Piscina - dúvidas

Falando em piscinas, hoje estive a tarde inteira de volta do skimmer, que não está a funcionar como devia.

Alguém aqui com experiência nestes casos?
O skimmer, pelo menos o que eu tenho, apenas serve para entrada de água da piscina a fim de ser filtrada, ou seja, não estou a ver o que pode ali não funcionar.

Não está a fazer sucção e quando abro a linha do skimmer na totalidade fico sem pressão nos jactos.

Já coloquei pressão de água na linha do skimmer (bypass ao sistema) pressão de ar (compressor de ar ligado ao skimmer) e não está obstruido pois a água chega da bomba ao skimmer, mas ao contrário (do skimmer para a bomba) não. Também não está com fuga porque a água mantem-se nivelada.

Para já o problema não é propriamente o skimmer, mas sim eu utilizar aquele circuito para ligar o aspirador.

Aproveitando, que o calor vem aí, e aspiradores robot de
piscina, o que aconselham?

A ideia era uma “Roomba” para piscina, de bateria, que andasse apenas lá no fundo (não tem de subir as paredes) a fazer o seu trabalhinho, com reservatório próprio (não o queria ligado à sucção/aspirador da
piscina) e só o tirava para esvaziar o reservatório de lixo, limpar o filtro e voltar a carregar a bateria.

Estou muito exigente, ou há algum modelo que recomendem que faça isto? [:cool:]

Não está a fazer sucção e quando abro a linha do skimmer na totalidade fico sem pressão nos jactos.

Já coloquei pressão de água na linha do skimmer (bypass ao sistema) pressão de ar (compressor de ar ligado ao skimmer) e não está obstruido pois a água chega da bomba ao skimmer, mas ao contrário (do skimmer para a bomba) não. Também não está com fuga porque a água mantem-se nivelada.

Para já o problema não é propriamente o skimmer, mas sim eu utilizar aquele circuito para ligar o aspirador.

Não percebi muito bem. Não sei o tipo de piscina que tens. Não entendi como é que a água vai da bomba ao skimmer. No meu caso o skimmer só serve para saída de água para a bomba e, depois, filtro.
Não tens ar no circuito?
Terás um entupimento no circuito?
Tens saída de água para o filtro também pelo fundo? Experimenta fechar um pouco a válvula do fundo e vê se ganhas pressão nos jactos, com a água a ser puxada apenas dos skimmers.

A ideia era uma “Roomba” para piscina, de bateria, que andasse apenas lá no fundo (não tem de subir as paredes) a fazer o seu trabalhinho, com reservatório próprio (não o queria ligado à sucção/aspirador da
piscina) e só o tirava para esvaziar o reservatório de lixo, limpar o filtro e voltar a carregar a bateria.

A diferença de preço entre um que só faça fundos e um que limpe paredes não é significativa. Qualquer robot da Astralpool ou da Zodiac cumprem o que pedes. Já há uns anos que não trabalho no meio mas "no meu tempo" tinhas coisas como os H5 Duo da Astral que eram com filtros de cartucho, não precisavas de ligar à tomada de aspiração. A bateria não conheço mas já há uns anos que não acompanho as novidades. Já agora, quanto estavas a contar gastar nisso?

A diferença de preço de um "roomba" para um convencional é enorme, porque é que rejeitas os que ligam à sucção da piscina ?

A diferença de preço entre um que só faça fundos e um que limpe paredes não é significativa. Qualquer robot da Astralpool ou da Zodiac cumprem o que pedes. Já há uns anos que não trabalho no meio mas "no meu tempo" tinhas coisas como os H5 Duo da Astral que eram com filtros de cartucho, não precisavas de ligar à tomada de aspiração. A bateria não conheço mas já há uns anos que não acompanho as novidades. Já agora, quanto estavas a contar gastar nisso?
Tenho a noção que será caro, vou colocar um tecto de 800€
Vou dar sondar essas marcas, obrigado.

A diferença de preço de um "roomba" para um convencional é enorme, porque é que rejeitas os que ligam à sucção da piscina ?
Posso estar a dizer um alarvidade, mas não causará nenhum problema a bomba estar sempre em sucção muitas horas, vários dias?
Não estou durante a semana em casa e queria deixar o aspirador a mexer-se e não me chatear com aquilo até ao fim de semana.

Tenho a noção que será caro, vou colocar um tecto de 800€
Vou dar sondar essas marcas, obrigado.

Posso estar a dizer um alarvidade, mas não causará nenhum problema a bomba estar sempre em sucção muitas horas, vários dias?
Não estou durante a semana em casa e queria deixar o aspirador a mexer-se e não me chatear com aquilo até ao fim de semana.

Eu uso o aspirador convencional uma dúzia vezes por ano, não entendo essa necessidade de aspirar todos os dias[;)]

Normalmente, já terás a bomba/filtro a trabalhar várias horas por dia. Não há problema nenhum em estares a aspirar durante essas horas.

Eu uso o aspirador convencional uma dúzia vezes por ano, não entendo essa necessidade de aspirar todos os dias[;)]

Depende da exposição da piscina. Uma piscina em meio urbano acumulará menos porcaria. Em meio rural, mais exposta (pó,polens, etc.) terá de ser aspirada, manualmente, pelo menos 1x por semana, excepto se se usar aspirador automático.

Isso não é problema na bomba então ? Ou quando aspiras tem boa sucção ?

Os jatos e sucção do fundo estão ok, como sempre os conheci.

Não percebi muito bem. Não sei o tipo de piscina que tens. Não entendi como é que a água vai da bomba ao skimmer. No meu caso o skimmer só serve para saída de água para a bomba e, depois, filtro.
Não tens ar no circuito?
Terás um entupimento no circuito?
Tens saída de água para o filtro também pelo fundo? Experimenta fechar um pouco a válvula do fundo e vê se ganhas pressão nos jactos, com a água a ser puxada apenas dos skimmers.

A água vai da bomba para o skimmer com um bypass que fiz para perceber se a água chegava ao skimmer (ou seja inverti o fluxo do skimmer, que é o inverso, do skimmer para a bomba).

Usando o sentido correto, a água do skimmer não chega à bomba, nem a da mangueira que liguei ao skimmer para ter mais pressão de água, chega à bomba.

Ar neste momento não me parece.

Passei várias horas de volta do sistema ontem e hoje, e embora a água chegue ao skimmer com o bypass que fiz (o que prova que não está verdadeiramente entupido) a linha deve estar parcialmente entupida.

Assim que fecho os jactos ou sucção, fico com a bomba a trabalhar a seco, quer seja com filtragem ou apenas recirculação.

Já falei com a empresa que a montou e disseram para abrir a torneira do skimmer muito lentamente porque deveria ser ar na linha, mas isso foi o que sempre se dez desde nova. Agora nem à lei da bala... e pelos vistos esta malta anda com marcações até meio do verão...

Para já vou tentar passar uma guia na linha toda para ver se a consigo desobstruir, mas todas as dicas e ideias são bem-vindas. :)

Por isso referi se não terias ar no sistema. Não referiste que andaste a meter ar comprimido na tubagem? Não vês ar no pré-filtro da bomba (tampa transparente)?

Se tiveres tijoleira e não tiveres árvores à volta da piscina e ela não se sujar então não há necessidade. Aqui deixas 2 dias e a piscina tem bichos folhas e afins...

Quando aos aspiradores eu recomendo a Hayward, e subir paredes é bastante importante porque a gordura dos protetores solares fica colada à bordadura, daí a importância do robot esfregar.

E piscinas de superfície alguém sabe onde comprar?
Na maior parte dos sítios já está esgotado, ou apenas têm aquelas insufláveis.

E piscinas de superfície alguém sabe onde comprar?
Na maior parte dos sítios já está esgotado, ou apenas têm aquelas insufláveis.
Vi ontem no continente, de lona (?) com estrutura de tubos. Não sei é se eram das pequenas ou das maiorzinhas.
Boa sorte com isso. São a maior despesa da vida. A depuradora é sempre fraquissima, se te descuidas fica logo com o pH desregulado e os protetores solares fazem uma grande mancha amarela na borda da água.
Já tive de todos os tamanhos, não penso voltar a ter.

Vi ontem no continente, de lona (?) com estrutura de tubos. Não sei é se eram das pequenas ou das maiorzinhas.
Boa sorte com isso. São a maior despesa da vida. A depuradora é sempre fraquissima, se te descuidas fica logo com o pH desregulado e os protetores solares fazem uma grande mancha amarela na borda da água.

Safei-me retirando a campànula da boca de aspiração... vai "directo". Também passo a vida em guerra com a minha.

Curiosamente o meu irmão tem uma, cheia o ano inteiro num AL, com "água do poço" depois tratada com os normais produtos, e aquilo funciona lindamente :sh)

Deves estar a falar das pequenas de "filtro". De areia é tranquilo.

E mesmo das de filtro o importante é ter uma boa rede no "chupador" da piscina, para não deixar passar coisas de grandes volume.

E isso dos protectores provoca o "amarelo" em qualquer piscina...

Voltar
Superior