei se mais se menos. O robô não limpa as folhas/bichos que ficam a planar na água, isso tenho de ser eu/quem vai usar a tirar, mas limpa as paredes e as bordas que costumam ficar muito sujas com os protetores e outras gorduras, de 2 em 2 anos temos de limpar as bordas manualmente.
Deves colocar uma bomba doseadora de ph e ela faz o control automático. Não voltarás a ter a água verde.

Qualquer coisa que precises mais diz que eu posso perguntar ao meu pai, que ele percebe bastante.

Última edição:
Nunca percebi o filme todo que as pessoas fazem com a manutenção da piscina.
Vou dizer-te o que acontece cá em casa, a piscina é do género da tua, pedra e relva à volta.

Por cá chegou-se à conclusão de que fica mais caro cag** pra piscina no inverso e fazer tratamentos bruscos no verão, do que fazer a manutenção correta todo o ano, e ter algo no jardim agradável à vista.
Não gosto nada das lonas, também não é grande jogada construir uma piscina ao lado de árvores de folha nao persistente.

Para a limpeza da piscina aconselho a comprares um robô de limpeza, só tens de o colocar lá quando achas que está a ficar um pouco suja no fundo, o robô de cá custou na casa dos 2k, não sei se mais se menos. O robô não limpa as folhas/bichos que ficam a planar na água, isso tenho de ser eu/quem vai usar a tirar, mas limpa as paredes e as bordas que costumam ficar muito sujas com os protetores e outras gorduras, de 2 em 2 anos temos de limpar as bordas manualmente.
Deves colocar uma bomba doseadora de ph e ela faz o control automático. Não voltarás a ter a água verde.

Qualquer coisa que precises mais diz que eu posso perguntar ao meu pai, que ele percebe bastante.

Não fazes ideia da quantidade de folhas que acumula. Infelizmente, temos várias árvores, incluindo uma de grande porte que os meus pais não querem cortar, nem eu. Seria mais fácil se vivesse lá....Eu não vivo lá e não posso estar todos os dias a tirar folhas. Chega-se a passar 2-3 semanas sem lá ir. Quando vou, já as folhas estão no fundo. São kgs e kgs de folhas...Os meus pais já não têm estaleca para esses trabalhos.
Não faço tratamento bruscos. Na Primavera, aumento o tempo de filtração, adiciono floculante, verifico pH, uma dose de cloro mais forte, varro e aspiro umas 2 ou 3 vezes seguidas. Aproveito a água acumulada pelas chuvadas e esvazio a piscina, para o nível normal, aspirando. Depois, vou mantendo no Verão. Tenho um robot, mais barato, mas vou vender, porque não consigo que ele percorra o fundo todo. Já fiz todas as afinações possíveis . Não sobe a rampa e está sempre a encravar num canto ou na rampa, ou seja, tinha sempre de aspirar manualmente para ficar bem. No Verão tenho mais tempo e mais mobilidade e chateio-me menos a aspirar manualmente (1 x por semana). Devo demorar uns 15 minutos/aspiradela. O problema não é tanto a limpeza, mas sim evitar a acumulação brutal de folhas. Experimentei levantar uma rede, à volta da piscina, do lado da árvore e do vento dominante, mas não resultou. A lona podia dar-me outro descanso, penso eu.
A bomba doseadora de pH sou eu ;-)

gosto da minha, 300 m2 em condomínio e praticamente não tem uso... e sempre impecável.
só usar, e pagar o condomínio claro [:D]

gosto da minha, 300 m2 em condomínio e praticamente não tem uso... e sempre impecável.
só usar, e pagar o condomínio claro [:D]

Assim é bom é! Mas não é tua, é do condomínio :) queres levar para lá a mulher e fazer umas coisas mais rebuscadas não consegues [:D][:D][:D]

Não fazes ideia da quantidade de folhas que acumula. Infelizmente, temos várias árvores, incluindo uma de grande porte que os meus pais não querem cortar, nem eu. Seria mais fácil se vivesse lá....Eu não vivo lá e não posso estar todos os dias a tirar folhas. Chega-se a passar 2-3 semanas sem lá ir. Quando vou, já as folhas estão no fundo. São kgs e kgs de folhas...Os meus pais já não têm estaleca para esses trabalhos.
Não faço tratamento bruscos. Na Primavera, aumento o tempo de filtração, adiciono floculante, verifico pH, uma dose de cloro mais forte, varro e aspiro umas 2 ou 3 vezes seguidas. Aproveito a água acumulada pelas chuvadas e esvazio a piscina, para o nível normal, aspirando. Depois, vou mantendo no Verão. Tenho um robot, mais barato, mas vou vender, porque não consigo que ele percorra o fundo todo. Já fiz todas as afinações possíveis . Não sobe a rampa e está sempre a encravar num canto ou na rampa, ou seja, tinha sempre de aspirar manualmente para ficar bem. No Verão tenho mais tempo e mais mobilidade e chateio-me menos a aspirar manualmente (1 x por semana). Devo demorar uns 15 minutos/aspiradela. O problema não é tanto a limpeza, mas sim evitar a acumulação brutal de folhas. Experimentei levantar uma rede, à volta da piscina, do lado da árvore e do vento dominante, mas não resultou. A lona podia dar-me outro descanso, penso eu.
A bomba doseadora de pH sou eu ;-)

É um contra-senso dizeres que és tu a bomba doseadora de pH e dizeres que lá vais de 2-3 semanas. O meu pai a viver em casa e controlando sempre, antes de a ter, por vezes a água não estava como devia, portanto não podes dizer que consegues fazer o trabalho eficazmente muito menos se não está em tua casa e só lá vais de 2-3 semanas.

O robô daqui não é perfeito, por vezes é preciso mudar os rolamentos de x em x tempo, é preciso por e arrumar..
O robô tira terra e lixo depositado no fundo da piscina, quanto tens folhas, pelo menos o de cá não apanha, ou se apanha fica cheio e não faz eficazmente o resto da limpeza, que demora umas 3-4h

Ainda de lembro de ser bem mais novo e aspirar a piscina manualmente, e era o cabo dos trabalhos e demorava bem mais de 15 minutos.

Quando falei em tratamentos bruscos é muito cloro de uma vez porque o pH não estava como querias, por exemplo. Isso sai mais caro que teres o pH sempre controlado, pelo menos cá.

ja tentaste colocar uma rede fina por cima de toda a piscina, e quando fores a usar tiras e as folhas ficam sempre por cima? fica muito feio, tal como a lona, mas é uma solução barata.
So precisas de umas 4-6-8 estacas dependendo do tamanho da piscina.

Comentando o resto, parece-me que a piscina foi colocada num local errado, e percebo que te dê mais trabalho que prazer, e assim não vale a pena, lógico.

É um contra-senso dizeres que és tu a bomba doseadora de pH e dizeres que lá vais de 2-3 semanas. O meu pai a viver em casa e controlando sempre, antes de a ter, por vezes a água não estava como devia, portanto não podes dizer que consegues fazer o trabalho eficazmente muito menos se não está em tua casa e só lá vais de 2-3 semanas.

O robô daqui não é perfeito, por vezes é preciso mudar os rolamentos de x em x tempo, é preciso por e arrumar..
O robô tira terra e lixo depositado no fundo da piscina, quanto tens folhas, pelo menos o de cá não apanha, ou se apanha fica cheio e não faz eficazmente o resto da limpeza, que demora umas 3-4h

Ainda de lembro de ser bem mais novo e aspirar a piscina manualmente, e era o cabo dos trabalhos e demorava bem mais de 15 minutos.

Quando falei em tratamentos bruscos é muito cloro de uma vez porque o pH não estava como querias, por exemplo. Isso sai mais caro que teres o pH sempre controlado, pelo menos cá.

ja tentaste colocar uma rede fina por cima de toda a piscina, e quando fores a usar tiras e as folhas ficam sempre por cima? fica muito feio, tal como a lona, mas é uma solução barata.
So precisas de umas 4-6-8 estacas dependendo do tamanho da piscina.

Comentando o resto, parece-me que a piscina foi colocada num local errado, e percebo que te dê mais trabalho que prazer, e assim não vale a pena, lógico.

Aspirar no Verão não me chateia. Desde que o faça 1 x por semana, a piscina mantém-se impecável.
Não acho difícil controlar o pH. Aqui, mantém-se bastante estável e geralmente só necessito de o acertar no início da Primavera e 1 ou 2 vezes no Verão. Não chego a gastar 5 kg de pH + por ano. Não preciso de controlar semanalmente, de todo.
O aspirador não tem depósito...é mais rudimentar e liga-se ao aspirador da piscina. Não funciona bem, mesmo novo. Ainda vou trocar ou vender.
Rede fina já experimentei e é muito difícil aguentá-la por causa do vento. Rasga toda, junto ás espias. Estou junto ao litoral Oeste. O local era o possível, a área envolvente é grande, com muitas árvores. Por um lado é mau para a piscina, por outro, é bonito para a vista...Queixo-me do trabalho das folhas, mas não deixo de ter prazer, sobretudo quando os meus miúdos e amigos usufruem do espaço e, felizmente usufruem bastante...eu dou um mergulho quando posso. É como é, faço o que posso, e o importante é que quando é preciso a piscina está impecável.

Só pergunto se alguém tem experiência com as lonas (algum aconselhamento na compra). Obrigado.

Para evitar o problema das folhas mandei fazer aqui uma lona à medida, que coloquei com a ajuda de uns ganchos que encaixam na pedra. Para evitar ferrugens forrei os ganchos com tubo de plástico.

A favor: folha não entra e este é o primeiro ano que não tenho água verde para tratar. Pus apenas o invernador e fui reforçando com pastilhas de cloro lento nos skimmers.

Contra: a lona fica assente parcialmente na água e para a retirar uma pessoa não basta porque fica pesada. O elástico de fixação foi-se degradando e vai ser preciso substituí-lo, no todo ou em parte.

Um erro: quando mandei fazer a lona não comprei logo os ganchos e depois tive de mandar fazer uns à medida.

Saldo: o balanço é positivo se bem que o meu sonho era poder instalar uma coisauma destas

Obrigado. É bom saber que ajuda na manutenção da água. Para mim o essencial é evitar as folhas.
A solução automática é porreira, infelizmente o orçamento não é compatível...
Entretanto andei a googlar e encontrei algumas soluções para prender na relva e evitar buracos na pedra.
Exemplo:

95oema.jpg

Este foi no site http://poolset.pt/

Agora vou pedir orçamentos.

Obrigado.

Voltar
Superior