Piscina - dúvidas

Tinha ideia de um limite de 30 ou 40m de profundidade, mas só lendo com mais atenção.

O que eu interpreto é que a profundidade tem pouca importância, o que mais importa é a quantidade de água que vais usar (daí o limite de potência) e se vais estragar algum aquífero (daí o impacto que a exploração possa ter na qualidade das águas).

Um furo por definição não terá qualquer impacto, porque normalmente é fechado, o que significa extrair água e não deixar entrar nada no "poço".

A tela é mais grossa, resistente e duradoura que o liner. Talvez o liner partilhe composito, mas não é tão eficaz.

O liner das piscinas é mais fino que a membrana HDPE que eu tenho no lago dos patos!

Mas então a diferença não será pela qualidade de material, uma vez que ambos serão em PVC.

Presumo que basicamente a tela armada não seja mais do que um liner armado, daí a maior resistência e durabilidade.

O que eu interpreto é que a profundidade tem pouca importância, o que mais importa é a quantidade de água que vais usar (daí o limite de potência) e se vais estragar algum aquífero (daí o impacto que a exploração possa ter na qualidade das águas).

Um furo por definição não terá qualquer impacto, porque normalmente é fechado, o que significa extrair água e não deixar entrar nada no "poço".

Fui rever, e quando atualizaram a lei, removeram a variável da profundidade, que era de 20m. Isto de relance.

Contudo, tenho ideia que esse número (30 ou 40, não sei detalhar) pode ser levantado quando se faz a notificação.

Nem sempre as licenças têm como objetivo único a proteção do ambiente. Quem tiver um furo com alguma profundidade e bastante poder de extração, pode influenciar a disponibilidade de águas em vários níveis de profundidade.

O ideal é contratar uma empresa com boas credenciais para ter a certeza que é tudo feito pelas regras. Claro que como impera o trabalho sem report (e sem IVA) há muita gente que vai ter o que entender (profundidade e cavalagem) sem reportar a quem quer que seja.

Fui rever, e quando atualizaram a lei, removeram a variável da profundidade, que era de 20m. Isto de relance.

Contudo, tenho ideia que esse número (30 ou 40, não sei detalhar) pode ser levantado quando se faz a notificação.

Nem sempre as licenças têm como objetivo único a proteção do ambiente. Quem tiver um furo com alguma profundidade e bastante poder de extração, pode influenciar a disponibilidade de águas em vários níveis de profundidade.

O ideal é contratar uma empresa com boas credenciais para ter a certeza que é tudo feito pelas regras. Claro que como impera o trabalho sem report (e sem IVA) há muita gente que vai ter o que entender (profundidade e cavalagem) sem reportar a quem quer que seja.

Por isso existe o limite a 5cv de potência de extracção. Pouco importa se o furo é de 40 ou 100m. O que importa é a quantidade de água que retiras. É essa a interpretação que faço. Até porque as profundidades necessárias para obter água diferem muito de zona para zona.

Na era pre-COVID, pedi um orçamento para piscina (8x3, em bloco revestida a tela) e pediram-me 23.000EUR c/IVA excluindo a escavação e arranjos exteriores. E foi dado com alguma arrogancia. Entretanto, voltaram a carga a perguntar se havia interesse e que poderia haver um desconto:sh) Desconfio que deviam ser da mesma família dos que me pediram 2000EUR por 8m2 de tectos falsos, que acabaram por faze-lo por 500[;)]

Tela armada Alkorplan 3000

O resto é paisagem.

Bem aplicado , é uma vida .

Adeus fendas, deslocações terras, dilatações , mosaicos a descolarem e arranhões .

O resto é paisagem.

Adeus fendas, deslocações terras, dilatações , mosaicos a descolarem e arranhões .

Mas com essa tela tens de fazer na mesma as paredes em alvenaria?
É que vejo que abrem o buraco muito direitinho e começam logo a meter a tela e está a andar.
Ou isso ou não põe fotos do processo todo.

Fazer buraco, tijolo bloco cimento proporcional à capacidade da piscina , encher , fazer marcações/aplicação tubagens 50 mm para skimmer, bicos , aspiração , focos luz, reboco à maneira , tela por cima , encher e dar mergulhos .

No sul é tudo bem mais caro. Aqui no norte por 15k faz-se uma excelente piscina com tela PVC e com granito na borda.

Eu não gosto de mosaicos nas piscinas, saltam muito e magoam os pés. Sou 100% fã de tela PVC ao invés dos mosaicos.

O pessoal que tá aí a fazer contas à agua (pagar por água faz-me uma certa confusão, uma vez que basta abrir a torneira de um dos poços e tenho 2 polegadas de caudal 24h, gasto só € da eletricidade da bomba) pode sempre fazer a piscina em novembro e esperar pelo inverno para encher [:D]
Até 10k ainda tentava negociar algo com o construtor... nesses valores, já me parece complicado.
Mas para a semana já tento ver o que ele me diz.

Até 10k ainda tentava negociar algo com o construtor... nesses valores, já me parece complicado.
Mas para a semana já tento ver o que ele me diz.

É complicado financeiramente para ti ou é complicado negociar? Tudo depende.

O custo de uma piscina no Algarve é 2x o custo de uma piscina no Minho. Serviços de jardinagem idem...

Depende da zona!

O resto é paisagem.

Tenho o Arkorplan colocado há cerca de 20 anos, sem quaisquer tipo de problemas, além de tudo o mais é muito mais fofinho do que os mosaicos.

Linha água fácil de limpar , não queima com uv, não rasga , aquece mais a água (membrana ), é de facto , super “fofinho”, então o fundo , quando se pisa .....muito fixe .....e zero arranhões

+2 horitas, estreia desta temporada , “charco” a chamar

Subscrevo a opção pela tela armada Alkorplan.

Colocámos em branco para substituir mosaico. 5 estrelas.

É complicado financeiramente para ti ou é complicado negociar? Tudo depende.

O custo de uma piscina no Algarve é 2x o custo de uma piscina no Minho. Serviços de jardinagem idem...

Depende da zona!
É complicado financeiramente para mim adicionar 15k ao orçamento da construção.
A ideia passa por tentar abdicar de algumas coisas do orçamento em detrimento da piscina... a ver vamos.

Se a coisa ficasse por 10k, ainda tentar abdicar de 7/8k de outras rubricas no orçamento e já só adicionava 2/3k ao orçamento final.

Por isso existe o limite a 5cv de potência de extracção. Pouco importa se o furo é de 40 ou 100m. O que importa é a quantidade de água que retiras. É essa a interpretação que faço. Até porque as profundidades necessárias para obter água diferem muito de zona para zona.

Claro que depende da zona.

Eu tenho um furo num terreno com uma altitude razoável e a 40m de profundidade posso ter 5, 10 ou 15cv, que não consigo extrair água por mais de 1 semana.

Se estiver a 80m está sempre disponível o ano inteiro, quer seja com 1, 5 ou 20cv.

Falando em piscinas, hoje estive a tarde inteira de volta do skimmer, que não está a funcionar como devia.

Alguém aqui com experiência nestes casos?

Voltar
Superior