Não fazes ideia da quantidade de folhas que acumula. Infelizmente, temos várias árvores, incluindo uma de grande porte que os meus pais não querem cortar, nem eu. Seria mais fácil se vivesse lá....Eu não vivo lá e não posso estar todos os dias a tirar folhas. Chega-se a passar 2-3 semanas sem lá ir. Quando vou, já as folhas estão no fundo. São kgs e kgs de folhas...Os meus pais já não têm estaleca para esses trabalhos.
Não faço tratamento bruscos. Na Primavera, aumento o tempo de filtração, adiciono floculante, verifico pH, uma dose de cloro mais forte, varro e aspiro umas 2 ou 3 vezes seguidas. Aproveito a água acumulada pelas chuvadas e esvazio a piscina, para o nível normal, aspirando. Depois, vou mantendo no Verão. Tenho um robot, mais barato, mas vou vender, porque não consigo que ele percorra o fundo todo. Já fiz todas as afinações possíveis . Não sobe a rampa e está sempre a encravar num canto ou na rampa, ou seja, tinha sempre de aspirar manualmente para ficar bem. No Verão tenho mais tempo e mais mobilidade e chateio-me menos a aspirar manualmente (1 x por semana). Devo demorar uns 15 minutos/aspiradela. O problema não é tanto a limpeza, mas sim evitar a acumulação brutal de folhas. Experimentei levantar uma rede, à volta da piscina, do lado da árvore e do vento dominante, mas não resultou. A lona podia dar-me outro descanso, penso eu.
A bomba doseadora de pH sou eu ;-)